SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Saúde

Governador realiza visita técnica à sede da Bahiafarma

Parceria com a empresa chinesa Hotgen fará estado avançar na produção de testes rápidos 

Publicado

em

de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma), em Simões Filho.
Foto: Thuane Maria/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da secretária da Saúde, Roberta Santana, realizou, nesta quarta-feira (21), uma visita técnica à sede da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma), em Simões Filho. Na ocasião, Jerônimo conheceu o local onde será realizada a produção de testes rápidos para detecção de zika, dengue, covid-19, hepatites B e C, sífilis e malária. A visita fez parte do compromisso firmado pelo Governo do Estado, na China, para a parceria entre a Hotgen e a Bahiafarma, visando a produção com transferência de tecnologia.  

“Conheci todas as instalações da Bahiafarma, mas aqui o objetivo central foi concluir uma etapa da parceria público-privada com o Ministério da Saúde e a empresa chinesa, Hotgen. Nós vamos ampliar a possibilidade com essa experiência e fortalecer a capacidade de produção e qualidade que a Bahiafarma tem”, acrescentou o governador. Jerônimo ainda pontuou que, nesta quarta-feira à noite, se reunirá virtualmente com representantes da Hotgen. 

A empresa chinesa Hotgen Biotech é referência mundial no desenvolvimento e na produção de testes diagnósticos rápidos. A parceria será no âmbito do Programa de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), ação do Ministério da Saúde que seleciona e financia projetos voltados ao desenvolvimento e produção de tecnologia em saúde. A linha de produção para fabricação de testes rápidos na Bahiafarma entregará ao SUS 25 milhões de testes por ano, podendo chegar a 75 milhões de testes anualmente, se operando em capacidade máxima, o que corresponde a 288 mil testes por dia.  

A secretária da Saúde, Roberta Santana, destacou as estratégias para dar início à produção. “Hoje já conseguimos ver a produção das embalagens e, além disso, já apresentamos todo o estudo, o treinamento, a parte de capacitação, o processo de importação do equipamento para que a gente receba e possa, após a finalização dessa PDP, produzir”. 

Os testes rápidos da Bahiafarma atenderão a todo o mercado nacional e já possuem registro na Anvisa. Além desses, a fundação deu entrada no pedido de registro de mais três produtos, que serão avaliados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). São testes de HIV, HTLV e um teste combinado, o Sífilis Duo.  

ANÚNCIO

Durante a visita, Jerônimo Rodrigues também conheceu o plano estratégico para reestruturação do Parque Fabril Bahiafarma e o panorama geral do Parque Industrial, além do cronograma de produção até 2038; a operacionalização da parceria Bahiafarma x Hotgen; e as perspectivas do projeto para a criação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em medicamentos da Bahiafarma (CPDIM-BF). Participaram também da vistoria o presidente da BahiaInveste, Paulo Guimarães; a presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes e outros representantes da indústria. 

“A agenda foi excelente, o governador veio conhecer cada canto da BahiaFarma e eu acho que isso dá um peso muito grande nos nossos projetos. Temos 18 projetos de PDP em análise pelo Ministério da Saúde, cinco deles são da parceria para kits diagnósticos com a Hotgen”, disse a presidente Ceuci Nunes. 

A Bahiafarma 

A Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) é uma instituição vinculada à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e integra a administração pública indireta do Poder Executivo do Estado da Bahia. Bahiafarma é um laboratório farmacêutico público, filiado à Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (ALFOB) e inserido na política nacional para o fortalecimento do Complexo Econômico- Industrial da Saúde (CEIS), ação considerada estratégica pelo Governo Federal para a soberania nacional e um dos vetores para o desenvolvimento econômico do Brasil. 

