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Educação

Catu ganha novo colégio de tempo integral com 12 salas de aula

O abastecimento, antes comprometido pelo relevo elevado das localidades, agora conta com uma distribuição qualificada para mais de 6,8 mil moradores

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Jerônimo Rodrigues inaugurou, nesta quinta-feira (25), a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral de Catu. O chefe do Executivo
Feijão Almeida/GOVBA

Com 12 salas de aula e um investimento de mais de R$ 32 milhões, o governador Jerônimo Rodrigues inaugurou, nesta quinta-feira (25), a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral de Catu. O chefe do Executivo baiano também entregou a obra de implantação de reservatório de água, com investimento de R$1,1 milhão, para o abastecimento de bairros do município. Com aplicação de R$3,8 milhões para a prática esportiva e atividades de lazer, Jerônimo inaugurou ainda dois campos alternativos, o primeiro deles no bairro Chesf e outro, para a comunidade de Pau Lavrado.

A nova unidade de ensino da rede pública do Estado reúne biblioteca, laboratórios, restaurante estudantil, teatro, quadra poliesportiva, campo de futebol society, piscina semiolímpica e outros espaços para o aprendizado e a formação cidadã dos estudantes. “Essa escola é muito diferente do que tínhamos antes. Agora vamos ter mais oportunidades de aprender em áreas diferentes e também praticar esportes”, destacou Andrei Monteiro, estudante do Colégio Estadual de Tempo Integral de Catu.

A secretária da Educação, Rowenna Brito, afirmou que o ensino em tempo integral amplia as possibilidades de desenvolvimento: “Os alunos passam a ter acesso a atividades culturais, científicas e esportivas, fortalecendo a educação e a comunidade escolar como um todo”.

Água

Na sede da cidade, habitantes dos bairros Fazenda Alva Luz, Gravito, Santa Rita e Rua Nova foram contemplados com a implantação de um reservatório de água. O abastecimento, antes comprometido pelo relevo elevado das localidades, agora conta com uma distribuição qualificada para mais de 6,8 mil moradores de Catu.

Saúde

Foram entregues duas ambulâncias, com investimento de R$ 553 mil, além de quatro kits UBS, avaliados em R$ 103,6 mil, que vão equipar as unidades básicas de saúde. O município recebeu ainda equipamentos para o Laboratório Municipal, no valor de R$ 38 mil, um kit parto, no valor de R$ 19,9 mil, e equipamentos para UBS, no valor de R$ 6,4 mil.

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O governador também destacou os investimentos no município. “Estamos reforçando a rede de atenção básica de Catu com novas ambulâncias, kits e equipamentos que vão melhorar o atendimento e dar mais agilidade aos serviços de saúde”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

Outras ações

Na área de esporte, o governador entregou dois campos de futebol society com gramado sintético: um no bairro Chesf, na sede, e outro na comunidade de Pau Lavrado. Os equipamentos foram contemplados com a construção de alambrado ao redor do campo, implantação do sistema de iluminação em LED para campo de futebol, construção de arquibancada com acessibilidade, vestiário, implantação dos bancos de reservas, e pavimentação nos acessos principais, além de instalação do totem institucional externo e de grama sintética.

Também foram anunciadas obras de infraestrutura e convênios com a prefeitura. Entre eles estão a construção do Mercado Municipal Rio Branco, a ampliação da Praça Pereira da Hora e a pavimentação asfáltica em ruas do Centro e do bairro Boa Vista.

Educação

Bahia forma cerca de 29 mil novos técnicos em cerimônia histórica

Evento no Estádio de Pituaçu celebrou a conclusão de cursos da Educação Profissional e Tecnológica, reforçando inclusão e desenvolvimento econômico

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A Bahia celebrou, nesta sexta-feira (12), a formatura de aproximadamente 29 mil estudantes da Educação Profissional e Tecnológica.
Foto: Joá Souza/GOVBA

A Bahia celebrou, nesta sexta-feira (12), a formatura de aproximadamente 29 mil estudantes da Educação Profissional e Tecnológica. A cerimônia principal ocorreu no Estádio de Pituaçu, em Salvador, reunindo 5.128 concluintes da capital e da Região Metropolitana. Simultaneamente, outros 24,5 mil estudantes colaram grau em municípios do interior do estado.

A iniciativa, organizada pela Secretaria da Educação do Estado, reforça a educação profissional como estratégia de inclusão social, geração de oportunidades e fortalecimento da economia. Os novos técnicos ingressam no mercado de trabalho com formação alinhada às demandas produtivas do estado.

Entre os formandos está Iatusa Gomes, técnica em nutrição, que destacou a importância da educação pública gratuita. “Estou muito emocionada por conseguir essa formação. Quero levar esse conhecimento adiante e contribuir para a formação de outras pessoas”, afirmou.

Jucélia Torres, do curso de logística, ressaltou os impactos diretos na carreira. “Esse curso abriu portas para mim. Consegui estagiar e fui efetivada na área em que desejava atuar. Para minha vida profissional, essa formação foi fundamental”, disse.

Representando o governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador Geraldo Júnior destacou o simbolismo do momento. “A educação é um eixo central para o desenvolvimento econômico, social e estrutural de qualquer nação. Investir em educação é investir no futuro”, afirmou.

