Educação
Bahia reconhece 448 colégios por avanços em Português e Matemática
Premiação valoriza práticas inovadoras e gestão eficiente que elevaram indicadores de aprendizagem na rede estadual
A Secretaria da Educação da Bahia (SEC) premiou 448 colégios estaduais pelo desempenho positivo em Língua Portuguesa e Matemática, durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (6), no Resort Vila Galé, em Guarajuba. O evento, que marca a abertura do Prêmio Gestão da Aprendizagem, contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da secretária da Educação, Rowenna Brito, e outras autoridades. A premiação segue até esta sexta-feira (7).
O reconhecimento é resultado de iniciativas que promoveram criatividade e inovação no ensino, contribuindo para a recomposição de saberes e melhoria dos indicadores educacionais. As escolas contempladas atenderam até nove critérios definidos pelo edital, que avaliaram práticas pedagógicas e gestão escolar.
Segundo o governador Jerônimo Rodrigues, o prêmio reforça o compromisso com a qualidade da educação pública. “É um reconhecimento pelo trabalho dos professores e gestores, além de um incentivo a novas práticas pedagógicas. Melhoramos a infraestrutura, capacitamos docentes e fortalecemos projetos para garantir um futuro melhor aos estudantes”, destacou.
Com investimento de R$ 3 milhões, a iniciativa concedeu selo de Gestão da Aprendizagem e recursos financeiros para novos projetos. A secretária Rowenna Brito ressaltou que a premiação também estimula a troca de experiências bem-sucedidas. “A educação da Bahia é potência, e isso se reflete nos resultados da aprendizagem e no acesso dos jovens à universidade. Somos líderes no Nordeste em inscrições no Enem e o terceiro maior estado do Brasil nesse acesso”, afirmou.
Entre os premiados está a escola de ensino integral de Riacho de Santana, que celebra a conquista pelo terceiro ano consecutivo. Para o gestor Vágner Araújo, o reconhecimento confirma o impacto da educação na transformação social. “Cumprimos requisitos de qualidade e isso contribui para mudanças reais na vida dos jovens. Educação tem esse poder”, declarou.
Criado em 2023, o Prêmio Gestão da Aprendizagem integra as ações da SEC para reduzir a defasagem idade-série e valorizar o engajamento das equipes escolares na melhoria dos resultados do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Educação
Partiu Estágio convoca 2215 universitários para atuar em 197 municípios baianos
Lista está no site da Saeb e estudantes têm de 17 a 28 de novembro para entrar em contato com as unidades onde irão atuar
Dois mil duzentos e quinze estudantes universitários acabam de ser selecionados para atuar em órgãos públicos de 197 municípios entre a capital e interior do Estado. Trata-se da primeira convocação relativa ao Edital de Abertura de Inscrições n. 02, de 1º de outubro de 2025, do Programa Partiu Estágio, que oferece a alunos de cursos do ensino superior situados na Bahia a oportunidade de obter experiência de trabalho em unidades da administração pública estadual.
A relação completa dos selecionados está disponível no site da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), por meio do endereço https://www.ba.gov.br/administracao. Os convocados têm de 17 a 28 de novembro deste ano para entrar em contato, por email ou telefone, com as unidades de Recursos Humanos dos órgãos onde irão atuar – sob pena de perda da vaga, caso não haja manifestação de interesse.
Cada convocado receberá também uma mensagem via whatsapp, informando alteração do seu status no site do https://BA.GOV.BR. No endereço eletrônico, pode ser consultada a lista completa de documentos que deverão ser apresentados pelo estudante (como histórico escolar, comprovante de residência e original e cópia da Carteira de Identidade), além de informações sobre a forma de entrega e outros procedimentos.
Números
A primeira convocação do Edital no 002/2025 do Programa Partiu Estágio está beneficiando 1.170 universitários residentes em Salvador e 1.045 do interior do Estado. Além da capital baiana, os municípios com maior número de selecionados são Feira de Santana (106 estudantes) e Vitória da Conquista (65).
Os universitários atuarão em 53 órgãos estaduais. No topo da lista das unidades que receberão maior número de estagiários, está a Secretaria de Educação, com 1.052 selecionados, seguida da Secretaria de Saúde (217) e da Procuradoria Geral do Estado (101). As vagas contemplam alunos de 95 diferentes cursos, com destaque para as graduações de Administração, Direito e Letras, com respectivamente 343, 260 e 184 selecionados.
Com a atual convocação, já chega a 8.338 o número total de estudantes beneficiados só este ano pelo governo baiano, por meio do Programa Partiu Estágio. Publicado em abril deste ano, o Edital de Abertura de Inscrições no 01/2025 viabilizou oportunidades para 6.123 universitários, com chamamentos realizados nos meses de maio, junho, julho e agosto. Já em outubro, foi publicado o Edital de Abertura de Inscrições no 002/2025, com previsão de oferta de 4.728 vagas no total.
Sobre o programa
Com carga horária de quatro horas diárias e 20 semanais, o estágio tem duração máxima de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto no caso de pessoa com deficiência. Na seleção, o programa concede prioridade aos candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Também são prioritários estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou aqueles que estudaram com bolsa integral na rede privada. Além disso, 10% das vagas são reservadas para estudantes com deficiência, conforme estabelece a Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.
Educação
Estudantes baianos desenvolvem Whey Protein para cães e gatos
Iniciativa de jovens cientistas do município de Boquira busca auxiliar na nutrição animal
O cuidado com a alimentação adequada de cães e gatos tem crescido entre tutores. Prova disso é que, segundo a Associação Brasileira de Empresas do Setor de Animais de Estimação (Abempet), o faturamento do setor no Brasil atingiu R$ 75,4 bilhões em 2024. Esse potencial chamou a atenção dos estudantes Pedro Emanoel e Débora Emes, do Colégio Estadual de Tempo Integral de Boquira, que, orientados pela professora Cássia Nascimento, desenvolveram um tipo de Whey Protein exclusivo para pets.
Embora tenha inspiração no suplemento utilizado por humanos para ganho de massa muscular, o produto é pensado com os cuidados necessários à saúde animal. “O Whey tradicional humano não era adequado para pets devido à presença de açúcares (como lactose) e adoçantes artificiais, que podem ser tóxicos para eles. Assim, pensamos na versão especial de Whey Pet, sem lactose, sem aditivos prejudiciais e com aminoácidos balanceados para o metabolismo animal”, explica a estudante Débora Emes.
Recomendado especialmente para cães e gatos atletas, idosos, em recuperação cirúrgica ou com deficiências nutricionais, o produto tem, segundo o jovem cientista Pedro Emanoel, diversos benefícios. “O Whey Protein Pet pode contribuir tanto para a saúde muscular quanto para o bem-estar geral dos animais, desde que usado com orientação veterinária, respeitando peso, idade e necessidades nutricionais. O produto também ajuda na melhora da imunidade, do pelo e no aumento da energia e da vitalidade”, cita.
Idealizadora do projeto, a professora Cássia Nascimento avalia como essencial o estímulo para que mais jovens se sintam pertencentes ao campo da ciência, tecnologia e inovação. “Inserir jovens na educação científica e empreendedora é investir em um futuro mais inovador, consciente e humano, no qual o conhecimento se transforma em soluções reais e o aprendizado ganha propósito e significado”, afirma.
De acordo com a equipe, os estudos acadêmicos e a pesquisa de mercado para o desenvolvimento do Whey Protein Pet mostraram que, atualmente, não há produto similar no mercado. Com apoio da Secretaria da Educação (Sec), a iniciativa tem parceria com o veterinário Caio Lucas, proprietário de uma clínica na região, e com o setor de vigilância sanitária da Prefeitura Municipal, responsável pelo canil público local.
Bahia Faz Ciência
A Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) estreou no Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, 8 de julho de 2019, uma série de reportagens sobre como pesquisadores e cientistas baianos desenvolvem trabalhos em ciência, tecnologia e inovação de forma a contribuir com a melhoria de vida da população em temas importantes como saúde, educação, segurança, dentre outros. As matérias são divulgadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, para a mídia baiana, e estão disponíveis no site e redes sociais da Secretaria. Se você conhece algum assunto que poderia virar pauta deste projeto, as recomendações podem ser feitas através do e-mail ascom@secti.ba.gov.br.
Educação
Mais Infância inicia distribuição de material didático 2026
Programa fortalece educação infantil e combate à fome com distribuição de material didático e apoio a creches comunitárias
O 6º Encontro de Formação Pedagógica de Educadores e Educadoras do Programa Mais Infância, da Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), foi marcado, neste sábado (8), pela apresentação do novo material didático que será distribuído a 120 creches comunitárias para uso durante o ano letivo de 2026. Os educadores, reunidos no teatro da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), receberam um exemplar do livro e dialogaram sobre o planejamento pedagógico para o próximo ano. Uma parceria do Mais Infância com o programa estadual Bahia Sem Fome também foi anunciada para 2026, buscando erradicar a fome em bairros e municípios com altos índices de vulnerabilidade social.
“A importância das creches comunitárias não está só na garantia do direito das crianças à educação infantil, do acolhimento às famílias, está na estrutura que garante a segurança alimentar e nutricional. Fortalecendo esse papel das creches, a gente enfrenta a fome, que ainda é um grande desafio. Saímos do mapa da fome, mas precisamos avançar, garantindo o direito a uma alimentação saudável”, enfatizou a presidente da VSBA, Tatiana Velloso.
Coordenador do Mais Infância, Manoel Calazans explicou que o material didático é composto por um diário de bordo dos estudantes, por onde o professor manterá a família atualizada sobre o desenvolvimento da criança; um caderno de planejamento pedagógico do professor e um livro didático para crianças que estão chegando na alfabetização. Ao todo serão 15 mil livros distribuídos, fruto de parceria VSBA com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e emendas parlamentares.
“As Voluntárias Sociais começam agora a distribuição desse material didático de forma gratuita para todos os estudantes e professores. Esses professores atuam com crianças de zero a cinco anos e esse encontro mensal, que acontece aqui na Uneb, é uma oportunidade de a gente capacitar os professores para um atendimento melhor e mais qualificado para as nossas crianças”, comentou Calazans.
Para a coordenadora pedagógica da Creche Escola Lar Xila, Larissa Pires, o novo material pedagógico é mais um recurso na abordagem educacional na primeira infância. “Para a gente que atua nas escolas comunitárias será muito enriquecedor. Vamos poder trabalhar com temas atuais, contextualizados, presentes na nossa sala de aula, temas atuais, que a gente está lidando, ali, no dia a dia. Muito enriquecedor para o desempenho e desenvolvimento da nossa escola”, compartilhou a educadora da creche que fica no bairro Cajazeiras 8, em Salvador.
Bahia pela Infância
Durante o encontro, também foi lançado o Edital Bahia pela Infância, com o Bahia Sem Fome, com a perspectiva de ampliar o acesso a uma alimentação de qualidade na educação infantil. As escolas e creches comunitárias da Bahia poderão se inscrever a partir desta segunda-feira (10), requerendo kits de Equipamentos para o Combate à Fome. Entre os equipamentos estão fogão e forno industriais, panelas, liquidificadores industriais, armários, mesa e pia de inox, freezers e refrigeradores.
O coordenador do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, disse que projeto prevê o apoio a 200 creches em toda Bahia. “Nossa expectativa é a partir da estruturação dessas creches e escolas com equipamentos e utensílios, capacitar os educadores sobre o tema da segurança alimentar e nutricional. As creches cumprem um papel importante nas periferias das cidades, então é uma forma do Estado chegar em cada canto dos grandes centros, assegurando direitos e combatendo a fome”.
As inscrições estarão abertas até o dia 10 de dezembro, através do site www.ba.gov.br/bahiasemfome. Após cadastro das unidades escolares, formulário, ofício, proposta e declarações deverão ser enviados por e-mail através do e-mail bahia.infancia@casacivil.ba.gov.br.
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta segunda-feira (10)
-
Serviçoshá 22 horasVagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (12)
-
Meio Ambientehá 3 diasBahia deve ter chuvas intensas nos próximos dias, alerta Inema
-
Serviçoshá 2 diasVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (11)
