SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Turismo

Capacitação qualifica turismo histórico-militar em Salvador 

A capacitação integra as ações da Setur-BA para a diversificação da oferta de experiências aos visitantes

Publicado

em

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) ofereceu a capacitação em história e cultura das fortificações militares de Salvador,
Foto: Laís Rocha/Ascom Setur-BA

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) ofereceu a capacitação em história e cultura das fortificações militares de Salvador, voltada para os guias que atuam na cidade, com registro no cadastro nacional que regulamenta a profissão  (Cadastur). O curso intensivo foi realizado, na segunda-feira (18), e dividido em atividades no posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Terreiro de Jesus, e visita de campo. 

Pela manhã, os participantes tiveram aulas com o professor e historiador Rafael Dantas sobre as características das construções militares na capital baiana, durante o período colonial, e o impacto delas no turismo. “As intervenções militares ajudam a contar a história da Bahia e seu protagonismo no mundo atlântico, em contato direto com a África e Europa, ao longo do colonialismo. Essa ação fortalece o turismo de experiência, que tem sido valorizado pela Setur-BA”, destacou Dantas. 

No período da tarde, eles visitaram o Espaço Cultural Marechal Cantuária, no Quartel da Mouraria, sede do Comando da 6ª Região Militar. O local abriga um acervo da memória do Exército e sua ligação com a Independência da Bahia. “Para nós, é uma honra receber esse grupo de guias. Agradecemos à Setur-BA, pela iniciativa, que é um passo importante para o incremento do turismo militar”, declarou o assessor cultural do Comando, coronel Motta Lima. 

“Essa é uma excelente oportunidade para oferecer um novo produto a quem visita Salvador. Isso vai ser mais uma frente de trabalho para o guia, que poderá trazer turistas e estudantes de escolas públicas e privadas, para conhecer as curiosidades das fortificações”, disse a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo (Sigtur), Rivanete Rodrigues. 

A capacitação integra as ações da Setur-BA para a diversificação da oferta de experiências aos turistas, incluindo a criação de um roteiro de visitação aos fortes de Monte Serrat (Boa Viagem), São Pedro (Campo Grande), São Diogo e Santa Maria (Barra), em parceria com a 6ª Região Militar. 

ANÚNCIO

Turismo

Wyndham São Paulo Ibirapuera lança parceria inédita com Snoopy™ para celebrar 75 anos dos Peanuts 

Hotel apresenta suítes temáticas, árvore de Natal gigante e experiências imersivas que prometem encantar fãs de todas as idades

Publicado

em

A gigante da hotelaria Wyndham São Paulo Ibirapuera Convention Plaza Hotel, segundo maior empreendimento hoteleiro da
Fotos: Divulgação

A gigante da hotelaria Wyndham São Paulo Ibirapuera Convention Plaza Hotel, segundo maior empreendimento hoteleiro da capital paulista, com mais de 600 quartos, anunciou uma parceria inédita com a icônica marca Snoopy™, em comemoração aos 75 anos da tira cômica Peanuts, criada por Charles Schulz em 1950. A iniciativa promete encantar fãs de todas as idades e inspirar outras marcas do setor em todo o Brasil, inclusive nas regiões Norte e Nordeste, ao oferecer experiências imersivas inspiradas no universo do Snoopy. 

Na primeira fase do projeto, o hotel apresenta quatro suítes temáticas exclusivas — Snoopy Clássico, Snoopy Aviador, Snoopy Astronauta e Snoopy Escoteiro Beagle — cada uma decorada com elementos que retratam as diferentes facetas imaginativas do famoso beagle. Além disso, o lobby contará com uma loja oficial da marca e uma área decorada com tema natalino, tendo como destaque uma árvore de Natal monumental de 10 metros de altura, feita com estrutura inflável e iluminação interna, instalada na Avenida Ibirapuera. A escultura promete se tornar um dos pontos turísticos mais fotografados da temporada natalina em São Paulo. 

A segunda fase inclui a reforma da área infantil, que ganhará brinquedos e decoração com personagens dos Peanuts, enquanto o restaurante YVÁ Gastronomia oferecerá um menu temático inspirado no Snoopy. Para João Paulo Andrade, diretor-geral do hotel, a parceria reforça o DNA familiar do empreendimento:
“Snoopy faz parte da imaginação de milhões de pessoas — desde jovens adultos que cresceram com suas histórias até crianças que o redescobrem hoje nas redes sociais. Trazer essa experiência para o Wyndham aproxima ainda mais o hotel das famílias e dos amantes de quadrinhos, criando um novo motivo para se hospedar em São Paulo, seja a lazer ou para viver momentos únicos.” 

Carla Neves, diretora sênior de Gestão de Território Internacional – LATAM da Peanuts, destaca:
“Snoopy é um símbolo de otimismo, imaginação e amizade. O Wyndham Ibirapuera não apenas compartilha esses valores, mas também é um parceiro perfeito para criar um espaço acolhedor e vibrante para os fãs de todas as idades.” 

