Cultura
Franklin Carvalho e Marcus Borgón inauguram coleção de novelas da Villa Olívia
Os autores presenteiam o leitor com uma série de textos inéditos que têm como mote a releitura de fábulas, lendas, contos infantis e mitos

A proposta é apresentar ao público uma série de textos inéditos que tenham como mote a releitura de fábulas, lendas, contos infantis e mitos (inclusive da cultura pop), adotando para eles um olhar singular onde não se tenha receio de contradizer ou maldizer aquilo que já está consolidado no imaginário popular, onde o escritor ouse “trair a tradição”.
Outro detalhe interessante, presente na iniciativa, é que a fonte de inspiração de cada autor só será revelada no final da leitura, lançando, desse modo, um lúdico desafio aos leitores para a descoberta de sua origem. Os dois primeiros títulos da série serão “Folhas do inverno passado”, de Marcus Borgón, e “Noite bruta”, de Franklin Carvalho.
Folhas do inverno passado: essa é uma história ambientada no final do século XX na Bahia, mais precisamente nas cidades de São Félix e Itaparica. Nela, dois jovens irmãos relatam seus desejos e angústias após o falecimento do patriarca da família. Eles remontam sua genealogia com ruminações ora afáveis, ora ressentidas, enquanto levantam, de modo involuntário, dúvidas sobre os caminhos a traçar.
Noite bruta: é narrado por um padre de uma pequena vila, situada num lugar remoto do país. Ele, além de cuidar dos deveres eclesiásticos do ofício, é responsável pela administração do cemitério local. Sua paz termina quando lhe é revelado um crime. Aqui, Franklin Carvalho volta a um dos temas de sua preferência: os mistérios envolvendo “a vida” dos mortos.
Sobre os autores
Franklin Carvalho é autor do romance “Céus e Terra” (Record, 2016), vencedor do Prêmio Nacional de Literatura do Sesc e do Prêmio São Paulo de Literatura. Lançou diversos livros; entre eles, “Onde eu estava com a minha cabeça” (Patuá, 2022), com crônicas publicadas no jornal “A Tarde”, de Salvador, e o romance “Tesserato – A tempestade a caminho” (Noir, 2023).
Marcus Borgón publicou textos em periódicos e coletâneas. É autor da novela “O Pênalti Perdido” (P55, 2016) e do livro de crônicas “O que Sobrou do Mundo” (Villa Olívia, 2022).
Serviço
- O quê: Lançamento da Coleção Mal Dita com os livros: “Noite bruta” de Franklin Carvalho e “Folhas do inverno passado” de Marcus Borgón.
- Quando: 11 de janeiro (sábado), às 15h
- Onde: Cervejaria ArtMalte (Rua Feira de Santana, 354, Rio Vermelho – Salvador/BA)
- Quanto: R$ 50,00 (cada)
Agronegócio
Expoagro Canavieiras destaca produção agropecuária da região
A feira, iniciada na última quinta-feira (11), movimenta a cidade até domingo (14), com uma vasta programação

Canavieiras vive dias de festa e oportunidades com a realização da 1ª Expoagro, que movimenta a cidade até o próximo domingo (14). A feira, iniciada na última quinta-feira (11), no Areal, na Avenida Himério Cavalcante, conta com o apoio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), e reúne em um só espaço a força da agricultura, pecuária, turismo e comércio local.
No próximo sábado (13), o secretário da Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo, estará na exposição, representando o governador Jerônimo Rodrigues, quando visitará os expositores e acompanhará a programação do evento, que marca uma nova trajetória da agropecuária realizada na região.
Na ocasião, produtores, comerciantes, entidades do setor e representantes da sociedade civil de toda a Bahia e de outros estados têm a oportunidade de fortalecer o intercâmbio de experiências e a valorização da cultura e economia, que se destaca na produção de cacau, frutas e na pecuária bovina.
Programação
O público confere atrações como rodeio, exposição de maquinário agrícola, concurso de marcha, feira de agricultura familiar, cavalgada, palestras e cursos, leilão, rodeio, shows musicais, espaço gastronômico, apresentações culturais, feiras de artesanato e de negócios, além de desfiles de comitivas e da Rainha da ExpoAgro.
Agricultura
Cidadania Rural traz dignidade para famílias de quatro municípios baianos
A iniciativa registrou 1.304 atendimentos em Palmas de Monte Alto, Paratinga, Pedrão e Cícero Dantas

O Cidadania Rural registrou, entre os dias 27 de agosto e 05 de setembro, 1.304 atendimentos em quatro municípios baianos, ampliando o acesso a serviços de documentação e inclusão social no meio rural. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), coordenada pela Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF/SDR), aconteceu em Palmas de Monte Alto, Paratinga, Pedrão e Cícero Dantas.
Entre os dias 27 e 30 de agosto, a ação foi realizada em Paratinga, na Comunidade Lavadeira, e em Palmas de Monte Alto, na Associação de Pequenos Produtos Rurais de Sisnandes. Foram registrados 902 atendimentos, entre emissão e regularização de CPF, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e Carteira de Identidade Nacional (CIN), além de orientações sobre o Selo da Agricultura Familiar (SIPAF) e crédito rural.
Além desses serviços, o mutirão também contou com consultas e fornecimento de cópia de Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), e emissão e desbloqueio de Contrato de Concessão de Uso (CCU). Para Vitaline, moradora de Paratinga, o projeto foi “de suma importância para nós, trabalhadoras rurais. Agradecemos por não precisar estar nos deslocando da nossa cidade, para poder estar retirando nossos documentos”.
Em Paratinga e Palmas de Monte Alto, a ação foi realizada em parceria com a Receita Federal, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Instituto de Identificação Pedro Mello, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e os bancos Nordeste, Brasil e a Caixa Econômica Federal.
Já entre os dias 01 e 05 de setembro, o Cidadania também passou pelos municípios de Pedrão e Cícero Dantas, com emissão de CIN, CAF e ID Jovem, e apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e do programa Bahia Sem Fome.
A atividade em Pedrão aconteceu na Associação Rural Cultural dos Remanescentes de Quilombo, enquanto, em Cícero Dantas, o projeto vou realizado durante a 5ª Feira Territorial da Agricultura Familiar, no Centro de Comercialização de Produtos Típicos, com programação voltada à agricultura familiar, à agroecologia e ao fortalecimento das redes regionais. Respectivamente, foram registrados 153 e 249 atendimentos, garantindo documentos essenciais para a população rural e quilombola.
“O Cidadania Rural está se consolidando como instrumento de geração de oportunidades para a população rural da Bahia. Descentralizar o acesso à documentação básica fora do eixo urbano é estratégico, é transversal, é exercitar fortemente a cidadania, é garantia de direitos para quem mais precisa”, destacou o superintendente de Agricultura Familiar, Euzimar Carneiro.
O programa reforça o compromisso do Governo da Bahia em promover inclusão social e cidadania, fortalecendo a agricultura familiar e ampliando o acesso a serviços essenciais nos territórios rurais do estado.
Agricultura
Abertas inscrições para a 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar
O evento acontecerá no Parque Costa Azul, em Salvador, entre os dias 10 e 14 de dezembro de 2025

Estão abertas, até 10 de outubro de 2025, as inscrições para a participação de organizações produtivas da Bahia na 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES), que acontecerá no Parque Costa Azul, em Salvador, entre os dias 10 e 14 de dezembro de 2025.
O edital pode ser acessado em www.sdr.ba.gov.br ou www.car.ba.gov.br. As inscrições são destinadas a Entidades Proponentes que representarão o conjunto de empreendimentos, coletivos ou individuais, pertencentes a agricultores familiares, assentados de programas de reforma agrária, povos e comunidades tradicionais e economia solidária, dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.
Já consagrado no calendário baiano, o evento, em sua 16ª edição, vai contar com duas praças gastronômicas, feira agroecológica, Tendas Indígena, Quilombola e de Artesanato, shows, uma área temática com tema “Caminhos da Roça” e muito mais. Ele reúne e sintetiza os resultados da agricultura familiar e economia solidária no Estado, proporcionados principalmente pelos investimentos do Governo, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
A feira é organizada pela SDR, por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-BA) e com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
-
Infraestruturahá 3 dias
Trens do VLT do Subúrbio passam por últimos ajustes técnicos e operacionais
-
Economiahá 3 dias
Startups do Hub da Construção levam inovação ao Seminário Imobiliário do CRECI
-
Serviçoshá 2 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (11)
-
Infraestruturahá 2 dias
Obra do VLT do Subúrbio garante participação popular e geração de oportunidades