São João 2025
Campeonato de Quadrilhas Juninas movimenta o Subúrbio de Salvador
Até domingo, quase 60 grupos da capital e do interior vão encantar o público com coreografias caprichadas

O Subúrbio Ferroviário de Salvador já está em clima de arraiá! Começou nesta quarta-feira (11), na Praça da Revolução, em Periperi, a 16ª edição do Campeonato Estadual de Quadrilhas Juninas da Bahia, que tem o apoio do Governo do Estado. Até domingo, quase 60 grupos da capital e do interior vão encantar o público com coreografias caprichadas, figurinos de tirar o fôlego e muita animação.
A quadrilha junina Zabumba de Ouro, da cidade de Riachão do Jacuípe, distante quase 200 quilômetros de Salvador, é uma das que vai se apresentar. “A expectativa da gente é dar o nosso máximo. Trabalhamos o ano todo para fazer esse momento acontecer e trazer o melhor espetáculo da nossa cidade para cá. Estamos trazendo um espetáculo que esse ano é amor, festa e devoção”, disse John Ferreira, produtor da quadrilha, que tem 11 anos de existência e é composta por 50 pessoas.
O campeonato é organizado pela Federação Baiana das Quadrilhas Juninas (Febaq), com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur). A festa, além de manter viva a tradição junina, também reforça a importância de levar cultura para os bairros periféricos. O presidente da Febaq, Carlos Brito, destaca que o apoio do governo estadual é fundamental para que o evento se mantenha firme há tantos anos.
“O Governo do Estado tem um olhar diferenciado para o movimento junino. Eu só tenho que agradecer. Vem abraçando o movimento quadrilheiro e apoiar a cultura, apoiar os jovens, dar condições aos jovens de aprender a arte, aprender a cultura e também dentro dos grupos se socializar e aprender com uma educação quase que cultural, quase artística, porque daqui saem muitos profissionais que estão espalhados pelo mundo”, afirmou Brito.
Manifestação Cultural
Reconhecida em 2024 como Manifestação da Cultura Nacional, a quadrilha junina é mais que um espetáculo: é um movimento cultural que une gerações. Por trás das apresentações, há meses de preparação, com jovens ensaiando coreografias, costureiras criando figurinos detalhados e comunidades inteiras envolvidas na produção. Uma corrente de dedicação e pertencimento.
Para o campeonato, a expectativa é que um público de 12 mil pessoas assista as apresentações na arena montada na Praça da Revolução. A programação é dividida em três categorias: Grupo de Acesso, Semi-Especial e Especial. Cada quadrilha traz um espetáculo diferente, misturando dança, teatro e histórias emocionantes. Eles concorrem ao prêmio de R$ 250 mil. A entrada é gratuita.
Para os moradores da região, uma satisfação: “Maravilhoso. Para quem mora aqui é extremamente gratificante. Eu estou no meu horário de almoço, vim dar uma olhadinha para ver como é que está o movimento. Vou retornar, com certeza, nos outros dias, inclusive trazendo minha família. Muito agradecida pelo evento. Está muito bom”, disse a funcionária pública Ive do Carmo.
Mas também tem quem veio de longe para assistir, como Tiago Araújo, que é auxiliar de cozinha e mora no Bairro da Paz. “É o primeiro ano que venho para prestigiar. Está sendo muito bom, maravilhoso. Estão de parabéns”, afirmou.
Além da emoção e da beleza das apresentações, o campeonato também tem impacto direto na economia local. Vendedores ambulantes, cozinheiras, salões de beleza, costureiras e aderecistas aproveitam o movimento para gerar renda. É o São João aquecendo o coração e o bolso de muita gente, como comemorou Joice Freitas, que vende comida. “Para mim está ótima, graças a Deus. Estou vendendo, estou ganhando dinheiro. A minha expectativa é que vai ser melhor do que o ano retrasado”, disse.
E os números comprovam a força da festa: segundo a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), 31% das pessoas que visitaram Salvador durante o mês de junho de 2024 vieram exclusivamente por causa dos festejos, demonstrando o quanto eventos como esse são importantes não só culturalmente, mas também economicamente para a cidade.
