SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Carnaval 2024

Fiscalização de acesso às zonas dos circuitos começa nesta quinta (8)

Publicado

em

A fiscalização eletrônica do acesso de veículos às zonas de restrição no entorno dos circuitos do Carnaval, por meio dos 15 portais instalados
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

A fiscalização eletrônica do acesso de veículos às zonas de restrição no entorno dos circuitos do Carnaval, por meio dos 15 portais instalados pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), tem início nesta quinta-feira (8) e segue até a madrugada da Quarta-feira de Cinzas (14). A restrição é diária, sempre de 13h do dia em curso até as 5h do dia seguinte. No período oposto, das 5h às 13h, as vias são liberadas para todos os veículos.

Para evitar engano, os condutores poderão contar com um recurso informativo luminoso antes de ultrapassar os portais. Haverá letreiros que indicarão ao motorista se seu veículo tem permissão de acesso ou não. Quando houver, uma luz verde acenderá ao lado da palavra OK. Quando não, uma luz vermelha indicará proibição, ao lado da expressão NÃO OK.

“Os portais de fiscalização eletrônica são importantes aliados da cidade no período do Carnaval. Usamos a tecnologia em favor da organização do trânsito na região da festa, o que beneficia o fluxo de veículos em toda a cidade, reduzindo substancialmente o impacto em outras localidades, como ficou demonstrado em 2023”, lembrou o superintendente da Transalvador, Décio Martins.

A penalidade para quem cometer a infração de acesso não autorizado nos horários indevidos é de multa no valor de R$130,16, e quatro pontos na carteira de habilitação. Ônibus e táxis têm acesso permitido pela via exclusiva. Transportes por aplicativo e mototáxis não podem ultrapassar os portais, tendo pontos de embarque e desembarque em locais específicos.

Portais e subzonas

É importante ressaltar que os portais só podem ser acessados por moradores de determinadas subzonas, especificadas no adesivo. Pelo Portal 1, têm acesso os moradores das subzonas 5, 6 e 9. Acessam, pelo portal 2, os moradores da subzona 8. Pelo portal 3, têm acesso aqueles com adesivos das subzonas 6 e 7.

ANÚNCIO

Acessa os portais 6 e 8 quem tem adesivo das subzonas 6 e 7. Os moradores com adesivos das subzonas 2, 4, 6 e 7 podem acessar o portal 7. Já o portal 14, acessam somente aqueles com adesivos da subzona 11.

Pelos portais 4, 5, 9, 10, 11, 12, 13 e 15 podem passar os moradores das subzonas 1, 2 e 3.

Para acesso à subzona 12, a fiscalização é feita por barreiras com agentes de trânsito, que ficam no Vale do Canela x acesso ao viaduto Menininha do Gantois e na Rua Basílio da Gama x Avenida Reitor Miguel Calmon (via marginal – rotatória), atrás do Hospital das Clínicas. O mapa completo pode ser acessado no link https://mobilidadenocarnaval.salvador.ba.gov.br/transito/zonas-de-restricao/.

Locais com portão eletrônico de acesso:
  1.  Avenida Oceânica x Travessa Bartolomeu de Gusmão – Sentido Ondina
  2.  Avenida Milton Santos x Próximo à Rua Professor Edgar Mata – Sentido Orla
  3.  Rua Ranulfo de Oliveira x Rua Manoel Espinheira – Sentido Ondina
  4.  Rua Professor Martagão Gesteira x Rua Djalma Ramos – Sentido Deocleciano Barreto
  5.  Rua Manuel Barreto x Rua Doutor Antônio Rocha – Sentido Barra
  6.  Avenida Centenário x Rua Juiz Rosalvo Torres – Sentido Rua Plínio Moscoso
  7.  Avenida Centenário x próximo à Semeve – Sentido Orla
  8.  Avenida Centenário x Rua Professor Sabino Silva – Sentido Ondina
  9.  Rua da Graça x Rua Oito de Dezembro – Sentido Avenida Princesa Isabel
  10.  Avenida Centenário x Próximo à Rua Deocleciano Barreto – Sentido Shopping Barra
  11.  Avenida Sete de Setembro x Próximo Aliança Francesa – Sentido Porto da Barra
  12.  Avenida Princesa Isabel x Rua Oscar Carrascosa – Sentido Barra
  13.  Rua Professor Lemos de Brito x Cézar Zama – Sentido Rua Afonso Celso
  14.  Rua Banco dos Ingleses x Rua Gamboa Cima – Sentido Campo Grande
  15.  Rua Manoel Barreto x Rua Djalma Ramos – Sentido Shopping Barra

Carnaval 2024

Setur inicia promoção do São João da Bahia

Publicado

em

escolha da Bahia no Carnaval e fazendo o convite para que eles retornem no São João, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA)
Foto: Eduardo Bastos/SeturBA

Em agradecimento aos turistas pela escolha da Bahia no Carnaval e fazendo o convite para que eles retornem no São João, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) realizou, na Quarta-feira de Cinzas (14), no aeroporto e na rodoviária de Salvador, a ação promocional “Até Breve”. A iniciativa seguiu, nesta quinta-feira (15), com banda de forró e dançarinos, que interagem com passageiros nacionais e do exterior, durante o embarque, em clima de festa junina.

