Saúde
Governador realiza visita técnica à sede da Bahiafarma
Parceria com a empresa chinesa Hotgen fará estado avançar na produção de testes rápidos
O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da secretária da Saúde, Roberta Santana, realizou, nesta quarta-feira (21), uma visita técnica à sede da Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma), em Simões Filho. Na ocasião, Jerônimo conheceu o local onde será realizada a produção de testes rápidos para detecção de zika, dengue, covid-19, hepatites B e C, sífilis e malária. A visita fez parte do compromisso firmado pelo Governo do Estado, na China, para a parceria entre a Hotgen e a Bahiafarma, visando a produção com transferência de tecnologia.
“Conheci todas as instalações da Bahiafarma, mas aqui o objetivo central foi concluir uma etapa da parceria público-privada com o Ministério da Saúde e a empresa chinesa, Hotgen. Nós vamos ampliar a possibilidade com essa experiência e fortalecer a capacidade de produção e qualidade que a Bahiafarma tem”, acrescentou o governador. Jerônimo ainda pontuou que, nesta quarta-feira à noite, se reunirá virtualmente com representantes da Hotgen.
A empresa chinesa Hotgen Biotech é referência mundial no desenvolvimento e na produção de testes diagnósticos rápidos. A parceria será no âmbito do Programa de Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), ação do Ministério da Saúde que seleciona e financia projetos voltados ao desenvolvimento e produção de tecnologia em saúde. A linha de produção para fabricação de testes rápidos na Bahiafarma entregará ao SUS 25 milhões de testes por ano, podendo chegar a 75 milhões de testes anualmente, se operando em capacidade máxima, o que corresponde a 288 mil testes por dia.
A secretária da Saúde, Roberta Santana, destacou as estratégias para dar início à produção. “Hoje já conseguimos ver a produção das embalagens e, além disso, já apresentamos todo o estudo, o treinamento, a parte de capacitação, o processo de importação do equipamento para que a gente receba e possa, após a finalização dessa PDP, produzir”.
Os testes rápidos da Bahiafarma atenderão a todo o mercado nacional e já possuem registro na Anvisa. Além desses, a fundação deu entrada no pedido de registro de mais três produtos, que serão avaliados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). São testes de HIV, HTLV e um teste combinado, o Sífilis Duo.
Durante a visita, Jerônimo Rodrigues também conheceu o plano estratégico para reestruturação do Parque Fabril Bahiafarma e o panorama geral do Parque Industrial, além do cronograma de produção até 2038; a operacionalização da parceria Bahiafarma x Hotgen; e as perspectivas do projeto para a criação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em medicamentos da Bahiafarma (CPDIM-BF). Participaram também da vistoria o presidente da BahiaInveste, Paulo Guimarães; a presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes e outros representantes da indústria.
“A agenda foi excelente, o governador veio conhecer cada canto da BahiaFarma e eu acho que isso dá um peso muito grande nos nossos projetos. Temos 18 projetos de PDP em análise pelo Ministério da Saúde, cinco deles são da parceria para kits diagnósticos com a Hotgen”, disse a presidente Ceuci Nunes.
A Bahiafarma
A Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) é uma instituição vinculada à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e integra a administração pública indireta do Poder Executivo do Estado da Bahia. Bahiafarma é um laboratório farmacêutico público, filiado à Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil (ALFOB) e inserido na política nacional para o fortalecimento do Complexo Econômico- Industrial da Saúde (CEIS), ação considerada estratégica pelo Governo Federal para a soberania nacional e um dos vetores para o desenvolvimento econômico do Brasil.
Saúde
UTI do Hospital do Oeste recebe reconhecimento nacional por excelência em atendimento
Unidade em Barreiras conquista o Selo UTI Top Performer, concedido pela Epimed Solutions e pela AMIB
A Unidade de Terapia Intensiva II (UTI II) do Hospital do Oeste (HO), localizado em Barreiras, foi reconhecida nacionalmente com o Selo UTI Top Performer. A premiação, concedida pela Epimed Solutions, em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), destaca a qualidade da assistência prestada à população pelo complexo hospitalar, vinculado à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).
O selo reconhece unidades que aliam alto padrão técnico ao uso eficiente de recursos. Das 332 unidades certificadas em todo o Brasil, 75 pertencem à rede pública. O desempenho da UTI II do Hospital do Oeste foi avaliado ao longo de 2025, com base em critérios como tempo de permanência dos pacientes, taxa de mortalidade e, principalmente, a utilização adequada dos recursos disponíveis no setor.
Esses indicadores refletem diretamente na qualidade do atendimento e na efetividade do cuidado intensivo ofertado à população da região oeste da Bahia, reforçando o papel estratégico da unidade na rede estadual de saúde.
Para a líder geral do Hospital do Oeste, Marina Barbizan, o reconhecimento é resultado do empenho das equipes multidisciplinares, com destaque para os profissionais do setor assistencial, como enfermeiros, médicos e fisioterapeutas, além da atuação fundamental dos serviços e profissionais de apoio. “Essa avaliação expressa um modelo assistencial pautado em serviço especializado, monitoramento contínuo e atuação integrada das equipes”, afirmou.
Saúde
Hospital Materno-Infantil de Itaberaba terá investimento superior a R$ 46,6 milhões
Nova unidade vai ampliar a assistência à saúde materna e neonatal e fortalecer a rede regional de atendimento
A implantação do Hospital Materno-Infantil de Itaberaba contará com investimento superior a R$ 46,6 milhões, fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o município. A nova unidade vai fortalecer a assistência à saúde na região, com foco no cuidado de gestantes, mães e recém-nascidos.
Com 72 leitos, a estrutura inclui 10 leitos de UTI e cuidados neonatais, além de 41 leitos de internação destinados à emergência e ao parto. O hospital contará ainda com 11 leitos de emergência, cinco leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto) e cinco leitos no Centro de Recuperação Pós-Anestésica (CRPA). Estão previstas também três salas cirúrgicas, centro de imagem completo e auditório com capacidade para 50 pessoas.
“Cuidar das pessoas é a nossa prioridade, e a expectativa é de que, em menos de dois anos, esse hospital já esteja pronto. Quando investimos em saúde, garantimos atendimento mais rápido, mais eficiente e salvamos vidas”, destacou o governador.
A formalização do convênio será publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (27). Para a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, o equipamento integra uma estratégia mais ampla de fortalecimento da rede de atenção materno-infantil. “Esse projeto faz parte do nosso planejamento de expansão do programa Mãe Bahia, com foco no fortalecimento da assistência, especialmente no interior do estado, e na redução dos índices de mortalidade materna e infantil. Itaberaba e mais 14 municípios serão alcançados”, afirmou.
Para a servidora pública e mãe, Eliglecia Jesus da Silva, a chegada da unidade representa mais segurança para as mulheres. “Vamos nos sentir mais confiantes e acolhidas durante a gestação, sabendo que teremos um atendimento de qualidade. É algo muito importante para a cidade”, destacou.
Além do anúncio do hospital, o governador entregou uma ambulância e diversos equipamentos hospitalares para reforçar a rede municipal de saúde. Foram contempladas a Policlínica Municipal, o Hospital Geral de Itaberaba e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), que passam a contar com melhores condições de atendimento à população.
Durante a agenda, também foi autorizada a construção do novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) tipo 2, na sede do município, no âmbito do novo PAC, além da celebração de convênio para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Parque das Águas.
A rede de frio para vacinas foi ampliada, com a entrega de kits de imunização, kit pediátrico e kit parto, fortalecendo desde a atenção básica até os atendimentos de maior complexidade. O governador também visitou o Vacimóvel, iniciativa que amplia o acesso à vacinação em diferentes pontos da cidade.
