Política
Bahia recebe mais 37 peritos médicos federais
Esses profissionais vão ajudar a diminuir a fila e melhorar o atendimento às pessoas que mais precisam
Temas como a chegada de novos peritos médicos à Bahia e fortalecimento da parceria entre o Estado e o Governo Federal, no âmbito da Previdência Social, foram discutidos nesta sexta-feira (10), na reunião entre o governador Jerônimo Rodrigues e o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.
“Acabamos uma reunião muito especial para a Bahia. O estado acaba de receber mais 37 peritos médicos federais. São eles que vão cuidar, a partir de agora, dessas pessoas que tanto precisam da previdência social”, anunciou o governador.
“Isso vai ajudar a diminuir a fila, a melhorar o atendimento às pessoas que mais precisam, sei que isso vai alegrar. Vamos trazê-los aqui, fazer uma apresentação para o governador e para o povo da Bahia”, enfatizou o ministro Wolney.
O encontro, realizado no gabinete oficial, no Centro de Operações e Inteligência (COI), no Centro Administrativo, em Salvador, contou com as participações dos secretários estaduais da Casa Civil, Afonso Florence; de Administração, Rodrigo Pimentel; e de Comunicação, Marcus Di Flora; a superintendente de Previdência do Estado (Suprev), Rosário Muricy, além da comitiva do Ministério da Previdência Social, composta pelo assessor especial, Izac Júnior, e pela chefe de gabinete, Louise Caroline.
Atualmente, a Bahia tem 181 peritos médicos, distribuídos por 48 municípios. De acordo com o ministro, 37 aprovados no último concurso público serão encaminhados para 22 municípios, entre eles Teixeira de Freitas, Ilhéus, Feira de Santana, Vitória da Conquista, o que pode acelerar a análise dos processos e reduzir a fila de aposentadorias e licenças. A recepção aos novos contratados está sendo organizada.
Na oportunidade, houve a troca de experiências para garantir mais eficiência no atendimento aos baianos, reforçando o compromisso conjunto com a gestão pública e a melhoria dos serviços previdenciários. Também foram discutidas ideias de como aprimorar a gestão do Fundo Financeiro da Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado da Bahia (Funprev). As equipes marcaram um encontro para apresentação das informações. Ainda foram discutidas a questão dos trabalhadores rurais, de transporte e de entrega por aplicativos.
Política
Governador inaugura novo Posto SAC na Assembleia Legislativa da Bahia
Unidade amplia a rede de atendimento em Salvador e reforça a estratégia do Estado de facilitar o acesso da população a serviços essenciais
O governador Jerônimo Rodrigues inaugurou, nesta terça-feira (3), o novo Posto de Atendimento ao Cidadão (SAC) instalado na sede da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A nova unidade amplia a rede de atendimento do SAC e reforça a política do Governo do Estado de facilitar o acesso da população aos serviços públicos.
Localizado na 1ª Avenida do CAB, nº 130, o Posto SAC ALBA ocupa uma área de 120,40 metros quadrados e conta com infraestrutura moderna, acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção, estacionamento e segurança patrimonial. O investimento para a implantação da unidade foi de aproximadamente R$ 623 mil, sob responsabilidade da ALBA, enquanto a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) ficou encarregada da disponibilização de pessoal.
A gerente do posto, Tatiana Stolze, explicou que a unidade vai ofertar serviços do Instituto de Identificação Pedro Mello (SSP/IIPM), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do Detran, com atendimentos relacionados à habilitação, como troca de permissão, renovação e segunda via da CNH. “A expectativa é oferecer um atendimento eficiente, com estrutura adequada e serviços muito demandados pela população, fortalecendo ainda mais o modelo SAC”, destacou.
O espaço conta com dez funcionários e seis pontos de atendimento, além de área de espera para 30 pessoas e um ponto de recepção. A unidade também utilizará o Sistema Atende, ferramenta de gestão que permite agendamento pela plataforma BA.GOV.BR e garante maior controle e eficiência no fluxo de atendimento. Com a inauguração, a rede SAC passa a contar com 14 unidades fixas na capital baiana.
Política
Bahia reafirma crescimento e protagonismo na abertura da 4ª Sessão da 20ª Legislatura da Alba
Governador Jerônimo Rodrigues destaca avanços sociais, estabilidade econômica e obras estruturantes durante leitura da mensagem anual na Assembleia Legislativa
A solenidade de instalação da 4ª Sessão da 20ª Legislatura ocorre nesta terça-feira (3), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), com a leitura da mensagem do governador Jerônimo Rodrigues, que destacou a trajetória vitoriosa de transformação do estado, em sintonia com o projeto nacional conduzido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Jerônimo Rodrigues ressaltou que governa uma Bahia que cresce com estabilidade macroeconômica e responsabilidade social. “Visitei 373 municípios e pretendo alcançar todos os 417 até o final do ano”, afirmou, reforçando o compromisso de levar o governo a todos os territórios. O governador destacou ainda que as viagens vão além das agendas institucionais: “São expedições de escuta ativa, de diagnóstico preciso e de celebração compartilhada das conquistas”, disse, enfatizando a presença da gestão estadual em zonas rurais, distritos, quilombos, aldeias e povoados.
Na área social, o governador apresentou avanços no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com ampliação dos repasses aos municípios para os CRAS e CREAS, além de ações como Bahia Sem Fome, Coletivos Bahia pela Paz, Corra pro Abraço e o Minha Casa Minha Vida, que viabilizou mais de 3 mil unidades habitacionais entre 2023 e 2025. No enfrentamento à fome, Jerônimo afirmou que “a Bahia está virando esse jogo”, destacando a redução de 58% da insegurança alimentar grave, em articulação com o Governo Federal, contribuindo para a retirada do Brasil do Mapa da Fome da ONU.
O chefe do Executivo também ressaltou que a Bahia liderou o ranking nacional de investimentos públicos em 2025, gerou mais de 104 mil empregos formais no ano e mantém 2,24 milhões de vínculos ativos. Destacou ainda avanços na transição energética, na atração de grandes investimentos e em obras estruturantes, como a nova Rodoviária da Bahia, o VLT e a expansão do metrô. Lembrou ainda o projeto da Ponte Salvador–Itaparica, com previsão de conclusão em março de 2026 e início das obras em junho deste ano, além de investimentos em drenagem, pavimentação, praças e habitação.
Política
Governo discute impacto da queda do cacau e define encaminhamentos em reunião com prefeitos e produtores
Encontro em Gandu reuniu lideranças políticas e representantes da cadeia produtiva para traçar ações emergenciais e estruturantes
O governador Jerônimo Rodrigues se reuniu, nesta sexta-feira (30), em Gandu, com prefeitos, lideranças políticas e representantes de produtores rurais para discutir os impactos da queda no preço do cacau. Na ocasião, o grupo também articulou encaminhamentos voltados ao fortalecimento da cadeia produtiva e ao desenvolvimento regional.
O encontro contou com a presença do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e de representantes do Governo Federal, que receberam um documento elaborado por produtores e gestores locais com reivindicações relacionadas ao apoio ao setor cacaueiro, além de solicitações de investimentos em infraestrutura.
“Vivemos um momento de queda no preço do cacau que afeta diretamente a renda do produtor. Ouvimos as demandas, recebemos um documento com pontos importantes e já definimos encaminhamentos. Vamos nos reunir novamente até o fim da próxima semana, no meu gabinete, para aprofundar essas decisões com o governo federal, o Estado e os municípios”, afirmou o governador.
Durante a reunião, Jerônimo Rodrigues também autorizou ações na área de infraestrutura viária, incluindo a pavimentação de uma estrada pelo consórcio regional, medida voltada ao escoamento da produção e ao transporte de insumos. O governador destacou ainda a importância do diálogo institucional entre gestores públicos e representantes dos produtores para a construção de soluções conjuntas.
-
Serviçoshá 19 horasBahia entrega primeira CNH do Brasil emitida no estado
-
Saúdehá 3 diasSesab amplia testagem rápida durante Carnaval de Juazeiro e identifica casos positivos de ISTs
-
Economiahá 3 diasBahia atualiza programa de PPPs e lança manual para modernizar gestão de projetos
-
Serviçoshá 3 diasMega-Sena acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 130 milhões

