Segurança
Governador promove oito policiais e bombeiros militares a coronel
Ainda na ocasião, Jerônimo assinou a promoção de outros 240 oficiais para outros postos da corporação
Em mais uma ação de valorização dos profissionais da segurança pública, por seu desempenho e dedicação à sociedade baiana, o governador Jerônimo Rodrigues promoveu, na noite desta quinta-feira (5), seis oficiais da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e dois do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), ao posto de coronel. Ainda na ocasião, Jerônimo assinou a promoção de outros 240 oficiais para outros postos da corporação, que será publicada na edição desta sexta-feira (6), do Diário Oficial do Estado da Bahia.
“A Polícia Militar é uma instituição de 200 anos, madura, então estou convidando-os para conduzir a paz na Bahia. Oficiais que tem um currículo de peso, com bons serviços prestados e olham para a segurança pública de forma respeitosa. A sociedade baiana precisa da atuação firme desses profissionais na condição de coronéis, agora”, afirmou o governador.
Foram promovidos, durante encontro com Jerônimo, na governadoria, os policiais militares e tenentes-coronéis, Michel Alexander Guimarães, para o Comando Regional Leste; Maurício José Marinho, como diretor de Operações Integradas da SSP; Taylon Teixeira, como comandante regional da Região Metropolitana de Salvador (RMS); Elismar de Oliveira Leão, diretor de Auditoria e Finanças; José Luis Santos, Ouvidor e André Pereira Borges, superintendente de Telecomunicações. Do Corpo de Bombeiros, Jadilson Lopes, comandante de Segurança contra Incêndio e José Manoel Almeida, comandante Regional Sul.
Para o secretário da SSP, Marcelo Werner, essa é mais uma demonstração do compromisso do Governo do Estado com a segurança pública da Bahia. “São carreiras de diversos profissionais, homens e mulheres, alguns deles com mais de 35 anos de serviço público, dedicados à população baiana, que agora chegam ao mais alto posto. É um momento muito especial, de renovar os votos de compromisso, não só com a instituição, Polícia Militar e Bombeiro Militar, mas em especial para proteger e servir e ser sempre uma força a serviço do cidadão”.
A elevação de patente na PMBA para oficiais segue pelos postos de 2º Tenente, 1º Tenente, Capitão, Major, Tenente-Coronel, Coronel — e ocorre por meio de um sistema hierárquico baseado em critérios como tempo de serviço, mérito e ato de bravura. Este sistema define a autoridade e responsabilidade em uma organização policial, e afeta a cultura dentro da força policial. A progressão na carreira militar é regulamentada pelo Plano de Cargos e Carreiras dos Militares Estaduais.
Também estiveram presentes à solenidade, o vice-governador, Geraldo Júnior, o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner e os comandantes-gerais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, coronéis Antônio Carlos Silva Magalhães e Aloísio Mascarenhas Fernandes, respectivamente.
Segurança
Carga irregular de carvão é apreendida pela PM em Salvador
Diante da irregularidade, o material foi apreendido e encaminhado para as medidas administrativas e legais cabíveis
Guarnições da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) apreenderam, na manhã de sábado (25), cerca de 450kg de carvão vegetal que estavam sendo comercializados irregularmente na Ceasa, em Salvador.
A ação ocorreu durante fiscalização ambiental no centro, com o objetivo de coibir crimes relacionados à extração, ao transporte e ao comércio de produtos de origem florestal.
Durante a abordagem, foi constatado que o proprietário do material não possuía nota fiscal, nem o documento de origem florestal (DOF) obrigatório para o transporte e comercialização de carvão vegetal, conforme legislação ambiental vigente. A ausência de tais documentos impede a rastreabilidade do produto e pode indicar origem ilegal da madeira utilizada na produção.
Diante da irregularidade, o material foi apreendido e encaminhado para as medidas administrativas e legais cabíveis. O responsável foi conduzido a Central de Flagrantes para o registro da ocorrência.
Segurança
SSP e Detran realizam ‘Operação Desmonte’ em Feira de Santana
A ação educativa visa à legalização das lojas de comércio de peças veiculares com o Detran
Em operação conjunta com o objetivo de fiscalizar, orientar e instruir comerciantes de peças veiculares, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Departamento de Trânsito da Bahia (Detran) deflagraram a ‘Operação Desmonte’ na manhã desta quinta-feira (23), em Feira de Santana.
As equipes visitaram os estabelecimentos e enfatizaram a importância da atuação dos comerciantes se credenciarem no Detran para evitarem autuações, sanções e interdições das lojas.
Sem o credenciamento, os locais podem ser responsabilizados por receptação ou comercialização ilegal de peças. A medida também assegura a diminuição de roubos de veículos, pois garante a circulação de apenas peças legais no mercado.
As ações também foram realizadas em Salvador durante a semana, na região da Suburbana. Palestras e seminários serão ofertados pelo Detran para os empresários do ramo.
Segurança
Operação Primus desarticula rede criminosa e revela esquema bilionário
Ação coordenada pela Polícia Civil da Bahia expõe sofisticado esquema de adulteração de combustíveis e lavagem de dinheiro na Bahia
A Polícia Civil da Bahia deflagrou uma das maiores operações já realizadas no estado contra o crime organizado, a lavagem de dinheiro e a adulteração de combustíveis. Batizada de Operação Primus, a ação foi coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), com atuação simultânea em oito municípios baianos — incluindo Feira de Santana, Conceição do Jacuípe, Alagoinhas e Morro do Chapéu — além de ações nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Durante a operação, foram cumpridas 74 medidas judiciais, sendo 62 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão, que resultaram em nove pessoas presas, além da apreensão de armas de fogo, munições, veículos de luxo e equipamentos utilizados por criminosos. A Justiça autorizou o bloqueio e sequestro de mais de R$ 6,5 bilhões em bens, revelando a dimensão financeira do esquema criminoso, que teve como ponto de partida a adulteração de combustíveis.
A investigação, que durou cerca de um ano e meio, revelou uma rede complexa e sofisticada de lavagem de capitais, com ramificações em pelo menos três estados brasileiros. Cerca de 200 postos de combustíveis estão sob investigação por possível envolvimento no esquema.
O principal articulador da organização criminosa foi preso em um hotel no município de Lençóis, na Chapada Diamantina. Outras prisões ocorreram em Conceição de Feira, Feira de Santana, São Paulo e Rio de Janeiro.
Em pronunciamento oficial, o governador Jerônimo Rodrigues destacou os resultados da operação e a capacidade da Polícia Civil da Bahia em enfrentar o crime organizado. “Estamos desmontando as ações financeiras do crime organizado e enfraquecendo as suas estruturas. Mostramos a capacidade que a Polícia da Bahia tem de buscar informações por meio da Inteligência, com profissionais capacitados e equipamentos adquiridos através de investimentos do Governo do Estado. A Bahia não dará espaço ao crime organizado”, afirmou o chefe do Executivo estadual.
A Operação Primus segue em andamento, com novas diligências previstas e busca ativa pelos foragidos. Uma coletiva de imprensa está marcada para esta sexta-feira (17), às 11h30, na Sala Bahia pela Paz, no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença de autoridades envolvidas na força-tarefa.
-
Geralhá 2 diasSanta Inês celebra 101 anos com pacote de obras e investimentos de R$ 11 milhões
-
Serviçoshá 1 diaVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (28)
-
Segurançahá 2 diasCarga irregular de carvão é apreendida pela PM em Salvador
-
Economiahá 22 horasBahia lidera produção de energia eólica no Brasil

