SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Saúde

Cajazeiras recebe serviços de saúde neste fim de semana 

A feira também oferece serviços do SAC Móvel, como a emissão de 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade 

Publicado

em

pelo aniversário de 476 anos de Salvador, o Governo do Estado leva a Feira Saúde Mais Perto ao bairro de Cajazeiras,
Foto: Bárbara Silveira / SaúdeGOVBA 

Dentro da agenda de comemorações pelo aniversário de 476 anos de Salvador, o Governo do Estado leva a Feira Saúde Mais Perto ao bairro de Cajazeiras, neste sábado (29) e domingo (30). Realizada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia, a ação acontece das 8h às 16h, com a oferta de serviços de saúde gratuitos para a população. 

Dentre os serviços prestados estão exames laboratoriais, ultrassonografia, eletrocardiograma, preventivo, tratamento odontológico e oftalmológico, consultas com nutricionista e oftalmologista, além de cirurgias de catarata e limpeza de lente. A feira também oferece serviços do SAC Móvel, como a emissão de 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade. 

Para ter acesso aos serviços, os interessados devem levar ao local: RG, CPF e Cartão do SUS; Certidão de Nascimento ou Casamento original (caso precise emitir a 1ª ou 2ª via do RG); Solicitação médica para ultrassonografia e exames laboratoriais. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável legal. A expectativa é que sejam realizados cerca de 7 mil atendimentos nos dois dias da Feira Saúde Mais Perto em Cajazeiras.  

“Por meio dessas e de outras ações nesta semana do aniversário de Salvador, reafirmamos o nosso compromisso de cuidar dos baianos. A presença do o Governo do Estado na saúde de Salvador é essencial para a população, sobretudo porque ela acontece de forma planejada, contínua e estruturante”, avalia a secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana. 

Ambulâncias 

Durante evento no domingo (30), em Cajazeiras, o governador Jerônimo Rodrigues, juntamente com a secretária Roberta Santana, também entregará ambulâncias para três unidades estaduais de saúde da capital: Unidade de Emergência de Cajazeiras, Maternidade Albert Sabin e Hospital Eládio Lasserre. Os veículos são do tipo Van-Renault, no valor unitário de R$ 279.067.  

ANÚNCIO

Estas três ambulâncias se somam a outras cinco entregues pelo Governo do Estado, na última terça-feira (25), para o Hospital Geral Roberto Santos (duas unidades), Casa de Apoio à Mulher com Câncer, Centro Estadual de Oncologia (Cican) e Maternidade Maria da Conceição de Jesus, como parte do pacote de investimentos em saúde na semana de aniversário dos 476 anos de Salvador. No total, a gestão estadual investiu R$2,23 milhões nos novos veículos destinados a sete unidades de saúde da capital baiana.  

Outras ações 

Totalizando R$ 168,9 milhões, o pacote de investimentos do Governo do Estado na saúde de Salvador inclui a modernização do Hospital Geral do Estado (HGE). Com aporte de R$ 118 milhões, a unidade ganhará uma nova emergência com 52 leitos, um novo ambulatório adulto e pediátrico com 14 salas, além da requalificação completa do centro cirúrgico. Também serão implantados 10 novos leitos de UTI, incluindo uma UTI neurológica com 10 leitos, reforçando o cuidado a pacientes críticos. A infraestrutura será ainda aprimorada com a construção de um heliponto. 

Outro destaque é o Centro Estadual de Oncologia (Cican), que será ampliado com aporte de R$ 26,7 milhões. A unidade passará a contar com o primeiro PET Scan do SUS na Bahia e terá ainda uma nova ressonância magnética, hospital-dia, uma recepção ampliada, além de 13 novos leitos e quatro salas cirúrgicas. 

No Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), está prevista a ampliação do setor de hemodinâmica, com a instalação de nova sala de exames e mais quatro leitos de recuperação pós-anestésica (RPA). O investimento de R$ 8,7 milhões contempla a aquisição de um angiógrafo de última geração, equipamento fundamental para a obtenção de imagens detalhadas do sistema circulatório de forma minimamente invasiva.  

Já o Hospital da Mulher será beneficiado com a construção de um novo ambulatório, no Largo de Roma, em espaço onde funcionava o antigo Colégio Estadual Abílio César Borges. Com orçamento de R$ 5,2 milhões, a unidade terá 35 consultórios e salas para procedimentos, devendo ser entregue em até seis meses. Também foi assinada a autorização para o projeto de ampliação da UTI e do centro cirúrgico do hospital, que contará com mais 10 leitos de terapia intensiva e cinco salas cirúrgicas, alcançando R$ 5,6 milhões de investimento. 

ANÚNCIO

Saúde

Hospital Regional de Juazeiro amplia leitos e reforça atendimento

Unidade ganha 19 novas vagas de enfermaria, melhora assistência e amplia capacidade na região Norte da Bahia

Publicado

em

Hospital Regional de Juazeiro. A ampliação da capacidade assistencial da unidade foi acompanhada pela secretária da Saúde do Estado, Roberta
Foto: Joá Souza / GovBA

A rede estadual de saúde na região Norte da Bahia ganhou um importante reforço, neste sábado (13), com a abertura de 19 novos leitos de enfermaria no Hospital Regional de Juazeiro. A ampliação da capacidade assistencial da unidade foi acompanhada pela secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, que realizou vistoria técnica no local.

A abertura dos novos leitos possibilitou que pacientes que estavam sendo assistidos em espaços provisórios passassem a contar com acompanhamento mais qualificado e adequado.

Durante a visita, a secretária destacou a importância da ampliação para fortalecer o atendimento à população da região, garantindo mais acesso e agilidade na assistência hospitalar. “Com a abertura desses novos leitos e a inauguração do serviço de hemodinâmica, garantimos um atendimento ainda mais adequado para a população”, afirmou.

A agenda também incluiu o acompanhamento da gestão da unidade, atualmente realizada pelas Obras Sociais Irmã Dulce. Segundo Roberta Santana, uma comissão técnica da Secretaria da Saúde do Estado acompanha de forma permanente o trabalho desenvolvido pela gestão do hospital, com o objetivo de assegurar o cumprimento das metas assistenciais estabelecidas para a unidade.

O monitoramento envolve indicadores relacionados à qualidade da assistência, à oferta de serviços, à produtividade e ao atendimento aos usuários, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a eficiência da gestão e a ampliação do acesso à saúde pública.

ANÚNCIO

Com a abertura dos novos leitos, o Hospital Regional de Juazeiro amplia sua capacidade de atendimento, contribuindo para o fortalecimento da rede hospitalar estadual e para a melhoria da assistência prestada à população do território Norte da Bahia.

Continue Lendo

Saúde

Juazeiro amplia assistência especializada com novos investimentos em saúde

Estado inaugura unidade de hemodinâmica e autoriza construção de centro de reabilitação com aporte de R$ 18,5 milhões

Publicado

em

Os serviços especializados de saúde ganharam um reforço importante nesta sexta-feira (12), em Juazeiro, com a inauguração da nova
Foto: Joá Souza/GOVBA

Os serviços especializados de saúde ganharam um reforço importante nesta sexta-feira (12), em Juazeiro, com a inauguração da nova unidade de hemodinâmica do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) e a assinatura da ordem de serviço para a construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER). Somados, os investimentos do Estado chegam a R$ 18,5 milhões e ampliam a capacidade de atendimento à população do Norte baiano.

A nova hemodinâmica recebeu investimento superior a R$ 6 milhões, sendo R$ 1,2 milhão destinado à obra e R$ 4,8 milhões à aquisição de equipamentos e mobiliário. A implantação do serviço também prevê a contratação de 50 novos profissionais e amplia a capacidade do hospital para a realização de exames e procedimentos cardiovasculares especializados.

