SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cultura

Funceb e BTCA oferecem diversos cursos no Mês da Dança

Modalidades de dança são oferecidas para públicos de todas as idades, experiências e gostos

Publicado

em

Até o final de abril – Mês da Dança - a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBA), está oferecendo diversos
Foto: Lucas Malkut / Ascom Funceb

Até o final de abril – Mês da Dança – a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb/SecultBA), está oferecendo diversos cursos para diferentes idades, corpos e gostos. A Escola de Dança, em especial, segue sendo seu grande polo de difusão da linguagem, na busca por democratizar o acesso à dança e valorizar a expressão corporal como forma de arte e inclusão social.

Nesta semana estão sendo oferecidas, no Largo Quincas Berro D’Água, a aula de “Dancehall” com Dricca Bispo, na quarta (16), das 18h30 às 20h30, com entrada aberta ao público. Na quinta (17), a aula é “Vivência: o samba que se multiplica”, com Acotirene Lopes; dia 24 (quinta), será a aula aberta “A dança dos Orixás: suas lendas e musicalidade”, com Jusa Ventura. Na programação, terá ainda “Dança Afrobrasileira”, com Tati Campêlo, dia 29 de abril (terça). Para participar é preciso ter no mínimo 15 anos.

Já no dia 25 de abril, sexta-feira, a Escola de Dança realiza o 1º Encontro do Núcleo de Estudos em Danças Afro-Brasileiras – AGÔ 2025, que irá debater a pesquisa “Estudo do Movimento na Dança Afro-Brasileira”, uma investigação da presença e afirmação do corpo negro na dança, destacando sua potência estética, expressiva e simbólica.

O encontro contará com a presença da professora Conceição Castro, mestra em Educação pela UFBA, e das mestras pesquisadoras do Grupo Onundê, Tânia Bispo, Edileuza Santos, Leda Ornellas e Sueli Ramos. O grupo surgiu nos anos 80, na Escola de Dança da UFBA, em um período de efervescência cultural marcado pelo fortalecimento dos blocos afros, da música e da dança negra em Salvador. É aberto ao público.

A Escola também estará na Semana da Dança 2025, promovida pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus Jequié, nos dias 28 e 29 de abril. No evento, serão ofertadas oficina de Dança Afro, com a professora Nildinha Fonseca, oficina de Pagode Baiano, com a professora Luciana Costa. Terá, ainda, oficina de Ballet Clássico, com o professor Eberth Vinícius e oficina de Dança Moderna com o professor Robson Portela. As ações são gratuitas.

ANÚNCIO

E celebrando o Dia da Dança (29 de abril), o Núcleo de Extensão em Amaralina realizará apresentações de Balé Clássico, com Ed. Pureza, às 10h e Dança Contemporânea com Deny Silva, às 15h. A programação contará também com a participação do grupo Neojibá.

Cursos Livres

Diariamente, a Escola de Dança segue até o final do ano ofertando os Cursos Livres, com 37 modalidades. São aulas para pessoas a partir de 15 anos, com ou sem experiência em dança, de segunda a sábado, em horários diferentes. O investimento é de R$100 mensais ou R$40 (aula avulsa), com pagamento direto ao professor ou professora responsável no dia da aula. Dentre as modalidades disponíveis estão Afrobeats, Street Jazz, Dança Charme, Pole Dance Circus, Vogue Femme, Dança Afro-Brasileira.

BTCA

O Balé Teatro Castro Alves também integra a celebração do mês Internacional da Dança, com uma programação especial e gratuita. Com 15 vagas por turma, as Aulas Abertas oferecem gratuitamente técnicas de Balé Clássico, Danças Afro-brasileiras e Alongamento, realizadas na Sala Carlos Moraes, no Espaço Xisto Bahia (Barris).

