SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Política

Estado fortalece segurança hídrica e desenvolvimento rural em Buritirama

O governo estadual também autorizou a cessão de um trator com implementos agrícolas e um tanque pipa, para apoio à agricultura

Publicado

em

acesso à água potável em diversas localidades do município. A visita marca um importante avanço para o desenvolvimento
Foto: Wuiga Rubini/GOVBA

Nesta quinta-feira (8), o governador Jerônimo Rodrigues esteve em Buritirama, no Oeste baiano, para inaugurar um conjunto de obras e ações que reforçam a agricultura familiar e o acesso à água potável em diversas localidades do município. A visita marca um importante avanço para o desenvolvimento da cidade, com investimentos que ultrapassam os R$ 14 milhões.

Foram entregues diversos sistemas de abastecimento de água, que beneficiarão dezenas de comunidades rurais, reforçando a segurança hídrica. O investimento total da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS) e da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento (Cerb) é superior a R$ 3,9 milhões, para atender 1236 moradores das localidades Altamira, Contra Feira de Fora, Fazenda Bela Vista, Fazenda Boa União, Germiniano, Lagoa do Mato, Sítio João Santos, Sítio Novo, Vila Garrancho, Mimoso, Morrinhos, Baixãozinho 2, Boca do Saco, Bom Sossego, Manoel dos Santos 2 e Lagoa do Quirino.

“Assinamos e entregamos aqui hoje tudo que nós nos comprometemos. Eu vim para cuidar. Quantas comunidades não tinham acesso a uma boa estrada, não tinham acesso à água, não tinham acesso ao ônibus. Isso tudo não se resolveu, é importante dizer que a gente quer mais”, garantiu o governador.

Desenvolvimento Rural

Foi entregue a requalificação da Unidade de Beneficiamento de Produtos de Abelhas na Comunidade de Baixão do Gustavo. A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), aplicou R$ 372 mil na aquisição de equipamentos como indumentária completa, cera de abelha laminada e alveolada, colmeias, alimentador, fumigador e formão, entre outros. Serão beneficiados 43 agricultores familiares.

“Um equipamento muito funcional, integrando 47 famílias que estão produzindo mel. Toda vez que o governador faz uma entrega dessa, ele está dinamizando a economia do município, porque esses apicultores vendem o seu mel, volta o dinheiro dele no mercado local. Uma grande revolução que vem acontecendo aqui na Bahia”, destacou o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.

ANÚNCIO

Jeandro lembrou ainda que estão sendo investidos R$ 120 milhões na construção de 400 agroindústrias como essa, e na contratação de profissionais para dar suporte a estes empreendimentos. A CAR foi autorizada a ceder uma envasadora de mel, que vai equipar a Unidade de Beneficiamento de Produtos de Abelha.

A SDR ainda fez a entrega de 23 títulos de terra, dentro do projeto Minha Terra Legal: acesso à terra e garantia de direitos no campo, com investimento de R$ 46 mil. A iniciativa fortalece a regularização fundiária e oferece mais segurança jurídica aos pequenos agricultores.

“Coisa boa, porque somos lavradores, do interior da Bahia. No inverno não é possível a gente colher, mas, pelo menos, tendo o título na mão já é uma importância pra gente. É um sonho realizado pelo governo do Estado e nós damos graças a Deus”, disse o produtor Veríssimo Souza.

O governo estadual também autorizou a cessão de um trator com implementos agrícolas e um tanque pipa, no valor de R$ 289 mil, para apoio à agricultura.

Mais autorizações

A Secretaria da Saúde (Sesab) recebeu a autorização para ceder um veículo de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), para o transporte de pacientes em tratamento fora do município. Também foi assinada a permissão para a Sesab executar a reforma e ampliação do Hospital Maternidade Nossa Senhora da Luz.

ANÚNCIO

Atendendo ao pedido do gestor municipal, Jerônimo autorizou a Secretaria da Educação (SEC) a, em convênio com a prefeitura, construir uma escola de tempo integral na localidade de Morrinhos.

Após conhecer o projeto de urbanização do Lago do Segredo, o governador autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) a realizar o projeto, em parceria com a prefeitura.