“Queremos mostrar que, além do Carnaval, a Bahia possui outra grande festa popular, rica em cultura e tradição. O nosso São João é o maior do Brasil, que acontece em mais de 400 municípios baianos”, explicou a coordenadora do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), Tatiana Harfush.

“É a quinta vez que venho à Bahia. Adorei o Carnaval e deu vontade de conhecer o São João baiano. Soube que é uma festa romântica, com dança sensual”, relatou a aposentada francesa Nicole Clement, de 65 anos.

“O Carnaval foi bom demais. Eu nunca passei o São João na Bahia, mas depois dessa apresentação animada, que me surpreendeu, estou disposto a aceitar o convite para voltar, em junho”, pontuou empresário André Pegorer, 40 anos, de Curitiba.

“A Bahia tem o melhor Carnaval do mundo. A energia é indescritível. Vi muito policiamento e nenhuma briga. Não conheço os festejos juninos daqui, mas esse show de forró no embarque é um convite sedutor”, afirmou a professora universitária Lílian de Freitas, 47 anos, de São Paulo.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Carnaval 2024

Baianos e turistas aproveitam Arrastão da Quarta de Cinzas

Publicado

em

Arrastão da Quarta-feira de Cinzas. Idealizado por Carlinhos Brown, que fechou o desfile, o evento contou com os trios de
Foto: Joka O. Gueiros / Secom PMS 

Mesmo com o sol forte em Salvador, cidadãos e turistas aproveitaram a Quarta-Feira de Cinzas para se despedir do Carnaval 2024 no tradicional Arrastão da Quarta-feira de Cinzas. Idealizado por Carlinhos Brown, que fechou o desfile, o evento contou com os trios de Bell Marques, Léo Santana e Danniel Vieira. 

Ao som de “Diga que Valeu”, o cantor Bell Marques deu o pontapé ao desfile, seguido de Léo Santana, que relembrou “Mamoeiro”, sucesso da banda Parangolé, de onde foi vocalista. 

Homenagem 

Mais uma vez homenageando os agentes de limpeza, o sertanejo Danniel Vieira foi a terceira atração. “Deu tudo certo neste Carnaval. Sobrou um restinho de voz e a gente conseguiu estar aqui mais uma vez mostrando a pluralidade da folia e homenageando os agentes, que arrumam a nossa bagunça e merecem muito”, declarou. Entre os convidados, Kart Love e Guga Meyra, da banda Duas Medidas, além de Rafique, da banda Mambolada. 

Ancestralidade 

“Onda do mar me levou e eu resisti”. Desta forma, Brown iniciou seu desfile após chegar em cortejo com os Zárabes ao Farol da Barra para iniciar sua passagem no Arrastão, por volta das 11h. 

“Sou ancestralidade, sou Ilê Aiyê e era necessário fazer o grito afro, porque existiu Mãe Hilda. O Ilê me acolheu e ao coletivo axé music para que ele existisse. O Ilê também acolhe a cidade”, disse o artista, após o padê, abrindo os caminhos e lembrando que, neste ano, o homenageado do arrastão é Neguinho do Samba, falecido em 2009. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Carnaval 2024

Unidos da Viradouro é a grande campeã do Rio

Foi o terceiro título da escola. O último havia sido em 2020

Publicado

em

A escola de samba Unidos da Viradouro é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro de 2024. No ano em que a Marquês de Sapucaí
Fotos: Reprodução/Instagram

A escola de samba Unidos da Viradouro é a campeã do Carnaval do Rio de Janeiro de 2024. No ano em que a Marquês de Sapucaí comemora o 40ª aniversário, a Viradouro teve o melhor desempenho entre as 12 escolas de samba carioca do Grupo Especial: 270 pontos. Foi o terceiro título da escola. O último havia sido em 2020.

Esse ano, havia uma tensão quanto ao resultado final, antes mesmo da divulgação das notas. No início da apuração, Jorge Perlingeiro, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), organizadora do Grupo Especial, disse que estava em análise recurso apresentado pela Grande Rio, Imperatriz, Mocidade e Beija-Flor contra a Viradouro. Elas pediram para a escola ser punida com a perda de 0,5 ponto por uma irregularidade na comissão de frente. A alegação é que o limite de 15 integrantes visíveis durante a apresentação foi ultrapassado. Mas como a Viradouro ficou 0,7 ponto à frente da segunda colocada, nem o recurso, caso seja aprovado, poderá tirar o título da escola.

Com um samba que homenageia o culto ao vodum serpente, que nasceu na Costa ocidental da África, a Unidos da Viradouro foi a última escola a entrar na Sapucaí na segunda-feira (12), o segundo dia de desfiles. As outras cinco melhores colocadas foram, nessa ordem: Imperatriz Leopoldinense, Grande Rio, Salgueiro, Portela e Vila Isabel. Elas se juntam à Viradouro para o Desfile das Campeãs, que acontece no Sambódromo, no próximo sábado (17). Com 264,9 pontos, a Porto da Pedra foi rebaixada e vai disputar a Série Ouro em 2025.

Continue Lendo

Mais Lidas