Saúde

Governo Federal lança o Agora Tem Especialistas

O programa em parceria com estados e municípios vai ampliar o atendimento à população e reduzir tempo de espera no SUS

Publicado

em

O governo federal, em parceria com estados e municípios, lançou nesta sexta-feira (30) o Agora Tem Especialistas para ampliar
Foto: Ailton Fernandes/CC

O governo federal, em parceria com estados e municípios, lançou nesta sexta-feira (30) o Agora Tem Especialistas para ampliar o acesso da população a consultas, exames e cirurgias. A iniciativa possibilita que o Ministério da Saúde utilize toda a estrutura de saúde do país, pública e privada, aumentando a capacidade de atendimento nas redes locais. A expectativa, com os novos mecanismos, é reduzir o tempo de espera dos pacientes, um gargalo histórico e que se agravou com a pandemia. 

Para a expansão da oferta de serviços especializados, o Agora Tem Especialistas prevê o credenciamento de clínicas, hospitais filantrópicos e privados para atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com foco em seis áreas prioritárias – oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia. A contratação será feita pelos estados e municípios, ou de maneira complementar pela AgSUS e Grupo Hospitalar Conceição. 

A medida provisória assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabelece ainda que hospitais privados e filantrópicos realizem consultas, exames e cirurgias de pacientes do SUS como contrapartida para sanar dívidas junto à União. Da mesma forma, os planos de saúde poderão ressarcir os valores aos SUS através de atendimento. 

Uma das prioridades é aproveitar ao máximo a capacidade da rede pública de saúde, com a realização de mutirões e ampliação dos turnos de atendimento em unidades federais, estaduais e municipais. A estimativa é que, com medidas como essa, seja possível expandir em até 30% os atendimentos em policlínicas, UPAS, ambulatórios e salas de cirurgias por todo o Brasil. 

“Esse programa é um sonho antigo. É minha obsessão garantir que o povo brasileiro tenha acesso a especialistas, que tenha o direito de ser atendido, diagnosticado e tratado com dignidade, no tempo certo”, disse o presidente Lula na cerimônia de lançamento do novo programa.  Para ele, “não dá mais para aceitar que uma pessoa vá ao médico, receba um encaminhamento e escute que só tem vaga para o especialista em fevereiro do ano que vem. A doença não espera”, ressaltou. 

ANÚNCIO

As ações unem esforços de toda a rede de saúde e aproveitam a capacidade instalada para atender a uma demanda urgente da população brasileira. São 370 mil óbitos por ano por doenças não transmissíveis relacionados a atraso no diagnóstico, segundo o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS). Dados do INCA apontam que os custos com câncer aumentam em 37% por agravamento devido à desassistência. Há uma necessidade ainda de o país aumentar em mais de 60% as biópsias para o câncer de mama. 

Soma-se a este cenário a distribuição desigual dos médicos especialistas no Brasil. Demografia Médica 2025 aponta que esses profissionais estão concentrados no Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro e na rede privada, uma vez que 10% deles atendem exclusivamente SUS. 

Consolidar a maior rede pública de prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer  

O Agora Tem Especialistas prevê a consolidação do cuidado oncológico no SUS como a maior rede pública de prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer. O Ministério da Saúde vai adquirir mais 121 aceleradores lineares até 2026, representará um aumento e qualificação dos aparelhos em funcionamento no SUS. Destes equipamentos para radioterapia, seis serão entregues nesta sexta-feira em São Paulo (SP), Bauru (SP), Piracicaba (SP), Curitiba (PR), Andaraí (RJ) e Teresina (PI). 

O país passará a contar com o Super Centro Brasil para Diagnóstico de Câncer. Todos os serviços oncológicos serão integrados para oferta de teleconsultoria, telelaudos e telepatologia. Com a entrada do A.C. Camargo Câncer Center no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e a participação do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a rede será capaz de emitir, inicialmente, 1.000 laudos por dia. 

“Vamos consolidar o Brasil e o SUS como a maior rede pública de diagnóstico e prevenção do mundo. Estamos montando, em parceria com o Inca e a Fundação AC Camargo, um centro nacional de diagnóstico remoto, que já começa a funcionar em junho. Isso vai acelerar o diagnóstico e reduzir o tempo de espera no SUS”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. 

