SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Turismo

Capacitação qualifica turismo histórico-militar em Salvador 

A capacitação integra as ações da Setur-BA para a diversificação da oferta de experiências aos visitantes

Publicado

em

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) ofereceu a capacitação em história e cultura das fortificações militares de Salvador,
Foto: Laís Rocha/Ascom Setur-BA

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) ofereceu a capacitação em história e cultura das fortificações militares de Salvador, voltada para os guias que atuam na cidade, com registro no cadastro nacional que regulamenta a profissão  (Cadastur). O curso intensivo foi realizado, na segunda-feira (18), e dividido em atividades no posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Terreiro de Jesus, e visita de campo. 

Pela manhã, os participantes tiveram aulas com o professor e historiador Rafael Dantas sobre as características das construções militares na capital baiana, durante o período colonial, e o impacto delas no turismo. “As intervenções militares ajudam a contar a história da Bahia e seu protagonismo no mundo atlântico, em contato direto com a África e Europa, ao longo do colonialismo. Essa ação fortalece o turismo de experiência, que tem sido valorizado pela Setur-BA”, destacou Dantas. 

No período da tarde, eles visitaram o Espaço Cultural Marechal Cantuária, no Quartel da Mouraria, sede do Comando da 6ª Região Militar. O local abriga um acervo da memória do Exército e sua ligação com a Independência da Bahia. “Para nós, é uma honra receber esse grupo de guias. Agradecemos à Setur-BA, pela iniciativa, que é um passo importante para o incremento do turismo militar”, declarou o assessor cultural do Comando, coronel Motta Lima. 

“Essa é uma excelente oportunidade para oferecer um novo produto a quem visita Salvador. Isso vai ser mais uma frente de trabalho para o guia, que poderá trazer turistas e estudantes de escolas públicas e privadas, para conhecer as curiosidades das fortificações”, disse a presidente do Sindicato dos Guias de Turismo (Sigtur), Rivanete Rodrigues. 

A capacitação integra as ações da Setur-BA para a diversificação da oferta de experiências aos turistas, incluindo a criação de um roteiro de visitação aos fortes de Monte Serrat (Boa Viagem), São Pedro (Campo Grande), São Diogo e Santa Maria (Barra), em parceria com a 6ª Região Militar. 

ANÚNCIO

Turismo

Revista argentina destaca atrativos de Salvador em ação de promoção turística da Bahia 

Equipe da publicação Lugares, do grupo La Nación, percorreu pontos históricos, culturais e gastronômicos da capital para divulgar o destino baiano ao público argentino

Publicado

em

Uma equipe da revista Lugares, publicação do grupo de comunicação argentino La Nación, esteve em Salvador para produzir reportagens
Foto: Ascom/Setur-BA

Uma equipe da revista Lugares, publicação do grupo de comunicação argentino La Nación, esteve em Salvador para produzir reportagens sobre os atrativos turísticos da capital baiana, em uma ação realizada em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA). 

Durante sete dias, jornalistas e fotógrafos participaram de uma imersão que explorou aspectos históricos, culturais, gastronômicos, religiosos e naturais da cidade. A iniciativa incluiu visitas guiadas, entrevistas, ensaios fotográficos e experiências voltadas à divulgação do destino Bahia no mercado argentino. 

A programação contemplou roteiros pelo Centro Histórico, Barra, Rio Vermelho, Itapuã e Cidade Baixa, além de um passeio de catamarã até a Ilha dos Frades. A equipe também teve contato com personalidades das áreas de arte e gastronomia e participou de degustações da culinária típica baiana. 

No Museu da Misericórdia, na Praça da Sé, representantes da Setur-BA apresentaram informações sobre a infraestrutura turística do estado e a diversidade de experiências oferecidas nos diferentes destinos baianos. 

O roteiro incluiu ainda visitas à Feira de São Joaquim e aos terreiros Ilê Axé Jitolu, Gantois e Casa Branca, onde lideranças religiosas compartilharam aspectos da cultura afro-brasileira, da ancestralidade e das tradições de matriz africana. 

ANÚNCIO

Para a repórter Teresa Arijón, a passagem por Salvador permitiu ampliar a visão sobre a riqueza cultural da Bahia. 

“Foi uma experiência muito boa visitar os terreiros, porque é uma forma de conhecer a diversidade cultural e religiosa da Bahia. Não é só vir aqui para aproveitar as praias e sentir a música. Na conversa com a Setur-BA, ficamos atualizadas sobre a grande oferta de experiências ligadas a vinhos, chocolate e natureza, entre tantas outras.” 

A fotógrafa Belén Grosso destacou os aspectos visuais e humanos encontrados durante a visita. 

“Salvador é uma explosão de cores. Não parei de olhar para todos os lados, porque eles brilhavam. Como gosto muito de fazer retratos, encontrei pessoas amáveis e dispostas a participar dos registros fotográficos. Destaco também os sabores da culinária.” 

Argentinos lideram turismo internacional na Bahia 

Os argentinos seguem como os estrangeiros que mais visitam a Bahia. Entre janeiro e junho de 2026, 51,6 mil turistas argentinos chegaram ao estado, representando 47% de todas as entradas internacionais registradas no período. 

ANÚNCIO

Segundo dados da Polícia Federal e do Ministério do Turismo (MTur), a Bahia recebeu 109,8 mil visitantes estrangeiros no primeiro semestre de 2026, registrando crescimento de 9,9% em comparação com o mesmo período de 2025. 

No cenário nacional, houve redução de 1,3% no fluxo internacional de turistas, enquanto Salvador registrou crescimento de 43% na chegada de visitantes estrangeiros no mesmo comparativo. 

Os números reforçam a importância do mercado argentino para o turismo baiano e ajudam a explicar os investimentos em ações promocionais voltadas ao país vizinho, considerado um dos principais emissores de viajantes para o estado. 

Continue Lendo

Turismo

Arena Abreu 2026 é aberto na Bahia e reúne 300 agentes de viagens

Evento da operadora portuguesa acontece pela primeira vez no Nordeste e aposta na capacitação de profissionais para ampliar a venda de roteiros nas 13 zonas turísticas baianas 

Publicado

em

A Bahia recebeu, na noite de segunda-feira (3), a abertura do Arena Abreu 2026, evento promovido pela operadora de turismo portuguesa
Foto: Tatiana Azeviche/Ascom Setur-BA

A Bahia recebeu, na noite de segunda-feira (3), a abertura do Arena Abreu 2026, evento promovido pela operadora de turismo portuguesa Abreu, no Iberostar Waves Bahia Resort, em Praia do Forte, na Costa dos Coqueiros. A iniciativa conta com a participação da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) e marca a primeira edição do encontro realizada na região Nordeste. 

Durante quatro dias, cerca de 300 agentes de viagens de diversas regiões do Brasil participam de rodadas de negócios, visitas técnicas a Salvador e capacitações voltadas para a divulgação de novos produtos e experiências nas 13 zonas turísticas da Bahia. O objetivo é ampliar a comercialização de roteiros e fortalecer o estado como destino turístico nos mercados nacional e internacional. 

O evento também reúne 50 fornecedores, entre redes hoteleiras, companhias aéreas, empresas de receptivo e representantes de destinos turísticos do Brasil e do exterior, além de 45 parceiros comerciais da operadora Abreu. 

Bahia como vitrine do turismo 

Para o diretor-geral da Abreu, Ronnie Corrêa, a escolha da Bahia para sediar o encontro reflete a força do estado no mercado turístico. 

“A Bahia é um destino que se vende praticamente sozinho. Todo mundo quer vir para cá e isso facilita muito na atração dos agentes de viagens. Quando convidamos para um evento aqui, a receptividade é muito maior do que para outros lugares do Brasil. Não basta um destino ser bonito, ele precisa estar preparado para receber grandes eventos. E a Bahia reúne essas duas características: é um lugar encantador e possui uma excelente estrutura.” 

ANÚNCIO
Oportunidade de negócios 

A agente de viagens paulista Lea Vieira, de 58 anos, destacou a importância do evento para ampliar conhecimentos sobre os atrativos baianos e fortalecer relações comerciais com fornecedores do setor. 

“O encontro da Abreu traz fornecedores excelentes, que são justamente os destinos com os quais trabalhamos, onde a Bahia se destaca. Vale muito a pena participar, porque fazemos muitos contatos e fortalecemos o relacionamento com os parceiros.” 

Já o agente pernambucano Paulo Lima, de 38 anos, ressaltou a forte procura dos clientes pelos destinos baianos. 

“A Bahia é um dos lugares que a gente mais vende, tanto pela rede de resorts quanto pela riqueza cultural. Os clientes também procuram muito a experiência de conhecer a parte histórica do estado. E a alegria do baiano é diferente, contagia.” 

Promoção das 13 zonas turísticas 

A programação inclui apresentações e treinamentos sobre os principais atrativos turísticos baianos, abrangendo segmentos como sol e praia, turismo cultural, ecoturismo, turismo religioso, gastronomia e turismo de experiências. 

ANÚNCIO

A expectativa é que o evento fortaleça a presença da Bahia nos catálogos e nas estratégias de venda das agências de turismo, ampliando o fluxo de visitantes e consolidando o estado como um dos destinos mais procurados do país. 

Com a realização do Arena Abreu 2026 em Praia do Forte, a Bahia reafirma seu protagonismo no turismo nacional e sua capacidade de sediar grandes encontros do setor, reunindo profissionais, fornecedores e parceiros estratégicos para fomentar novos negócios e ampliar a promoção dos destinos baianos. 

Continue Lendo

Turismo

Fórum Mundial de Afroturismo destaca experiências ancestrais na Bahia 

Evento realizado em Salvador e Camaçari reuniu lideranças, pesquisadores e empreendedores do Brasil e do exterior, com participação da Setur-BA e apresentação do projeto Agô Bahia 

Publicado

em

Com o objetivo de promover o afrodesenvolvimento integrado, sustentável e inclusivo, o 7º Fórum Mundial de Afroturismo
Foto: Ascom/Setur-BA

Com o objetivo de promover o afrodesenvolvimento integrado, sustentável e inclusivo, o 7º Fórum Mundial de Afroturismo foi realizado entre sexta-feira (31) e sábado (1º), em Salvador e Camaçari. O encontro reuniu autoridades, acadêmicos, pesquisadores, líderes comunitários, empreendedores e representantes de organizações nacionais e internacionais para debater o fortalecimento do afroturismo e da economia ligada à herança africana. 

Promovido pela Rede Emunde, o evento teve atividades na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, e no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Camaçari. 

A programação contou ainda com a participação da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), que apresentou o projeto Agô Bahia, lançado em 2024 com o objetivo de valorizar as religiões, tradições e manifestações culturais de matriz africana, contribuindo para a ampliação de experiências turísticas voltadas à ancestralidade afro-brasileira. 

Segundo o coordenador-executivo da Rede Emunde, Edson Costa, o fórum consolidou-se como um espaço de promoção e valorização do afroturismo. 

“Já trabalhamos há algum tempo pelo fortalecimento do afroturismo. Por isso, organizamos uma programação diversificada, com seminários, mesa internacional de debates, networking, exposição de artesanato, apresentações de dança e iniciativas como o Agô Bahia”, destacou. 

ANÚNCIO
Integração entre turismo, cultura e desenvolvimento 

Além dos debates sobre turismo étnico e cultural, o evento promoveu a troca de experiências entre representantes de diferentes territórios e organizações ligadas à economia solidária, ao turismo comunitário e à preservação das tradições afrodescendentes. 

Para o diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFBA, Fábio Macêdo Velame, o fórum fortalece a articulação entre instituições de ensino, movimentos sociais e iniciativas comunitárias. 

“Ficamos felizes pela nossa parceria com esse conjunto de coletivos. É um encontro internacional que mobiliza movimentos sociais com atuação em economia solidária e turismo comunitário, alcançando terreiros, blocos afro, afoxés e quilombos, entre outros espaços”, afirmou. 

O Fórum Mundial de Afroturismo vem se consolidando como um espaço de reflexão e construção de estratégias voltadas à valorização da identidade afrodescendente, ao fortalecimento do turismo de base comunitária e à promoção do desenvolvimento econômico sustentável em territórios marcados pela herança cultural africana. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas