Copa do Mundo 2022
Capitães da Inglaterra e País de Gales pretendem usar braçadeiras OneLove
As federações reafirmaram sua intenção de usar as braçadeiras de arco-íris mesmo com a possibilidade de serem multadas por isso

Os capitães da Inglaterra, Harry Kane, e do País de Gales, Gareth Bale, vão desafiar a Fifa usando braçadeiras de arco-íris “OneLove” em suas partidas da Copa do Mundo, depois que o órgão organizador lançou sua própria “campanha social” na véspera do torneio.
A Fifa pediu que todos os capitães usem uma braçadeira diferente a cada dia de jogo, promovendo mensagens sociais como “Futebol une o mundo”, “Compartilhe a refeição” e “Traga os movimentos”. A decisão foi anunciada meses depois que vários países questionaram a Fifa pedindo o uso de braçadeiras de arco-íris no Catar como um gesto contra a discriminação e em apoio aos direitos LGBTQ+.
Eles não receberam resposta ao pedido, com Inglaterra e País de Gales surpresos com a iniciativa de última hora da Fifa no sábado (19). Mas ambas as federações reafirmaram sua intenção de usar as braçadeiras de arco-íris, com a provável perspectiva de serem multadas por isso.
A regra 4.3 dos regulamentos de equipamentos da Fifa declara: “Nenhum item (de kit de jogo ou outra roupa ou equipamento ou outro) pode ser vestido ou usado em qualquer área controlada se a Fifa considerar que é perigoso, ofensivo ou indecente, incluindo política, religião ou slogans pessoais, declarações ou imagens, ou que de outra forma não cumpre integralmente com as leis do jogo.”
A Fifa disse sobre sua campanha: “Oportunidades de mensagens serão fornecidas aos times participantes por meio das braçadeiras dos capitães durante as partidas, com conteúdo de apoio sendo exibido em telas de LED ao redor do campo, em telas gigantes e em bandeiras nos estádios, juntamente com informações adicionais amplificação nas plataformas digitais da Fifa e por meio da mídia, stakeholders e outras atividades públicas”.
Durante a coletiva de imprensa de sábado em Doha, perguntaram a Gianni Infantino, presidente da Fifa, por que o órgão governante não havia apoiado publicamente as braçadeiras de arco-íris e, em vez disso, lançou sua própria campanha.
“Temos regulamentos claros sobre braçadeiras”, respondeu Infantino. “Temos e participamos de campanhas sobre diversos temas, campanhas que são universais. Precisamos encontrar tópicos aos quais todos possam aderir. Este é um elemento importante para nós.”
As relações entre pessoas do mesmo sexo são ilegais no Catar e, embora os organizadores e a Fifa tenham repetido a mensagem de que “todos são bem-vindos” no país durante a Copa do Mundo, não há clareza sobre as leis que criminalizariam atos como dar as mãos em público foram suspensos.
Lou Englefield, da LGBTIQ Human Rights Sports Coalition, disse que Infantino estava errado ao sugerir que os direitos LGBTQ+ não eram um tópico universal. “Acreditamos que a segurança das pessoas LGBTIQ+ nesta Copa do Mundo tem sido um grande problema, ter braçadeiras de arco-íris seria uma mensagem de inclusão forte, amplamente reconhecida e progressiva”, disse ela. “O Infantino está errado. É uma questão global, certa para todas as organizações.”
A Fifa anunciou no sábado que está fazendo parceria com três agências das Nações Unidas – a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, o Programa Mundial de Alimentos e a Organização Mundial da Saúde – para realizar campanhas sociais durante o torneio.
As campanhas são as seguintes:
- Fase de grupos, primeira rodada: #FootballUnitesTheWorld
- Fase de grupos, segunda rodada: #SaveThePlanet
- Fase de grupos, terceira rodada: #ProtectChildren #ShareTheMeal
- Rodada de 16: #EducationForAll #FootballForSchools
- Quartas de final: #NoDiscrimination
- Semifinais: #BeActive #BringTheMoves
- Terceiro lugar e final: Futebol é alegria, paixão, esperança, amor e paz – #FootballUnitesTheWorld
Copa do Mundo 2022
Seleção Argentina chega a Buenos Aires
Um tapete vermelho aguardava os campeões mundiais. O capitão Messi foi o primeiro a descer do avião

