Segurança
Governador promove oito policiais e bombeiros militares a coronel
Ainda na ocasião, Jerônimo assinou a promoção de outros 240 oficiais para outros postos da corporação
Em mais uma ação de valorização dos profissionais da segurança pública, por seu desempenho e dedicação à sociedade baiana, o governador Jerônimo Rodrigues promoveu, na noite desta quinta-feira (5), seis oficiais da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e dois do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), ao posto de coronel. Ainda na ocasião, Jerônimo assinou a promoção de outros 240 oficiais para outros postos da corporação, que será publicada na edição desta sexta-feira (6), do Diário Oficial do Estado da Bahia.
“A Polícia Militar é uma instituição de 200 anos, madura, então estou convidando-os para conduzir a paz na Bahia. Oficiais que tem um currículo de peso, com bons serviços prestados e olham para a segurança pública de forma respeitosa. A sociedade baiana precisa da atuação firme desses profissionais na condição de coronéis, agora”, afirmou o governador.
Foram promovidos, durante encontro com Jerônimo, na governadoria, os policiais militares e tenentes-coronéis, Michel Alexander Guimarães, para o Comando Regional Leste; Maurício José Marinho, como diretor de Operações Integradas da SSP; Taylon Teixeira, como comandante regional da Região Metropolitana de Salvador (RMS); Elismar de Oliveira Leão, diretor de Auditoria e Finanças; José Luis Santos, Ouvidor e André Pereira Borges, superintendente de Telecomunicações. Do Corpo de Bombeiros, Jadilson Lopes, comandante de Segurança contra Incêndio e José Manoel Almeida, comandante Regional Sul.
Para o secretário da SSP, Marcelo Werner, essa é mais uma demonstração do compromisso do Governo do Estado com a segurança pública da Bahia. “São carreiras de diversos profissionais, homens e mulheres, alguns deles com mais de 35 anos de serviço público, dedicados à população baiana, que agora chegam ao mais alto posto. É um momento muito especial, de renovar os votos de compromisso, não só com a instituição, Polícia Militar e Bombeiro Militar, mas em especial para proteger e servir e ser sempre uma força a serviço do cidadão”.
A elevação de patente na PMBA para oficiais segue pelos postos de 2º Tenente, 1º Tenente, Capitão, Major, Tenente-Coronel, Coronel — e ocorre por meio de um sistema hierárquico baseado em critérios como tempo de serviço, mérito e ato de bravura. Este sistema define a autoridade e responsabilidade em uma organização policial, e afeta a cultura dentro da força policial. A progressão na carreira militar é regulamentada pelo Plano de Cargos e Carreiras dos Militares Estaduais.
Também estiveram presentes à solenidade, o vice-governador, Geraldo Júnior, o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner e os comandantes-gerais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, coronéis Antônio Carlos Silva Magalhães e Aloísio Mascarenhas Fernandes, respectivamente.
Segurança
ANPD abre fiscalização contra Discord após caso envolvendo adolescente
Plataforma terá de prestar esclarecimentos sobre mecanismos de proteção a crianças e adolescentes; investigação apura possíveis falhas na prevenção de conteúdos nocivos
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) instaurou, nesta sexta-feira (7), um processo de fiscalização contra a plataforma Discord para investigar possíveis falhas na proteção de crianças e adolescentes. A medida foi motivada por informações relacionadas à morte de uma adolescente de 13 anos, ocorrida em 22 de julho, em um episódio que teria sido transmitido ao vivo pela plataforma.
De acordo com o despacho que deu início ao procedimento, a ANPD vai apurar se o Discord deixou de cumprir obrigações previstas no Estatuto Digital da Criança e do Adolescente (ECA Digital), especialmente no que se refere à adoção de medidas para prevenir e reduzir a exposição de menores a conteúdos relacionados à automutilação e ao suicídio.
Entre os pontos que serão analisados estão a existência de mecanismos eficazes de verificação de idade, a remoção de conteúdos considerados irregulares e a comunicação de situações de risco às autoridades competentes, exigências previstas na legislação voltada à proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital.
Em nota, a ANPD informou que o Discord terá cinco dias úteis para apresentar esclarecimentos sobre as ferramentas e procedimentos utilizados para prevenir e combater violações graves contra esse público. A agência também destacou que as infrações investigadas podem resultar em multas de até R$ 50 milhões.
No mesmo dia, representantes da Advocacia-Geral da União (AGU) se reuniram com integrantes da plataforma para discutir medidas de reforço na verificação de idade dos usuários e na proteção de crianças e adolescentes. Mais cedo, o advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou que o órgão deverá ingressar com uma ação judicial solicitando a retirada do Discord do ar.
