Ícone do site Bahia Pra Você

Franklin Carvalho e Marcus Borgón inauguram coleção de novelas da Villa Olívia  

descoberta de sua origem. Os dois primeiros títulos da série serão "Folhas do inverno passado", de Marcus Borgón, e "Noite bruta",

A proposta é apresentar ao público uma série de textos inéditos que tenham como mote a releitura de fábulas, lendas, contos infantis e mitos (inclusive da cultura pop), adotando para eles um olhar singular onde não se tenha receio de contradizer ou maldizer aquilo que já está consolidado no imaginário popular, onde o escritor ouse “trair a tradição”. 

Outro detalhe interessante, presente na iniciativa, é que a fonte de inspiração de cada autor só será revelada no final da leitura, lançando, desse modo, um lúdico desafio aos leitores para a descoberta de sua origem. Os dois primeiros títulos da série serão “Folhas do inverno passado”, de Marcus Borgón, e “Noite bruta”, de Franklin Carvalho.  

Folhas do inverno passado: essa é uma história ambientada no final do século XX na Bahia, mais precisamente nas cidades de São Félix e Itaparica. Nela, dois jovens irmãos relatam seus desejos e angústias após o falecimento do patriarca da família. Eles remontam sua genealogia com ruminações ora afáveis, ora ressentidas, enquanto levantam, de modo involuntário, dúvidas sobre os caminhos a traçar.  

Noite bruta: é narrado por um padre de uma pequena vila, situada num lugar remoto do país. Ele, além de cuidar dos deveres eclesiásticos do ofício, é responsável pela administração do cemitério local. Sua paz termina quando lhe é revelado um crime. Aqui, Franklin Carvalho volta a um dos temas de sua preferência: os mistérios envolvendo “a vida” dos mortos.  

Sobre os autores 

Franklin Carvalho é autor do romance “Céus e Terra” (Record, 2016), vencedor do Prêmio Nacional de Literatura do Sesc e do Prêmio São Paulo de Literatura. Lançou diversos livros; entre eles, “Onde eu estava com a minha cabeça” (Patuá, 2022), com crônicas publicadas no jornal “A Tarde”, de Salvador, e o romance “Tesserato – A tempestade a caminho” (Noir, 2023).  

Marcus Borgón publicou textos em periódicos e coletâneas. É autor da novela “O Pênalti Perdido” (P55, 2016) e do livro de crônicas “O que Sobrou do Mundo” (Villa Olívia, 2022).  

Serviço 
Sair da versão mobile