Segurança
Governo do Estado entrega 65 novas viaturas em Feira de Santana
A Polícia Militar amplia capacidade operacional nos municípios que compõem a Região Leste da Bahia
A segurança pública ganhou reforço nesta quarta-feira (30), com a entrega de 65 novas viaturas à Polícia Militar durante cerimônia realizada na Avenida Presidente Dutra, em Feira de Santana. Os veículos, modelos SUV e caminhonetes, serão destinados a municípios que compõem a Região Leste da Bahia, sob a jurisdição do Comando de Policiamento Regional Leste (CPR-L), incluindo cidades como Alagoinhas, Santo Estêvão, Conceição do Jacuípe, Catu, entre outras. A aquisição dos veículos, que representa um investimento de cerca de R$ 18 milhões, atenderá 36 municípios da região.
Durante a entrega, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância da ação como parte de uma política pública que busca não apenas ampliar, mas qualificar a presença da segurança nos territórios. “Reforçar a frota da Polícia Militar é garantir que nossos agentes tenham melhores condições de trabalho e, sobretudo, que a população se sinta mais protegida. Segurança pública se faz com presença, estrutura e valorização dos profissionais”, afirmou.
Feira de Santana recebeu o maior número de unidades, com 23 viaturas. Alagoinhas foi contemplada com cinco veículos. Também foram beneficiados Esplanada (3), Catu (2), Conceição do Jacuípe (2), Conde (2), Coração de Maria (2), Irará (2) e Rio Real (2). Com uma viatura cada, completam a lista os municípios de Acajutiba, Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Aporá, Aramari, Água Fria, Araçás, Cardeal da Silva, Conceição da Feira, Crisópolis, Entre Rios, Inhambupe, Ipecaetá, Itapicuru, Jandaíra, Olindina, Ouriçangas, Pedrão, Santa Bárbara, Santanópolis, Sátiro Dias, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho, Teodoro Sampaio e Terra Nova.
Investimento fortalece estrutura e reduz criminalidade
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, explicou que “com as 65 viaturas entregues hoje, chegamos a 700 veículos renovados somente neste ano de 2025, e ainda temos previsão de novos lotes para outras regiões do estado. Esse investimento amplia a capacidade operacional da PM, que já conta com o reforço de cerca de 4 mil novos policiais nos últimos dois anos. Até o fim do ano, mais 2 mil tomarão posse, e outras 1.800 vagas já estão garantidas com o início do curso de formação da terceira turma. Estamos falando de um esforço conjunto que envolve modernização de frota, aquisição de equipamentos como coletes e armamentos, além da valorização profissional.”
Ainda segundo Werner, os resultados desse reforço já podem ser sentidos em municípios como Feira de Santana. “Somente no primeiro semestre de 2025, tivemos uma redução de quase 30% nas mortes violentas na cidade em comparação ao ano anterior. Esse resultado é fruto de operações integradas entre as polícias Militar e Civil, com apoio das forças federais, e ações de inteligência que ampliaram a apreensão de armas, drogas e prisões de foragidos, inclusive com uso de reconhecimento facial. Também estamos atuando com políticas de prevenção, como o Bahia pela Paz, que lançou dois coletivos voltados à juventude. Combater o crime exige tecnologia, integração e presença do Estado.”
Moradores da região também acompanharam o evento e celebraram a entrega. O encanador Pedro Abreu comentou: “A gente se sente mais seguro quando vê a polícia mais equipada.” Já Maria das Graças Oliveira, moradora de Conceição de Feira, reforçou: “É uma resposta do governo aos nossos pedidos.”
O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, destacou a importância da iniciativa para toda a região. “As viaturas são muito bem-vindas, pois chegam para servir ao povo. Elas não são destinadas apenas a Feira de Santana, mas a toda a região, sendo distribuídas entre diversos municípios. Há um desejo muito grande por mais segurança pública em Feira e em toda a região, e todos nós queremos acompanhar de perto esse processo na área da segurança.”
Segurança
‘Operação Ressonância’ soma 41 veículos apreendidos durante ação integrada
São 31 motocicletas e 10 carros identificados pelas Forças de Segurança durante as ações
As equipes das Forças de Segurança da Bahia já identificaram 41 veículos adulterados e com restrição de furto e roubo durante a Operação Ressonância, deflagrada na última terça-feira (28) em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Foram 19 motocicletas e um carro apreendidos nesta quarta-feira (29).
A operação tem como principal objetivo identificar e recuperar veículos frutos de crimes realizados por organizações criminosas e devolvê-los aos proprietários.
As equipes realizam abordagens e averiguação de veículos a partir do uso da tecnologia de um ‘scanner de diagnóstico’. O sistema faz a leitura de informações dos sensores e sistemas eletrônicos, cruzando informações com as bases de dados de inteligência da SSP e da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), resultando no diagnóstico de possíveis adulterações ou clonagem nos veículos.
Segurança
Carga irregular de carvão é apreendida pela PM em Salvador
Diante da irregularidade, o material foi apreendido e encaminhado para as medidas administrativas e legais cabíveis
Guarnições da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) apreenderam, na manhã de sábado (25), cerca de 450kg de carvão vegetal que estavam sendo comercializados irregularmente na Ceasa, em Salvador.
A ação ocorreu durante fiscalização ambiental no centro, com o objetivo de coibir crimes relacionados à extração, ao transporte e ao comércio de produtos de origem florestal.
Durante a abordagem, foi constatado que o proprietário do material não possuía nota fiscal, nem o documento de origem florestal (DOF) obrigatório para o transporte e comercialização de carvão vegetal, conforme legislação ambiental vigente. A ausência de tais documentos impede a rastreabilidade do produto e pode indicar origem ilegal da madeira utilizada na produção.
Diante da irregularidade, o material foi apreendido e encaminhado para as medidas administrativas e legais cabíveis. O responsável foi conduzido a Central de Flagrantes para o registro da ocorrência.
Segurança
SSP e Detran realizam ‘Operação Desmonte’ em Feira de Santana
A ação educativa visa à legalização das lojas de comércio de peças veiculares com o Detran
Em operação conjunta com o objetivo de fiscalizar, orientar e instruir comerciantes de peças veiculares, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Departamento de Trânsito da Bahia (Detran) deflagraram a ‘Operação Desmonte’ na manhã desta quinta-feira (23), em Feira de Santana.
As equipes visitaram os estabelecimentos e enfatizaram a importância da atuação dos comerciantes se credenciarem no Detran para evitarem autuações, sanções e interdições das lojas.
Sem o credenciamento, os locais podem ser responsabilizados por receptação ou comercialização ilegal de peças. A medida também assegura a diminuição de roubos de veículos, pois garante a circulação de apenas peças legais no mercado.
As ações também foram realizadas em Salvador durante a semana, na região da Suburbana. Palestras e seminários serão ofertados pelo Detran para os empresários do ramo.
-
Geralhá 2 diasSanta Inês celebra 101 anos com pacote de obras e investimentos de R$ 11 milhões
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (28)
-
Segurançahá 2 diasCarga irregular de carvão é apreendida pela PM em Salvador
-
Economiahá 1 diaArquitetura especializada marca presença em encontro do setor de combustíveis