Política

Governo da Bahia autoriza pavimentação de mais de 30 km de estradas em Santa Maria da Vitória

Investimento superior a R$ 45 milhões vai melhorar mobilidade, escoamento da produção e acesso a serviços públicos na região

Publicado

em

Duas importantes obras de pavimentação em Santa Maria da Vitória foram autorizadas pelo Governo do Estado neste sábado (27).
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Duas importantes obras de pavimentação em Santa Maria da Vitória foram autorizadas pelo Governo do Estado neste sábado (27). O governador Jerônimo Rodrigues assinou as ordens de serviço para a execução dos trechos entre o entroncamento da BA-583 e o distrito de Montevidinha, com cerca de oito quilômetros de extensão, e entre o entroncamento da BA-172 e o povoado de Água Quente, com aproximadamente 26 quilômetros.

Juntas, as intervenções somam mais de R$ 45 milhões em investimentos e devem melhorar a mobilidade, facilitar o deslocamento da população e fortalecer o escoamento da produção rural.

As obras fazem parte do programa Bahia em Movimento e atendem comunidades que há anos aguardavam a pavimentação dos acessos. Com a melhoria das rodovias, moradores terão mais segurança para se deslocar, redução no tempo de viagem e melhores condições para transportar a produção agrícola, especialmente no período chuvoso.

Para o agricultor José Pereira, morador da localidade de Água Quente, as obras representam uma mudança significativa para quem vive na zona rural. “A gente enfrenta muita dificuldade para sair da comunidade, principalmente quando chove. Com a estrada pronta, melhora o transporte, facilita levar a produção e dá mais tranquilidade para quem precisa ir à cidade”, afirmou.

Ao destacar a importância dos investimentos, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou o impacto da infraestrutura no desenvolvimento regional. “Investir em infraestrutura é criar oportunidades para quem vive no interior. Essas estradas vão aproximar comunidades, facilitar o transporte da produção, melhorar o acesso aos serviços públicos e impulsionar o desenvolvimento de toda a região”, disse.

ANÚNCIO

A agenda também incluiu a entrega de dois micro-ônibus destinados aos municípios de Santa Maria da Vitória e Brejolândia, por meio do Ministério da Saúde, ampliando a estrutura de transporte de pacientes que necessitam de atendimento especializado.

Continue Lendo

Política

Líder do governo critica ACM Neto por torcer contra avanço da ponte Salvador-Itaparica

Rosemberg Pinto acusa postura eleitoral e destaca progresso do projeto com chegada de equipamentos

Publicado

em

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), reagiu à manifestação
Foto: Joá Souza/GOVBA

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), reagiu à manifestação de ACM Neto nas redes sociais contra a divulgação dos avanços da Ponte Salvador-Itaparica. O parlamentar classificou a postura do ex-prefeito de Salvador como uma tentativa de transformar uma conquista para o estado em disputa eleitoral.

Para Rosemberg, o incômodo da oposição revela uma contradição: durante anos, a ponte foi tratada como promessa; agora, com o projeto em fase concreta, com cronograma definido, mobilização e chegada de equipamentos, surgem críticas que tentam minimizar a importância da iniciativa.

“Parece que, para alguns, o problema não é a ponte atrasar. O problema é a ponte acontecer”, ironizou o deputado.

O parlamentar lembrou que o projeto é uma Parceria Público-Privada (PPP), e não uma obra tradicional financiada exclusivamente pelo Estado. O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica prevê a construção de uma estrutura de 12,4 quilômetros sobre a Baía de Todos-os-Santos, além de acessos viários, nova ligação na Ilha de Itaparica e intervenções complementares. A expectativa é ampliar a integração logística, estimular investimentos, impulsionar o turismo, fortalecer o setor de serviços e gerar empregos em diversas regiões da Bahia.

Rosemberg também rebateu o que chamou de “narrativa equivocada” de que não haveria avanços no projeto. “De onde o ex-prefeito de Salvador tirou que o governo já gastou um bilhão? Fica chutando, sem vergonha de mentir, porque irresponsavelmente nem parou para estudar o projeto”, afirmou.