Mais do que um personagem, Snoopy é um fenômeno cultural atemporal. Apresentado ao mundo em 4 de outubro de 1950, conquistou gerações com humor, sensibilidade e imaginação sem limites. Hoje, é um ícone pop presente em colaborações globais com marcas de moda, alimentação e lifestyle. No Brasil, Snoopy ganhou força entre a Geração Z, que o vê como símbolo de autenticidade nas redes sociais — só o perfil oficial @snoopybr no TikTok soma mais de meio milhão de seguidores. 

ANÚNCIO

A inauguração oficial das suítes e da árvore temática aconteceu em 2 de dezembro, marcando o início da temporada natalina com charme e nostalgia. Localizado no coração de Moema, o Wyndham São Paulo Ibirapuera é referência em hospitalidade urbana, com mais de 630 quartos, centro de convenções para até 1.300 pessoas, piscina aquecida, academia, saunas e gastronomia de alto padrão. A poucos minutos do Aeroporto de Congonhas, do Shopping Ibirapuera e do Parque Ibirapuera, o hotel oferece experiências completas para quem viaja a negócios, lazer ou com a família. 

Continue Lendo

Turismo

Itaetê recebe agentes em famtour para promover novos roteiros na Chapada 

Município integra o Circuito Diamantino de Santa Dulce e aposta em turismo de natureza e religioso para atrair visitantes

Publicado

em

Às margens do Rio Paraguaçu, com cachoeiras e o famoso Poço Encantado, Itaetê recebeu, no último fim de semana, um grupo
Foto: Ascom/Setur-BA

Às margens do Rio Paraguaçu, com cachoeiras e o famoso Poço Encantado, Itaetê recebeu, no último fim de semana, um grupo de 22 operadores, agentes de viagens e guias de turismo. A viagem de familiarização (famtour), organizada pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) em parceria com a prefeitura, apresentou atrativos e infraestrutura do destino, como parte do programa de interiorização de roteiros. 

O município é um dos sete que compõem o Circuito Diamantino de Santa Dulce dos Pobres, nova atração do turismo religioso na Chapada Diamantina. Após seis horas de viagem desde Salvador, os profissionais foram recepcionados com almoço típico e seguiram para passeio pela orla fluvial. A programação incluiu visita à Gruta da Lapa do Bode, ao Poço Encantado, à Barragem Bandeira de Melo, à Cachoeira do Bom Jardim e ao povoado Europa, além de passeio de barco pelo Rio Paraguaçu. 

Nos intervalos, o grupo conheceu a rede de hospedagem e restaurantes locais, com oito pousadas e opções gastronômicas regionais. “Itaetê oferece infraestrutura e a qualidade essencial que falta nas grandes cidades: conexão com a natureza. Há trilhas para quem busca aventura e banhos de rio para quem prefere relaxar”, destacou Anderson Gomes, da San José Tour. 

A agente Priscila Gomes, da Top Glamour Viagens, sugeriu novos nichos: “É possível criar um roteiro do ciclismo da fé pelo Caminho Diamantino e organizar passeios de balsa no Rio Paraguaçu”. 

O programa foi elogiado pelos participantes. “Jamais vi um governo proporcionar aos agentes de viagens essa oportunidade de conhecer o interior da Bahia. É uma experiência ímpar”, afirmou Plínio Mesquita, da TopTour Viagens. 

ANÚNCIO

Antes do famtour, a Setur-BA realizou cursos de capacitação e diagnóstico das potencialidades turísticas do município. “Itaetê tem belezas naturais incomparáveis e agora ganhou um roteiro religioso. Estamos investindo em projetos como a revitalização da orla do Rio Paraguaçu”, disse o prefeito Zenildo Matos. 

Continue Lendo

Turismo

Gol anuncia voos diários entre Salvador e Porto Seguro

A medida atende à alta demanda prevista para o verão 2025/2026

Publicado

em

A Gol Linhas Aéreas vai oferecer voos diários entre Salvador e Porto Seguro a partir de 10 de dezembro, após negociações
Foto: Divulgação

A Gol Linhas Aéreas vai oferecer voos diários entre Salvador e Porto Seguro a partir de 10 de dezembro, após negociações com o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA). A medida atende à alta demanda prevista para o verão 2025/2026.

As partidas da capital baiana ocorrerão às 14h35, com chegada à Costa do Descobrimento às 15h35. No sentido inverso, as decolagens serão às 12h40, com pouso em Salvador às 13h40. Cada voo disponibilizará 186 assentos, e as passagens já estão à venda no site https://www.voogol.com.br.

“A decisão de oferecer voos diários entre dois destinos turísticos importantes é um reflexo do crescimento da Gol, o maior da história, e da confiança nas relações com o Governo da Bahia. Vamos corresponder às necessidades dos passageiros e seguir planejando novas operações no estado”, afirmou Marcos Tognato, representante de Relações Institucionais da companhia.

O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, destacou a importância da iniciativa: “A ampliação da malha aérea regional tem sido um trabalho contínuo do Governo do Estado. No caso da ligação Salvador-Porto Seguro, as frequências diárias qualificam os destinos e atendem à reivindicação do trade turístico. É mais um resultado exitoso da parceria com a Gol”.

Continue Lendo

Mais Lidas