Política
Em Juazeiro, Jerônimo tem reunião com prefeitos da região Norte do estado
Entre os destaques, a implementação de melhorias na Policlínica Regional de Saúde e a entrega de 10 micro-ônibus destinados a facilitar o transporte de pacientes
Dando continuidade às agendas em Juazeiro, o governador Jerônimo Rodrigues reuniu-se, nesta quinta-feira (17), com prefeitos e secretários municipais de saúde da região Norte, para discutir avanços e investimentos na saúde pública. Entre os destaques, a implementação de melhorias na Policlínica Regional de Saúde, que atende a uma população de quase 600 mil habitantes de 10 municípios, e a entrega de 10 micro-ônibus destinados a facilitar o transporte de pacientes, garantindo maior conforto e acesso aos serviços especializados. A secretária de Saúde, Roberta Santana, e o secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, também participaram do encontro, que abordou demandas municipais e o desempenho das ações já realizadas.
Sobre a reunião e o seu desdobramento, o chefe do executivo baiano destacou: “nós ontem abrimos uma Feira de saúde e hoje tratamos aqui na reunião de planejamento de melhorias, de encurtamento de prazo de atendimento, equipamentos e ficamos com um dever de casa. Nós vamos melhorar ainda mais o atendimento, seja nas policlínicas, no hospital e em cada município. Cada prefeito fará um plano, esmiuçando o que pode ser aproveitado melhor tanto na Policlínica, quanto no Hospital Regional e nas estruturas existentes em cada município, pra que a gente possa se reunir novamente e discutir sobre isso”, disse.
A titular da Sesab também falou sobre a importância das ações na região. “Além da entrega dos vinte mil exames que nós estamos realizando na ação intensificada do Agora Tem Especialistas com o Governo Federal, aqui o governador fez um ato de entrega de R$ 6 milhões de investimentos com 10 micro-ônibus pra reposição para as regiões. Aqui é crítico, os municípios são distintos, muitos deles já estavam sem condições de rodar e agora a gente restabelece esse transporte tão importante pras policlínicas”, acrescentou Roberta Santana. O prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, pontuou: “muita coisa foi produzida aqui e só agradecer ao governador por esse momento especial. Tenho certeza que Juazeiro e região só terão ganhos”.
Durante a reunião, foram apresentados dados que evidenciam a importância da Policlínica Regional de Juazeiro, que, entre 2019 e 2025, realizou mais de 312 mil atendimentos, incluindo consultas e exames especializados. Municípios como Campo Alegre de Lourdes, Sobradinho e Curaçá destacaram-se pelo alto aproveitamento dos serviços, demonstrando a relevância da unidade para o fortalecimento da atenção especializada na região. Além disso, o governo anunciou a ampliação do hospital local e reforçou o compromisso de aumentar a oferta de serviços de saúde, especialmente por meio de ações como a recente edição da campanha Saúde Mais Perto, que intensificou atendimentos e exames.
Desde 2017, o Governo da Bahia investiu mais de R$ 1,3 bilhão na expansão e manutenção da rede de Policlínicas Regionais, que atualmente cobre mais de 80% da população do estado. Com 26 unidades em operação, o modelo de gestão compartilhada entre Estado e municípios tem garantido mais de 7 milhões de atendimentos, fortalecendo o SUS na região Norte. A continuidade desse avanço inclui a construção de novas unidades, com previsão de aporte de aproximadamente R$ 72 milhões, e a implementação de melhorias que visam ampliar o acesso, a qualidade do atendimento e a eficiência do sistema de saúde pública na Bahia.
Política
Governo da Bahia anuncia pacote de mais de R$ 60 milhões em obras e inaugurações em Piraí do Norte
Intervenções abrangem segurança pública, infraestrutura, saúde e abastecimento de água, com destaque para a pavimentação da BA-250
A população de Piraí do Norte, no Baixo Sul baiano, passou a contar com novos investimentos em segurança pública, infraestrutura, saúde e abastecimento de água. Neste domingo (14), o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou a nova Unidade Integrada da Delegacia Territorial da Polícia Civil e do Pelotão da Polícia Militar, além de autorizar obras e ações que ultrapassam R$ 60 milhões. O principal destaque é a pavimentação da BA-250, importante ligação entre o município e Ituberá. As iniciativas fortalecem a mobilidade regional, ampliam o acesso a serviços públicos e promovem mais qualidade de vida para a população.
“Essas agendas ajudam a fortalecer a parceria entre o Governo do Estado e os municípios. Deixei um conjunto de ações já com data marcada para começar. Tem sistema de água, pavimentação e a tão sonhada estrada que liga Piraí do Norte a Ituberá”, destacou o governador.