O caso que motivou a fiscalização também é objeto de investigação da Operação Lívia, conduzida pela Polícia Civil de Mato Grosso do Sul com apoio técnico do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. A operação apura a atuação de grupos suspeitos de incentivar jovens a práticas de autolesão e outros comportamentos de risco em ambientes virtuais.
Fonte: Agência Brasil
Segurança
Bahia pela Paz amplia ações em Juazeiro com novo Coletivo e futuro centro comunitário
Iniciativas do Governo do Estado incluem atendimento a jovens em situação de vulnerabilidade, integração das forças de segurança e implantação de equipamento social
O município de Juazeiro, no Norte da Bahia, recebeu nesta quarta-feira (5) um conjunto de ações do programa Bahia pela Paz, voltadas à promoção da segurança cidadã, da cultura da paz e da inclusão social. A programação contemplou a inauguração de um novo equipamento de atendimento comunitário, reuniões estratégicas sobre segurança pública e uma visita técnica às obras de um futuro centro de serviços voltado à população em situação de vulnerabilidade.
A principal ação do dia foi a abertura do Coletivo Bahia pela Paz, instalado no bairro Alagadiço. O espaço passa a oferecer atendimento psicossocial, atividades esportivas e culturais, qualificação profissional e ações direcionadas a adolescentes e jovens entre 12 e 29 anos, além de suporte às famílias acompanhadas pelo programa.
A iniciativa tem como foco a prevenção da violência por meio da ampliação de oportunidades educacionais, sociais e de desenvolvimento pessoal para populações em situação de maior vulnerabilidade social e econômica.
Integração das instituições de segurança
A agenda também contou com uma reunião do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública do Ministério Público, reunindo representantes das forças de segurança municipais, estaduais e federais, além de integrantes do Sistema de Justiça.
Durante o encontro, foram discutidos temas relacionados ao cenário da segurança pública em Juazeiro, bem como estratégias conjuntas para fortalecer a prevenção da violência, ampliar a proteção da população e integrar a atuação dos diversos órgãos envolvidos.
Futuro Centro Comunitário pela Vida
As atividades foram encerradas com uma visita técnica conduzida pelo secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, ao local onde será implantado o Centro Comunitário pela Vida (Convive).
O equipamento ampliará a oferta de serviços públicos e atividades voltadas à cidadania, incluindo esporte, lazer, qualificação profissional, mediação de conflitos, atendimento às mulheres, assistência social e consultórios médicos.
Com investimento superior a R$ 10 milhões, a estrutura terá capacidade para atender aproximadamente 600 famílias por mês.
O Convive foi concebido dentro das diretrizes da Política Nacional de Segurança Pública e do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e integra as ações estratégicas do programa Bahia pela Paz.
Quando entrar em funcionamento, o centro atuará de forma articulada com o Coletivo Bahia pela Paz, ampliando o acesso da população a políticas públicas, serviços essenciais e oportunidades de inclusão social, com foco especial nas comunidades mais vulneráveis do município.
Segurança
Seis suspeitos morrem em confronto com policiais em Una
Integrantes de facção teriam atacado equipes das polícias Militar e Civil durante ação no bairro da Sucupira; líder do tráfico local estaria entre os suspeitos
Equipes das polícias Militar e Civil localizaram, na terça-feira (4), seis integrantes de uma facção criminosa no bairro da Sucupira, em Una, no sul da Bahia. Durante a ação, os suspeitos teriam reagido à abordagem e entrado em confronto com os agentes.
De acordo com as forças de segurança, os militares realizavam patrulhamento ostensivo na região quando identificaram o grupo. Ao perceber a aproximação das guarnições, os suspeitos teriam efetuado disparos contra os policiais, dando início ao confronto.
Após a troca de tiros, seis homens foram encontrados feridos. Eles chegaram a ser socorridos para uma unidade de saúde da região, mas não resistiram aos ferimentos.
Segundo a polícia, entre os suspeitos estava um homem apontado como líder do tráfico de drogas na localidade.
Durante a operação, foram apreendidos cinco revólveres, uma submetralhadora e uma arma de fabricação artesanal. Os policiais também encontraram porções de maconha, cocaína e crack, além de frascos de lança-perfume.
A ação integrada foi realizada por equipes da 71ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), da Polícia Civil.
Todo o material apreendido foi encaminhado para os procedimentos legais e a ocorrência foi registrada pelas autoridades competentes.
-
Eleições 2026há 3 diasJerônimo, Wagner e Rui reúnem mais de 70 prefeitos em Salvador
-
Serviçoshá 3 diasSimm oferece 364 vagas de emprego para sexta-feira (7)
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta sexta-feira (7)
-
Eleições 2026há 3 diasBand Bahia transmite debate ao Governo da Bahia neste domingo (9)
