SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Turismo

Cultura japonesa, tradição de matriz africana, esporte e agro movimentam o estado

Encerrado no último domingo (7), o 17º Bon Odori teve a participação de mais de 90 mil pessoas

Publicado

em

O 17º Bon Odori - Festival da Cultura Japonesa foi encerrado, no último domingo (7), no Parque de Exposições de
Foto: Eduardo Bastos/Ascom SeturBA

O 17º Bon Odori – Festival da Cultura Japonesa foi encerrado no último domingo (7), no Parque de Exposições de Salvador, após três dias de celebração das tradições, arte e gastronomia do país asiático. O evento teve a participação de mais de 90 mil pessoas, entre baianos e turistas, e comemorou os 130 anos das relações entre o Brasil e o Japão, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA). 

“Salvador é uma das grandes cidades do Brasil e temos várias colônias japonesas na Bahia. Fiquei muito impressionado com a quantidade de baianos que apareceram para apreciar a cultura, a culinária e a música do nosso país”, declarou o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi. 

Pelo parque, circularam jovens fantasiados de personagens do cinema e dos mangás (quadrinhos) japoneses, que chamavam a atenção dos visitantes. Na programação, houve ainda dança, música, jogos, demonstração de lutas marciais e oficinas de arte. 

“Acho que esse festival, realizado numa cidade antiga e turística como Salvador, é hoje o maior e o melhor da cultura japonesa no Brasil”, elogiou o paulista Aroldo Kenji Ojma, mestre de judô. 

Além do evento na capital, a Setur-BA também apoia as versões itinerantes do festival japonês, que já passou por Barreiras e segue para Juazeiro, Mata de São João, Una, Taperoá e Teixeira de Freitas. 

ANÚNCIO
Anúncios
Tradição de matriz africana, esporte e negócios

No último fim de semana, aconteceram outros eventos que movimentaram o turismo, em Salvador e no interior do estado, com incentivos da Setur-BA. Na capital, a Feira de São Joaquim, na Cidade Baixa, recebeu a celebração ao Marujo do Olho Vivo, entidade protetora das pessoas ligadas ao mar, nas religiões de matriz africana. A festa reuniu cerca de dois mil adeptos do candomblé e da umbanda, feirantes e turistas. O cortejo percorreu as instalações do equipamento até o atracadouro, onde a oferenda ao Marujo foi depositada nas águas da Baía de Todos-os-Santos. 

“Procuramos preservar uma tradição de 31 anos, que integra o calendário das festas populares da Bahia, e encontramos na Setur-BA a parceria perfeita. A secretaria traz um olhar muito cuidadoso para a Feira de São Joaquim, que reforça o potencial do espaço como atração turística”, disse o coordenador da Marujada, Jairo da Mata. 

“Vim visitar a feira e encontrei essa festa bonita, cheia de cores e fantasias de marinheiros. Adorei essa manifestação religiosa”, relatou a sergipana Nádia Castro. 

Já na praia de Piatã, o Festival Canto Pela Paz – Salvador reuniu uma multidão de cristãos, que vieram de diversas regiões da Bahia e do Brasil, para troca de experiências e manifestações de louvor por meio da música. 

Na Chapada Diamantina, o 12º Desafio Mucugê de Mountain Bike teve a participação de 500 ciclistas, representando 15 estados, que fizeram trajetos em meio às belezas naturais da região. Ainda na Chapada, foi realizada a 1ª Barra AgroShow, feira agropecuária que ofereceu exposição de máquinas, painéis, capacitações e ações de sustentabilidade. Mais de 12 mil pessoas participaram dos três dias de programação. 

ANÚNCIO
Anúncios

Na Costa dos Coqueiros, a 25ª Feira de Empreendedorismo Feminino e Artesanato de Sauípe mobilizou grupos de mulheres do litoral norte baiano, com atividades culturais e a comercialização de produtos regionais. 

Turismo

Voo da Latam Congonhas-Ilhéus favorece turismo e negócios

Publicado

em

O voo regular da Latam, que liga o aeroporto de Congonhas (São Paulo) a Ilhéus, na Costa do Cacau, foi inaugurado na tarde de domingo
Foto: Tatiana Azeviche/Ascom Setur

O voo regular da Latam, que liga o aeroporto de Congonhas (São Paulo) a Ilhéus, na Costa do Cacau, foi inaugurado na tarde de domingo (26), em solenidade na área de check-in do aeroporto da cidade baiana. Ela reuniu representantes do Governo do Estado, da companhia aérea e da Socicam, empresa responsável pela administração do terminal ilheense, que firmaram uma parceria para a consolidação da rota, antes sazonal. O ato foi acompanhado pelo trade turístico e teve receptivo da Secretaria de Turismo (Setur-BA), com baianas típicas e os personagens Gabriela e Nacib, criados pelo escritor Jorge Amado, que simbolizam Ilhéus. 

“É um momento de comemoração. Ampliar a malha aérea é fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo baiano. Este voo vai proporcionar o aumento do fluxo turístico em Ilhéus e demais cidades da Costa do Cacau e abre novas oportunidades de negócios e investimentos na região”, ressaltou a chefe de Gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, que representou o secretário Maurício Bacelar. 

“O voo impulsiona o setor turístico da região, trazendo mais opções de deslocamento para Ilhéus, e beneficia toda a economia”, completou a assessora especial da Casa Civil do Estado, Adélia Pinheiro. 

Para o Head de Assuntos Públicos da Latam Brasil, Eduardo Macedo, “é a consolidação do investimento que a Latam vem fazendo na Bahia, porque transformar uma rota sazonal em rota estrutural significa trazer mais conectividade, mais incentivo econômico e turístico, aproximando a Estrada do Chocolate de São Paulo”. 

A nova linha da Latam tem duas frequências semanais, aos sábados e domingos, em aeronave Airbus A319, de 140 lugares. As partidas de Congonhas acontecem às 11h50, com pouso em Ilhéus às 14h. No retorno, sai às 14h40 da cidade baiana, chegando a São Paulo às 17h05. 

ANÚNCIO
Anúncios

“Excelente contar com este voo, nesta minha primeira viagem à Costa do Cacau. E o aeroporto é de ótima qualidade”, relatou a empresária Núbia Bittencourt, de Brasília, que veio no voo inaugural. 

Reformado e ampliado pelo Governo do Estado, com capacidade para mais de 1,2 milhão de passageiros por ano, o Aeroporto Jorge Amado (Ilhéus) também dispõe de um posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), mantido pela Setur-BA. “Notei que reformaram o terminal. As instalações ficaram muito mais confortáveis”, elogiou a empreendedora Sarah Carneiro, de São Paulo, que também viajou pela Latam. 

Continue Lendo

Turismo

Novos voos para Salvador e Ilhéus ampliam malha aérea nacional da Bahia

A rota é feita em aeronave Boeing 737, de 186 lugares, e aproxima a zona turística Vale do São Francisco da capital baiana

Publicado

em

A Gol Linhas Aéreas celebrou, na noite de quinta-feira (23), o novo voo de Petrolina (Pernambuco) para Salvador, com três frequências
Foto: Divulgação

A Gol Linhas Aéreas celebrou, na noite de quinta-feira (23), o novo voo de Petrolina (Pernambuco) para Salvador, com três frequências semanais, às terças, sextas e sábados; e volta às segundas, quintas e sábados. A rota é feita em aeronave Boeing 737, de 186 lugares, e aproxima a zona turística Vale do São Francisco da capital baiana, facilitando a movimentação de visitantes e de negócios, na região conhecida pela riqueza hídrica, enoturismo e produção de frutas. A nova linha é resultado do trabalho de ampliação da malha aérea da Bahia, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), em parceria com as empresas de aviação e os aeroportos. 

“Essa rota da Gol não é apenas a ligação entre Salvador e Petrolina. Ela liga a nossa capital ao Vale do São Francisco, que, além dos atrativos naturais, culturais e do enoturismo, é também uma região que está no radar dos investidores do agronegócio. Portanto, o voo é uma ferramenta importante para a movimentação da economia baiana”, ressaltou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar. 

Já a Latam Brasil inaugura, neste domingo (26), às 13h, o voo de São Paulo para Ilhéus, na Costa do Cacau, partindo do aeroporto de Congonhas, com duas frequências semanais de ida e volta, aos sábados e domingos. A solenidade será no aeroporto ilheense, com a participação de dirigentes da Setur-BA, da companhia aérea e da Socicam, empresa que administra o terminal aeroviário da cidade do sul baiano, além de ativação cultural. A rota, que era sazonal, passará a ser regular, usando aeronave Airbus A319, com capacidade para 140 passageiros. 

“Esse voo da Latam é estratégico para Ilhéus e demais destinos da Costa do Cacau, porque o aeroporto de Congonhas fica no Centro de São Paulo, o que facilita o acesso de turistas que pretendem visitar a Bahia e de investidores que buscam negócios no estado. Era uma reivindicação do trade turístico, que a parceria do governo baiano com a Gol e a Socicam transformou em realidade”, explica o secretário Bacelar. 