Saúde
Bahia recebe mais de 1,3 milhão de doses da vacina contra a influenza e inicia campanha de 2026
Imunização começa oficialmente no Dia D, em 28 de março, diante do aumento de casos de síndromes respiratórias graves, especialmente entre crianças
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) recebeu, na última sexta-feira (20) e no sábado (21), a primeira remessa da vacina contra a influenza destinada à Campanha Nacional de Vacinação 2026. Ao todo, foram entregues 1.336.000 doses, cuja distribuição aos municípios já foi iniciada. O Dia D de mobilização nacional, que marca o início oficial da campanha, está marcado para o sábado, 28 de março.
Ao longo de toda a estratégia vacinal, a Bahia deverá receber 6.022.574 doses do imunizante.
A chegada das vacinas ocorre em um cenário epidemiológico que reforça a urgência da imunização. Levantamento semanal relacionado ao Código Internacional de Doenças (CID) da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), realizado pelo Serviço Estadual de Regulação (SER), aponta tendência de crescimento da demanda pediátrica em todo o estado.
As solicitações de leitos de UTI pediátrica, que somavam 55 na primeira semana de janeiro, chegaram a 141 no período entre 12 e 18 de março. No mesmo intervalo, os pedidos por leitos de enfermaria pediátrica subiram de 44 para 102. O cenário acende um alerta para a necessidade de intensificação das medidas de prevenção, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.
“A vacina contra a influenza é a forma mais eficaz de prevenção contra a doença e tem capacidade de reduzir agravamentos, internações e óbitos, além de aliviar a pressão sobre os serviços de saúde”, avalia a secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana. O imunizante integra o Calendário Nacional de Vacinação e é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A titular da Sesab reforça ainda a importância da imunização diante do atual contexto. “Vacinas salvam vidas. Neste momento, em que observamos aumento das solicitações por atendimento relacionado às síndromes respiratórias agudas graves, especialmente entre crianças, a imunização ganha ainda mais relevância. Estamos trabalhando com antecedência para garantir que as doses cheguem aos municípios e à população no tempo certo, porque cada pessoa vacinada representa mais proteção, menos risco de agravamento e menos pressão sobre a rede de saúde”, destaca Roberta Santana.
Distribuição em todo o estado
Os municípios que receberam o maior volume de doses nesta primeira remessa foram Salvador (204.120), Feira de Santana (58.310), Vitória da Conquista (25.840), Porto Seguro (24.490) e Camaçari (18.520). A distribuição segue critérios proporcionais ao tamanho do público-alvo de cada localidade.
Público-alvo da campanha
A campanha de vacinação contempla um amplo conjunto de grupos prioritários. Devem procurar os postos de vacinação:
- crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- pessoas com 60 anos ou mais;
- gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto);
- trabalhadores da saúde;
- professores da educação básica e do ensino superior.
Também fazem parte do público-alvo povos indígenas, comunidades quilombolas, pessoas em situação de rua, além de pessoas com comorbidades ou deficiência permanente. Caminhoneiros, motoristas e cobradores do transporte coletivo, trabalhadores portuários e dos Correios, profissionais das forças de segurança e das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas também estão incluídos.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários de rotina — crianças, gestantes e idosos a partir de 60 anos. Para isso, os municípios devem concentrar esforços no primeiro mês da campanha, com ações extramuros, vacinação em escolas, unidades de saúde, instituições de longa permanência e locais de grande circulação.
Vacina atualizada para 2026
A vacina influenza trivalente utilizada na campanha deste ano é produzida pelo Instituto Butantan e teve sua composição atualizada conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o hemisfério sul. O imunizante protege contra as cepas A/H1N1, A/H3N2 e B/Victoria.
A vacina é considerada segura, eficaz e pode ser administrada simultaneamente a outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.
-
Mês da Mulherhá 3 diasMarço Mulher 2026 amplia ações de cuidado, autonomia e enfrentamento à violência em territórios da Bahia
-
Culturahá 3 diasFestival Bahia de Todas as Cores reúne mais de 100 artistas e ocupa Salvador com arte urbana gratuita
-
Serviçoshá 2 diasSimm oferece 426 vagas para esta quinta-feira (26)
-
Culturahá 3 diasMuseu Geológico da Bahia amplia acervo com coleção exclusiva de meteoritos

