Educação
Encontro focado em sustentabilidade e cidadania reúne mais de 2 mil estudantes
A iniciativa faz parte da etapa macro territorial do Encontro Estudantil da Rede Estadual da Educação 2024

Com o tema “As ciências e a sustentabilidade: caminhos para a democracia”, estudantes e professores-orientadores de escolas estaduais dos Territórios de Identidade do Sisal, Bacia do Jacuípe, Semiárido Nordeste I, Litoral Norte e Agreste Baiano e Região Metropolitana de Salvador se reúnem de hoje (9) até quinta-feira (10), no Centro Estadual de Educação, Inovação e Formação da Bahia Mãe Stella Tempo Integral (Ceeinfor), em Salvador. A iniciativa faz parte da etapa macro territorial do Encontro Estudantil da Rede Estadual da Educação 2024, promovendo a troca de experiências e a apresentação de projetos que buscam soluções sustentáveis e inovadoras.
O evento foi aberto com a participação de dois mil estudantes que visitaram o espaço. O encontro começou ao som da fanfarra “Fancempa” do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, seguido do hino ao 2 de Julho, apresentação musical e discursos. A abertura contou com a presença da secretária da Educação, Rowenna Brito, e do chefe de gabinete da Secti, Marcius Gomes, que destacou a importância dos temas debatidos: “é reconhecer que a educação científica sempre foi uma pauta que procurou trazer o protagonismo estudantil para a agenda e nós temos tentado fortalecer as agendas de forma transversal. Então, eu diria a você que identificar oportunidades, que a gente possa não só valorizar o que tem sido produzido pelos estudantes e professores, acima de tudo é identificar projetos e ações que podem ganhar força no sentido de outros empreendimentos e possibilidades”, acrescentou Gomes.
A pauta do encontro aborda a importância da educação para o desenvolvimento sustentável e a formação cidadã, promovendo o diálogo entre ciência, cultura e democracia. Para a titular da Secretaria da Educação, Rowenna Brito, “nós precisamos garantir o protagonismo dos nossos estudantes, da juventude da Bahia, da educação da Bahia. A gente está investindo na infraestrutura física, que estamos fazendo a verdadeira revolução, mas também precisa garantir o conteúdo. E o conteúdo a gente está vendo aqui, hoje, nessa etapa interterritorial de produção de ciência e de inovação. Isso articulado com outras secretarias, como a Sesab, Secti e com a cultura”, destaca.
A etapa territorial é uma preparação para a estadual, que ocorrerá em Salvador, entre 17 e 19 de dezembro. Para o professor-orientador, Thales Lima, do Cetep Sisal, da cidade de Serrinha: “iniciativas como essa são fundamentais para engajar nossos estudantes em questões sociais e ambientais, preparando-os para serem cidadãos ativos e conscientes.” Entre um dos projetos coordenados por Lima, está o Bionegócio, que é uma alternativa sustentável para venda de areia sanitária biodegradável para gatos à base de coco verde. A iniciativa conta com a participação de quatro estudantes, entre eles Felipe Macedo e Lavínia Mota.
Realizado através da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), o evento conta com a apresentação de 210 projetos e produções culturais desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano letivo e expostos nos stands. São 445 estudantes expositores. Para Nathalia Nascimento, de 16 anos, uma das alunas participantes do Cetep Bacia do Jacuípe: “É a oportunidade que precisávamos para apresentar nosso projeto sobre resíduos alimentares em fertilizantes naturais e discutir soluções sustentáveis”, disse. Nathalia e a amiga Julia Fernandes Dantas, 17, desenvolveram com orientação do professor de agroecologia, Jeferson Augusto Lacerda, o biofertilizante a base de chorume e NPK que tem o objetivo de reduzir descartes na cantina escolar, produzir adubos orgânicos e fertilizantes naturais, além de serem usados nas hortas escolares.
Sobre o Encontro
O Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação – “As ciências e a sustentabilidade: caminhos para a democracia” foi criado como uma iniciativa que estabelece um vínculo entre as unidades escolares, promovendo o sentimento de pertencimento e reconhecimento dentro da Rede de Ensino Pública. Além disso, sua diversidade de público, ações, ofertas, modalidades e tempos formativos evidência que o investimento em recursos financeiros para uma educação básica de qualidade visa também unificar, de maneira representativa, estudantes dos 27 Territórios e seus respectivos professores-orientadores. O objetivo é compartilhar e retribuir à sociedade, de forma extensionista, o compromisso social construído por meio das experiências, trabalhos e vivências adquiridas na escola durante o ano letivo de 2024.
Educação
Estudantes criadores de conteúdos participam de bate-papo com o governador
A atividade fez parte do segundo dia do Encontro ‘Voz da Rede: conectando ideias, territórios e histórias’

Mais de 200 estudantes da rede estadual de ensino de diversas regiões da Bahia, protagonistas do projeto Agência de Notícias, conheceram nesta quarta-feira (16), o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), em Salvador e participaram de um bate-papo com o governador Jerônimo Rodrigues e influenciadores digitais. A atividade fez parte do segundo dia do Encontro ‘Voz da Rede: conectando ideias, territórios e histórias’, promovido pela Secretaria da Educação (SEC).
O governador destacou que o momento de integração entre os jovens e o poder público foi importante para responder a algumas perguntas sobre o futuro desenhado pelo Governo do Estado para os estudantes na área da comunicação.
“É uma agenda potente, em que aproveitamos o ambiente educativo para informar sobre a importância de uma comunicação segura, sem fake-news, que capacita e prepara os jovens para criar uma agência de comunicação e estimula a criação de conteúdos, de divulgação de notícias na escola, com formação cidadã”, pontuou Jerônimo.
Na ocasião, estudantes de 83 Agências de Notícias e 54 estudantes criadores de conteúdo digital dialogaram sobre o trabalho realizado pelas agências de notícias das escolas e produziram conteúdos para as suas redes sociais. Os jovens ainda participarem de oficinas e palestras com influenciadores digitais experientes, como o professor de história e comediante Matheus Buente e o educador, ator e humorista, Sulivã Bispo, ambos com mais de 250 mil seguidores no Instagram.
Aproximadamente 250 pessoas estiveram envolvidas na iniciativa, que teve como objetivo, estimular o diálogo sobre a educação, fortalecer a relação entre as juventudes e o poder público e criar espaços de diálogo direto. Além de ser também espaço para formação teórica e prática para estudantes criadores de conteúdo digital e de trocas de experiências.
Para a secretária da educação, Rowenna Brito, esta foi uma agenda estratégica para potencializar a comunicação nas escolas. “Sabemos que a informação e a tecnologia funcionam como um instrumento e a gente quer que esse instrumento esteja à serviço da educação. Temos aqui, unidades escolares de municípios dos 27 territórios de identidade, com professores que orientam os estudantes e passaram por dois dias de imersão”, explicou. A titular da SEC destacou ainda que os professores foram capacitados em oficinas e palestras, sobre temas como fake news e produção de roteiro e de conteúdo.
A estudante Bárbara Samira Costa, 17 anos, de Juazeiro, contou como o projeto e o encontro se conectaram com os seus objetivos profissionais. “Quero seguir carreira na área de jornalismo, então, esse já é um pontapé inicial para levarmos uma bagagem para o ensino superior. Aqui temos experiência com a escrita, porque somos estimulados dentro das agências de notícias, testamos a comunicação para falar com as câmeras, para ter esse jogo de cintura de querer fazer uma entrevista com uma pessoa desejada, então, sem dúvidas, tudo isso acrescenta muito”, disse.
Em Juazeiro, Bárbara e outros nove estudantes estão à frente da produção para a Agência de Notícias Velho Chico e utilizam o Instagram para produzir conteúdos e divulgá-los. “No nosso perfil compartilhamos tudo, inclusive uma seleção para novos redatores. Teremos também um podcast e um mural informativo”, informou a estudante, cheia de ideias após a experiência do evento.
Agência de Notícias
O projeto Agência de Notícias na Escola, idealizado pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT) – órgão vinculado à SEC –, tem caráter pedagógico e proporciona a estudantes e professores uma vivência prática na produção e veiculação de conteúdos sobre a realidade escolar e o território de identidade onde estão inseridos. A iniciativa alia o exercício simulado de práticas profissionais ao desenvolvimento de habilidades como observação, apuração e expressão em diferentes linguagens.
No espaço, os estudantes são desafiados a produzir conteúdos com impacto direto na realidade que os cerca. Assim, desenvolvem autonomia, responsabilidade, iniciativa e diversos outros atributos socioemocionais essenciais para toda a vida. Simultaneamente, aprimoram na prática habilidades e competências previstas em currículo, como ler, observar, interpretar, pesquisar, argumentar e escrever.
“O que conseguimos perceber com esse tempo de ação é uma maturidade dos estudantes. As redes sociais das unidades escolares têm apresentado uma qualidade impressionante, melhorando a qualidade da comunicação. Eles têm nos ajudado na promoção de campanhas dentro da rede estadual e de atração de outros estudantes”, acrescentou Rowenna Brito.
Entre 2023 e 2024, foram implantadas 83 agências de notícias em escolas estaduais da Bahia, distribuídas por 77 municípios e 27 territórios de identidade. Cada agência é composta por cerca de 10 estudantes e 2 professores orientadores.
Educação
“Voz da Rede” reúne criadores de conteúdo digital
Estudantes da rede pública estadual protagonizam o primeiro dia do encontro em Salvador com oficinas, debates e troca de experiências

Com celulares em mãos, cadernos nas mochilas e muitas ideias na cabeça, cerca de 250 estudantes de diferentes regiões da Bahia chegaram nesta terça-feira (15) ao Hotel Fiesta, em Salvador, para viver uma experiência de troca, aprendizado e escuta. Eles são os protagonistas do Encontro “Voz da Rede: Estudante conectando ideias, territórios e histórias”, promovido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), que reúne jovens de 83 Agências de Notícias Escolares e criadores de conteúdo digital da rede pública estadual.
Entre oficinas, rodas de conversa e muito entusiasmo, os estudantes mergulharam em temas como produção de conteúdo para redes sociais, linguagem jornalística, podcast, storytelling e comunicação comunitária. A ideia é justamente essa: unir prática e teoria, valorizar os saberes de cada território e fortalecer o protagonismo estudantil.
“É uma oportunidade única estar aqui. Na nossa agência de notícias, em Ruy Barbosa, a gente já faz matérias sobre o que acontece na escola, mas participar desse encontro me dá novas ideias e mostra como podemos melhorar”, conta Ellen Vitória, estudante de 17 anos, da Agência Cemanews do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Magalhães Neto, de Ruy Barbosa.
A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, reforçou a importância de escutar e valorizar as vozes juvenis. “O Voz da Rede é mais do que um evento: é um espaço potente de escuta, de valorização das narrativas juvenis e de formação. Ao conectar estudantes de diferentes territórios, fortalecemos laços, ampliamos repertórios e promovemos o sentimento de pertencimento à escola pública”, afirmou.
Atividades
O encontro, que vai até quarta-feira (16), é também um espaço para os estudantes ampliarem conexões e enxergarem a comunicação como ferramenta de transformação social. “A gente sente que faz parte de algo maior. Além de aprender, estamos conhecendo outros jovens que vivem realidades parecidas com as nossas e também querem transformar a escola com a comunicação. As redes sociais fazem parte do nosso dia a dia e poder usá-las para falar de educação e dar visibilidade ao que vivemos na escola é muito potente”, diz Giovanna Teles, estudante do Colégio de Tempo Integral Georgina de Melo Erisman de Feira Santana e criadora de conteúdo com mais de 41 mil seguidores no Instagram.
A proposta do evento é inspirada no projeto Agência de Notícias na Escola, criado pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT). Desde 2023, a iniciativa já implantou 83 agências em escolas estaduais de 77 municípios baianos. Muito além da técnica jornalística, o projeto estimula a cidadania, o senso crítico e a expressão em múltiplas linguagens. Nesta quarta-feira (16), os estudantes visitarão o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), onde vão participar de um bate-papo com autoridades e influenciadores baianos.
Educação
Número de jovens e adultos que retornaram à sala de aula aumenta 8% na Bahia
O crescimento é resultado do trabalho de busca ativa por estudantes, acompanhamento, formação de professores e programas de permanência

A rede estadual de ensino da Bahia é a segunda maior do país em número de jovens, adultos e idosos frequentando a sala de aula, ficando à frente de Minas Gerais e atrás, apenas, de São Paulo, que registrou 132.538 estudantes. Os dados do Censo Escolar 2024, divulgados pelo Ministério da Educação, revelaram que, em 2023, havia 119.542 baianos matriculados nessa modalidade e, em 2024, o número subiu para 129.741.
A secretária da Educação do Estado, Rowenna Brito, avalia que o crescimento de aproximadamente 8% nesta oferta educacional é resultado do trabalho de busca ativa por estudantes, acompanhamento, formação de professores e programas de permanência. “Não basta apenas ofertar a vaga, mas sim criar condições para que essas pessoas que não estudaram na idade adequada, por questões sociais diversas, possam voltar e dar continuidade aos seus estudos. Por isso, fizemos um chamamento e estamos investindo na permanência delas, com a oferta de alimentação escolar nutritiva e de qualidade, na contratação de professores capacitados, na melhoria da infraestrutura, em programas de apoio financeiro, como o Bolsa Presença, alinhado ao programa federal Pé-de-Meia e, ainda, ofertamos cursos técnicos profissionais”, destacou.
Presente em todos os 27 territórios de identidade baianos, a EJA é ofertada pela SEC em escolas estaduais e, também, nas unidades prisionais e comunidades de atendimento socioeducativo, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC). Ela se diferencia do ensino regular por permitir que o Ensino Médio seja concluído em dois anos, sendo necessário ter idade mínima de 18 anos para cursar. Já a idade mínima para cursar o Ensino Fundamental nesta modalidade é a partir de 15 anos. Na avaliação é realizado o acompanhamento de percurso, que utiliza conceitos e não notas, cuja concepção é baseada no tempo humano com o currículo fundamentado em eixos temáticos e temas geradores.
Em 2024, a modalidade de ensino ganhou destaque nas agendas dos governos federal e estadual, com o lançamento do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA. Além disso, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 70 milhões para aquisição de livros didáticos para a rede, uma vez que o programa do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) – EJA/MEC contempla apenas o Ensino Fundamental e a maior oferta da rede estadual é de Ensino Médio. O Estado também direciona recursos para a formação de educadores e ações de elevação da escolaridade, como a aplicação gratuita dos exames pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA).
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