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Patrono da turma, o senador Jaques Wagner reforçou o papel da formação técnica na ampliação de perspectivas. “Este é um olhar para um futuro melhor. A formação técnica possibilita sonhar, ingressar no mundo do trabalho e avançar para a universidade”, declarou.

Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, os resultados refletem uma política pública contínua. “Este é o fruto dos investimentos em educação profissional, na infraestrutura das escolas e na valorização dos professores. A Bahia, que já é a segunda maior rede de educação profissional presencial do Brasil, celebra hoje a formação de milhares de estudantes preparados para contribuir com o desenvolvimento do estado”, concluiu.

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Educação

Governo do Estado inaugura obras de modernização e ampliação do CEEP do Chocolate

Escola técnica recebeu R$ 33 milhões em investimentos e amplia capacidade para 2,5 mil estudantes em Ilhéus

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neste sábado (6), a ampliação e modernização do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun
Foto: Amanda Ercília/GOVBA

Em uma agenda dedicada à educação, o governador Jerônimo Rodrigues entregou, neste sábado (6), a ampliação e modernização do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus, no Sul da Bahia. A unidade escolar recebeu investimento de R$ 33 milhões, distribuídos entre obras, equipamentos e mobiliário. Na ocasião, o governador também autorizou a Secretaria da Educação (SEC) a construir o Colégio Estadual Indígena Tupinambá de Abaeté e o Colégio Estadual Indígena Tupinambá Amotara, na aldeia Itapuã.

“Aqui não é apenas a inauguração de um prédio escolar, é também a possibilidade de a comunidade juvenil sonhar. Queremos que os jovens tenham oportunidade de um grande futuro”, afirmou o governador.

O CEEP do Chocolate Nelson Schaun ganhou 24 salas de aula climatizadas, cinco salas para usos diversos, teatro com capacidade para 200 pessoas, restaurante estudantil, piscina semiolímpica, campo de futebol society com pista de atletismo, além de quadra reformada, biblioteca ampliada e novos espaços de convivência. A requalificação amplia as possibilidades de formação técnica para os jovens da região.

Após a reforma, a capacidade da escola passou de 1.200 para 2.500 alunos. Além do ensino regular, são oferecidos cursos técnicos em Agroindústria, Análises Clínicas, Eletromecânica, Eletrotécnica, Guia de Turismo, Hospedagem, Logística, Recursos Humanos e Teatro. Para a secretária da Educação, Rowenna Brito, o equipamento modernizado reforça a estratégia da Bahia de integrar o ensino médio à educação profissional.

“Uma escola que dialoga com o cacau, utilizando o arranjo produtivo do território, fortalecendo a educação profissional e ampliando as oportunidades de aprendizagem para nossos estudantes. Uma entrega importante para que a educação da Bahia continue avançando”, destacou a secretária.

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Ana Cláudia, de 19 anos, estudante do 1º ano do curso de Agroindústria, comemorou a transformação: “Um espaço bom, bem aconchegante, com ótimo ensino. Almoço, café da manhã. É um lugar bom, nos incentiva a estudar, a querer saber mais”.

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Educação

Plano de Reestruturação da Escola Politécnica da UFBA gera reação e pedidos de suspensão 

Docentes e estudantes contestam falta de estudos técnicos e transparência no projeto que prevê divisão da unidade e uso restrito do prédio anexo

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O Plano de Reestruturação da Escola Politécnica (PREP) da Universidade Federal da Bahia enfrenta forte resistência interna.

O Plano de Reestruturação da Escola Politécnica (PREP) da Universidade Federal da Bahia enfrenta forte resistência interna. Segundo documento assinado por 95 dos 189 docentes da unidade, o processo que criou o PREP avançou sem o quórum exigido pelo regimento e sem estudos técnicos ou financeiros que justificassem a divisão. 

O plano prevê transformar a escola em três estruturas administrativas, destinando o prédio anexo apenas a uma parcela da Politécnica, e não à comunidade como um todo. Para os críticos, as votações ocorreram com maioria simples e registros incompletos, comprometendo a transparência. Eles também alertam para a ausência de análise sobre os impactos nos cursos que permanecerão no prédio original, o que colocaria em risco o funcionamento e a sustentabilidade da unidade. 

Caso avance, o projeto beneficiará uma pequena parcela da EPUFBA em detrimento do conjunto. Dos 13 cursos de graduação, apenas cinco utilizarão o novo prédio anexo, cuja conclusão está prevista com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal. 

Há preocupação com o prédio principal, que já depende de recursos limitados, e com o uso do anexo. Embora concebido originalmente para atender toda a comunidade acadêmica, conforme estudo de viabilidade técnica e financeira realizado em 2019, a atual gestão pretende destinar o espaço apenas às duas novas unidades. 

Estudantes também se mobilizam contra o projeto, alegando que a reestruturação prejudica a coletividade, já que a maioria continuará no prédio antigo, que necessita urgentemente de reformas. 

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Docentes e estudantes pedem que o Conselho Universitário suspenda e reavalie o processo, com debate amplo, dados públicos e respeito às normas internas, evitando um projeto considerado excludente. 

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