Educação
Governo do Estado inaugura nova escola de tempo integral em Antas
A nova unidade representa um marco para a educação na cidade, oferecendo uma estrutura moderna
Com 12 salas de aula, laboratórios, biblioteca, teatro, auditório e um complexo e equipamentos poliesportivos, a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Luiza Carvalho Silva foi inaugurada nesta sexta-feira (11), no município de Antas, pelo governador Jerônimo Rodrigues. A nova unidade representa um marco para a educação na cidade, oferecendo uma estrutura moderna e voltada para o ensino em tempo integral. Com um investimento de mais de R$ 24 milhões, o espaço foi pensado para garantir conforto, acessibilidade e um ambiente de aprendizado mais dinâmico e acolhedor para os estudantes.
Para o estudante Caio Mendes, a nova estrutura faz toda a diferença na vida dos alunos. “Uma escola assim dá mais vontade de estudar. A gente chega e vê um lugar bonito, bem cuidado, com tudo funcionando. Isso motiva, melhora nosso interesse e facilita muito o aprendizado”, afirmou. O novo ambiente, segundo ele, contribui para que os estudantes se sintam valorizados e mais preparados para o futuro.
Durante a inauguração, o governador destacou a importância da nova sede para a juventude de Antas. “Essa é uma entrega que representa muito mais do que uma obra física. É um investimento no futuro dos jovens, na educação de qualidade e no desenvolvimento da nossa gente”, afirmou. Ele também ressaltou o papel do ensino em tempo integral na formação dos alunos. “Esse modelo amplia o tempo de aprendizagem, estimula o protagonismo e oferece novas oportunidades para os estudantes”.
A secretária da Educação, Rowenna Brito, também celebrou a entrega e os avanços para a comunidade escolar. “Essa estrutura vai nos permitir atender mais alunos, com mais qualidade. Eles terão acesso a um ensino mais completo, com atividades culturais, esportivas e de reforço escolar”, explicou.
Reforço na saúde e infraestrutura
Além da entrega da nova escola, o município de Antas foi contemplado com investimentos na área da saúde. Por meio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), foram entregues novos equipamentos para os hospitais Santa Maria e Nossa Senhora de Lourdes, com o objetivo de qualificar e ampliar os atendimentos na unidade. A cidade também recebeu uma van para o Transporte Fora de Domicílio (TFD) e uma nova ambulância, que reforçam a estrutura de mobilidade da saúde pública e garantem mais agilidade no atendimento a pacientes que necessitam de cuidados especializados fora do município.
Ainda no município, o governador autorizou a implantação de um ponto do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e a elaboração do projeto para pavimentação da rodovia BA-392, no trecho entre Antas e o entroncamento com o município de Cícero Dantas, atendendo a uma demanda antiga da população e contribuindo para melhorar a infraestrutura e a mobilidade na região. A expectativa é que a obra conte com investimento de mais de R$ 22 milhões.
Educação
Bahia forma cerca de 29 mil novos técnicos em cerimônia histórica
Evento no Estádio de Pituaçu celebrou a conclusão de cursos da Educação Profissional e Tecnológica, reforçando inclusão e desenvolvimento econômico
A Bahia celebrou, nesta sexta-feira (12), a formatura de aproximadamente 29 mil estudantes da Educação Profissional e Tecnológica. A cerimônia principal ocorreu no Estádio de Pituaçu, em Salvador, reunindo 5.128 concluintes da capital e da Região Metropolitana. Simultaneamente, outros 24,5 mil estudantes colaram grau em municípios do interior do estado.
A iniciativa, organizada pela Secretaria da Educação do Estado, reforça a educação profissional como estratégia de inclusão social, geração de oportunidades e fortalecimento da economia. Os novos técnicos ingressam no mercado de trabalho com formação alinhada às demandas produtivas do estado.
Entre os formandos está Iatusa Gomes, técnica em nutrição, que destacou a importância da educação pública gratuita. “Estou muito emocionada por conseguir essa formação. Quero levar esse conhecimento adiante e contribuir para a formação de outras pessoas”, afirmou.
Jucélia Torres, do curso de logística, ressaltou os impactos diretos na carreira. “Esse curso abriu portas para mim. Consegui estagiar e fui efetivada na área em que desejava atuar. Para minha vida profissional, essa formação foi fundamental”, disse.
Representando o governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior destacou o simbolismo do momento. “A educação é um eixo central para o desenvolvimento econômico, social e estrutural de qualquer nação. Investir em educação é investir no futuro”, afirmou.
Patrono da turma, o senador Jaques Wagner reforçou o papel da formação técnica na ampliação de perspectivas. “Este é um olhar para um futuro melhor. A formação técnica possibilita sonhar, ingressar no mundo do trabalho e avançar para a universidade”, declarou.
Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, os resultados refletem uma política pública contínua. “Este é o fruto dos investimentos em educação profissional, na infraestrutura das escolas e na valorização dos professores. A Bahia, que já é a segunda maior rede de educação profissional presencial do Brasil, celebra hoje a formação de milhares de estudantes preparados para contribuir com o desenvolvimento do estado”, concluiu.
Educação
Governo do Estado inaugura obras de modernização e ampliação do CEEP do Chocolate
Escola técnica recebeu R$ 33 milhões em investimentos e amplia capacidade para 2,5 mil estudantes em Ilhéus
Em uma agenda dedicada à educação, o governador Jerônimo Rodrigues entregou, neste sábado (6), a ampliação e modernização do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus, no Sul da Bahia. A unidade escolar recebeu investimento de R$ 33 milhões, distribuídos entre obras, equipamentos e mobiliário. Na ocasião, o governador também autorizou a Secretaria da Educação (SEC) a construir o Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Abaeté e o Colégio Estadual Indígena Tupinambá Amotara, na aldeia Itapuã.
“Aqui não é apenas a inauguração de um prédio escolar, é também a possibilidade de a comunidade juvenil sonhar. Queremos que os jovens tenham oportunidade de um grande futuro”, afirmou o governador.
O CEEP do Chocolate Nelson Schaun ganhou 24 salas de aula climatizadas, cinco salas para usos diversos, teatro com capacidade para 200 pessoas, restaurante estudantil, piscina semiolímpica, campo de futebol society com pista de atletismo, além de quadra reformada, biblioteca ampliada e novos espaços de convivência. A requalificação amplia as possibilidades de formação técnica para os jovens da região.
Após a reforma, a capacidade da escola passou de 1.200 para 2.500 alunos. Além do ensino regular, são oferecidos cursos técnicos em Agroindústria, Análises Clínicas, Eletromecânica, Eletrotécnica, Guia de Turismo, Hospedagem, Logística, Recursos Humanos e Teatro. Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, o equipamento modernizado reforça a estratégia da Bahia de integrar o ensino médio à educação profissional.
“Uma escola que dialoga com o cacau, utilizando o arranjo produtivo do território, fortalecendo a educação profissional e ampliando as oportunidades de aprendizagem para nossos estudantes. Uma entrega importante para que a educação da Bahia continue avançando”, destacou a secretária.
Ana Cláudia, de 19 anos, estudante do 1º ano do curso de Agroindústria, comemorou a transformação: “Um espaço bom, bem aconchegante, com ótimo ensino. Almoço, café da manhã. É um lugar bom, nos incentiva a estudar, a querer saber mais”.
Educação
Plano de Reestruturação da Escola Politécnica da UFBA gera reação e pedidos de suspensão
Docentes e estudantes contestam falta de estudos técnicos e transparência no projeto que prevê divisão da unidade e uso restrito do prédio anexo
O Plano de Reestruturação da Escola Politécnica (PREP) da Universidade Federal da Bahia enfrenta forte resistência interna. Segundo documento assinado por 95 dos 189 docentes da unidade, o processo que criou o PREP avançou sem o quórum exigido pelo regimento e sem estudos técnicos ou financeiros que justificassem a divisão.
O plano prevê transformar a escola em três estruturas administrativas, destinando o prédio anexo apenas a uma parcela da Politécnica, e não à comunidade como um todo. Para os críticos, as votações ocorreram com maioria simples e registros incompletos, comprometendo a transparência. Eles também alertam para a ausência de análise sobre os impactos nos cursos que permanecerão no prédio original, o que colocaria em risco o funcionamento e a sustentabilidade da unidade.
Caso avance, o projeto beneficiará uma pequena parcela da EPUFBA em detrimento do conjunto. Dos 13 cursos de graduação, apenas cinco utilizarão o novo prédio anexo, cuja conclusão está prevista com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.
Há preocupação com o prédio principal, que já depende de recursos limitados, e com o uso do anexo. Embora concebido originalmente para atender toda a comunidade acadêmica, conforme estudo de viabilidade técnica e financeira realizado em 2019, a atual gestão pretende destinar o espaço apenas às duas novas unidades.
Estudantes também se mobilizam contra o projeto, alegando que a reestruturação prejudica a coletividade, já que a maioria continuará no prédio antigo, que necessita urgentemente de reformas.
Docentes e estudantes pedem que o Conselho Universitário suspenda e reavalie o processo, com debate amplo, dados públicos e respeito às normas internas, evitando um projeto considerado excludente.
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