Além da estrutura, o Governo do Estado oferece o suporte para garantir a tranquilidade do evento, com reforço na segurança na área, com a Polícia Militar, e atendimento de emergência, feito pelo Corpo de Bombeiros Militar.
Programação
12 de junho – Grupo de Acesso
- Renascer
- Cia Alavontê
- União de Ouro
- Flôr do Sertão
- Luar União
- Velho Tonho
- Encanto do Nordeste
- Buscapé de Cachoeira
- Rosas Vermelhas
- Pinga Ne Mim
- Nova Geração
- Mistura Gostosa
13 de junho – Grupo de Acesso
- Peri Peri
- Encena no Sertão
- Zabumba Dourada
- Dois Amores
- Luminar
- Guerreiros do Cangaço
- Furacão Pé de Serra
- Junina Danc’art
- Quijingue Me Veste
- Caipiras Aloprados
- Forró Mandacaru
- Caipiras da Mata
14 de junho – Grupo Semi-Especial
Abertura com Quadrilhas Mirins:
- Germe da Era
- Forró do Luar
Quadrilhas:
- Nossa Raiz
- Matutos do Rio Fundo
- Capelinha do Forró
- Balancê
- Girassol/Esfarrapado
- Balão Junino
15 de junho – Grupo Especial
Abertura com Quadrilha Arrasta Brasil
Quadrilhas
- Fogueira Santa
- Império do Forró – UJNN
- Ki Balanço – Uniquijob
- Forró do ABC
- Imperatriz do Forró
- Pisada do Sertão
- Beija-Flor
- Luar do Recôncavo
São João 2025
Projeto “Arraiá da Bahia” emociona ao eternizar a cultura junina de Itabuna por meio da voz do povo
A iniciativa promoveu o registro audiovisual das tradições juninas locais a partir das memórias e relatos dos próprios moradores

Durante os dias 26 a 29 de junho de 2025, a cidade de Itabuna viveu momentos de emoção e celebração com a realização do projeto “Arraiá da Bahia”, idealizado pela Studio Conteúdo LTDA. A iniciativa promoveu o registro audiovisual das tradições juninas locais a partir das memórias e relatos dos próprios moradores, valorizando a oralidade como ferramenta de preservação cultural e aproximando o público das histórias que dão vida ao São João no interior da Bahia.
Ao longo dos quatro dias, a equipe do projeto percorreu as ruas de Itabuna captando depoimentos, sons, imagens e expressões típicas da festa junina. O resultado é um acervo sensível e poderoso, que resgata a memória afetiva da população e evidencia o São João como símbolo de identidade e resistência cultural.
A iniciativa também projetou Itabuna como um vibrante destino de turismo cultural, reforçando o potencial das tradições populares como motor para o desenvolvimento local. O “Arraiá da Bahia” foi patrocinado pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (SUFOTUR), reafirmando o compromisso com a promoção das culturas populares e com o fortalecimento da cultura como vetor de desenvolvimento.
São João 2025
Pedrão 2025 celebra 20 anos de tradição em Eunápolis
Criada em 2005, a festa se consolidou como um dos maiores festejos juninos da Bahia, atraindo público de diversas regiões do estado

O Pedrão 2025 começou com o pé direito e muita animação em Eunápolis, no Extremo Sul da Bahia. Este ano, a festa está completando 20 anos de história e foi oficialmente aberta nesta quinta-feira (26) com a presença do governador, Jerônimo Rodrigues. Com uma programação especial, apoiada pelo Governo do Estado, o evento recebeu na primeira noite Ana Castela, Maiara & Maraisa, Bell Marques e Arriba Saia, que subiram ao palco e animaram a multidão no Estádio Araujão.
