SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Esporte

Caboclo é acusado de assédio sexual e moral e é afastado da CBF

A saída adiciona mais um ingrediente ao já tenso clima dentro da seleção brasileira de futebol

Publicado

em

O Conselho de Ética da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) afastou Rogério Caboclo da presidência da entidade. A suspensão, anunciada no
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O Conselho de Ética da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) afastou Rogério Caboclo da presidência da entidade. A suspensão, anunciada no final da tarde deste domingo, tem duração de 30 dias e ocorre após uma funcionária da CBF acusá-lo de assédio sexual e moral, o que ele nega. Caboclo deve, no período, se dedicar a organizar a sua defesa em relação ao caso. A saída, entretanto, adiciona mais um ingrediente ao já tenso clima dentro da seleção brasileira de futebol, que tem mantido suspense sobre sua participação na Copa América, que começa no próximo domingo, 13 de junho.

Já não é mais segredo que os jogadores e o técnico Tite não querem disputar a Copa América neste ano. O anúncio da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), com o aval e celebração do presidente Jair Bolsonaro – em plena terceira onda da pandemia de covid-19―, causou mal-estar na comissão técnica e entre os jogadores, que pressionavam para que a CBF recuasse de disputar o torneio, o que não ocorreu. A acusação de assédio sexual contra o presidente da entidade―revelada pelo site Globo Esporte na última semana – aprofundaram o desgaste dentro da equipe brasileira, que pretende se pronunciar ainda nesta semana sobre a decisão em relação ao campeonato continental.

A CBF informou em nota que o vice mais velho da entidade, Antônio Carlos Nunes de Lima, 82 anos, assume o comando da confederação no período de suspensão de Caboclo, que estava no comando da instituição desde 2018. “A decisão é sigilosa e o processo tramitará perante a referida Comissão, com a finalidade de apurar a denúncia apresentada”, diz o texto. Ligado ao ex-presidente da CBF Marco Polo Del Nero, o Coronel Nunes já comandou a CBF no passado, em uma gestão também marcada por polêmicas e gafes.

Pressão política

O anúncio do afastamento de Caboclo do comando da CBF acontece a poucos dias de a seleção brasileira disputar as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 com o Paraguai, na noite de terça-feira. Embora o técnico Tite e parte dos atletas já tenham manifestado desconforto com a participação brasileira na Copa América pandêmica, os jogadores prometem anunciar a decisão oficial do time após a disputa com o Paraguai.

“Nosso posicionamento todo mundo sabe, mais claro impossível, Tite deixou claro nosso posicionamento e o que nós pensamos da Copa América”, afirmou na sexta-feira o capitão Casemiro, em entrevista à TV Globo após o jogo contra o Equador. “Queremos falar. Não queremos desviar o foco, porque isso [as Eliminatórias] para nós é a Copa do Mundo. Mas queremos falar, expressar a nossa opinião, se é certo ou não, cada um vai determinar, mas queremos expressar nossa opinião, sim”, completou o volante.

ANÚNCIO
Anúncios

Outro componente político torna o momento da seleção brasileira ainda mais nebuloso. Neste domingo, horas antes do anúncio da suspensão de Rogério Caboclo, o jornalista André Rizek, do SporTV, revelou que o cartola prometeu ao presidente Bolsonaro substituir Tite por Renato Gaúcho após a disputa de terça. Tite vem sendo atacado nas redes sociais por apoiadores bolsonaristas ―e a hashtag #TiteComunista chegou a figurar entre os destaques do Twitter nos últimos dias.

Já o filho zero um de Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro, chamou Tite de “puxa-saco de Lula” em uma rede social e disse que o treinador só se posicionou contrário à realização da Copa América após a mudança do campeonato para o Brasil. “A gente não viu o Tite falando nada quando a Copa América seria realizada na Argentina. Bastou a CBF pedir para o presidente Bolsonaro a autorização para que ela acontecesse aqui no Brasil para que o Tite se posicionasse politicamente”, disse. O senador afirmou, de forma equivocada, que não haveria problemas para a realização do torneio, uma vez que o país vacinou “mais de 70 milhões de brasileiros” e pediu aos jogadores que participem da Copa América. Na verdade, segundo dados das secretarias de Saúde, o Brasil vacinou pouco mais de 48 milhões de pessoas com a primeira dose, e 22,9 milhões com a segunda dose (10,8% da população brasileira).

