Política
Governo do Estado amplia políticas de assistência social
A Seades firmou acordos de cooperação técnica com a Saeb e a SPM, para atender mulheres em situação de violência e comunidades rurais
Durante a reunião da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), aberta nesta segunda-feira (27), em Salvador, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, foram anunciadas ações do Governo do Estado destinadas à proteção social da população vulnerabilizada. Dentre as medidas estão: a ampliação em 40% dos recursos destinados para a manutenção dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras); criação de 15 novos Cras e 11 novos Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas); além da expansão de 31 Cras em territórios indígenas e quilombolas.
Aliado a isso, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), firmou acordos de cooperação técnica com a Secretaria da Administração (Saeb) e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), para atender mulheres em situação de violência e comunidades rurais. Fruto da parceria entre a Seades e SPM está o repasse anual de R$ 2,2 milhões para o aluguel social, que vai atender mulheres em situação de violência em 364 municípios.
“Não é assistencialismo. Não é caridade. Assistência social é lei. Este é um momento de planejamento, de organização, e eu espero que a gente saia daqui de mãos dadas. Nós queremos muito que vocês saiam daqui orientados”, indicou o governador durante a abertura oficial da reunião da CIB.
Serão executadas ainda iniciativas como o acesso às ações inerentes ao Cadastro Único (CadÚnico), para inclusão, atualização, revisão e averiguação cadastral por meio das unidades do SAC Móvel e da equipe do SAC Itinerante. Também foi formalizada a ação cooperada para realização de estudos e pesquisas sobre a política de assistência social e seu público, com ênfase na Vigilância Socioassistencial e a interface com o CadÚnico, através do compartilhamento dos dados entre a Seades e Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
A titular da SPM, Neusa Cadore destacou o acordo com a Seades e Saeb. “Esse termo também vai se desdobrar num diálogo permanente entre as duas secretarias para que o trabalho que já é feito dentro do Creas, em cada município, possa se somar também as ações da SPM, que vão desde o enfrentamento e a prevenção da violência, até as iniciativas que vão na direção da inclusão socioprodutiva, para construir a autonomia econômica das mulheres”.
CIB
O objetivo da reunião da CIB é fortalecer e aprimorar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na Bahia, e também prestar orientação técnica aos novos gestores na área da política de assistência social. O encontro acontece até quarta (29), com a participação de representantes dos 417 municípios baianos, visando fortalecer a gestão e a implementação de políticas públicas destinadas à assistência social.
“Encontro de acolhimento para as orientações técnicas. Faremos também as nossas pactuações com a nossa Comissão de Intergestores para o cofinanciamento, para levar os serviços da assistência social em todos os municípios baianos”, afirmou a secretária de assistência e desenvolvimento social, Fabya Reis.
Os participantes debateram temas como o cofinanciamento da assistência social, a importância da capacitação contínua dos profissionais da área e a necessidade de um trabalho colaborativo entre os diferentes níveis de governo. A CIB, composta por representantes do governo estadual e municipal, tem como objetivo promover a integração e a articulação entre diversas esferas, garantindo a efetividade das políticas públicas.
“É de grande importância esse evento entre os gestores técnicos, para que todos nós possamos compreender mais a política de assistência social como direito do cidadão, um dever do Estado. Que nossos programas, nossos serviços e nossos usuários sejam discutidos e apresentados aos novos gestores”, destacou a assistente social da cidade de Lage, Elizabete Reis.
Política
Rui Costa exalta liderança de Jerônimo Rodrigues e afirma que Bahia vive maior ciclo de investimentos em educação
Ao lado de Jerônimo e Jaques Wagner, ex-governador destaca continuidade do projeto político e mais de 600 obras na rede estadual durante agenda no Litoral Norte
O ex-ministro da Casa Civil e pré-candidato ao Senado pela Bahia, Rui Costa, destacou a liderança do governador Jerônimo Rodrigues e afirmou que o estado vive o maior ciclo de investimentos em educação de sua história. Nesta sexta-feira (17), durante agenda nos municípios de Jandaíra e Conde, ao lado do senador Jaques Wagner e do próprio governador, Rui enfatizou a continuidade do projeto político e o avanço das políticas públicas na Bahia.
Segundo Rui Costa, a gestão conduzida por Jerônimo imprime um novo ritmo ao governo estadual e amplia resultados de um projeto iniciado há quase duas décadas. “Esse grupo começou essa caminhada com Wagner, eu tive a honra de dar seguimento por oito anos e hoje Jerônimo toca a Bahia rodando os quatro cantos do estado, com um ritmo alucinante, trabalhando de manhã, de tarde e de noite”, afirmou.
O ex-ministro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que a educação tem sido prioridade absoluta da atual gestão e atribuiu ao governador o protagonismo na ampliação dos investimentos no setor. “São mais de 600 obras de escolas em toda a Bahia, entre novas unidades e escolas completamente transformadas. Esse é o maior investimento da história do estado em educação, e isso não se reflete apenas na infraestrutura, mas também na qualidade do ensino em tempo integral e nas políticas de assistência estudantil, que têm garantido a permanência dos estudantes nas escolas”, declarou.
Rui Costa também ressaltou que os avanços são resultado de uma política consistente, construída ao longo dos governos do presidente Lula, do senador Jaques Wagner e agora sob a liderança de Jerônimo Rodrigues. “Estamos garantindo escolas que são iguais ou melhores do que as melhores escolas particulares da Bahia, oferecendo dignidade e oportunidade. Quando a escola cresce, cresce o estudante, crescem as oportunidades de futuro e cresce o orgulho da família em nossos jovens”, concluiu.
Política
MST acampa no CAB após marcha e cobra avanços em projetos produtivos e infraestrutura rural
Mobilização do Abril Vermelho reúne agricultores sem terra em Salvador e é marcada por diálogo com o governador e secretários estaduais
Representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que realizaram uma caminhada de Feira de Santana até Salvador, acamparam nesta quinta-feira (16) em frente às sedes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). A mobilização integra a jornada de lutas do Abril Vermelho e tem como foco a viabilidade de projetos produtivos, a melhoria da infraestrutura em assentamentos e o fortalecimento da comercialização da agricultura familiar.
O governador Jerônimo Rodrigues esteve no local para dialogar com a coordenação do movimento. “Cada marcha que os movimentos fazem tem uma simbologia, tem um objetivo. E o que motiva é o ato de caminhar, de estar unido, de mostrar que a gente continua seguindo todos os dias. A marca dessa caminhada é tão forte que mostra que somos do mesmo lado, da mesma origem, do mesmo barro”, afirmou.
Para a secretária de Desenvolvimento Rural, Elisabete Costa, a mobilização reforça a importância do diálogo e da construção conjunta de soluções para o fortalecimento do campo e da agricultura familiar. “O que a gente quer é construir com consciência, com responsabilidade. Não é um movimento vazio, é algo pensado e estruturado. No fim das contas, não vai faltar oportunidade nem diálogo. O pedido feito aqui não é por interesse pessoal, mas pelo coletivo”, destacou.
Já o secretário de Infraestrutura, Saulo Pontes, ressaltou os encaminhamentos voltados à melhoria da infraestrutura nos assentamentos e ao fortalecimento da produção agrícola. “Dos 1.418 quilômetros que o movimento apresentou, vamos melhorá-los em um prazo de um ano. A ideia é que, até a próxima marcha, a gente consiga deixar todos esses assentamentos com rede elétrica instalada, atendendo não só as casas, mas também incentivando a produção, com energia para o funcionamento dos equipamentos”, adiantou.
O coordenador nacional do MST, Isaias Nascimento, ressaltou os avanços nas políticas públicas voltadas para o campo e a abertura ao diálogo com o Governo do Estado. “Este ano, graças a Deus, conseguimos avançar e atingir objetivos importantes, como na área da educação, garantindo mais qualidade para o povo do campo”, afirmou.
Política
Vice-prefeito de Lafaiete Coutinho declara apoio a Jerônimo Rodrigues e expõe divisão política no município
Dani do Som reforça aliança com o governador em Salvador e gesto evidencia isolamento do grupo ligado ao prefeito Binho e ao ex-prefeito Zé Cocá
O vice-prefeito de Lafaiete Coutinho, Dani do Som (Avante), reforçou seu apoio ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) nesta quinta-feira (16), durante encontro realizado em Salvador.
“Foi muito boa essa recepção aqui com o governador Jerônimo Rodrigues. Estou muito satisfeito e quero dizer que a gente está junto para 2026”, afirmou Dani do Som.
A declaração explicita a fragilidade política do ex-prefeito Zé Cocá no município, onde seu irmão, Binho, ocupa atualmente o cargo de prefeito. O posicionamento do vice-prefeito evidencia um distanciamento dentro do próprio grupo político local.
Também participaram do encontro outras lideranças de Lafaiete Coutinho, entre elas vereadores do município e o ex-vereador Professor Orlando, que foi candidato a prefeito nas últimas eleições.
-
Meio Ambientehá 3 diasPRF apreende ouriços pigmeus africanos em fiscalização na BR-116, no sudoeste da Bahia
-
Turismohá 3 diasBahia lidera crescimento do turismo no país em fevereiro, aponta IBGE
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta sexta-feira (17)
-
Culturahá 3 diasGrupos baianos integram Palco Giratório 2026 com espetáculos que exaltam a cultura afro-brasileira
