Educação
Em Cardeal da Silva, governador inaugura nova escola e unidades policiais
Jerônimo Rodrigues desembarcou na cidade com uma agenda recheada de inaugurações e entregas
O governador Jerônimo Rodrigues desembarcou em Cardeal da Silva, no litoral norte, neste sábado (13) com uma agenda recheada de inaugurações e entregas. O destaque fica para o novo Colégio Estadual de Tempo Integral Doutor José Antônio de Araújo Pimenta, investimento de quase R$ 23 milhões. Além da escola, Jerônimo também entregou a nova unidade integrada da Delegacia Territorial e o Pelotão da Polícia Militar.
“É uma grande alegria inaugurar uma casa sagrada do conhecimento, que é como devemos tratar uma escola. Essa é a escola dos meus sonhos, algo que eu nunca imaginei que poderia existir. Mas temos a obrigação de proporcionar aos jovens condições dignas e bons equipamentos para que sonhem e tenham um futuro brilhante”, afirmou Jerônimo.
Ligado ao Núcleo Territorial de Educação (NTE) 18, de Alagoinhas, o novo Colégio Estadual de Tempo Integral Doutor José Antônio de Araújo Pimenta tem 12 salas climatizadas, biblioteca, dois laboratórios, restaurante, teatro, quadra coberta e campo de futebol society. Esta é a 94ª escola entregue desde 2023. Entre novas e modernizadas, o número sobe para 200.
Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, a implantação do colégio em tempo integral marca um novo momento para a comunidade escolar de Cardeal da Silva. “Essa escola tem um projeto pedagógico especial. Ela dialoga e se contextualiza com a vida do campo dos estudantes. Vivenciamos ali a experiência de parte do curso de agroecologia e como é importante ter um projeto pedagógico, professores envolvidos, ajudando a gente a construir esse projeto de educação que a gente acredita. São R$ 23 milhões investidos nos nossos sonhos, porque aqui é a realização dos sonhos de muitos estudantes”, disse.
A estrutura oferece também espaços que ampliam o aprendizado e garantem mais oportunidades para os jovens da região, como o Projeto de Agroecologia, proposto pela primeira-dama, Tatiana Velloso, com parceria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). São feitos experimentos, cultivo de uma horta e a criação de aproximadamente 30 galos e galinhas. Os ovos produzidos são utilizados na própria alimentação estudantil.
De acordo com a professora Tatiana Rocha, da UFRB, que participou da implantação, o objetivo é que a escola sirva de modelo para geração de renda e capacitação de agricultores familiares. “A gente pode ver as técnicas, as formas de criação, se tornar um modelo para que os agricultores consigam vir aqui ver como funciona e replicar nas propriedades, para eles poderem gerar renda, gerar alimentação saudável para as próprias famílias”, disse.
E quem está aproveitando é a monitora Jemima Campos, do 3º ano técnico e que mora no distrito de Candembá, na zona rural. “Minha mãe é agricultora e ela tem o galinheiro dela. E aí o que eu aprendo aqui no colégio, eu indico pra ela lá na zona rural também. Já conseguimos ganhar dinheiro”.
A comunidade recebeu um ônibus escolar rural, para transportar com segurança e rapidez os estudantes que moram distante da sede ou em local de difícil acesso.
Simbolizando a preservação do meio ambiente, foi plantada uma muda de Pau Brasil, por meio do projeto Planta Bahia.
Segurança Pública
Cardeal da Silva também recebeu a unidade integrada da segurança pública, que abriga a sede da Delegacia Territorial, da Polícia Civil, e o pelotão da Polícia Militar, que é vinculado à 56ª Companhia Independente, com sede em Entre Rios. Foram destinados mais de R$ 2,5 milhões na construção, além de equipamentos e mobiliários para os dois postos.
A entrega representa um grande reforço na segurança da cidade e de municípios vizinhos, como destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
“A unidade integrada vai, primeiro, dar melhores condições de trabalho para os policiais militares e civis, e isso se converte, logicamente, numa melhor prestação de serviço para a população. E isso faz com que a gente tenha, cada vez mais, diminuído os atos criminais e esteja ao lado da sociedade”, afirmou o secretário Marcelo Werner.
Educação
Bahia forma cerca de 29 mil novos técnicos em cerimônia histórica
Evento no Estádio de Pituaçu celebrou a conclusão de cursos da Educação Profissional e Tecnológica, reforçando inclusão e desenvolvimento econômico
A Bahia celebrou, nesta sexta-feira (12), a formatura de aproximadamente 29 mil estudantes da Educação Profissional e Tecnológica. A cerimônia principal ocorreu no Estádio de Pituaçu, em Salvador, reunindo 5.128 concluintes da capital e da Região Metropolitana. Simultaneamente, outros 24,5 mil estudantes colaram grau em municípios do interior do estado.
A iniciativa, organizada pela Secretaria da Educação do Estado, reforça a educação profissional como estratégia de inclusão social, geração de oportunidades e fortalecimento da economia. Os novos técnicos ingressam no mercado de trabalho com formação alinhada às demandas produtivas do estado.
Entre os formandos está Iatusa Gomes, técnica em nutrição, que destacou a importância da educação pública gratuita. “Estou muito emocionada por conseguir essa formação. Quero levar esse conhecimento adiante e contribuir para a formação de outras pessoas”, afirmou.
Jucélia Torres, do curso de logística, ressaltou os impactos diretos na carreira. “Esse curso abriu portas para mim. Consegui estagiar e fui efetivada na área em que desejava atuar. Para minha vida profissional, essa formação foi fundamental”, disse.
Representando o governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior destacou o simbolismo do momento. “A educação é um eixo central para o desenvolvimento econômico, social e estrutural de qualquer nação. Investir em educação é investir no futuro”, afirmou.
Patrono da turma, o senador Jaques Wagner reforçou o papel da formação técnica na ampliação de perspectivas. “Este é um olhar para um futuro melhor. A formação técnica possibilita sonhar, ingressar no mundo do trabalho e avançar para a universidade”, declarou.
Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, os resultados refletem uma política pública contínua. “Este é o fruto dos investimentos em educação profissional, na infraestrutura das escolas e na valorização dos professores. A Bahia, que já é a segunda maior rede de educação profissional presencial do Brasil, celebra hoje a formação de milhares de estudantes preparados para contribuir com o desenvolvimento do estado”, concluiu.
Educação
Governo do Estado inaugura obras de modernização e ampliação do CEEP do Chocolate
Escola técnica recebeu R$ 33 milhões em investimentos e amplia capacidade para 2,5 mil estudantes em Ilhéus
Em uma agenda dedicada à educação, o governador Jerônimo Rodrigues entregou, neste sábado (6), a ampliação e modernização do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus, no Sul da Bahia. A unidade escolar recebeu investimento de R$ 33 milhões, distribuídos entre obras, equipamentos e mobiliário. Na ocasião, o governador também autorizou a Secretaria da Educação (SEC) a construir o Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Abaeté e o Colégio Estadual Indígena Tupinambá Amotara, na aldeia Itapuã.
“Aqui não é apenas a inauguração de um prédio escolar, é também a possibilidade de a comunidade juvenil sonhar. Queremos que os jovens tenham oportunidade de um grande futuro”, afirmou o governador.
O CEEP do Chocolate Nelson Schaun ganhou 24 salas de aula climatizadas, cinco salas para usos diversos, teatro com capacidade para 200 pessoas, restaurante estudantil, piscina semiolímpica, campo de futebol society com pista de atletismo, além de quadra reformada, biblioteca ampliada e novos espaços de convivência. A requalificação amplia as possibilidades de formação técnica para os jovens da região.
Após a reforma, a capacidade da escola passou de 1.200 para 2.500 alunos. Além do ensino regular, são oferecidos cursos técnicos em Agroindústria, Análises Clínicas, Eletromecânica, Eletrotécnica, Guia de Turismo, Hospedagem, Logística, Recursos Humanos e Teatro. Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, o equipamento modernizado reforça a estratégia da Bahia de integrar o ensino médio à educação profissional.
“Uma escola que dialoga com o cacau, utilizando o arranjo produtivo do território, fortalecendo a educação profissional e ampliando as oportunidades de aprendizagem para nossos estudantes. Uma entrega importante para que a educação da Bahia continue avançando”, destacou a secretária.
Ana Cláudia, de 19 anos, estudante do 1º ano do curso de Agroindústria, comemorou a transformação: “Um espaço bom, bem aconchegante, com ótimo ensino. Almoço, café da manhã. É um lugar bom, nos incentiva a estudar, a querer saber mais”.
Educação
Plano de Reestruturação da Escola Politécnica da UFBA gera reação e pedidos de suspensão
Docentes e estudantes contestam falta de estudos técnicos e transparência no projeto que prevê divisão da unidade e uso restrito do prédio anexo
O Plano de Reestruturação da Escola Politécnica (PREP) da Universidade Federal da Bahia enfrenta forte resistência interna. Segundo documento assinado por 95 dos 189 docentes da unidade, o processo que criou o PREP avançou sem o quórum exigido pelo regimento e sem estudos técnicos ou financeiros que justificassem a divisão.
O plano prevê transformar a escola em três estruturas administrativas, destinando o prédio anexo apenas a uma parcela da Politécnica, e não à comunidade como um todo. Para os críticos, as votações ocorreram com maioria simples e registros incompletos, comprometendo a transparência. Eles também alertam para a ausência de análise sobre os impactos nos cursos que permanecerão no prédio original, o que colocaria em risco o funcionamento e a sustentabilidade da unidade.
Caso avance, o projeto beneficiará uma pequena parcela da EPUFBA em detrimento do conjunto. Dos 13 cursos de graduação, apenas cinco utilizarão o novo prédio anexo, cuja conclusão está prevista com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.
Há preocupação com o prédio principal, que já depende de recursos limitados, e com o uso do anexo. Embora concebido originalmente para atender toda a comunidade acadêmica, conforme estudo de viabilidade técnica e financeira realizado em 2019, a atual gestão pretende destinar o espaço apenas às duas novas unidades.
Estudantes também se mobilizam contra o projeto, alegando que a reestruturação prejudica a coletividade, já que a maioria continuará no prédio antigo, que necessita urgentemente de reformas.
Docentes e estudantes pedem que o Conselho Universitário suspenda e reavalie o processo, com debate amplo, dados públicos e respeito às normas internas, evitando um projeto considerado excludente.
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