Agricultura
Feira Agroecológica gera renda e transforma vidas em Iaçu
A feira oferece uma grande variedade de produtos direto da produção rural local

No município de Iaçu, no território Piemonte do Paraguaçu, a economia local foi fortalecida com a Feira Agroecológica, que acontece na Praça dos Ferroviários, no centro da cidade. Os benefícios não são apenas materiais, mas também de transformação de vidas. A história do agricultor familiar, Inaldo Oliveira Santana, exemplifica o sucesso da comercialização de produtos por meio da feira.
“A feira tem sido uma grande oportunidade para divulgar nossos produtos. A cada dia, conseguimos atrair mais clientes. Antes, eu trabalhava como pedreiro, mas agora só me dedico à produção de ovos de galinha no sítio”, comentou. A produção de ovos do agricultor foi viabilizada após a chegada de 20 kits de avicultura no município, uma entrega realizada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com o Consórcio Chapada Forte.
Além dos ovos, a feira agroecológica de Iaçu oferece uma grande variedade de produtos direto da produção rural local, como frutas, verduras, farinha, requeijão, bolos, caldo de aipim e muito mais. Paulo Cézar Silistrino, agricultor e cooperado da Cooperativa Agropecuária dos Agricultores Familiares de Iaçu (Coopafiaçu), uma das organizadoras da feira, destaca a importância dessa iniciativa para o município.
“Com a feira, conseguimos vender nossos produtos a preços mais acessíveis aqui na cidade. É uma vantagem, pois garante uma renda que antes não tínhamos. Hoje, conseguimos até contratar mão-de-obra para ajudar nas plantações, o que antes era bem difícil”, afirmou Paulo.
A transformação econômica no município é confirmada pela secretária de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Iaçu, Micherlanne Ferraz. “O impacto dessa feira vai muito além da geração de renda. Ela fortalece a economia local, amplia as oportunidades para os agricultores familiares e impulsiona o desenvolvimento socioeconômico da região. Além disso, consolida-se como um espaço de valorização da produção local e do consumo consciente, estimulando a sustentabilidade e o crescimento do setor agrícola em Iaçu”, ressaltou.
A Feira Agroecológica de Iaçu acontece todas as quartas-feiras, das 7h às 12h, na Praça dos Ferroviários, no centro do município.
Agricultura
Cidadania Rural traz dignidade para famílias de quatro municípios baianos
A iniciativa registrou 1.304 atendimentos em Palmas de Monte Alto, Paratinga, Pedrão e Cícero Dantas

O Cidadania Rural registrou, entre os dias 27 de agosto e 05 de setembro, 1.304 atendimentos em quatro municípios baianos, ampliando o acesso a serviços de documentação e inclusão social no meio rural. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), coordenada pela Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF/SDR), aconteceu em Palmas de Monte Alto, Paratinga, Pedrão e Cícero Dantas.
Entre os dias 27 e 30 de agosto, a ação foi realizada em Paratinga, na Comunidade Lavadeira, e em Palmas de Monte Alto, na Associação de Pequenos Produtos Rurais de Sisnandes. Foram registrados 902 atendimentos, entre emissão e regularização de CPF, Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e Carteira de Identidade Nacional (CIN), além de orientações sobre o Selo da Agricultura Familiar (SIPAF) e crédito rural.
Além desses serviços, o mutirão também contou com consultas e fornecimento de cópia de Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), e emissão e desbloqueio de Contrato de Concessão de Uso (CCU). Para Vitaline, moradora de Paratinga, o projeto foi “de suma importância para nós, trabalhadoras rurais. Agradecemos por não precisar estar nos deslocando da nossa cidade, para poder estar retirando nossos documentos”.
Em Paratinga e Palmas de Monte Alto, a ação foi realizada em parceria com a Receita Federal, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Instituto de Identificação Pedro Mello, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e os bancos Nordeste, Brasil e a Caixa Econômica Federal.
Já entre os dias 01 e 05 de setembro, o Cidadania também passou pelos municípios de Pedrão e Cícero Dantas, com emissão de CIN, CAF e ID Jovem, e apoio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e do programa Bahia Sem Fome.
A atividade em Pedrão aconteceu na Associação Rural Cultural dos Remanescentes de Quilombo, enquanto, em Cícero Dantas, o projeto vou realizado durante a 5ª Feira Territorial da Agricultura Familiar, no Centro de Comercialização de Produtos Típicos, com programação voltada à agricultura familiar, à agroecologia e ao fortalecimento das redes regionais. Respectivamente, foram registrados 153 e 249 atendimentos, garantindo documentos essenciais para a população rural e quilombola.
“O Cidadania Rural está se consolidando como instrumento de geração de oportunidades para a população rural da Bahia. Descentralizar o acesso à documentação básica fora do eixo urbano é estratégico, é transversal, é exercitar fortemente a cidadania, é garantia de direitos para quem mais precisa”, destacou o superintendente de Agricultura Familiar, Euzimar Carneiro.
O programa reforça o compromisso do Governo da Bahia em promover inclusão social e cidadania, fortalecendo a agricultura familiar e ampliando o acesso a serviços essenciais nos territórios rurais do estado.
Agricultura
Abertas inscrições para a 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar
O evento acontecerá no Parque Costa Azul, em Salvador, entre os dias 10 e 14 de dezembro de 2025