ANÚNCIO

Segundo o líder do governo, a chegada de equipamentos vindos da China para as etapas iniciais da obra desmonta o discurso de quem insiste em negar os fatos. A carga, com mais de 800 toneladas de materiais, chegou ao estado para a implantação de estruturas provisórias necessárias ao início das atividades em campo.

“O debate político é legítimo, mas negar uma realidade visível para tentar obter vantagem eleitoral é outra coisa. A Bahia espera por desenvolvimento, não por torcida contra”, declarou.

Na avaliação do parlamentar, ACM Neto escolhe atacar uma obra estratégica por ela representar uma perspectiva de futuro para o estado e fortalecer a imagem de um governo que apresenta resultados. “Quem não tem proposta para o amanhã tenta desqualificar quem está construindo”, disse.

Para Rosemberg, a Bahia não pode ficar refém de disputas políticas diante de um projeto com potencial de transformar a dinâmica econômica e social do estado. “A ponte não é de um governo ou de um partido. É da Bahia e dos baianos”, concluiu.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Política

Bahia entrega agroindústria e centro ambiental em Barreiras

Iniciativas fortalecem agricultura familiar, pesca artesanal e preservação ambiental no Oeste do estado

Publicado

em

Barreiras, a reforma da Unidade Agroindustrial de Beneficiamento de Pescados da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Com investimentos voltados ao fortalecimento da agricultura familiar, da pesca artesanal e da preservação ambiental, o Governo do Estado entregou, nesta sexta-feira (26), em Barreiras, a reforma da Unidade Agroindustrial de Beneficiamento de Pescados da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares (Coomaf) e inaugurou o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Oeste (Cetas/Oeste). Juntas, as iniciativas somam mais de R$ 12,4 milhões em investimentos, ampliam oportunidades de geração de renda e reforçam a proteção da biodiversidade na região Oeste.

Durante a agenda, o governador Jerônimo Rodrigues destacou o caráter integrado das ações. “São medidas que unem preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Ao mesmo tempo em que fortalecemos a proteção da nossa fauna, criamos oportunidades para quem vive da produção local, gerando renda e impulsionando a economia regional”, afirmou.

A reforma da Unidade Agroindustrial de Beneficiamento de Pescados recebeu investimento total de R$ 5,1 milhões, sendo R$ 4,2 milhões provenientes do Governo do Estado. A intervenção incluiu a modernização da estrutura física e a aquisição de máquinas e equipamentos para produção e comercialização de peixes, especialmente tilápias, fortalecendo a cadeia produtiva sob gestão da agricultura familiar.

Atualmente em fase de testes de beneficiamento, a agroindústria passa a agregar valor à produção local, ampliar a capacidade de processamento e abrir novos mercados para pescadores e agricultores familiares da região.

Para a diretora-presidente da Coomaf, Carmélia Silva, a modernização da unidade representa um avanço significativo para o setor. “Uma estrutura mais moderna significa mais qualidade no beneficiamento, maior valor agregado à produção e melhores oportunidades de comercialização. Esse investimento fortalece o trabalho das cooperativas e amplia as possibilidades de geração de renda para as famílias que vivem da pesca e da agricultura familiar”, destacou.

ANÚNCIO

Na área ambiental, foi inaugurado o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Oeste (Cetas/Oeste), equipamento que recebeu investimento de R$ 7,3 milhões e amplia a capacidade do Estado para acolher, tratar e reabilitar animais silvestres resgatados em acidentes, situações de tráfico ou outras ocorrências. O principal objetivo é possibilitar a recuperação dos animais e o retorno ao habitat natural, sempre que houver condições para a reintegração à vida silvestre.

A iniciativa fortalece as ações de conservação da biodiversidade e amplia a rede de proteção da fauna no Oeste baiano. A estrutura foi projetada para garantir segurança, bem-estar animal e condições adequadas de manejo, com espaços específicos para diferentes espécies, incluindo cervídeos, felinos e répteis. As instalações contam com áreas sombreadas e ventiladas, além de sistemas de segurança que permitem o atendimento especializado sem contato direto entre cuidadores e animais.

Continue Lendo

Mais Lidas