“Estamos fortalecendo a rede regional de saúde e ampliando o acesso da população a serviços cada vez mais especializados. Isso significa mais agilidade nos diagnósticos, mais resolutividade e melhores condições de atendimento para quem vive em Juazeiro e em toda a região Norte do estado”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues durante a entrega.

Para a secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, os investimentos representam um avanço na oferta de serviços de maior complexidade. “A nova hemodinâmica representa um avanço importante para os procedimentos de média e alta complexidade. Já o Centro Especializado em Reabilitação permitirá ampliar o atendimento às pessoas com deficiência e necessidades específicas de reabilitação, fortalecendo ainda mais a assistência regional”, destacou.

Com investimento de R$ 12,5 milhões, o CER será construído por meio do Novo PAC e oferecerá atendimento pelo SUS nas modalidades de reabilitação física, auditiva, visual e intelectual, incluindo pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A nova unidade ampliará o acesso aos serviços e fortalecerá a rede regional de saúde, reduzindo a necessidade de deslocamento para outros municípios em busca de atendimento especializado.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Saúde

Governo da Bahia anuncia R$ 388,7 milhões para ampliar rede pública de saúde

Pacote contempla construção e reforma de unidades, novos hospitais, bases do Samu e entrega de veículos em 52 municípios

Publicado

em

Jerônimo Rodrigues assinou, nesta quinta-feira (11), um conjunto de 59 atos voltados ao fortalecimento da rede pública de saúde da Bahia.
Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

O governador Jerônimo Rodrigues assinou, nesta quinta-feira (11), um conjunto de 59 atos voltados ao fortalecimento da rede pública de saúde da Bahia. Os investimentos somam R$ 388,7 milhões e beneficiarão diretamente 52 municípios baianos, com a construção de novos hospitais, reformas, ampliação da assistência e entrega de veículos.

“A nossa felicidade é saber que, em breve, essas obras licitadas e esses convênios assinados se transformarão em unidades de saúde que salvarão vidas”, afirmou o governador.

Durante a solenidade, foi autorizada a licitação para a construção de um hospital em Bom Jesus da Lapa, além da assinatura de convênios para a implantação de novas unidades hospitalares nos municípios de Baixa Grande, Irará, Jacaraci e Santaluz, ampliando a capacidade de atendimento em diversas regiões do estado.

A nova unidade em Bom Jesus da Lapa contará com 110 leitos, sendo 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O hospital ampliará a assistência à saúde na região oeste, reduzindo a necessidade de deslocamento para tratamentos.

Presente no evento, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, destacou a parceria entre o Governo da Bahia e os municípios. “Estamos reafirmando o compromisso com o fortalecimento da rede de saúde em todo o estado. Trata-se de um grande volume de investimentos que se soma às demais ações realizadas nos últimos três anos”, afirmou.

ANÚNCIO

O pacote também contempla a implantação de duas novas bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Anguera e Antônio Cardoso, além da construção de 11 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), duas delas equipadas com salas de estabilização para atendimentos de urgência e emergência.

Outro destaque é a autorização para 24 reformas em unidades de saúde. Entre as intervenções previstas estão melhorias nos hospitais municipais de Mundo Novo, Quijingue e São Gabriel, consideradas estratégicas para qualificar o atendimento à população.

Também foram entregues 18 veículos para reforçar os serviços de saúde: 16 micro-ônibus, uma ambulância e uma van destinada ao transporte de pacientes para tratamento fora do domicílio.

Mais de R$ 856 milhões investidos desde 2023

Os novos aportes reforçam a política de expansão da infraestrutura de saúde adotada pelo Governo da Bahia. Desde 2023, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) já firmou 305 convênios com municípios, totalizando R$ 856,5 milhões em investimentos.

No período, foram viabilizadas 121 novas Unidades Básicas de Saúde e 11 novos hospitais em diferentes regiões do estado.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Mais Lidas