“Tornar essa rota regular reforça nosso compromisso com a conectividade do Nordeste. Aproximamos ainda mais a Costa do Cacau da nossa malha, favorecendo o turismo e a economia locais e encurtando a distância entre a Bahia e São Paulo”, destaca o Head de Assuntos Públicos da Latam Brasil, Eduardo Macedo. 

ANÚNCIO
Anúncios

“Nos últimos dois anos, concluímos mais de R$ 70 milhões em investimentos para ampliar e modernizar o aeroporto de Ilhéus, o que torna o terminal ainda mais preparado para o crescimento da demanda”, pontua o diretor da Divisão de Aeroportos da Socicam, Alexander Cerqueira. 

Continue Lendo

Turismo

Bahia amplia roteiros e experiências nas 13 zonas do estado

Evento promovido pela Setur-BA reuniu 50 agências de viagens para divulgar novidades e fortalecer o turismo 

Publicado

em

os novos produtos e experiências que passam a integrar os roteiros das 13 zonas turísticas da Bahia nos segmentos comunitário, ecológico,
Fotos: Thuane Maria/GOVBA

A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) lançou nesta quinta-feira (23), em Salvador, os novos produtos e experiências que passam a integrar os roteiros das 13 zonas turísticas da Bahia nos segmentos comunitário, ecológico, gastronômico e religioso, entre outros. O evento, realizado na sede do órgão, na Avenida Tancredo Neves, reuniu 50 agências de viagens, que irão montar pacotes para os destinos que agora oferecem novas possibilidades aos visitantes. A iniciativa marca uma nova fase na promoção do turismo baiano, com foco no fortalecimento do setor, que valoriza vivências autênticas, a cultura local, a gastronomia e o contato com a natureza. 

Os municípios de Maraú, Boa Nova, Paulo Afonso, Alagoinhas, Itaetê, Jandaíra, Rio de Contas, Barra Choça, Bom Jesus da Lapa e Iguaí passam a integrar a vitrine turística, destacando-se por suas potencialidades como destinos já consolidados — agora com novas opções — e também como locais a serem descobertos por visitantes. Durante a cerimônia, o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, destacou a importância da diversificação dos roteiros e o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento regional através do turismo. “Nós temos trabalhado a diversificação da oferta, sempre mostrando novos produtos e novas experiências. Hoje aqui na secretaria, nós reunimos os agentes de viagens da Bahia, esses profissionais que vendem os destinos, para capacitar eles em relação a mais produtos e experiências que a Bahia oferece e que ainda não estão na prateleira de venda dessas agências”, afirmou Bacelar. 

Os novos roteiros, que aumentam a oferta turística, foram elaborados com base em relatórios de diagnósticos e escuta ativa com representantes municipais, comunidades locais, sociedade civil, empresários e guias turísticos, identificando atrativos pouco explorados e que agora ganham visibilidade com o apoio institucional da Setur-BA. Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens – Bahia (Abav-BA), Rogério Ribeiro, a iniciativa contribui para movimentar o setor e gerar novas oportunidades de negócio. “ A gente como entidade de classe nos aproximamos do governo agora, com esse compromisso de regionalizar o turismo, ou seja, trazer as agências de viagens e até os pequenos organizadores de viagens para essa união junto à Abav, para poder fazer esse grande trabalho. Então, a Bahia tem 13 zonas turísticas, são 131 municípios hoje e a gente vai, com certeza, operacionalizar tudo isso e transformar em produto e experiências”, disse Ribeiro. 

O empresário Anderson Gomes, representante da agência San José Tour, ressaltou o potencial transformador dessas experiências. “A Bahia é um grande país dentro do Brasil. A sua extensão territorial é maior do que muitos países, por exemplo, da Europa. Então, a possibilidade de fazer turismo na Bahia é gigante. O Brasil nasceu na Bahia. Você tem uma série de possibilidades de fazer um turismo integrador. Para isso é necessário fazer o que estamos fazendo hoje aqui. Chamar o trade, as agências de viagens, os guias de turismo, os gestores para que o turismo seja feito. Parcerias do governo, das empresas privadas, das agências, todos juntos podemos fazer um turismo mais forte,” avaliou. 

Além do lançamento ocorrido nesta quinta-feira, a Secretaria promoverá uma série de ações promocionais como “Famtour” com objetivo de fazer visitas de familiarização com os agentes das operadoras visitas aos novos destinos. Campanhas para divulgar os novos roteiros no Brasil e no exterior, em parceria com operadoras, agências e influenciadores do setor também serão realizadas. 

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Mais Lidas