No dia 24 de abril, será realizada a aula “Investigação de Movimento – CORPOVOZ”, com o bailarino Paullo Fonseca, às 13h15. E a programação seguinte, com vagas ocupadas por ordem de chegada (entrada das 13h00 às 13h15):

  • 16/4 (qua) – Aula de Danças Afro-brasileiras com Agnaldo Fonseca
  • 23/4 (qua) – Aula de Danças Afro-brasileiras com Agnaldo Fonseca
  • 25/4 (sex) – Aula de Alongamento com Dina Tourinho

Todas as aulas são para pessoas de nível intermediário e avançado.

Quarta que Dança

O Quarta que Dança, desde 1998, se configura como um importante projeto de difusão da produção atual de dança na Bahia, no propósito de dar visibilidade a atuações de diversos formatos pela cidade e interior do estado. Está previsto para ser a retomado no segundo semestre de 2025.

ANÚNCIO

Agricultura

Governo da Bahia reforça agricultura familiar com investimentos em Lapão e Jussari 

Ações da CAR/SDR incluem requalificação de agroindústria, mecanização agrícola e obras de infraestrutura para fortalecer a produção rural e gerar renda no interior do estado

Publicado

em

uma série de entregas e autorizações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar nos municípios de Lapão e Jussari.

O Governo do Estado da Bahia realizou, neste fim de semana, uma série de entregas e autorizações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar nos municípios de Lapão e Jussari. As ações foram executadas por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e envolvem investimentos em agroindustrialização, mecanização agrícola e infraestrutura rural. 

No município de Lapão, localizado no Território de Identidade de Irecê, foi entregue, neste sábado (9), a requalificação da Unidade de Beneficiamento de Mandioca do distrito de Aguada Nova. A iniciativa beneficia inicialmente 35 famílias agricultoras e fortalece a produção de derivados da mandioca na região. 

A agroindústria passou a contar com um novo sistema semiautomatizado, que amplia a capacidade produtiva e permite a diversificação dos itens fabricados. A unidade terá capacidade para beneficiar cerca de 15 toneladas de raízes de mandioca por ano e produzir até 18 toneladas anuais de fécula, ampliando a geração de renda e o acesso a novos mercados. 

A presidente da Associação de Mulheres em Ação de Aguada Nova (AMAN), Luciana Alexandre, destacou a expectativa de crescimento da produção e da comercialização. “Atualmente, a associação conta com 32 sócias e já comercializa produtos em mercados locais, no PNAE estadual e em municípios vizinhos. Com a requalificação da unidade, a expectativa é ampliar ainda mais a produção e alcançar novos mercados. Produzimos biscoito avoador tradicional, de pimenta e de queijo, além de brevidade de rapadura, sequilho de maracujá, broa de milho e pão de aipim. Esse investimento fortalece o trabalho das mulheres da comunidade e amplia nossa renda”, afirmou. 

Ainda em Lapão, o Governo do Estado autorizou a construção de um Mercado de Carne no distrito, equipamento que vai garantir melhores condições de comercialização, segurança alimentar e mais estrutura para comerciantes e consumidores da região. Os investimentos contribuem para a agregação de valor à cadeia produtiva da mandioca, a geração de renda, o fortalecimento da economia local e a permanência das famílias no campo. 

ANÚNCIO
Mais entregas em Jussari

No município de Jussari, foram entregues uma caçamba e um trator com implementos agrícolas, durante ato realizado na Câmara de Vereadores. Os equipamentos vão beneficiar cerca de 160 famílias agricultoras de comunidades rurais, proporcionando melhores condições de trabalho, aumento da produtividade e fortalecimento da produção agrícola local. 

Durante a agenda no município, o Governo do Estado também autorizou, por meio da CAR/SDR, a construção de uma ponte que ligará as comunidades Lionel Batista e Agenor Barreto. A obra vai melhorar o deslocamento das famílias e facilitar o escoamento da produção agrícola, contribuindo para a mobilidade rural e o desenvolvimento econômico local. 