O subsecretário da Segurança Pública, Marcel Oliveira, ressaltou a eficiência do modelo integrado, que fortalece a atuação conjunta das forças policiais e amplia a capacidade de atendimento à população. “A integração é um dos pilares da nossa gestão. Polícia Civil e Polícia Militar trabalham juntas no enfrentamento aos crimes, e essas estruturas garantem melhores condições para os profissionais da segurança e um serviço mais eficiente para a população”, afirmou.
As novas estruturas da Polícia Civil e da Polícia Militar receberam investimentos de aproximadamente R$ 2,6 milhões.
O governador também autorizou a publicação do edital de licitação para a pavimentação em CBUQ da BA-250, no trecho entre Piraí do Norte, o povoado de Mineiro e a BA-001, em Ituberá. Com extensão de 40 quilômetros e investimento de R$ 60 milhões, a obra beneficiará os municípios de Piraí do Norte, Ituberá, Gandu e Igrapiúna, fortalecendo atividades ligadas ao turismo, agricultura, agropecuária e indústria.
“A pavimentação entre Piraí do Norte e Ituberá vai formar um importante corredor rodoviário. Quem vem da região Sudoeste, passando por Gandu, Piraí do Norte e Ituberá, terá acesso às praias do Baixo Sul, além de fortalecer o escoamento da produção”, destacou o secretário de Infraestrutura, Saulo Pontes. A previsão é que a licitação seja publicada até o dia 30 de junho no Diário Oficial do Estado.
Também foram autorizadas licitações para a pavimentação do acesso à nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Luís Navarro de Brito, para as obras de acesso à unidade integrada das polícias e para a implantação de ciclovia, calçadas e portal de entrada da cidade, no trecho entre a sede municipal e a Orla do Rio Peixe. As intervenções vão ampliar a mobilidade urbana e qualificar os acessos aos equipamentos públicos.
Outra ação anunciada foi a implantação do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água na localidade de Braço Norte. A agenda incluiu ainda a retomada das obras de reforma do Estádio Paulo César Barbosa, o Barbosão, além da formalização de convênios para obras de pavimentação e drenagem nos bairros Antônio Mamédio e Acelino Mamédio.
Morador de Piraí do Norte, Nivaldo Gabriel da Cruz utiliza com frequência a estrada que liga o município a Ituberá e destacou a importância das intervenções. “Essas ações são muito importantes para a população. A gente precisava desse reforço na segurança, e a pavimentação da estrada para Ituberá é uma obra muito esperada. Hoje, uma viagem que poderia ser feita em cerca de 20 minutos acaba levando até três horas. Com a estrada pronta, vai melhorar o transporte e reduzir bastante o tempo de deslocamento”, afirmou.
Durante a agenda, também foi inaugurada a nova sede do Serviço de Atendimento ao Cidadão, resultado de parceria com a prefeitura municipal. O espaço reúne serviços do CrediBahia, Sebrae, Detran e Banco do Nordeste, ampliando e qualificando o atendimento à população.
Outras ações
Além das inaugurações e anúncios, foram entregues uma van para Tratamento Fora do Domicílio (TFD), sete kits destinados às Unidades Básicas de Saúde (UBS), equipamentos para a base do Samu, um veículo administrativo para a prefeitura, um ônibus escolar rural e um trator com implementos agrícolas para fortalecer a produção no campo.
Na área da saúde, também foram firmados convênios para a reforma do Hospital Municipal e para a construção das Unidades Básicas de Saúde dos bairros KM 29 e Ailton Freitas, ampliando a rede de atendimento e fortalecendo a assistência prestada à população.
Outra iniciativa contemplou a entrega de 90 caixas d’água com capacidade para 500 litros cada, ampliando as condições de armazenamento e o acesso à água para famílias do município. A agenda incluiu, ainda, a cessão de equipamentos para a fanfarra Leões Dourados, reforçando ações voltadas à cultura e à formação de jovens.
Após a agenda de entregas e anúncios, o governador participou da nona edição da Festa do Cacau, principal celebração junina do município e uma das mais tradicionais manifestações culturais da região.
Política
Apuarema recebe investimentos em abastecimento de água e educação
Sistemas hídricos são entregues em comunidades rurais e nova escola é anunciada para o distrito de Novo Horizonte
A população de Apuarema, no Médio Rio de Contas, passou a contar, neste sábado (13), com novos investimentos voltados à ampliação do acesso à água e ao fortalecimento da infraestrutura educacional. Foram entregues, pelo Governo do Estado, sistemas de abastecimento de água para comunidades rurais e assinada a ordem de serviço para a construção de uma escola no distrito de Novo Horizonte.
Na zona rural, foram inaugurados sistemas de abastecimento de água nas localidades de Cedro, Pedrão e Serra dos Caetanos. As obras foram executadas pela Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), por meio da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb), com investimento de R$ 680 mil oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).
Nas comunidades de Cedro e Pedrão, o sistema integrado possui mais de seis quilômetros de rede de distribuição e atende a 29 ligações domiciliares. Em Serra dos Caetanos, o sistema simplificado beneficia diretamente 67 famílias.
“A entrega desses sistemas é fundamental para o desenvolvimento rural de Apuarema. Nosso objetivo é reduzir as desigualdades no acesso a serviços básicos, levando dignidade para quem vive no campo”, destacou o chefe de gabinete da SIHS, Marcus Simões.
Os investimentos em segurança hídrica no município também incluem ações realizadas pela Embasa. Entre 2023 e 2026, foram aplicados mais de R$ 872 mil em melhorias no sistema de abastecimento local, com destaque para a substituição de 900 metros da rede adutora de água bruta, beneficiando cerca de 6,9 mil moradores da sede.
Na área da educação, foi assinada a ordem de serviço para a construção de uma escola com seis salas de aula e quadra poliesportiva no distrito de Novo Horizonte. A obra será executada em parceria com a Prefeitura de Apuarema. Também foi entregue a quadra coberta da Escola Municipal Aurino Nery Souza, ampliando a estrutura destinada às atividades esportivas e pedagógicas dos estudantes.
As iniciativas fazem parte de um conjunto de investimentos de mais de R$ 211,5 milhões destinados à educação em 47 municípios baianos, contemplando a construção de novas escolas, reformas, ampliações, creches, quadras cobertas, além da aquisição de equipamentos e mobiliário escolar.
Política
Investimentos de R$ 136 milhões impulsionam infraestrutura e produção no Norte da Bahia
Ações alcançam 25 municípios e incluem entrega de equipamentos, obras de pavimentação e regularização fundiária
Municípios do Norte baiano receberam, nesta sexta-feira (12), novos investimentos voltados à infraestrutura urbana, ao fortalecimento das atividades produtivas e à ampliação dos serviços públicos. Em agenda realizada em Juazeiro, o governador Jerônimo Rodrigues autorizou obras de pavimentação e entregou máquinas, equipamentos e implementos para prefeituras, associações e entidades da região. As ações integram um pacote de investimentos superior a R$ 136 milhões.
Os recursos contemplam 25 municípios e 125 entidades, com foco na melhoria da infraestrutura, no apoio à produção e no fortalecimento da capacidade de atendimento à população. Entre os equipamentos entregues estão tratores agrícolas, retroescavadeiras, plantadeiras, carretas agrícolas, ordenhadeiras e máquinas forrageiras. Também foram distribuídos itens destinados a associações e entidades, como máquinas de costura, kits para beneficiamento de mandioca, freezers, fogões industriais, balcões térmicos, caixas d’água e embarcações com motores de popa e rabeta.
De acordo com o prefeito de Uauá, Marcos Lobo, os equipamentos reforçam a capacidade de atuação dos municípios e contribuem para a melhoria dos serviços oferecidos à população. “Esses equipamentos chegam em um momento importante para os municípios. Eles ajudam a ampliar nossa capacidade de atendimento, fortalecem os serviços prestados à população e dão mais condições para que as prefeituras executem ações que impactam diretamente a vida das pessoas”, afirmou.
A programação incluiu ainda a assinatura de ordens de serviço para obras de pavimentação em municípios atendidos pela 6ª Superintendência Regional da Codevasf. As intervenções vão beneficiar 30 cidades baianas e somam mais de R$ 65 milhões em investimentos. Os recursos serão aplicados na pavimentação de ruas e vias urbanas, contribuindo para a melhoria da mobilidade urbana e do acesso da população a serviços públicos.
“Estamos falando de investimentos que melhoram a vida das pessoas de forma concreta. As obras ajudam na mobilidade, fortalecem o escoamento da produção e criam melhores condições para o desenvolvimento dos municípios. Quando uma prefeitura recebe equipamentos e infraestrutura, ganha mais capacidade para atender à população”, destacou o governador.
Durante a agenda, também foi anunciado o aporte de mais R$ 45,1 milhões para ampliar as ações de doação de máquinas, equipamentos e bens por meio da Codevasf. Outro destaque foi a assinatura de um termo de cooperação técnica voltado à regularização fundiária dos perímetros irrigados de Salitre, Mandacaru, Tourão, Maniçoba e Curaçá.
A iniciativa busca acelerar os processos de regularização fundiária na região. Nesta etapa, serão contemplados 51 lotes ocupados por famílias, agricultores e empresas, ampliando a segurança jurídica dos produtores e criando condições para novos investimentos e para o fortalecimento da produção agrícola nas áreas irrigadas do Norte baiano.
-
Culturahá 3 diasCabokaji leva espetáculo “Salvaguarda” ao lançamento nacional do Sonora Brasil
-
Políticahá 3 diasGoverno da Bahia anuncia pacote de R$ 1,7 bilhão para obras e serviços em 200 municípios
-
Turismohá 3 diasBahia abre temporada de observação de baleias-jubarte com foco em qualificação profissional
-
Saúdehá 2 diasJuazeiro amplia assistência especializada com novos investimentos em saúde

