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Cidade

Estado autoriza 2ª etapa da requalificação da Feira de São Joaquim

Projeto inclui galpão de carnes e vísceras, blocos de comércios, estacionamento e via perimetral na Baía de Todos-os-Santos

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A tradicional Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa, em Salvador, vai passar por mais melhorias. Nesta quarta (17),
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A tradicional Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa, em Salvador, vai passar por mais melhorias. Nesta quarta (17), o governador Jerônimo Rodrigues autorizou o início da segunda etapa das obras de requalificação do importante mercado popular. As novas intervenções ficarão a cargo da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur).  

O projeto de requalificação inclui a construção de um galpão de carnes e vísceras, 16 blocos de comércios variados, estacionamento e uma via perimetral, com calçadão, na borda da Baía de Todos-os-Santos. A previsão é de que, nesta segunda etapa, os serviços durem 20 meses.  

“A Feira de São Joaquim tem uma sintonia direta com a zona rural de grandes partes do município da nossa Bahia. Vamos acompanhar o passo a passo dessa obra. Quero garantir o nosso esforço e agradecer, em especial, a cada feirante, cada um que trabalha aqui, carregador de feira, vendedor de cafezinho, que a gente possa entender que isso é o melhor que temos”, afirma o governador. 

Serão entregues 407 boxes, 116 bancas e 53 pallets totalmente renovados. Quase 500 feirantes se beneficiarão, conforme conta o presidente da Conder, José Trindade. “Hoje, o governador Jerônimo escreve mais um capítulo da história vitoriosa de São Joaquim. Aqui é um lugar que tem muita cultura, muita religião e muito comércio”, ressalta ele.  

Ao todo, serão mais de nove mil metros quadrados de área requalificada, iniciando da parte já reformada, seguindo em direção ao ferry-boat. O investimento ultrapassa R$ 41,2 milhões. Os mais variados produtos, como ervas, frutas e verduras, além itens religiosos, roupas, artesanatos e objetos de decoração, continuarão a ser vendidos, porém em outra estrutura.  

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Para que a feira não pare durante as obras, foi construído o Galpão Água de Meninos, que vai receber, temporariamente, os permissionários. A medida foi comemorada por Eliene da Cruz, que trabalha há mais de 40 anos em São Joaquim: “vai melhorar em muita coisa, principalmente com esse tempo de chuva, que traz muita lama. A higiene vai ficar melhor. Com essa reforma, vai ficar tudo novinho, tudo limpinho. E, durante as obras, ficará tudo no controle, para, quando voltar, ser melhor ainda”. 

Para a preparação do galpão que irá receber os feirantes provisoriamente, foram investidos R$ 4 milhões. O recurso abrangeu a ampliação da via de acesso ao ferry-boat, acrescentando duas faixas a mais e contribuindo para organizar a fila de carros do terminal. 

Aliado ao comércio, a feira carrega, também, o perfil sociocultural. Assim, servirá, cada vez mais, como um espaço de lazer para os soteropolitanos e turistas. 

“A Feira de São Joaquim é um ponto de abastecimento comercial da região metropolitana, mas é, ainda, um grande centro cultural e um dos principais pontos de atração turística da cidade do Salvador. O investimento do Estado aqui vai incrementar o fluxo turístico de Salvador. Nós temos aumentado a ocupação hoteleira da capital por conta de ações como essa, feita pelo Governo, somada a nossa prospecção de voos para cá”, sinaliza o secretário do Turismo, Maurício Bacelar.  

Primeira etapa   

Na primeira etapa do projeto de requalificação da Feira de São Joaquim, também conduzida pela Conder, o espaço recebeu a padronização das instalações físicas, execução do pátio de carga e descarga e passeio com rampas de limpeza. Houve, ainda, dragagem e aterro, recomposição do quebra-mar e instalação de um píer flutuante para receber as embarcações com turistas e mercadorias na Enseada de São Joaquim. 

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História 

Na década de 30, a Feira de São Joaquim se chamava Feira do Sete, por ficar próxima ao sétimo armazém das Docas, do Porto de Salvador. Com a modernização do ancoradouro, o comércio a céu aberto teve de mudar de endereço e passou a se chamar Feira de Água de Meninos. Em 1964, o local sofreu um incêndio que a destruiu completamente e, somente após a reconstrução – também na década de 60 –, recebeu o nome atual. Hoje, ela funciona todos os dias, das 5h às 17h. 

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Tráfego será modificado em Paripe a partir deste sábado (8) 

As equipes da Semob estarão na região para orientar motoristas e usuários sobre as alterações

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A previsão é que as intervenções tenham duração de uma semana, e o trecho ficará completamente interditado para o tráfego neste período. 
Foto: Ascom/Semob 

Em razão de uma obra da Embasa que será realizada em Paripe, entre as ruas Almirante Tamandaré, Dr. Eduardo Dotto e Avenida São Luís, as linhas de ônibus que atendem a localidade terão os itinerários modificados a partir deste sábado (8). A previsão é que as intervenções tenham duração de uma semana, e o trecho ficará completamente interditado para o tráfego neste período. 

As linhas 1708 – Terminal Águas Claras x Lagoa da Paixão, 1603 – Base Naval x Hospital do Subúrbio, 1607 – Paripe x Barra, 1608 – Paripe x Ribeira, 1625 – Paripe x Aeroporto (via Cajazeiras) e 1671 – Paripe x Iguatemi serão diretamente afetadas pelas intervenções. As linhas que têm destino ou base operacional em Paripe ou Tubarão deverão acessar a Avenida São Luís, Rua 2 de Julho de Paripe, Rua da Independência, e Rua Iriguaçu – sentido Paripe -, ou Rua Dr. Eduardo Dotto – sentido Tubarão. 

As demais linhas deverão realizar o retorno na Rotatória de Paripe, enquanto as linhas que iniciam na frente do Centro de Abastecimento deverão iniciar as viagens na Rotatória. 

As equipes da Semob e prepostos da concessionária estarão na região para orientar motoristas e usuários sobre as alterações. Após a conclusão da obra, o itinerário regular das linhas será retomado normalmente. 

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Câmara retoma sessão nesta terça (25) no Centro de Cultura

Medida foi tomada após Corpo de Bombeiros controlar incêndio em parte do teto e forro do Paço Municipal

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O Paço Municipal, que abriga a Câmara de Salvador, foi interditado na tarde desta segunda-feira (24), após o incêndio que
Foto: Antonio Queirós

O Paço Municipal, que abriga a Câmara de Salvador, foi interditado na tarde desta segunda-feira (24), após o incêndio que atingiu parte do teto e forro e foi debelado pelo Corpo de Bombeiros. Para garantir a continuidade dos trabalhos, o presidente da Casa, vereador Carlos Muniz (PSDB), transferiu a realização das sessões ordinárias para o auditório do Centro de Cultura da Câmara, a partir desta terça-feira (25), às 14h30.

A Defesa Civil notificou a Câmara de Salvador sobre a interdição da área que foi atingida pelo fogo, basicamente no telhado sobre o Salão Nobre e das salas de comissões. A área de acesso ao Memorial também foi interditada por conta da grande quantidade de água utilizada para debelar o incêndio, fazendo peso sobre o piso.

Por cautela, todo o prédio foi interditado até́ a equipe de manutenção predial realizar os trabalhos técnicos necessários e a perícia identificar as causas do incêndio.

Alguns setores que funcionam no prédio quadricentenário do Paço Municipal serão relocados para outros espaços e alguns funcionários vão trabalhar em regime de home-office.

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Obras do VLT na Calçada avançam com implantação dos primeiros trilhos

O modal terá extensão de 36,4 quilômetros, com capacidade para transportar aproximadamente 100 mil passageiros por dia

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Na manhã̃ deste domingo (23), o governador Jerônimo Rodrigues realizou uma visita técnica às obras, na Estação
Foto: Joá Souza/GOVBA

Com os primeiros testes previstos para o início de 2026, a implantação do VLT de Salvador, que vem sendo construído pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), segue avançando. Na manhã̃ deste domingo (23), o governador Jerônimo Rodrigues realizou uma visita técnica às obras, na Estação Calçada.

No total, o modal terá 36,4 quilômetros, com 34 paradas. O orçamento é de mais de R$ 5 bilhões. “Já tivemos aqui diversas vezes, mas hoje me animou bastante. Já estamos vendo os trilhos assentados”, comemorou Jerônimo.

O diretor de Obras, da CTB, Eracy Lafuente, destacou os avanços e o andamento dos trabalhos. “Em menos de 8 meses, nós conseguimos realizar os primeiros assentamentos de trilhos numa linha de estacionamento. Estamos muito satisfeitos com o ritmo da obra, que não tem precedentes no Brasil em termos de evolução em obra metroviária”, declarou.

Com capacidade para transportar, aproximadamente, 100 mil passageiros por dia, o modal vai representar transporte com rapidez, segurança, conforto e será um vetor de desenvolvimento econômico para a capital e região metropolitana.

“Eu quero agradecer a população do Subúrbio, que compreende. A gente não faz reforma de casa sem trazer algum tipo de transtorno, mas é um transtorno que, daqui a pouco, nós veremos os benefícios. Já, já todos verão, sobre esses trilhos aqui, os trens e os vagões”, concluiu o governador.

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Após oito meses do início das obras, na Calçada, a execução do projeto do VLT já alcançou 12,8% do total a ser construído no Trecho 1. “Além de trilhos, nós estamos realizando o assentamento de dutos de energia e de telecomunicações. Estamos muito otimistas para um bom desenvolvimento e uma entrega bem rápida para a população do Subúrbio. A nossa meta é entregar a funcionalidade do pátio até dezembro deste ano, para que a gente possa receber o primeiro trem da CAF [Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles – empresa responsável pelo revisão técnica dos trens]”, explicou Eracy.

Recondicionamento técnico

Na quarta-feira (19), em São Paulo, o governador Jerônimo Rodrigues acompanhou o serviço de revisão técnica dos trens do VLT adquiridos do Governo do Mato Grosso. “Fiquei muito impressionado pela qualidade dos veículos, pelo trabalho sério que a empresa espanhola vem fazendo. O primeiro trem deve chegar em Salvador até o início de 2026, quando serão realizados os testes dinâmicos”, enfatizou o chefe do executivo.

Uma equipe de engenheiros e técnicos em mecânica e elétrica tem trabalhado na atualização dos trens, que consiste na checagem completa da carroceria, motores e parte interna das composições. Também será feita a troca de peças de borracha, baterias, renovação da pintura e teste em todos os equipamentos mecânicos e elétricos, com a substituição do que for necessário.

Progresso da obra

Até o momento foram desembarcadas em Salvador 63 carretas, transportando 3036 barras de trilhos, totalizando 44.874 metros. Equipamentos elétricos, como cubículos de média tensão, bobinas de cabos e postes, também já chegaram à capital baiana.

No Trecho 1, que vai da Ilha de São João à Calçada, os trabalhos estão em andamento. Essa etapa inclui a elaboração de projetos, obtenções de licenças, serviços de terraplenagem, drenagem, recomposição de contenção ao longo da via, além de testes dos equipamentos elétricos adquiridos do Governo do Mato Grosso.

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Já no Trecho 2, que compreende o trajeto entre Paripe a Águas Claras, os serviços estão sendo executados prioritariamente entre a rótula de acesso ao Hospital do Subúrbio e o Terminal de Integração de Águas Claras. Cerca de 9,25% das obras foram executadas, incluindo elaboração de projetos, obtenções de licenças, atividades de terraplenagem, e fundação para início do viaduto de Águas Claras.

O Trecho 3, de Águas Claras a Piatã, que fará a integração com o Bairro da Paz, está na fase inicial da obra.

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