Criado em 2005, o Pedrão se consolidou como um dos maiores festejos juninos da Bahia, atraindo público de diversas regiões do estado. Durante a cerimônia de abertura, o governador destacou a importância do Pedrão para o turismo, a economia local e a preservação das tradições nordestinas. “O Pedrão é muito badalado e organizado. São 20 anos de um evento que movimenta a cidade, gera empregos, aquece o comércio e valoriza nossa cultura. É um orgulho para a Bahia”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
Já o secretário de Turismo (Setur), Maurício Bacelar pontuou, “aqui hoje em Eunápolis, o governador Jerônimo Rodrigues abre os festejos da Bahia a São Pedro. Esses festejos se estendem até meados do mês de julho. O governo tem ciência da importância cultural desses festejos, por conta disso apoia e, por conta desses festejos também, os investimentos têm reflexo na economia do Estado, na geração de emprego e de renda para os baianos”, disse.
Com expectativa de atrair milhares de visitantes, a edição 2025 do Pedrão reforça Eunápolis como um dos principais destinos juninos da Bahia e do Brasil. “É uma festa que traz as famílias, congratula a região, traz gente de outros estados, como tem amigos aí de várias partes do Brasil, tem gente que vem de São Paulo, Porto Seguro, Espírito Santo, Minas Gerais”, ressaltou o prefeito Robério Oliveira.
O secretário de Cultura (Secult-BA), Bruno Monteiro, participou do evento e destacou os investimentos realizados pelo Governo do Estado em 2025. “Mais de 300 municípios baianos realizam ou já realizaram festejos juninos com o apoio do Governo do Estado. Esse investimento contempla a valorização da cultura, já que essas festas são marcadas por uma tradição cultural muito forte e representam uma parte significativa da identidade do povo baiano e nordestino. Além do aspecto cultural, há também um investimento expressivo em segurança pública, com o reforço do efetivo para garantir que os festejos ocorram com paz e tranquilidade. As estruturas de saúde também foram ampliadas. A mobilidade é outro ponto que recebeu atenção especial, pois esse é um período em que há um grande deslocamento de pessoas dentro do estado.”
Pra receber o evento, o Araujão passou por uma transformação. O local foi reformado e ampliado, ganhando quadras esportivas, pista de atletismo e uma estrutura moderna que vai ser usada também em eventos esportivos e culturais depois da festa. Para a realização do Pedrão, o campo de futebol foi coberto com um piso especial para proteção do gramado.
São João 2025
Raízes do São João emociona ao eternizar memórias das festas juninas em Cruz das Almas e Castro Alves
O projeto registrou emocionantes depoimentos de moradores das cidades de Cruz das Almas e Castro Alves

O projeto Raízes do São João, realizado entre os dias 20 e 24 de junho de 2025 pela Vetor Filmes EIRELI, foi um verdadeiro tributo à cultura popular do Recôncavo Baiano. Em uma jornada audiovisual marcada pela escuta atenta e pelo respeito às tradições, o projeto registrou emocionantes depoimentos de moradores das cidades de Cruz das Almas e Castro Alves, revelando a alma do São João a partir das vozes da própria comunidade.
Com uma abordagem documental sensível e autêntica, o projeto captou histórias pessoais, memórias afetivas e os elementos culturais que fazem do São João uma festa singular e profundamente enraizada no cotidiano do povo baiano. Além dos depoimentos, foram registrados sons, cores, símbolos e expressões típicas das festas juninas, compondo um acervo de grande valor histórico e cultural.
A iniciativa reafirma o papel do São João como patrimônio imaterial e destaca a importância da memória coletiva para o fortalecimento da identidade regional. O projeto também teve impacto relevante para a promoção do turismo cultural, ao revelar ao público as tradições que fazem do Recôncavo Baiano um destino de experiências autênticas.
Com patrocínio da Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia – SUFOTUR, o Raízes do São João cumpriu seu propósito de valorizar as narrativas locais e perpetuar a riqueza da cultura junina baiana para as gerações futuras.
-
Serviçoshá 3 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (11)
-
Turismohá 3 dias
Encontro nacional de Enfermagem reúne 10 mil participantes em Salvador
-
Infraestruturahá 3 dias
Obra do VLT do Subúrbio garante participação popular e geração de oportunidades
-
Serviçoshá 2 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta sexta-feira (12)