Política
Governo da Bahia empossa nova composição do Codes para o biênio 2026–2027
Conselho reforça diálogo social e monitoramento das políticas públicas como eixos do PDI Bahia 2050
O Governo da Bahia instalou, nesta terça-feira (28), a nova composição do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes) para o biênio 2026–2027. A solenidade de posse dos conselheiros contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior e de outras autoridades. Com a nova formação, a gestão estadual reforça a aposta no diálogo social qualificado e no monitoramento contínuo das políticas públicas como pilares estratégicos para o alcance das metas do Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) Bahia 2050.
“Essa nova composição do Codes representa um exemplo claro de diálogo e escuta ativa da sociedade civil, reunindo diferentes setores para fortalecer as políticas públicas na Bahia. São 45 conselheiros e conselheiras contribuindo com esse processo coletivo. Com esse esforço conjunto, seguimos avançando em áreas essenciais como habitação, saúde, educação e infraestrutura, alinhados ao projeto de desenvolvimento do nosso estado”, afirmou o vice-governador Geraldo Júnior.
Durante o evento, também foram formalizados os Fóruns Regionais do Codes, iniciativa que busca territorializar as ações do conselho e assegurar que o planejamento estratégico alcance todas as regiões do estado, com a ampliação e qualificação do diálogo social. A nova composição reúne 45 representantes de diferentes segmentos da sociedade baiana, entre especialistas, lideranças empresariais, acadêmicas, trabalhistas e de movimentos sociais. A proposta é garantir que os debates sobre políticas públicas ocorram de forma participativa e alinhada às demandas reais dos territórios.
O secretário executivo do Codes, Jonas Paulo Neres, destacou que o principal foco do conselho é ampliar o diálogo entre o governo e a sociedade na construção das estratégias de desenvolvimento da Bahia. “Estamos tratando desde grandes obras de infraestrutura e logística, como ferrovias, portos e aeroportos, até ações voltadas à qualificação profissional, à agricultura familiar, às agroindústrias, à educação e à saúde”, ressaltou.
Representatividade territorial
Agnaldo Pataxó, representante do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), destacou a importância da participação dos povos originários na construção do PDI 2050 e classificou o espaço como um avanço no diálogo com o Estado. “É um espaço importante e também novo para nós, porque permite debater o modelo de desenvolvimento e construir uma nova visão de progresso que contemple os povos indígenas de forma igualitária”, afirmou.
Além da atuação na capital, o Codes contará com fóruns regionais em municípios como Feira de Santana, Barreiras e Juazeiro. A proposta é descentralizar o debate e assegurar que o planejamento estratégico contemple as especificidades de cada região, promovendo um desenvolvimento mais equilibrado em todo o estado.
Política
Rui Costa critica “lógica de oligarquia” e ataca legado de ACM Neto em Salvador
Ex-ministro afirma que modelo político baseado em herança de poder está esgotado e aponta falhas em indicadores de saúde e educação da capital baiana
“O que está envelhecido na política é essa lógica de oligarquia e de herdeiros do poder”, afirmou Rui Costa ao se referir ao ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), em entrevista à rádio Metrópole. Segundo o ex-ministro, ainda persiste no país um “modelo de oligarquia” sustentado por grupos políticos tradicionais e pelo uso de estruturas de mídia para se perpetuarem no comando. “O que está velho e cansado é esse conceito de oligarquia, de herança de poder”, reforçou.
Para rebater críticas do adversário ao governador Jerônimo Rodrigues, Rui recorreu a comparações entre promessas de campanhas passadas de ACM Neto e indicadores atuais de Salvador. De acordo com ele, vídeos de 2012 mostram compromissos com a redução da mortalidade infantil e a ampliação da atenção básica. “Depois de 16 anos governando Salvador, a cidade é a terceira pior capital em mortalidade infantil”, afirmou, atribuindo o cenário à “péssima assistência pré-natal”.
Rui também questionou a destinação de recursos obtidos pela prefeitura com a venda de terrenos públicos durante as gestões ligadas ao grupo de ACM Neto. “Venderam os terrenos valiosos, mas o dinheiro não foi para a educação”, declarou, citando rankings que colocariam Salvador entre os piores desempenhos em educação infantil.
Na área da saúde, o ex-ministro destacou promessas de universalização da atenção básica e de construção de unidades de atendimento. “Hoje, 40% da população não tem acesso a posto de saúde”, disse. Ele acrescentou que apenas cinco centros de exames teriam sido entregues após mais de uma década, “com filas e dificuldade de atendimento”.
Rui ainda associou o grupo adversário a denúncias recentes, mencionando investigações e episódios envolvendo figuras políticas ligadas ao União Brasil. “É o mesmo grupo que coloca o ‘Rei do Lixo’ na executiva nacional do partido”, afirmou, citando áudios atribuídos à Polícia Federal sobre supostas negociações irregulares envolvendo cargos públicos.
Pré-candidato ao Senado, Rui Costa também fez referência a suspeitas de uso indevido de recursos na área da educação, classificando o projeto Pé na Escola, criado por ACM Neto, como “mais parece o pontapé na educação”. Segundo ele, os casos reforçam críticas a um modelo político que, em sua avaliação, “despreza a população mais pobre e se sustenta em velhas práticas”.
Política
Jerônimo Rodrigues participa de festa religiosa em Milagres e anuncia investimentos em infraestrutura e saúde
Governador acompanha tradicional Festa dos Vaqueiros, destaca turismo religioso e inaugura obras que fortalecem mobilidade e atendimento à população no Vale do Jiquiriçá
Com forte tradição no turismo religioso, o município de Milagres, no Vale do Jiquiriçá, recebeu neste domingo (26) a visita do governador Jerônimo Rodrigues. A agenda reuniu manifestações de fé, valorização da cultura nordestina e entregas importantes para o município nas áreas de infraestrutura e saúde.
A programação teve início com uma caminhada seguida de missa solene no Santuário Nossa Senhora de Brotas, reunindo vaqueiros, romeiros, famílias e representantes da comunidade local. Após a celebração, uma procissão percorreu as ruas do centro da cidade, acompanhada por vaqueiros montados a cavalo, tradição marcante do evento.
A visita incluiu a participação do governador na tradicional Festa dos Vaqueiros de Milagres, realizada com apoio do Governo do Estado desde a última sexta-feira (24) e considerada uma das maiores celebrações populares do interior da Bahia. O evento homenageia os vaqueiros e a cultura nordestina, reunindo milhares de pessoas e movimentando o turismo e a economia local. A programação conta com cavalgadas, comidas típicas e muito forró, fortalecendo as tradições da região.
Durante a agenda, Jerônimo Rodrigues destacou a importância da fé, da união e das políticas públicas voltadas à população. “Primeiro, dizer da alegria de estar voltando a Milagres, essa cidade santa, cidade da fé, para participar e acompanhar uma festividade religiosa. E a Festa dos Vaqueiros, que está no meu coração”, afirmou.
A programação também foi marcada pela presença de devotos de várias cidades. A professora aposentada Maria de Lourdes Ferreira, de 64 anos, que veio de Santo Estêvão, elogiou a organização do município. “Vim pela devoção que tenho a Nossa Senhora de Brotas. A cidade está organizada, bonita. Essa infraestrutura é uma maravilha, muito bom mesmo”, disse.
Infraestrutura e saúde fortalecidas
Durante a visita, o governador inaugurou a obra de pavimentação da travessia urbana do distrito de Tartaruga, no acesso entre a BA-046 e a BR-116. A intervenção recebeu investimento de R$ 3,5 milhões e contempla 4,13 quilômetros de vias.
“Aproveitamos a oportunidade para fazer essas entregas importantes. O asfalto traz conforto para as pessoas e fortalece a economia local”, destacou o chefe do Executivo estadual.
O secretário de Infraestrutura, Saulo Pontes, também ressaltou o impacto das obras. “Estamos garantindo melhor mobilidade urbana, facilitando o tráfego de passagem, fortalecendo o comércio e incentivando o turismo religioso, que é muito forte na região”, afirmou.
Na área da saúde, foram entregues duas ambulâncias, um veículo de apoio e um equipamento de raio-X móvel, ampliando a capacidade de atendimento e reforçando a rede de assistência no município.
Política
Governo do Estado amplia acesso à água, saúde e internet em Itagimirim
Entregas e autorizações do governador Jerônimo Rodrigues reforçam investimentos em segurança hídrica, mobilidade, saúde, conectividade e infraestrutura urbana
O acesso à água, aos serviços de saúde e à internet foi ampliado em Itagimirim neste sábado (25), com a entrega de um conjunto de ações realizadas pelo Governo do Estado durante visita do governador Jerônimo Rodrigues ao município, que celebra 64 anos de emancipação política. Entre os destaques está a inauguração do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) na localidade de Amarra Boi, garantindo mais segurança hídrica e qualidade de vida para os moradores.
“O sistema vai ajudar bastante, porque agora a água chega diretamente às casas. Antes, as pessoas precisavam buscar em outros lugares, o que dificultava o dia a dia. Também contribui para a agricultura, permitindo o uso em atividades como irrigação”, afirmou a diretora de um colégio municipal, Vaniza Rocha Reis.
De acordo com a secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, Marise Chastinet, o sistema recebeu investimento superior a R$ 350 mil e passa a atender 19 famílias. “A localidade vivia uma situação precária, sem acesso regular à água. Com essa entrega, há uma mudança significativa na qualidade de vida, com mais dignidade para essas famílias”, destacou.
Entregas e novos investimentos
A agenda incluiu ainda a inauguração da Praça Jaime Fernandes – Vila Containers, além das entregas de uma unidade de beneficiamento de derivados da mandioca e de um ônibus escolar. O governador também assinou ordens de serviço para obras de pavimentação em ruas do bairro Rielson Santos Lima e do Centro da cidade, além do asfaltamento do desvio que liga Santa Maria a Belmonte. Também foi autorizada a cobertura da Feira Livre do Mercadão.
“Veja o nível de maturidade da política que estamos vivendo. Itagimirim é um município com cerca de sete mil habitantes e, ainda assim, recebe um volume significativo de investimentos, fruto da articulação institucional e da presença efetiva das políticas públicas”, pontuou Jerônimo Rodrigues.
Na área da saúde, foram entregues uma ambulância modelo Hilux e uma van destinada ao Tratamento Fora do Domicílio (TFD), ampliando o suporte e o acesso da população aos serviços de média e alta complexidade.
A agenda também marcou a implantação do Conecta Bahia, programa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, que passa a oferecer internet gratuita em espaços públicos estratégicos, como a Praça dos Containers e o distrito de União Baiana, promovendo inclusão digital e ampliando o acesso à informação e à conectividade.
-
Agronegóciohá 2 diasExpoagri de Irecê reúne inovação, tradição e reforça força do agronegócio no Centro-Norte baiano
-
Serviçoshá 11 horasVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (28)
-
Agronegóciohá 1 diaBahia Farm Show 2026 é lançada em Salvador com foco no fortalecimento do agronegócio baiano
-
Educaçãohá 1 diaMascote ganha colégio de tempo integral e amplia investimentos em educação, saúde e conectividade
