Segurança
Caravana Bahia Sem Fogo passa por São Desidério, no oeste baiano
A atividade destaca o papel dos bombeiros e brigadistas no combate aos incêndios florestais
A Caravana Bahia Sem Fogo esteve, nesta quarta-feira (02/04), no município de São Desidério, dando continuidade às ações de prevenção e combate aos incêndios florestais na região Oeste da Bahia. Durante as atividades, a iniciativa reforçou a importância da atuação dos brigadistas voluntários, bombeiros civis e militares no enfrentamento das queimadas.
Os bombeiros e brigadistas estão na linha de frente do combate ao fogo, desde os primeiros focos até os incêndios de grande proporção. A tenente Maiara, comandante da 1ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar em Barreiras, destacou o trabalho contínuo da corporação para minimizar os impactos das queimadas.
“Nós trabalhamos o ano inteiro, já se preparando para os incêndios florestais, que se intensificam no segundo semestre na região Oeste. O primeiro passo é a prevenção, por meio de palestras e capacitações como as que estamos promovendo aqui na Caravana. Além disso, temos formações específicas para bombeiros militares e especialistas em combate a incêndios florestais. Hoje, nosso maior desafio é o efetivo. Mesmo com a mobilização de bombeiros de toda a Bahia, ainda não conseguimos atender todas as ocorrências. Por isso, contamos com o apoio dos brigadistas, auxiliando na formação deles para que atuem de forma qualificada”, explicou.
Davi Araújo, chefe de esquadrão da brigada Pronto Emprego de Barreiras, que faz parte do Prevfogo, programa ligado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), ressaltou a experiência dos brigadistas na região e os desafios enfrentados durante os combates ao fogo.
“Atuamos tanto na Bahia quanto em outras regiões do país onde somos solicitados. Aqui no Oeste, além do combate direto ao fogo, fazemos rondas preventivas e recuperamos áreas degradadas. Por sermos da região, conhecemos a topografia e conseguimos nos deslocar com rapidez. Temos pontos estratégicos de monitoramento, como o mirante na Serra da Bandeira, que nos permite identificar focos de incêndio e agir rapidamente para minimizar os impactos”, afirmou.
Educação e sensibilização
Além das reuniões com gestores municipais e da roda de conversa com alunos da Escola Municipal Marcelo Cirílo, a Caravana promoveu uma palestra no Colégio Maria Edith Rhoden, no distrito de Roda Velha. A atividade buscou conscientizar os estudantes sobre os impactos das queimadas e a importância da prevenção.
A coordenadora pedagógica Denize Fantin destacou a relevância da iniciativa para complementar o trabalho realizado em sala de aula.
“Esse momento é fundamental para reforçar o que já discutimos com os alunos. A interação com bombeiros, brigadistas e técnicos da Caravana torna o aprendizado mais concreto. Nossa região é cercada por fazendas, e o uso do fogo para limpeza de áreas ainda é uma realidade, apesar de ser ilegal. As crianças sabem disso, mas ações como essa de hoje ajudam a consolidar esse conhecimento e incentivam a mudança de comportamento”, avaliou.
Próximas ações
Nesta quinta-feira (3), a Caravana segue para o município de Angical, onde dará continuidade às atividades educativas e preventivas.
A Caravana Bahia Sem Fogo integra o Programa Bahia Sem Fogo, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e desenvolvido em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), a Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), o Prevfogo/Ibama e as Secretarias de Educação, Segurança Pública e Saúde.
Denúncias de queimadas ilegais podem ser feitas pelo telefone 0800 071 1400 ou pelo e-mail denuncias@inema.ba.gov.br. Em caso de incêndios, a recomendação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Segurança
Carga irregular de carvão é apreendida pela PM em Salvador
Diante da irregularidade, o material foi apreendido e encaminhado para as medidas administrativas e legais cabíveis
Guarnições da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) apreenderam, na manhã de sábado (25), cerca de 450kg de carvão vegetal que estavam sendo comercializados irregularmente na Ceasa, em Salvador.
A ação ocorreu durante fiscalização ambiental no centro, com o objetivo de coibir crimes relacionados à extração, ao transporte e ao comércio de produtos de origem florestal.
Durante a abordagem, foi constatado que o proprietário do material não possuía nota fiscal, nem o documento de origem florestal (DOF) obrigatório para o transporte e comercialização de carvão vegetal, conforme legislação ambiental vigente. A ausência de tais documentos impede a rastreabilidade do produto e pode indicar origem ilegal da madeira utilizada na produção.
Diante da irregularidade, o material foi apreendido e encaminhado para as medidas administrativas e legais cabíveis. O responsável foi conduzido a Central de Flagrantes para o registro da ocorrência.
Segurança
SSP e Detran realizam ‘Operação Desmonte’ em Feira de Santana
A ação educativa visa à legalização das lojas de comércio de peças veiculares com o Detran
Em operação conjunta com o objetivo de fiscalizar, orientar e instruir comerciantes de peças veiculares, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e o Departamento de Trânsito da Bahia (Detran) deflagraram a ‘Operação Desmonte’ na manhã desta quinta-feira (23), em Feira de Santana.
As equipes visitaram os estabelecimentos e enfatizaram a importância da atuação dos comerciantes se credenciarem no Detran para evitarem autuações, sanções e interdições das lojas.
Sem o credenciamento, os locais podem ser responsabilizados por receptação ou comercialização ilegal de peças. A medida também assegura a diminuição de roubos de veículos, pois garante a circulação de apenas peças legais no mercado.
As ações também foram realizadas em Salvador durante a semana, na região da Suburbana. Palestras e seminários serão ofertados pelo Detran para os empresários do ramo.
Segurança
Operação Primus desarticula rede criminosa e revela esquema bilionário
Ação coordenada pela Polícia Civil da Bahia expõe sofisticado esquema de adulteração de combustíveis e lavagem de dinheiro na Bahia
A Polícia Civil da Bahia deflagrou uma das maiores operações já realizadas no estado contra o crime organizado, a lavagem de dinheiro e a adulteração de combustíveis. Batizada de Operação Primus, a ação foi coordenada pelo Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), com atuação simultânea em oito municípios baianos — incluindo Feira de Santana, Conceição do Jacuípe, Alagoinhas e Morro do Chapéu — além de ações nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Durante a operação, foram cumpridas 74 medidas judiciais, sendo 62 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão, que resultaram em nove pessoas presas, além da apreensão de armas de fogo, munições, veículos de luxo e equipamentos utilizados por criminosos. A Justiça autorizou o bloqueio e sequestro de mais de R$ 6,5 bilhões em bens, revelando a dimensão financeira do esquema criminoso, que teve como ponto de partida a adulteração de combustíveis.
A investigação, que durou cerca de um ano e meio, revelou uma rede complexa e sofisticada de lavagem de capitais, com ramificações em pelo menos três estados brasileiros. Cerca de 200 postos de combustíveis estão sob investigação por possível envolvimento no esquema.
O principal articulador da organização criminosa foi preso em um hotel no município de Lençóis, na Chapada Diamantina. Outras prisões ocorreram em Conceição de Feira, Feira de Santana, São Paulo e Rio de Janeiro.
Em pronunciamento oficial, o governador Jerônimo Rodrigues destacou os resultados da operação e a capacidade da Polícia Civil da Bahia em enfrentar o crime organizado. “Estamos desmontando as ações financeiras do crime organizado e enfraquecendo as suas estruturas. Mostramos a capacidade que a Polícia da Bahia tem de buscar informações por meio da Inteligência, com profissionais capacitados e equipamentos adquiridos através de investimentos do Governo do Estado. A Bahia não dará espaço ao crime organizado”, afirmou o chefe do Executivo estadual.
A Operação Primus segue em andamento, com novas diligências previstas e busca ativa pelos foragidos. Uma coletiva de imprensa está marcada para esta sexta-feira (17), às 11h30, na Sala Bahia pela Paz, no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença de autoridades envolvidas na força-tarefa.
-
Geralhá 2 diasSanta Inês celebra 101 anos com pacote de obras e investimentos de R$ 11 milhões
-
Serviçoshá 1 diaVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (28)
-
Segurançahá 2 diasCarga irregular de carvão é apreendida pela PM em Salvador
-
Cidadehá 2 diasPlano Inclinado Gonçalves passa tem atendimento suspenso