ANÚNCIO
Carretas especializadas e telessaúde para levar atendimento às regiões desassistidas 

O Ministério da Saúde vai garantir atendimento especializado em regiões desassistidas, com a disponibilização de 150 carretas equipadas com estrutura para realizar consultas com cardiologista e oftalmologista, por exemplo, além de exames como mamografia, tomografia e raio-X. A proposta é que as carretas do Agora Tem Especialistas tenham estrutura para pequenas cirurgias e biópsias. 

Outra frente é o atendimento móvel de caminhoneiros. Também estão previstos mutirões de exames, consultas e cirurgias em áreas remotas e territórios indígenas. “Vamos levar saúde também às estradas. Em parceria com o Ministério dos Transportes, vamos instalar unidades móveis em áreas de apoio aos caminhoneiros, integradas ao prontuário eletrônico do SUS”, explicou Padilha. 

Para garantir o deslocamento de pacientes, serão disponibilizados recursos para a compra de até 6.300 veículos para transporte até hospitais e unidades de saúde, com prioridade para o atendimento oncológico. Cerca de 1,2 milhão de pacientes deverão ser beneficiados por mês com o funcionamento deste serviço. 

Alexandre Padilha explicou que, “pela primeira vez, o Ministério da Saúde fará uma compra nacional de veículos para transporte sanitário: ambulâncias, vans e micro-ônibus, com recursos já garantidos no PAC. “A economia de escala e a isenção de impostos vão beneficiar estados e municípios”, afirmou. 

Para encurtar distâncias, um desafio em um país das dimensões do Brasil, será ampliada a oferta de serviços de telessaúde, que têm potencial para reduzir até 30% as filas de espera por consulta ou diagnóstico da rede especializada do SUS. Serão abertos editais para as iniciativas pública e privada para a oferta de telediagnóstico, teleconsultoria e teleconsulta especializada.   

ANÚNCIO

O provimento e a formação dos profissionais são outra frente do programa, com expectativa de ampliar em 3.500 o número de profissionais especializados com foco em áreas prioritárias, sendo 500 vagas para o Mais Médicos Especialistas. No evento de lançamento do novo programa, Padilha lembrou que, atualmente, um dos maiores gargalos é a escassez de especialistas no país. “Por isso, estamos ampliando a formação, fortalecendo a residência médica e criando mecanismos de especialização em áreas prioritárias”, afirmou. 

A comunicação com os pacientes ganha novas funcionalidades do Meu SUS Digital. O ministro explicou que aplicativo emitirá alertas de mensagem e via push para comunicar ao usuário sobre o agendamento e o atendimento de consultas, exames, cirurgias e tratamentos. O SUS também fará contato com avisos por WhatsApp e SMS. 

“O Meu SUS Digital terá informações completas sobre os procedimentos e as avaliações, e permitirá que os profissionais e os gestores acompanhem em tempo real o atendimento prestado. É mais transparência, mais cuidado e mais compromisso com o cidadão”, finalizou o ministro da Saúde. 

Continue Lendo

Saúde

Bahia lança novo edital de cirurgias eletivas

O programa prevê um investimento recorde de R$ 433,7 milhões para 2025 

Publicado

em

O Governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (28), o novo edital do Programa de Cirurgias Eletivas, que prevê um investimento histórico
Foto: Ascom/Sesab

O Governo do Estado lançou, nesta quarta-feira (28), o novo edital do Programa de Cirurgias Eletivas, que prevê um investimento histórico de R$ 433,7 milhões para 2025, sendo mais de R$ 387,9 milhões provenientes exclusivamente do Tesouro Estadual e R$ 45,8 milhões de recursos federais. A iniciativa consolida a Bahia como um dos estados que mais investem na ampliação e qualificação do acesso a procedimentos cirúrgicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

O montante supera o orçamento de 2024, com um acréscimo de aproximadamente R$ 10 milhões em relação ao investimento estadual, demonstrando a continuidade da política de fortalecimento da atenção especializada em saúde. A medida busca eliminar demandas reprimidas, acelerar diagnósticos e tratamentos, além de garantir mais dignidade e qualidade de vida à população baiana. 