Estão abertas, até 10 de outubro de 2025, as inscrições para a participação de organizações produtivas da Bahia na 16ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES), que acontecerá no Parque Costa Azul, em Salvador, entre os dias 10 e 14 de dezembro de 2025.
O edital pode ser acessado em www.sdr.ba.gov.br ou www.car.ba.gov.br. As inscrições são destinadas a Entidades Proponentes que representarão o conjunto de empreendimentos, coletivos ou individuais, pertencentes a agricultores familiares, assentados de programas de reforma agrária, povos e comunidades tradicionais e economia solidária, dos 27 Territórios de Identidade da Bahia.
Já consagrado no calendário baiano, o evento, em sua 16ª edição, vai contar com duas praças gastronômicas, feira agroecológica, Tendas Indígena, Quilombola e de Artesanato, shows, uma área temática com tema “Caminhos da Roça” e muito mais. Ele reúne e sintetiza os resultados da agricultura familiar e economia solidária no Estado, proporcionados principalmente pelos investimentos do Governo, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
A feira é organizada pela SDR, por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-BA) e com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA).
Agricultura
Governo oferece suporte técnico gratuito para produtores rurais na Expofeira
Governo oferece suporte técnico gratuito para produtores rurais na Expofeira

Produtores rurais que visitarem a 46ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana encontram no estande do Governo da Bahia apoio técnico especializado e gratuito. Os serviços incluem orientações sobre qualidade alimentar, defesa agropecuária e projetos de aquicultura, oferecidos pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) no Parque de Exposições João Martins da Silva.
“É um espaço que celebra a tradição e a inovação do campo. As famílias se divertem, os produtores trocam conhecimento e o público tem acesso a novas tecnologias e práticas do setor. O Governo da Bahia está comprometido em ampliar oportunidades e apoiar o desenvolvimento rural em todo o estado”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
No estande do Centro Estadual de Tecnologia Agropecuária da Bahia (Cetab), os produtores conhecem técnicas que garantem a qualidade e a segurança dos alimentos que moderniza a produção e aumenta a competitividade. Já no espaço da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), são realizados cursos e apresentadas ações de fiscalização e defesa do setor, além de destacar a conquista que tornou a Bahia livre da febre aftosa sem vacinação.
Para o secretário da Seagri, Pablo Barrozo, o estande reforça o papel da Expofeira no fortalecimento do agronegócio baiano. “É um espaço que reúne ciência, tecnologia e troca de experiências, aproximando produtores, comerciantes e visitantes do que há de melhor no setor agropecuário”, afirmou.
No espaço da Bahia Pesca, as famílias participam de experiências interativas, com demonstrações de criação de camarões e tilápias. O estande também apresenta o Projeto Fênix, que capacita internos do sistema prisional em piscicultura, unindo ressocialização e geração de renda. “Nosso objetivo é mostrar como o governo apoia de forma integrada todos os elos da cadeia produtiva”, concluiu Barrozo.
O estande do Governo da Bahia permanece aberto até o dia 14, no horário da Expofeira, oferecendo uma oportunidade única para produtores e famílias conhecerem de perto as ações do governo para o setor do campo. Com 180 mil m² de área, a Expofeira reúne aproximadamente mil animais distribuídos em galpões e baias, leilões, feira de agronegócios, competições e programação cultural.
-
Serviçoshá 3 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (11)
-
Turismohá 3 dias
Encontro nacional de Enfermagem reúne 10 mil participantes em Salvador
-
Infraestruturahá 3 dias
Obra do VLT do Subúrbio garante participação popular e geração de oportunidades
-
Serviçoshá 2 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta sexta-feira (12)