Continue Lendo

Cultura

Orquestra do Neojiba encerra maior turnê de grupo brasileiro na China

Concerto de gala em Shenzhen marca intercâmbio cultural e educacional e reforça a música como política pública de inclusão social

Publicado

em

realizada por um grupo brasileiro na China. Com um concerto de gala no Shenzhen Concert Hall, a Orquestra do Neojiba (Núcleos Estaduais

A Bahia consolidou, nesta terça-feira (5), a projeção internacional de uma de suas principais políticas públicas de formação cultural com o encerramento da maior turnê já realizada por um grupo brasileiro na China. Com um concerto de gala no Shenzhen Concert Hall, a Orquestra do Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) levou ao cenário global a força da música como instrumento de inclusão social, educação e valorização da cultura baiana.

Com um repertório que incluiu clássicos brasileiros como Corcovado, Tico-Tico no Fubá e Aquarela do Brasil, a turnê passou por cidades estratégicas como Pequim, Xi’an e Tianjin, consolidando um intercâmbio cultural e educacional de grande alcance. Sob regência de Ricardo Castro, a orquestra apresentou o programa Música das Américas, reunindo obras de Heitor Villa-Lobos, George Gershwin e Arturo Márquez.

A identidade baiana ganhou destaque especial com a obra de Jamberê Cerqueira, compositor e coordenador pedagógico do Neojiba, que promove um diálogo simbólico entre o berimbau e a formação orquestral, traduzindo a essência educativa e inovadora do programa.

Política pública prioritária do Governo do Estado da Bahia, executada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) por meio de contrato de gestão com o Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM), o Neojiba utiliza a prática musical coletiva como ferramenta de transformação social e já impactou milhares de crianças, adolescentes e jovens em todo o estado.

A passagem da orquestra por palcos chineses encerrou um ciclo de diplomacia cultural que conectou a ancestralidade artística da Bahia à vanguarda da inovação chinesa. A iniciativa integra as comemorações do Ano Brasil–China e reforça o papel da cultura como ponte entre nações, ampliando a presença internacional da Bahia no circuito da música de concerto.

ANÚNCIO
Visita ao complexo industrial da BYD

Como desdobramento da agenda oficial, os músicos e o maestro Ricardo Castro visitam, nesta quarta-feira (6), a sede global da BYD, em Shenzhen. O encontro simboliza o fortalecimento da parceria institucional e o diálogo entre inovação tecnológica e desenvolvimento social mediado pela cultura.

O presidente da BYD no Brasil, Tyler Li, avaliou a iniciativa como um passo importante na aproximação entre os países. “Mais do que uma turnê musical, construímos uma estrada de mão dupla: levamos a alma do Brasil ao Oriente e trouxemos para nossos jovens uma visão de futuro sem fronteiras”, afirmou.

NEOJIBA

Criado em 2007, o Neojiba já alcançou mais de 42 mil crianças, adolescentes e jovens em toda a Bahia. O programa conta com 13 núcleos — incluindo o Núcleo Central, em Salvador, três Núcleos Territoriais em Feira de Santana, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista, além de nove Núcleos de Prática Musical. Atualmente, atende mais de 2.360 integrantes e beneficia indiretamente mais de 6 mil pessoas por meio de ações e parcerias.

Continue Lendo

Cultura

Cozinha Itinerante capacita 200 mulheres cozinheiras em Salvador 

Ações de inteligência contra as facções e medidas transversais do Bahia Pela Paz foram ampliadas em todo o território baiano

Publicado

em

Começam nesta quarta-feira (6) e seguem até sexta-feira (8), em Salvador (BA), as ações do projeto Cozinha Itinerante,
Fotos: Divulgação

Começam nesta quarta-feira (6) e seguem até sexta-feira (8), em Salvador (BA), as ações do projeto Cozinha Itinerante, com a chef Adriana Saldanha. A iniciativa de formação em gastronomia profissional será realizada em uma tenda instalada no estacionamento do Atacadão Cajazeiras, no bairro Fazenda Grande II, e vai atender 200 mulheres cozinheiras que atuam com alimentação em suas comunidades e na merenda escolar da rede pública de ensino. 

Totalmente gratuita, a formação é patrocinada pelo Grupo Carrefour Brasil e ministrada pela chef Adriana Saldanha. Com três dias de atividades, o projeto tem como objetivos capacitar e sensibilizar mulheres cozinheiras, empreendedoras e fazedoras de cultura para a atuação profissional com alimentos; qualificar práticas de cozinha; fortalecer o olhar sobre a comida como cultura e educação; além de valorizar a gastronomia local, a alimentação escolar e o turismo cultural e gastronômico. 

Durante a programação, serão promovidas trocas de conhecimentos sobre técnicas da gastronomia profissional — do corte ao empratamento, da preparação ao manuseio de insumos — com foco na melhoria do preparo, da comercialização e no impacto positivo sobre o empreendedorismo feminino e a geração de renda. 

Para a chef Adriana Saldanha, “a Cozinha Itinerante busca unir a técnica aos saberes tradicionais, qualificar as práticas de cozinha e fortalecer o protagonismo e o empreendedorismo femininos na culinária. Tudo isso entendendo a comida como território, cultura, patrimônio, educação e sustentabilidade”. 

O projeto é realizado pelo Instituto Mpumalanga, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura – Governo do Brasil, com patrocínio do Grupo Carrefour Brasil. A iniciativa conta ainda com apoio do Atacadão Cajazeiras e do Governo do Estado da Bahia, por meio das secretarias estaduais de Políticas para as Mulheres, da Educação e da Assistência e Desenvolvimento Social. As inscrições para o público-alvo estão sendo realizadas pelas secretarias estaduais, por meio de formulário on-line, no link: https://forms.gle/FHViycH1p1VWEkjF7 

ANÚNCIO

O estacionamento do Atacadão Cajazeiras, localizado em um dos maiores complexos habitacionais da América Latina, foi escolhido para a montagem da estrutura da Cozinha Itinerante: uma grande tenda rosa que abriga a cozinha móvel da chef Adriana, instalada em um food truck, além de bancadas para aulas práticas sobre cortes, uso de ingredientes frescos, noções de empratamento, preparos e degustações comentadas. Monitores de vídeo exibem detalhes das receitas preparadas, em diálogo com as cursistas, ressaltando técnicas, tempos de cocção, ingredientes e saberes de diferentes territórios culturais. 

Nesta etapa, o projeto recebe como convidada especial a chef Kalymaracaya, a primeira chef de cozinha indígena do Brasil, pertencente ao povo Terena, do Mato Grosso do Sul. A chef Kaly participa da programação apresentando elementos da culinária indígena e destacando a importância da preservação dos saberes culinários dos povos originários, com atividades na tarde da quarta-feira (6) e na manhã da quinta-feira (7). 

Os conteúdos do curso incluem: receitas brasileiras e cozinha de memória; comida como fator cultural; culinária e patrimônio imaterial; empreendedorismo gastronômico a partir dos saberes tradicionais; cacau de origem e seus usos na produção de bolos artesanais; frutas na gastronomia; seletividade alimentar e compostagem. As cursistas receberão certificado presencial e serão matriculadas na plataforma de ensino a distância da Cozinha Itinerante, com acesso a 120 horas de conteúdos complementares. 

Segundo Julia Santos, gerente de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil, “o Grupo Carrefour Brasil apoia iniciativas que geram impacto positivo e duradouro nas comunidades. Acreditamos que a alimentação é um importante vetor de transformação social e, ao apoiar a Cozinha Itinerante, contribuímos para a formação, geração de renda e valorização dos saberes locais, conectando cultura, educação e sustentabilidade”. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas