Comunicação
Estado apoia seminário sobre comunicação e combate à desinformação
O evento foi aberto pelo governador Jerônimo Rodrigues e teve a participação do ministro Paulo Pimenta

Profissionais da imprensa, gestores da área de comunicação e autoridades participam nesta quinta e sexta-feira (1 e 2) do seminário ‘Os Desafios da comunicação numa era de desinformação e ataques à democracia’, no Centro Operações Integradas (COI), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, para discutir as ameaças à democracia, o combate à desinformação, a regulação das plataformas e a comunicação pública. Organizado pelo Centro de Estudos Barão de Itararé, o evento foi aberto pelo governador Jerônimo Rodrigues que, na ocasião, também assinou acordo de cooperação entre que expande o sinal da TV Educativa do Estado (TVE) e da TV Educa Bahia, garantindo o acesso às emissoras públicas nos Territórios de Identidade baianos.
Jerônimo pontuou que o Brasil atravessa uma difícil era no que diz respeito à comunicação. “Existem muitos canais, muitos blogs, muitas TVs e mídias que tratam os temas com muita responsabilidade. Mas, existem outras que acabam atrapalhando a comunicação e criando um ambiente de desconfiança e de desinformação. O seminário é um espaço para que a gente possa estimular o debate, a regulamentação do uso das mídias que será tratado âmbito do Congresso Federal”, afirmou o governador.
Na primeira noite de evento, nesta quinta (1), a jornalista e editora do blog Socialista Morena, Cynara Menezes, e o jornalista e professor Lalo Leal Filho, que coordena o Barão de Itararé, dividiram mesa com o ministro-chefe da Secom da presidência da República, Paulo Pimenta, para falar sobre a Conjuntura e Luta de Ideias na Sociedade.
De acordo com Lalo, o objetivo é profundar o debate sobre essa necessidade de ter ideias diferenciadas daquelas impostas pela mídia tradicional, que acabam ocupando, praticamente, todos os espaços. “A democracia só funciona se você que tem uma pluralidade de ideias, diferentes visões de mundo circulando pela sociedade. E esse é o papel da mídia pública, e esse seminário tem o objetivo realçá-lo”.
Cynara Menezes destacou a importância de debater o jornalismo como um todo. “Quando o jornalismo só reflete as classes dominantes, peca por não falar dos problemas do povo. E é isso que a gente tenta fazer na mídia independente. É um pouco do que o seminário vai debater: como chegar a todas as parcelas da sociedade com informação boa, ao contrário do que tem sido feito por certos setores”, afirmou a jornalista e editora do blog Socialista Morena.
O ministro-chefe da Secom da Presidência da República, Paulo Pimenta, ressaltou que o governo do presidente Lula quer ouvir a população. “Por isso, ele estimula todos os ministros a viajarem pelo Brasil, para fortalecer todos os canais que possam ajudar nesse diálogo com o povo brasileiro”, concluiu.
Nesta sexta-feira (2), o relator do Projeto de Lei sobre Fake News (PL 2630) na Câmara Federal, Orlando Silva, divide mesa com Nina Santos, coordenadora do *Desinformante e diretora da Aláfia Lab, e com João Brant, secretário de Políticas Digitais da SECOM/Presidência da República, para um diálogo sobre Redes digitais, fake news e a regulação das plataformas.
O secretário de Comunicação da Bahia, André Curvello também participa, dando destaque às prioridades da comunicação pública, ao lado do presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Hélio Doyle, e da assessora especial de Comunicação do Rio Grande do Norte, Guia Dantas. “A ideia é promover essa troca de informações, no sentido de fortalecer a democracia. Tanto o Governo do Estado quanto o Barão de Itararé acreditam que a comunicação é fundamental para a defesa do estado democrático de direito. Por isso, a Bahia abriu os braços para receber esse evento”, completou Curvello.
Barão de Itararé
O centro de estudos trabalha há 13 anos pelo fortalecimento da democratização da comunicação no Brasil, através de cursos, debates e escapos formativos. Também está à frente de discussões sobre uma mídia mais diversa e plural.
Programação
02/06 – sexta-feira
- 9h – Redes digitais, fake news e a regulação das plataformas
Nina Santos – Coordenadora do *Desinformante, pesquisadora no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) e diretora da Aláfia Lab
João Brant – Secretário de Políticas Digitais da SECOM/Presidência da República do Brasil
Orlando Silva – deputado e relator da PL das fake news (PL 2630) - 14h – As prioridades da comunicação pública
Guia Dantas – Assessora Especial de Comunicação do Rio Grande do Norte
André Curvello – Secretário de Comunicação da Bahia
Hélio Doyle – presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
Comunicação
Campanha do Governo da Bahia recebe o Prêmio Colunistas Norte Nordeste
Produzida em parceria com a Agência Morya, a peça publicitária foi lançada em março de 2024

O Governo da Bahia foi novamente premiado pela campanha publicitária que aborda a inclusão nas escolas. Nesta quinta-feira (13), um dos três produtos audiovisuais que integram a campanha recebeu o bronze do Prêmio Colunistas Norte Nordeste. Produzida em parceria com a Agência Morya, a peça publicitária foi lançada em março de 2024 nas plataformas digitais do governo estadual.
De acordo com o secretário interino de Comunicação, Luciano Suedde, esta nova premiação é mais um reconhecimento das iniciativas de combate ao preconceito realizadas pelo Governo do Estado, que estão sendo traduzidas com êxito na Comunicação. “Essa é uma das prioridades do governador Jerônimo Rodrigues e de seu governo. As políticas de inclusão e o cuidado com as pessoas com deficiência são fundamentais para que a gente consiga construir uma sociedade cada vez mais justa e igualitária”, declarou Suedde.
Sobre o filme premiado em 2025, o diretor de Criação da Morya, Guilherme Caccicco, explicou que a ideia era fugir de estereótipos e valorizar a narrativa da autonomia de pessoas com síndrome de down. “Foi um trabalho conjunto, que contou com o envolvimento e engajamento de toda a equipe, em um tema prioritário para o Governo do Estado e para toda a sociedade, que é a inclusão. Queríamos um filme que pegasse as pessoas pela emoção — inspirador e realista —, com personagens reais, mesmo”, compartilhou.
Em abril do ano passado, a mesma campanha já havia recebido Prata, na categoria Digital React; e Bronze, na categoria Filme, no prestigiado festival português Prémios Lusófonos da Criatividade. Para o diretor, um reconhecimento que indica que estão no caminho certo.
“Receber esses prêmios é uma grande honra, mostra que ideias com propósito fazem a diferença, têm espaço e impacto. Isso só é possível, porque trabalhamos com parceiros como o Governo do Estado da Bahia, que apostam na criatividade como ferramenta de transformação social. Só reforça que estamos no caminho certo”, enfatizou.
A peça publicitária conta com três filmes, de um minuto cada, com narrativas sobre crianças com down e o diálogo delas com a rede de acolhimento da educação estadual da Bahia.
Comunicação
Presidente da Abracom participa de evento sobre IA na comunicação
O 4º Abará About finaliza a série de encontros sobre Inteligência Artificial realizados durante o ano

A próxima edição do “Abará About”, evento organizado pela Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), que, nesta edição, contará com a co-realização da ABRACOM-Bahia, promete trazer discussões relevantes sobre o impacto da Inteligência Artificial na Comunicação e no Jornalismo. Marcado para esta quinta-feira (31), a partir das 17h, no HUB Lighthouse, no bairro Costa Azul, em Salvador, o encontro reunirá profissionais renomados para debater os usos práticos e as tendências da IA nestes setores. O 4º Abará About finaliza a série de encontros sobre Inteligência Artificial realizados durante o ano.
“Nestes encontros, temos demonstrado como as tecnologias de IA potencializam o trabalho dos profissionais de comunicação e como é fundamental desenvolver habilidades para manejar estas ferramentas”, afirma Lucas Reis, presidente da ABMP, e responsável pela mediação da roda de conversa.
O evento, que é totalmente gratuito e aberto ao público, contará com a presença de Fábio Santos, presidente da Abracom e CEO da CDN, que pela primeira vez desembarca na Bahia à frente da entidade e Yasmin Cardim, publicitária e coordenadora do Portal Umbu. A abertura da roda de conversa ficará a cargo de Monique Melo, jornalista, CEO da Texto e Cia e diretora regional da Abracom Bahia. Os interessados em participar deste momento de aprendizado e troca de experiências podem garantir suas vagas através da plataforma Sympla, pelo site https://www.sympla.com.br/evento/ia-na-comunicacao-e-jornalismo-usos-praticos-e-tendencias/2696717 .
“É de suma importância debatermos os desafios e as melhores práticas e resultados da IA na comunicação corporativa. Não podemos ficar de fora desta nova realidade. Será um encontro que vai proporcionar muito conhecimento, inovação, conexão e networking”, declara Monique Melo.
O presidente da Abracom, Fábio Santos, apresentará aos presentes, insights sobre o uso da IA na assessoria de comunicação. Segundo Fábio, a inteligência artificial generativa entrou em nossas vidas para ficar. “Todos os profissionais minimamente antenados já estão experimentando usos para a IA. Mas ainda estamos longe de vivenciar toda a transformação que essa tecnologia vai gerar nos modos como trabalhamos. Essa transformação está em construção e logo se tornará realidade. Quem não se preparar para esse momento corre o risco de ficar fora do jogo”, declara.
Para a publicitária e especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas, Yasmin Cardim, que levará orientações sobre o uso da IA no jornalismo, a ferramenta não significa a substituição de jornalistas, mas sim a potencialização de suas habilidades. “O uso da inteligência artificial traz inovações valiosíssimas para o jornalismo ao mesmo tempo que gera muitas controvérsias, especialmente no que diz respeito à ética. O uso da IA é um tema que exige uma reflexão de muita cautela e cuidado, e é justamente essa discussão que abordaremos nesta edição do Abará About”, comenta.
Com a realização deste evento, a ABMP e a ABRACOM-Bahia reafirmam seu compromisso em promover o desenvolvimento e a atualização dos profissionais baianos, contribuindo para o fortalecimento do mercado publicitário e de comunicação no estado. O evento será uma oportunidade única para profissionais e estudantes da área de comunicação ampliarem seus conhecimentos sobre as aplicações práticas da IA e as tendências que moldarão o futuro do setor.
Comunicação
Morre Cid Moreira, aos 97 anos
Ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, tratando de uma pneumonia

Morreu nesta quinta-feira (3) o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, um dos rostos mais icônicos da televisão brasileira, aos 97 anos.
Ele estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do RJ, tratando de uma pneumonia. Cid morreu por volta das 8h, de insuficiência renal crônica.
O jornalista, locutor e apresentador, Cid Moreira, morreu nesta quinta-feira (3), aos 97 anos. Cid morreu por volta das 8h, de insuficiência renal crônica. Ele estava tratando uma pneumonia no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, no Rio de Janeiro.
Natural de Taubaté (SP), Cid Moreira nasceu em 29 de setembro de 1927 e começou sua carreira na rádio Difusora de Taubaté, como contador aos quinze anos. Como sua voz era muito bonita e grave, foi convidado para ser locutor.
Cid foi o primeiro apresentador do Jornal Nacional, função que ocupou entre 1969 e 1996, sendo um recordista como um âncora que mais tempo esteve à frente de um mesmo telejornal. A estreia do Jornal Nacional em 1.º de setembro de 1969 foi com o locutor Hilton Gomes. A última edição de Cid Moreira como âncora do Jornal Nacional ocorreu em 29 de março de 1996, ao lado de Sérgio Chapelin.
Moreira vivia com sua terceira esposa, Fátima Sampaio, e deixou os filhos, Roger e Rodrigo.