Esporte

Governador autoriza reforma do Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro

O anúncio foi feito durante a partida entre Juazeirense e Sergipe, pela Série D do Campeonato Brasileiro

Publicado

em

do Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro. O anúncio foi feito durante a partida entre Juazeirense e Sergipe, pela penúltima
Foto: Lucas Santa Bárbara

O governador Jerônimo Rodrigues autorizou, neste domingo (20), a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) a firmar convênio com o Município de Juazeiro para a reforma e ampliação do Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro. O anúncio foi feito durante a partida entre Juazeirense e Sergipe, pela penúltima rodada da primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro, no Adautão, como é conhecido o equipamento esportivo.

O jogo terminou empatado em 0x0, resultado que garantiu ao Juazeirense a classificação antecipada para a segunda fase da competição nacional. Acompanhando a partida das arquibancadas, Jerônimo destacou o papel do esporte como instrumento de inclusão e desenvolvimento regional.

“Vamos continuar torcendo para que o Juazeirense traga esse troféu para nós. O empate aqui deu a condição de passar para a próxima fase. E agora encerramos a agenda em Juazeiro, com um ato de grande importância, fundamental, para a garantia do esporte e cultura, com o time bem colocado no Campeonato Brasileiro na série D. Quero parabenizar aqui ao Juazeirense, ao Cancão de Fogo, pelo desempenho no campeonato.”

A presença do governador no estádio reforça o apoio do Governo do Estado ao futebol do interior e à valorização da infraestrutura esportiva baiana. A visita de Jerônimo ao município de Juazeiro teve início na última quarta-feira (16), com uma série de agendas institucionais voltadas ao desenvolvimento da região, inclusive com a participação do presidente Lula.

“Encerramos hoje aqui uma jornada de 5 dias, morando aqui em Juazeiro, despachando aqui, trouxe meu governo, meus secretários, trouxemos até o presidente Lula e ministros. Fizemos viagens aqui na região, atendemos os prefeitos no gabinete da prefeitura, nos reunimos com secretários e gestores da região, fizemos entregas importantes na área de segurança pública, combate a incêndios, saúde e infraestrutura”, comentou Jerônimo.

ANÚNCIO
Anúncios
Agenda em Juazeiro

Entre quarta-feira (16) e este domingo (21), o governador Jerônimo Rodrigues cumpriu uma intensa agenda em Juazeiro, no Norte da Bahia, marcada por investimentos em segurança, saúde, infraestrutura e habitação. Na quarta-feira (16), inaugurou a nova sede do Comando de Policiamento da Região Norte, lançou a Operação Florestal Bahia 2025/2026 e assinou o decreto que cria o programa Bahia Sem Fogo, além de entregar viaturas para reforço policial e autorizar a construção da sede da CIPE/Caatinga. No dia seguinte, reuniu-se com prefeitos e secretários municipais para tratar de melhorias na Policlínica Regional e anunciou a entrega de micro-ônibus para o transporte de pacientes, pelo programa Tratamento Fora do Domicílio, que já garantiu mais de 312 mil atendimentos na região desde 2019.

Já na sexta-feira (18), Jerônimo acompanhou o presidente Lula no lançamento do novo PAC Seleções, garantindo recursos federais para ampliar o número de exames e consultas especializados, inclusive em horários noturnos e aos sábados. Durante a visita, também assinou ordem de serviço para a construção de 250 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida e entregou investimentos em abastecimento de água, saúde e infraestrutura urbana, incluindo novas UBSs, UPA, serviço de hemodinâmica e iluminação pública. Além disso, o governador participou de um encontro histórico com representantes do setor produtivo local, discutindo estratégias de desenvolvimento que, somadas, já representam quase R$ 340 milhões aplicados pelo Governo do Estado, somente em Juazeiro, desde 2023.

Continue Lendo

Esporte

Campeonato Baiano de Tênis de Mesa movimenta a Cidade Baixa

Competição que conta com apoio do Governo do Estado, acontece neste sábado (19), a partir das 8h, na Arena P2

Publicado

em

A 3ª etapa do Campeonato Baiano de Tênis de Mesa acontece neste sábado, 19, na Arena P2, no Bonfim, Cidade Baixa de Salvador
Fotos: Divulgação/Márcio Roberto/Ascom FTMBA

A 3ª etapa do Campeonato Baiano de Tênis de Mesa acontece neste sábado, 19, na Arena P2, no Bonfim, Cidade Baixa de Salvador a partir das 8h. O torneio vale pontos para o ranking estadual da Federação de Tênis de Mesa da Bahia (FTMBA) e conta com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Cerca de 80 atletas vão disputar 19 categorias ao todo. A programação inicia com as disputas das competições por idade das 8h às 12h e segue com as competições por nível técnico das 12h às 20h. O presidente da FTMBA, Caio Souza, conta que a importância é enorme tanto para os praticantes da capital quanto para o interior, com nove cidades ao todo.

“Estamos retomando esse trabalho, agora, de trazer esse público de volta ao cenário estadual. Isso é muito importante, porque, na verdade, é o evento no qual vamos reunir todos os atletas do estado, de todas as idades, todas as faixas etárias e níveis. O mais novo tem dez anos e o mais velho 74. Isso aí demonstra que todos podem praticar a modalidade. A principal categoria é a primeira divisão, que é a de maior nível técnico e a que premiamos o campeão baiano geral ao final do ano”, comenta Caio.

A modalidade retorna também ao grupo das contempladas após alguns anos de reorganização da Federação. “Estamos muito felizes em mais uma modalidade fazer parte do Sistema Estadual do Esporte e estar apta a receber nossa política pública, que contempla diversas modalidades olímpicas e não olímpicas na Bahia. É o maior apoio do país desde a infraestrutura esportiva e a iniciação esporte até a realização de grandes eventos e o suporte ao alto rendimento”, comenta Vicente Neto, diretor-geral da Sudesb.

O presidente da FTMBA corrobora com a fala e agradecer ao apoio da autarquia estadual. “Nossa, a Sudesb tem importância imensa com esse apoio. Sem ele, a nossa situação fica bem difícil e bem complicada para realizar eventos como este, que podem proporcionar uma maior ênfase e qualidade ao Campeonato Baiano de Tênis”, finaliza.

ANÚNCIO
Anúncios

Dentre os principais nomes em disputa, estão Gabriela Santiago e Iuki Alves, mesa-tenistas baianos apoiados pelo programa FazAtleta, do Governo do Estado, por meio da Sudesb, e com histórico de títulos nacionais.

Continue Lendo

Esporte

Castro Alves recebe o Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada

Disputas de resistência e contrarrelógio acontecem neste final de semana com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Castro Alves

Publicado

em

Ciclismo de Estrada/Contrarrelógio (CRI) acontecerá neste sábado, 19, e domingo, 20, na cidade de Castro Alves, no interior da Bahia.
Foto: DIvulgação/FBC

A etapa única do Campeonato Baiano de Ciclismo de Estrada/Contrarrelógio (CRI) acontecerá neste sábado, 19, e domingo, 20, na cidade de Castro Alves, no interior da Bahia. O município receberá mais uma vez a etapa única da disputa baiana com os principais atletas da modalidade no Estado buscando a pontuação para a temporada de 2025.

O evento tem início no sábado (19), com as competições de CRI tem largada as 8h. Os atletas largam de forma individual para uma disputa de 10 km, em que vence o melhor tempo da prova. No domingo (20), acontece a prova de resistência, com um percurso de 115 km, onde os atletas disputaram o título entre as cidades de Castro Alves, Elisio Medrado e Paraguaçu.

“Mais do que reunir a elite do esporte Baiano, o campeonato tem como um de seus objetivos principais ampliar a visibilidade da modalidade, promover a inclusão e incentivar a prática esportiva em diferentes locais da Bahia”, comenta o presidente da Federação Baiana de Ciclismo (FBC), Oscar Schimidt.

A FBC organiza a prova com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), mais a Prefeitura de Castro Alves. Ao todo, serão 16 provas (elite feminino, elite masculino, junior, juvenil, master A1, master A2, master B1, master B2, master C1, master C2, master D1, master D2, master feminino, PNE, sub-23 e sub30).

Continue Lendo

Mais Lidas