Lionel Messi foi o primeiro a aparecer na porta do avião, com um sorriso que não cabia no rosto, mesmo com tantas horas da cansativa viagem do Catar até a Argentina. O capitão da albiceleste ergueu a taça, da mesma forma que fez no Estádio Lusail, realizando seu maior sonho e coroando uma gloriosa carreira no futebol.
Um tapete vermelho aguardava os campeões mundiais, título que não era conquistado há 36 anos, quando o Diego Maradona comandou a seleção argentina na Copa do México, em 1986, vencendo a Alemanha por 3 a 2.
Desde o último pênalti, cobrado por Montiel, que deu o título mundial aos argentinos, as comemorações não param e nesta terça-feira (20), com a chegada do escrete campeão, a festa não tem hora para acabar, principalmente por conta do feriado decretado pelo presidente Alberto Fernandez.
Copa do Mundo 2022
Argentina é tricampeã mundial
O título veio com toda a dramaticidade de um tango e a coroação do craque Lionel Messi

Não podia ser diferente. O tricampeonato mundial para a Argentina veio com toda a dramaticidade de um tango. Após um primeiro tempo impecável e uma vantagem confortável de dois gols no placar, a França buscou o empate levando a conquista do título para a prorrogação.
No tempo adicional, quando tudo parecia decidido com o gol de Messi, no segundo tempo da prorrogação, o craque francês Mbappé empatou mais uma vez, levando a disputa para os pênaltis.
Com uma atuação irretocável da Scaloneta, Messi e Di María marcaram em um espaço de 15 minutos e deixaram a Argentina a 45 minutos mais acréscimos de se sagrar campeã mundial após 36 anos. O primeiro gol do jogo saiu aos 23, em jogada individual de Di María pela esquerda, pênalti cometido por Dembelé e convertido pelo craque argentino, Messi.
Apenas 13 minutos depois, Messi iniciou uma grande jogada de contra-ataque com vários toques de primeira, e foi a vez do camisa 11, também de primeira, se consagrar com um gol na final.
Na volta do intervalo, com o placar em 2 a 0 para a Argentina, a França demorou para despertar, mas quando o fez, foi avassaladora. Mbappé, sempre ele, chamou a responsabilidade e igualou o placar em menos de dois minutos. Após converter o pênalti sofrido por Kolo Muani, o Tartaruga Ninja aprontou das dele e acertou um lindo voleio para empatar.
A decisão foi para a prorrogação e faltando dez minutos para o fim, Messi, como sempre oportunista, escorou da pequena área para colocar a Argentina na frente. Mas como não pode faltar drama, nos minutos finais, Montiel abriu os braços e acertou a bola com o cotovelo dentro da área. Pênalti marcado e convertido por Mbappé.
A decisão ficou para as penalidades máximas e na disputa, Martínez brilhou ao pegar um e Montiel fez o gol para pôr fim ao jejum argentino e dar o tricampeonato que coroa a carreira brilhante de Lionel Messi.
Argentina é a tricampeã mundial na Copa do Catar.
Copa do Mundo 2022
Argentina ou França, quem será o novo tricampeão mundial?
A grande final da Copa do Mundo do Catar começa às 12h (de Brasília), no estádio Lusail. Arrisca um palpite?

Chegou o grande dia! Neste domingo (18), às 12h (de Brasília), Argentina e França fazem a grande final da Copa do Mundo do Catar. O confronto no estádio Lusail definirá quem será o novo tricampeão mundial de futebol.
Campeã em 1998 e 2018, a França do craque Kylian Mbappé quer consolidar sua hegemonia mundial, conquistando a segunda taça seguida, feito que só o Brasil conseguiu desde as Copas de 1958 e 1962.
Já a Argentina luta para quebrar um jejum de 36 anos sem conquistar o troféu. Campeã em 1978 e 1986, os hermanos também querem coroar a última Copa do Mundo do craque Lionel Messi com o título que falta a um dos maiores jogadores de todos os tempos.