O novo rol de procedimentos inclui 128 tipos de cirurgias, com destaque para a incorporação de intervenções ortopédicas até então não contempladas, como as artroplastias de joelho, quadril e ombro, além da cirurgia para a síndrome do túnel do carpo. 

“Esses procedimentos são fundamentais para devolver qualidade de vida a milhares de baianos. Por isso, decidimos incorporá-los e garantir valores que chegam a ser até 10 vezes superiores aos da tabela nacional do SUS, como forma de estimular a realização das cirurgias pela rede credenciada e acelerar a redução da fila”, explicou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. 

Na prática, cirurgias como as artroplastias de joelho e de quadril, cuja referência na tabela SUS é de R$ 2,2 mil e R$ 2,4 mil, respectivamente, com os incentivos estaduais e federais, passam a ter valores pagos de R$ 8,8 mil e R$ 9,6 mil. Além disso, procedimentos oncológicos complexos, como a pelviglossomandibulectomia, superam R$ 29 mil, enquanto a tabela SUS prevê apenas R$ 7,3 mil. A estratégia busca garantir a adesão de prestadores e reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas. 

ANÚNCIO

Outro procedimento que ganha destaque, especialmente por devolver saúde a milhares de baianas, é a redução mamária não estética. A tabela SUS avalia o procedimento em R$ 514,17, mas o Governo Estadual, compreendendo a necessidade da realização dessas cirurgias, fará o pagamento de um complemento que alcança 10 vezes esse valor, chegando a R$ 5.141,70. Em março, o Governo já havia autorizado um mutirão que previa a realização de 1.400 cirurgias até dezembro deste ano. 

Em 2024, foram realizadas 252.465 cirurgias eletivas, correspondendo a um acréscimo de 11,6% em relação ao número de procedimentos de 2023. A intenção é que, em 2025, o número de cirurgias seja ainda maior. 

Execução escalonada e foco na eficiência 

Segundo a superintendente de Regulação da Sesab, Mônica Hupsel, a programação financeira foi desenhada para priorizar o uso de recursos federais, preservando o orçamento estadual. “Os procedimentos indicados no edital podem ser pagos tanto com recursos federais quanto estaduais, com exceção de três: tratamento cirúrgico de pterígio, implante de cateter de longa permanência para hemodiálise e cateter de longa permanência para hemodiálise, que são exclusivos do Estado. A orientação é esgotar os recursos federais e, só então, recorrer ao fundo estadual”, detalhou. 

Mônica acrescenta que, além da ampliação do rol de procedimentos, foi realizada uma atualização geral nos valores de referência. “O edital de 2025 tem um desenho mais robusto, com maior previsibilidade para os prestadores e segurança assistencial para os pacientes. O foco é executar as cirurgias com qualidade e no menor prazo possível.” 

A secretária Roberta Santana reiterou o compromisso do governo Jerônimo Rodrigues em seguir investindo na ampliação do acesso e na valorização dos profissionais e prestadores de serviço. “Nosso objetivo é assegurar que nenhum baiano ou baiana fique esperando meses ou anos por uma cirurgia que pode devolver sua autonomia e bem-estar. Esse edital é mais uma prova concreta do nosso compromisso com o SUS e com a dignidade da nossa gente.” 

ANÚNCIO

O novo edital do Programa de Cirurgias Eletivas já está disponível para consulta pelos municípios e prestadores de serviços de saúde, que deverão seguir o cronograma definido pela Sesab para habilitação e execução dos procedimentos.  

