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Infraestrutura

Governo do Estado autoriza licitações para obras Tramo IV e compra de trens do Metrô  

Nova estação será construída no Campo Grande, ponto estratégico da capital baiana 

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Rui Costa, autorizou a publicação dos editais de licitação para a implantação do Tramo IV da Linha 1 do Metrô, que vai
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

A mobilidade urbana de Salvador avança com mais um passo rumo à integração e modernização do transporte público. Nesta segunda-feira (9), o governador Jerônimo Rodrigues, ao lado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, autorizou a publicação dos editais de licitação para a implantação do Tramo IV da Linha 1 do Metrô, que vai ligar a Estação da Lapa à futura Estação Campo Grande, e a aquisição de 10 novos trens que reforçarão a operação do sistema.  

O anúncio foi realizado durante evento, na Praça do Campo Grande, onde será construída a nova estação, considerada um ponto estratégico da cidade por sua proximidade com equipamentos culturais como o Teatro Castro Alves e com o tradicional circuito do Carnaval. A nova estação está projetada para atender cerca de 11,5 mil usuários por dia, o que reforça o impacto direto da obra na mobilidade do centro da cidade e na vida de milhares de pessoas que circulam por essa região. 

Com 1,105 km de extensão em túnel, a obra do Tramo IV, que será viabilizada pelo Ministério das Cidades em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) por meio da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), está orçada em mais de R$ 1,518 bilhão, no âmbito do PAC Seleções. O edital será publicado nesta terça-feira (10), com a abertura das propostas prevista para o dia 18 de agosto. Além disso, o governador também autorizou o início do processo licitatório para a aquisição de 10 trens modernos, com capacidade para 1.250 passageiros cada, que serão incorporados à frota do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL). O investimento nessa etapa será de R$ 648,4 milhões, sendo R$ 616 milhões de recursos federais e R$ 32,4 milhões do governo estadual. O edital também será publicado no dia 10 de junho, com propostas a serem abertas no dia 1º de setembro. 

Somados, os dois investimentos totalizam R$ 2,166 bilhões, sendo R$ 2,134 bilhões de recursos federais e R$ 32,4 milhões do Estado. Para o governador Jerônimo Rodrigues, os investimentos representam uma resposta direta às demandas da população e o compromisso com o transporte público de qualidade. “É uma alegria, neste momento, autorizar essa licitação para mais um trecho. Estamos ampliando o alcance do metrô, levando mais dignidade, conforto e rapidez para quem depende do transporte coletivo”. O governador ainda acrescentou, “e nossa expectativa é que até o final de novembro, no máximo dezembro, tenhamos a ordem de serviço pronta. Pela regra, a empresa precisa de tempo para ajustar o projeto executivo. E além do ganho de tempo, teremos benefícios com os equipamentos culturais e turísticos da região”, destacou.  

O ministro Rui Costa reforçou a importância da parceria entre os governos federal e estadual: “O PAC está fazendo acontecer. Essas obras são estruturantes, transformadoras e voltadas para melhorar a vida das pessoas. Logo que o presidente Lula assumiu, ele pediu que a gente investisse fortemente em mobilidade urbana, independente de quem fosse o governador do estado. Portanto, são investimentos em todas as capitais brasileiras como Minas Gerais, Belo Horizonte, Fortaleza, Maceió, Natal, Recife, Porto Alegre, São Paulo e até na capital do Distrito Federal”. 

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Já o diretor da CTB, Eracy Lafuente, pontuou que: “essa expansão gerará um conforto de quem está na Linha 1 e Linha 2 para chegar nessa região da cidade, onde nós temos museus, carnaval, parte histórica da cidade. Então, nós estamos levando para uma área turística o metrô e endereçando para eventuais expansões para a parte mais sul da cidade. É algo de enorme envergadura, que traz conforto, agilidade, modernidade e revitalização de território na cidade de Salvador”. Ainda de acordo com Eracy, o metrô terá câmeras, sinalização, Wi-Fi gratuito — tanto na nova estação quanto embarcado. 

O evento contou também com a participação de movimentos sociais, vereadores e deputados, além do vice-governador, Geraldo Júnior, da secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, e dos secretários de Comunicação, Marcos Di Flora, da Cultura, Bruno Monteiro; do Trabalho e Renda (Setre), Augusto Vasconcelos, e da Casa Civil, Afonso Florence. 

Sobre o Metrô 

O Metrô Bahia é uma obra do Governo do Estado, operado pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessões em infraestrutura da América Latina. A concessionária é responsável pela construção, manutenção e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), por um período de 30 anos, através de uma Parceria Público-Privada (PPP). O Metrô Bahia é o sistema metroviário que mais cresceu na América Latina nos últimos anos, gerando cerca de oito mil empregos no auge das obras. Com R$ 5,9 bilhões, duas linhas, 42 km de extensão, 20 estações, 40 trens e oito terminais de ônibus integrados, é um dos maiores do país. 

Operação 

No sétimo maior sistema metroviário do Brasil, a CCR Metrô Bahia opera com uma infraestrutura robusta e eficiente, que inclui 38 km de linha metroviária distribuídos em duas linhas. A Linha 1, com 10 estações, liga Águas Claras à Lapa em 23 minutos, enquanto a Linha 2 possui 12 estações e conecta o Acesso Norte ao Aeroporto em 28 minutos. O sistema conta com 22 estações e nove terminais de ônibus integrados, sendo a Lapa uma exceção operada por outra empresa.  

São mais de 400 mil clientes por dia útil e a segurança é prioridade, com mais de duas mil câmeras de monitoramento e mais de 500 agentes de atendimento e segurança. Desde sua inauguração, o metrô da Bahia já realizou mais de 2,3 milhões de viagens, percorreu cerca de 32 milhões de quilômetros e transportou mais de 730 milhões de passageiros. Com cerca de 1.390 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos. 

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Infraestrutura

Obras estruturantes vão ampliar saneamento em Vitória da Conquista

Essas entregas permitirão que o município se mantenha como uma das cidades mais bem saneadas do Norte-Nordeste

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Com investimento de R$ 98 milhões em mais duas obras estruturantes, a Embasa iniciou a segunda etapa complementar para ampliar
Foto: Divulgação/Embasa

Com investimento de R$ 98 milhões em mais duas obras estruturantes, a Embasa iniciou a segunda etapa complementar para ampliar a capacidade de distribuição de água tratada em Vitória da Conquista e ampliar o Sistema de Esgotamento Sanitário. As obras estão sendo implantadas com recursos oriundos do Orçamento Geral da União (OGU) e próprios da Embasa, e têm previsão de serem concluídas no primeiro semestre de 2027. Essas entregas permitirão que Vitória da Conquista se mantenha como uma das cidades mais bem saneadas do Norte-Nordeste.  

O engenheiro fiscal destas obras, Jackson Rangel, explica que “os empreendimentos vão suprir demandas decorrentes do crescimento do município e garantir mais água com qualidade e quantidade no sistema integrado”. Em termos de esgotamento sanitário, será ampliada a cobertura deste serviço na cidade, contemplando a região de Simão e Campinhos. 

Conforme Ranking do Saneamento 2025, Vitória da Conquista é considerado um dos municípios mais bem saneados do país, e o primeiro nas regiões Norte e Nordeste. Segundo o relatório, na sede urbana, o serviço de abastecimento de água chega a 99,37% e o atendimento com esgotamento sanitário alcança 92,61%.  

Água 

Com investimentos aproximados de R$ 79 milhões, a obra compreende a instalação de uma nova adutora de água tratada com 13 quilômetros de extensão e 700 milímetros de dimensão, que se integrará às adutoras existentes de 700 e 500 milímetros. A obra também prevê a construção de duas novas estações de bombeamento de água bruta e tratada e ampliação da capacidade de adução de 03 estações elevatórias de água bruta, com a implantação de novos equipamentos eletromecânicos para aumentar a capacidade de transporte de água até a estação de tratamento, e posteriormente até os reservatórios do sistema distribuidor, no alto do bairro Candeias.   

Esgotamento 

Para beneficiar cerca de nove mil moradores do bairro Campinhos e da localidade de Simão, a Embasa está investindo R$ 19 milhões na ampliação do sistema de esgotamento sanitário. Serão instalados 18 quilômetros de rede coletora, 5,6 quilômetros de linhas de recalque, 5,7 quilômetros de ramais prediais (tubulação onde é feita a ligação da rede interna do imóvel à rede pública) para atender cerca de mil imóveis, e construídas três novas estações elevatórias de esgoto. 

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Infraestrutura

Rui Costa autoriza obras do Novo PAC e acompanha intervenções na Cidade Baixa

Investimentos somam R$ 143,7 milhões e prometem eliminar pontos críticos de alagamento, beneficiando milhares de famílias em Salvador

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O ministro da Casa Civil, Rui Costa, cumpriu agenda em Salvador nesta quinta-feira (6) para vistoriar as obras de micro e macrodrenagem
Foto: Gilberto Júnior/Conder

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, cumpriu agenda em Salvador nesta quinta-feira (6) para vistoriar as obras de micro e macrodrenagem das bacias do Bonfim, Boa Viagem e Massaranduba, na Cidade Baixa, e autorizar o início das intervenções no Canal Dom Avelar e Castelo Branco, projeto selecionado pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

As obras são executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e integram um conjunto de investimentos em infraestrutura urbana viabilizado pela parceria Bahia-Brasil.

Cidade Baixa: obras avançam 69%

A visita começou no bairro do Uruguai, onde estão em andamento as obras de drenagem que somam R$ 101 milhões em investimentos federais e beneficiam cerca de 190 mil pessoas em bairros como Massaranduba, Roma, Mares, Boa Viagem, Caminho de Areia, Vila Ruy Barbosa e Jardim Cruzeiro.
O projeto, com conclusão prevista para 2026, abrange 33 ruas e inclui implantação de sistemas de drenagem, limpeza e recuperação de canais, pavimentação, ciclovias, parque linear e pista de corrida.

Novo PAC: ordem de serviço assinada

Na sequência, Rui Costa seguiu para Castelo Branco, onde assinou a ordem de serviço para a obra de macrodrenagem do Canal Dom Avelar e Castelo Branco, com investimento de R$ 42,7 milhões em recursos federais. A intervenção prevê a construção de um canal de concreto armado com 1,2 km de extensão, beneficiando moradores de Dom Avelar, Castelo Branco, Porto Seco Pirajá e entorno da Avenida 29 de Março. O prazo de execução é de 20 meses.

“Damos hoje mais um passo importante na parceria Bahia-Brasil, com o início de uma obra fundamental de macrodrenagem. O presidente Lula e o governador Jerônimo Rodrigues estão investindo cerca de R$ 2 bilhões em ações de prevenção de alagamentos em Salvador e no interior”, afirmou Rui Costa.

Compromisso com qualidade de vida

Para o presidente da Conder, José Trindade, as obras representam a superação de um problema histórico.

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“São projetos que interferem na rotina das pessoas, mas os benefícios vão melhorar a qualidade de vida, impactando na economia, mobilidade e acessibilidade”, destacou.

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Infraestrutura

Bahia lança licitação para contenção de encostas em seis municípios

As intervenções serão realizadas em Ilhéus, Camamu, Ubaitaba, Camacan, Medeiros Neto e Itamaraju

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publicou uma nova licitação para elaboração de projetos executivos e execução de obras de contenção de encostas em seis
Obra de contencao de encosta realizada pela Conder em Conceicao do Almeida. Foto: Ascom/Conder 

O Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), publicou uma nova licitação para elaboração de projetos executivos e execução de obras de contenção de encostas em seis municípios baianos: Ilhéus, Camamu, Ubaitaba, Camacan, Medeiros Neto e Itamaraju. O edital e seus anexos estão disponíveis no site da Conder (www.conder.ba.gov.br) a partir de hoje (30).  

As obras integram o Novo PAC, no eixo Gestão de Riscos e Desastres, e serão contratadas no regime semi-integrado, contemplando desde a elaboração dos projetos até a execução completa dos serviços de engenharia. Com recursos previstos de R$ 23,5 milhões, as novas contenções representam mais um avanço da parceria Bahia–Brasil em favor da segurança e da qualidade de vida da população que vive em áreas de vulnerabilidade geotécnica. O prazo de execução varia entre 14 e 17 meses.  

As intervenções previstas abrangem soluções técnicas de estabilização e drenagem, e devem empregar tecnologias sustentáveis para minimizar impactos no entorno das comunidades. Essa nova etapa se soma às diversas obras já em execução no estado, reafirmando o compromisso do Governo da Bahia com a redução de riscos e a prevenção de desastres naturais. 

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