SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Política

Estado inaugura mais uma escola de tempo integral em Jequié

O novo laboratório de análises clínicas e o bloco administrativo do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) também foi entregue

Publicado

em

O governador Jerônimo Rodrigues deu início a uma série de entregas e anúncios para Jequié e cidades vizinhas, nesta quinta-feira (10).
Foto: Matheus Landim/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues deu início a uma série de entregas e anúncios para Jequié e cidades vizinhas, nesta quinta-feira (10). Neste primeiro dia na cidade, onde cumpre outras agendas até sábado (12), duas obras públicas nas áreas de saúde e educação foram inauguradas. O novo laboratório de análises clínicas e o bloco administrativo do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), além da obra de ampliação e modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral de Jequié foram entregues à população.

“Meu secretariado de governo está todo aqui em Jequié. Até o fim de semana, nós vamos fazer um bom balanço de entregas de escolas para essa turma jovem, coisa que eu não tive; de laboratório para o Hospital Prado Valadares, entregas de casas, de delegacia, pavimentação. Então é uma agenda cheia não só para Jequié, mas para toda a região”, compartilhou o chefe do executivo baiano sobre o planejamento para a cidade do Sudoeste baiano.

No HGPV foram investidos, através da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), mais de R$ 2 milhões em melhorias estruturais e para aquisição de equipamentos. O novo laboratório, que recebeu recursos da ordem de R$ 748 mil, e o bloco administrativo, mais R$ 1 milhão, foram reformados para ampliar a capacidade de atendimento aos pacientes. Para Fabiana Nery, coordenadora de psicologia da unidade de saúde, o núcleo, que já conta com 27 psicólogos, terá ferramentas melhores para garantir a humanização em todos as fases do acolhimento.

“A gente acompanha todos os pacientes. Então, o Estado teve um olhar sensibilizado para humanizar todo o serviço do hospital. São salas mais amplas, mais computadores, tudo para melhorar a estrutura, não só para os assistidos, mas para a gente também, enquanto profissional”, analisou.

Segundo a secretária da Saúde, Roberta Santana, essa é a entrega apenas da primeira etapa de uma obra de mais de R$ 12 milhões, que tem no planejamento a reforma da hemodinâmica, da recepção principal, da administração, das enfermarias e a ampliação do ambulatório e do centro de ensino.

ANÚNCIO

“Nesta etapa, a gente tira o laboratório de dentro do hospital e traz para uma área apartada. Isso qualifica a assistência na parte laboratorial. Na parte administrativa também teremos uma área específica de nutrição, de epidemiologia. É uma grande obra, a expectativa é que a gente faça cateterismo, angioplastia e possa ampliar a assistência, completando em 100% a capacidade do Prado Valadares na alta complexidade”, destacou.

Na ocasião, a Sesab também entregou uma ambulância, que vai servir à assistência do Hospital Geral Prado Valadares. O governador Jerônimo Rodrigues ainda acompanhou a vistoria das obras da segunda etapa do projeto, que contempla o ambulatório da unidade.

Educação de tempo integral

O Colégio Estadual de Tempo Integral de Jequié, conhecido como o antigo Polivalente e que funciona há 60 anos, em Jequiézinho, foi ampliado e modernizado, com um aporte de R$ 11,4 milhões da Secretaria da Educação (SEC). Foram implantadas 10 novas salas de aula, vestiário, teatro com capacidade para 200 pessoas, campo de futebol society com pista de atletismo, cobertura da quadra poliesportiva e reforma da estrutura.

“Essa escola é muito especial. Ela é um padrão antigo de Polivalente, tem expertise em educação profissional e tecnológica no eixo da saúde, com bons resultados dos nossos estudantes, com professores excepcionais. A gente sabe que a estrutura física é importante, então agora, além de bons professores, os estudantes vão ter uma escola completa para ampliar ainda mais a capacidade de aprendizagem deles”, enfatizou.

O colégio tem educação profissional e tecnológica nas áreas de Análises Clínicas, Saúde Bucal, Enfermagem, Nutrição e Dietética. Estudantes como Isabele Silva, que cursa Análises Clínicas, vê no ensino integral uma oportunidade de expansão de conhecimentos e motivação.

ANÚNCIO

“Eu acompanhei muitas mudanças no colégio, tanto na parte da educação, quanto na parte estrutural e tudo foi muito bom pra gente, que é do técnico também. Isso nos motiva a continuar”, celebrou a estudante.

Ao todo serão R$ 9,4 bilhões destinados pela Educação para as escolas de ensino integral. Já foram construídas 77 novas escolas, 39 ampliadas e 55 modernizadas em toda a Bahia.

Durante a agenda institucional em Jequié, o governador vai entregar até sábado (12), obras de pavimentação, colégio de ensino integral, delegacia e equipamentos de saúde. Além de anunciar outros investimentos em áreas como urbanização, desenvolvimento rural, saúde, abastecimento de água e segurança, para o município.

Política

Governo da Bahia investe R$ 45,5 milhões e amplia ações em Riacho de Santana

Entregas e autorizações abrangem educação, infraestrutura, saúde, segurança alimentar e desenvolvimento rural

Publicado

em

saúde e segurança alimentar marcaram a agenda do Governo do Estado neste sábado (20), em Riacho de Santana, no sudoeste baiano.
Foto: Raí Vitor/GOVBA

Inaugurações e entregas nas áreas de educação, infraestrutura, agricultura, saúde e segurança alimentar marcaram a agenda do Governo do Estado neste sábado (20), em Riacho de Santana, no sudoeste baiano. Com investimentos superiores a R$ 45,5 milhões, o governador Jerônimo Rodrigues também autorizou novas obras, assinou ordens de serviço e entregou veículos, equipamentos e máquinas destinados ao fortalecimento dos serviços públicos e ao desenvolvimento da produção rural no município.

“Cada obra entregue aqui representa mais oportunidades para a população. Estamos investindo em educação, infraestrutura, abastecimento de água, saúde, segurança alimentar e desenvolvimento rural porque acreditamos que o crescimento dos municípios passa pela melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirmou o governador.

Com uma estrutura moderna e R$ 7 milhões em investimentos, o Colégio Estadual de Tempo Integral Sinésio Costa, que atende quase mil estudantes, passa a contar com salas de aula climatizadas, restaurante estudantil, teatro, quiosque de leitura, jardim, laboratório de informática e quadra coberta. A nova estrutura foi comemorada pela estudante Raiany Stefane de Jesus, 17 anos, do 3º ano do ensino médio. “Agora estudamos em um ambiente mais confortável. O auditório foi o espaço de que mais gostei porque podemos realizar apresentações, palestras e reuniões com os estudantes”, contou.

O assessor especial da Secretaria da Educação, Manoel Calazans, anunciou mais uma novidade: “Essa escola já é muito bem cuidada e bonita, mas, até 2028, vamos entregar uma nova Sinésio Costa, com 24 salas e toda a infraestrutura padrão das escolas de tempo integral do Estado. A elaboração do projeto já está em andamento”.

Ainda na área da educação, o governador autorizou a licitação para a construção de uma unidade Pró-Infância tipo “B”, no povoado de Laguna; cedeu um ônibus escolar para a Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (Aecofaba); e autorizou o repasse de recursos para Escolas Família Agrícola (EFA).

ANÚNCIO
Mobilidade urbana e infraestrutura

“Essa rua aqui não era muito transitada devido ao número de buracos. Ninguém conseguia fazer uma caminhada porque era terra pura. Com essa pavimentação, ficou bem melhor ir para o trabalho, fazer atividade física e as crianças ainda podem brincar em segurança”, relatou a técnica de enfermagem Maria Rita Santos Rodrigues, 46 anos, durante a entrega da pavimentação da travessia urbana da BR-430, no âmbito do Programa Bahia em Movimento, da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra).

A intervenção contemplou três quilômetros de pavimentação, com investimento de R$ 2,5 milhões. Também foram entregues quatro quilômetros de pavimentação nas passagens urbanas dos povoados de Laguna e Santa Rita.

O secretário da Seinfra, Saulo Pontes, informou que o investimento total em infraestrutura no município já ultrapassa R$ 100 milhões. “Assinamos, ainda, ordens de serviço para a pavimentação dos acessos da BR-430 aos povoados de Santana e Santa Rita, obras que somam R$ 21,2 milhões. Há um ano, também entregamos a estrada de 36 quilômetros que liga Riacho de Santana a Matina”, destacou.

Segurança alimentar

Em parceria com o município, o Governo do Estado, por meio do Programa Bahia Sem Fome, entregou a Cozinha Comunitária de Riacho de Santana, com investimento superior a R$ 500 mil. A unidade passará a distribuir 400 refeições prontas por dia, cinco vezes por semana, para pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.

“Já investimos em 505 cozinhas comunitárias em todo o estado, atendendo 101 mil pessoas diariamente. São R$ 140 milhões para combater a fome e promover a segurança alimentar”, enfatizou o coordenador-geral do programa, Tiago Pereira.

ANÚNCIO
Desenvolvimento rural e saúde

Na área de desenvolvimento rural, foram inauguradas a requalificação da Unidade de Beneficiamento de Mandioca, na comunidade de Pau Branco, a 20 quilômetros da sede; e a Unidade de Beneficiamento de Mel, na comunidade do Espraiado. Também foi entregue um trator com implementos agrícolas para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Alecrim e Adjacências, além de 200 caixas d’água com capacidade para 500 litros.

Foi celebrado, ainda, convênio para a execução da primeira e da segunda etapas da cobertura da feira livre da sede, além da autorização para licitação de passagens molhadas nas comunidades de Serra I e Barreiro da Grama.

Em parceria com o Governo Federal, foi autorizada a publicação de licitação para a construção de abatedouros e frigoríficos de aves em Riacho de Santana e Tremedal, com investimento estimado em R$ 10 milhões.

Na área da saúde, foram entregues ambulâncias, veículos administrativos, equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de mobiliário e aparelhos destinados ao Hospital Municipal e à Maternidade Amália Coutinho.

Também foram inaugurados sistemas simplificados de abastecimento de água nas localidades do Assentamento Brejo de São José e de Grama, beneficiando cerca de 600 moradores e ampliando o acesso à água de qualidade nas comunidades rurais.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Política

Matéria da revista Piauí expõe supostas relações entre Daniel Vorcaro e ACM Neto

Reportagem publicada em 18 de junho detalha encontros, repasses financeiros e bastidores envolvendo empresário investigado e figuras da política

Publicado

em

Publicado no site da revista Piauí em 18 de junho, o texto “No idioma de Rasputin — Tradutores para prostitutas russas e outras
Foto: Reprodução

Publicado no site da revista Piauí em 18 de junho, o texto “No idioma de Rasputin — Tradutores para prostitutas russas e outras extravagâncias das festas infinitas de Daniel Vorcaro, o homem acusado de enriquecer com o dinheiro finito dos aposentados” lançou novos holofotes sobre as relações entre o empresário Daniel Vorcaro e figuras conhecidas da política nacional.

A reportagem está disponível em: https://piaui.uol.com.br/web/daniel-vorcaro-festas-extravagancias-prostitutas-trancoso/

Entre os nomes mencionados está o do ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto. Segundo a Piauí, empresas ligadas ao político teriam recebido mais de R$ 5 milhões em consultorias e repasses atribuídos a Vorcaro.

A matéria também afirma que ACM Neto esteve entre os frequentadores da propriedade do empresário em Trancoso, no sul da Bahia, descrita pela revista como cenário de festas luxuosas, com voos particulares, hospedagens exclusivas, produtos importados e a presença de prostitutas russas, para as quais teriam sido contratados tradutores.

De acordo com a publicação, ACM Neto tentou inicialmente evitar que seu nome fosse incluído na reportagem. Posteriormente, em manifestação enviada à revista, confirmou que esteve na propriedade de Vorcaro.

ANÚNCIO

O caso amplia o debate sobre as relações do empresário com integrantes da política e do empresariado, em meio às investigações que envolvem o Banco Master e seus negócios, conforme detalhado na reportagem da Piauí.

Continue Lendo

Política

Ubatã recebe mais de R$ 38 milhões em investimentos do Governo da Bahia

Entrega de escola integral, requalificação do mercado municipal e novos projetos impulsionam economia e serviços públicos

Publicado

em

Ubatã, no sul da Bahia, vive um período de transformação. Nesta quinta-feira (18), o Governo do Estado anunciou investimentos
Foto: Raí Vitor/GOVBA

Ubatã, no sul da Bahia, vive um período de transformação. Nesta quinta-feira (18), o Governo do Estado anunciou investimentos superiores a R$ 38 milhões, com entregas e autorizações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população e ao fortalecimento do município. Entre os destaques estão a modernização do colégio de tempo integral e a reforma e ampliação do Mercado Municipal.

Durante as entregas, o governador Jerônimo Rodrigues destacou o compromisso com a interiorização dos investimentos. “A Bahia que queremos construir passa pelo fortalecimento dos municípios. Quando entregamos uma escola desse porte, estamos garantindo oportunidades para a juventude. Quando entregamos um mercado municipal requalificado, estamos fortalecendo a economia local e, quando autorizamos novas obras, estamos preparando o futuro”, afirmou.

Com investimento de R$ 12,7 milhões, o Colégio Estadual de Tempo Integral de Ubatã passou a contar com uma estrutura moderna, equipada com teatro para 200 pessoas, restaurante estudantil, laboratórios, piscina semiolímpica, campo society, pista de salto e quadra poliesportiva coberta. A unidade amplia as oportunidades de formação para mais de 500 estudantes da rede estadual. O município também recebeu um novo ônibus escolar rural, ampliando o acesso dos alunos às unidades de ensino.

A estudante Sara Vaz, de 16 anos, que cursa o 2º ano do ensino médio, comemorou a nova estrutura. “Nunca pensei que estudaria em uma escola assim, completa. Passamos o dia inteiro aqui, com todas as refeições e tudo de qualidade. Estou muito mais motivada”, contou.

A agenda incluiu ainda a inauguração da reforma e ampliação do Mercado Municipal de Ubatã. Com investimentos superiores a R$ 4,3 milhões, o espaço foi totalmente reestruturado e passa a oferecer melhores condições para comerciantes, produtores rurais e consumidores. O equipamento conta agora com 120 boxes comerciais, distribuídos entre açougues, confecções, praça de alimentação e setor de hortifrúti, fortalecendo o comércio e a geração de renda no município.

ANÚNCIO

Para impulsionar ainda mais a atividade econômica, o Governo do Estado entregou 180 novas bancadas para a feira livre, ampliando a estrutura de comercialização de produtos da agricultura familiar e de pequenos comerciantes locais.

Na zona rural, foi inaugurada a Unidade Simplificada de Beneficiamento de Frutas da comunidade Barreiro. Com capacidade para processar até 30 toneladas por ano, o equipamento beneficia diretamente agricultores familiares e fortalece a produção de doces, polpas e frutas desidratadas, agregando valor à produção agrícola da região.

“Há um casamento perfeito entre produção, agregação de valor e comercialização. Estamos entregando uma agroindústria que fortalece a agricultura familiar e um mercado municipal requalificado que amplia as oportunidades de venda. Assim geramos renda, movimentamos a economia local e valorizamos uma das maiores riquezas da Bahia”, afirmou o presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro.

Infraestrutura, conectividade e saúde

Outro avanço importante foi a entrega da nova sinalização viária da sede municipal, resultado de investimentos de R$ 870 mil na implantação de placas, semáforos e sinalização horizontal, aumentando a segurança de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Também foi autorizada a informatização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) no município.

A população passou a contar ainda com mais conectividade, com a implantação de um novo ponto do programa Conecta Bahia no bairro Londrina, ampliando o acesso gratuito à internet e promovendo inclusão digital.

ANÚNCIO

Na área da saúde, foram entregues três ambulâncias, um veículo administrativo e um aparelho portátil de ultrassonografia, reforçando a rede municipal de atendimento.

Novos investimentos autorizados

Além das entregas, o governador autorizou novos investimentos para Ubatã. Entre eles estão a celebração de convênio para a construção de uma nova escola municipal de ensino fundamental em tempo integral, com quadra poliesportiva, a aquisição de equipamentos para a Creche Municipal Professora Ana Carolina Leal Lopes, obras de pavimentação e drenagem urbana e ações voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar, por meio do programa Parceiros da Mata.

Continue Lendo

Mais Lidas