Continue Lendo

Saúde

Bahia sedia congresso nacional sobre assistência farmacêutica

O COBAF.25 reunirá, entre os dias 28 e 30 de maio, gestores, pesquisadores e profissionais de saúde de todo o país

Publicado

em

públicas de medicamentos: o II Congresso Baiano de Assistência Farmacêutica (COBAF.25). A iniciativa reunirá gestores, pesquisadores
Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA 

Salvador é palco, entre os dias 28 e 30 de maio, de um dos principais eventos nacionais sobre políticas públicas de medicamentos: o II Congresso Baiano de Assistência Farmacêutica (COBAF.25). A iniciativa reunirá gestores, pesquisadores e profissionais de saúde de todo o país, consolidando-se como espaço estratégico de debate sobre o futuro da assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Com o tema “Assistência Farmacêutica em Transformação: Integração, Equidade e Inovação para um Futuro Sustentável”, o encontro no Wish Hotel da Bahia, propõe-se a discutir os desafios e avanços na área, especialmente em um contexto de restrições orçamentárias, desigualdades no acesso a medicamentos e incorporação de novas tecnologias. 

A realização do evento é da Sociedade Brasileira de Políticas Farmacêuticas (SBPFAR), com apoio técnico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e apoio institucional do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (Cosems-BA). A iniciativa reforça o protagonismo da Bahia na agenda nacional da assistência farmacêutica e na discussão sobre o fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde. 

Entre os principais temas que serão abordados no COBAF.25 estão o financiamento e a sustentabilidade da assistência farmacêutica, o uso racional de medicamentos e o combate à desinformação, além da judicialização da saúde e a atualização dos protocolos clínicos. 

O avanço de novas tecnologias também terá destaque, com debates sobre inteligência artificial aplicada à gestão e à prática farmacêutica, e a necessidade de fortalecimento da produção nacional de medicamentos. A ideia, segundo os organizadores, é pensar estratégias que permitam reduzir a dependência de importações e impulsionar o Complexo Econômico-Industrial da Saúde, considerado essencial para a soberania sanitária do país. 

ANÚNCIO

O evento contará ainda com workshops destinados exclusivamente a gestores das regiões Norte e Nordeste, que, historicamente, enfrentam desafios mais acentuados na garantia do acesso a medicamentos e insumos. Esses encontros visam à troca de experiências, diagnósticos regionais e elaboração conjunta de propostas para aprimorar a gestão e o cuidado farmacêutico. 

Mostra de experiências e premiação 

Um dos destaques da programação será a II Mostra de Experiências da Assistência Farmacêutica do SUS Bahia, que premiará práticas exitosas de gestão, cuidado e inovação implementadas no estado. A primeira edição da mostra, realizada em 2023, foi considerada um marco ao revelar iniciativas locais que ampliaram o acesso, qualificaram a assistência e promoveram inovação no setor. 

Para Luiz Henrique d’Utra, superintendente de Assistência Farmacêutica da Sesab e presidente da Comissão Científica do COBAF.25, o evento é “fundamental para o fortalecimento da política pública de medicamentos e para a articulação entre os diversos atores do SUS”. Ele destaca que a Bahia tem buscado avançar de forma responsável, integrando ciência, gestão e participação social. 

Já o professor Charleston Ribeiro, presidente da SBPFAR e da Comissão Organizadora do Congresso, ressalta que o COBAF.25 se consolida como “um ambiente de convergência, onde diferentes vozes do SUS poderão dialogar, propor e construir caminhos concretos para garantir o acesso equitativo a medicamentos e tecnologias em saúde”. 

Fórum técnico e de articulação 

O Congresso reforça a necessidade de articulação interinstitucional em torno da assistência farmacêutica, tema que se tornou ainda mais central após a pandemia de Covid-19. O enfrentamento à emergência sanitária evidenciou a importância de políticas públicas robustas para garantir o acesso a medicamentos essenciais, bem como a necessidade de fortalecer a indústria nacional e as capacidades de regulação, distribuição e assistência no SUS. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas