Turismo
Bahia lidera crescimento da receita no turismo nacional
O desempenho baiano ficou à frente do Rio de Janeiro (16,8%) e Ceará (13,9%), sendo que a média no país foi ainda menor (6,6%)

A Bahia, que já era líder nacional em movimentação turística, agora, aparece na liderança do crescimento do faturamento no setor, entre os estados. Segundo dados do Ministério do Turismo (MTur) e da Fecomércio São Paulo, a Bahia registrou em março de 2025, um aumento de 20,4% na receita com atividades turísticas, o maior do país. O desempenho baiano ficou à frente do Rio de Janeiro (16,8%) e Ceará (13,9%), sendo que a média no país foi ainda menor (6,6%).
De acordo com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), o resultado expressivo na receita tem sintonia com o aumento na movimentação de visitantes no estado, analisando o primeiro quadrimestre de 2025. De janeiro a abril deste ano, houve um crescimento de 9,4% no fluxo turístico baiano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Levando em conta apenas o mês de março de 2025, o estado registrou um aumento no setor de 14,4%, mais que o dobro da média brasileira, que ficou em 5,8%. Já no recorte de fevereiro e março deste ano, o desempenho baiano alcançou o maior crescimento entre os estados, com índice de 11,5%, enquanto no país houve retração (-0,2%). Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Setur-BA.
Para o titular da pasta estadual de turismo, Maurício Bacelar, o crescimento contínuo da Bahia no setor é resultado de uma conjunção de fatores, com estimativa de seguir em expansão. “Quando a gente junta o esforço da Setur-BA, que envolve promoção, qualificação, infraestrutura e ampliação da malha aérea, com o trabalho do governo federal, dos municípios e do trade turístico, fechamos a equação que tem dado esses resultados expressivos para a Bahia, sob o comando do Governo do Estado. Comemoramos, mas não podemos reduzir o ritmo das ações. Com informações preliminares que temos sobre o São João, a expectativa é que iremos continuar em rota de crescimento”, pontuou o secretário.
Turismo
Bahia é destaque como destino gay friendly na capital paulista
A Setur-BA participa da 9ª Conferência Internacional da Diversidade em São Paulo

A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) participa da 9ª Conferência Internacional da Diversidade, que acontece no Espaço de Eventos São Luís, em São Paulo, até esta sexta-feira (12), em quatro dias de atividades, com organização da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil. A pasta divulga a infraestrutura, os serviços e atrativos das 13 zonas turísticas baianas, que colocaram o estado em posição de destaque como destino gay friendly (acolhedor).
O evento reúne cerca de 400 participantes, incluindo representantes do trade turístico de todo o país, especialistas e delegações internacionais. Na programação, mesas-redondas, painéis e networking, visando fortalecer as conexões entre turismo, cultura, inclusão e desenvolvimento sustentável.
“O objetivo da conferência é gerar conexões. Queremos aproximar destinos, operadoras e agências nacionais e internacionais, para discutir como fomentar o turismo LGBT+ e atrair um número maior de visitantes do segmento para o Brasil. A Bahia tem um papel importante nesse processo, porque desde 2019 seguimos juntos nessa caminhada. Este ano, o evento será encerrado com uma press trip internacional pelo estado”, declarou o presidente da Câmara, Ricardo Gomes.
Para a presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav Nacional), Ana Carolina Medeiros, “os números comprovam o quanto a Bahia tem gerado em grandes investimentos e retornos, tanto para os baianos quanto para o Brasil, sendo um destino gay friendly de destaque”.
“Mostramos o quanto o governo baiano tem trabalhado para oferecer um atendimento cada vez mais qualificado ao turista desse segmento, pelo seu compromisso com a inclusão”, destacou a coordenadora do Turismo LGBTIQAPN+ da Setur-BA, Jeane dos Anjos.
A programação da conferência será encerrada na Bahia, com press trip internacional (viagem de imprensa), a partir deste sábado (13), que terá a participação de jornalistas da Alemanha, França, Espanha, Uruguai, México e Colômbia. Eles irão visitar pontos turísticos de Salvador e seu entorno, com experiências culturais e gastronômicas.
Mais promoção
Ainda em São Paulo, a Setur-BA participou, na última semana, da 27ª Feira de Turismo da Associação das Agências de Viagens de Ribeirão Preto e Região (Avirrp) e do Encontro da Operadora Schultz. No total, mais de 550 profissionais foram atualizados sobre o destino Bahia.
“Com essa promoção, as agências de viagens parceiras estão preparadas para vender ainda mais a Bahia, que já é o nosso campeão nacional de vendas, com preferência pelos resorts all inclusive”, relatou o gerente comercial da Schultz, Danilo Mezzalira.
No mesmo período, a Setur-BA marcou presença no 7º Fórum Clia Brasil, em Brasília, promovido pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos. O evento reuniu autoridades e empresários, que tiveram informações sobre as potencialidades da Bahia no turismo náutico.
Turismo
Encontro nacional de Enfermagem reúne 10 mil participantes em Salvador
A abertura do congresso ocorreu em clima de Carnaval e o encontro segue foi aberto, nesta segunda (8), em clima de Carnaval e segue

O 27º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), o maior encontro científico da área na América Latina, acontece no Centro de Convenções de Salvador, até esta quinta-feira (11), em quatro dias de programação. Ele reúne cerca de 10 mil congressistas de todo o Brasil e do exterior, que discutem avanços na saúde, além de 27 mil participantes on-line. O evento tem o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), como parte das ações para o incremento do turismo de negócios na capital baiana. A abertura, na segunda-feira (8), foi em clima de Carnaval.
“A Bahia recebe estudantes, profissionais, pesquisadores e autoridades de todo o mundo. As nossas belezas naturais e riquezas culturais criam o cenário ideal para um congresso maravilhoso”, ressaltou o presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Davi Apóstolo.
“Estou surpreso com a força e o espírito da enfermagem, em Salvador. É uma união que serve de lição para o nosso país. Estamos mostrando uma cultura de convivência que inspira o Brasil”, destacou o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri.
Nas horas vagas, a maioria dos congressistas faz turismo pela cidade. “É a minha terceira vez em Salvador. Sempre que estou aqui, aproveito a culinária, as praias e o Pelourinho, que eu adoro”, relatou a fiscal do Coren de São Paulo, Elris Fornitane.
“O povo baiano é extremamente acolhedor e carinhoso, que preparou para nós um dos maiores congressos. Acho que ficará marcado na história”, completou a presidente do Coren de Santa Catarina, Maristela Azevedo.
Em agosto, a Bahia conquistou o Prêmio Live 2025, conhecido como Megafone de Ouro, na categoria Melhor Destino para Eventos do Brasil. A escolha foi pela combinação de atrativos turísticos com infraestrutura de alto padrão, que o estado oferece para sediar encontros corporativos.
Turismo
Setur-BA finaliza projeto Avança Turismo na Chapada Diamantina
A iniciativa da Setur-BA visa desenvolver as potencialidades das 13 zonas turísticas baianas

O município de Mucugê, que integra o Circuito do Diamante, na zona turística Chapada Diamantina, foi contemplado com um conjunto de ações do projeto Avança Turismo Bahia, neste mês. A iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), que visa desenvolver as potencialidades das 13 zonas turísticas baianas, alcançou, também, os municípios de Andaraí, Barra da Estiva, Boninal, Bonito, Ibicoara, Iramaia, Iraquara, Itaetê, Lençóis, Marcionílio Souza, Palmeiras, Seabra, Ituaçu e Wagner.
A equipe da Setur-BA fez visitas técnicas a pontos turísticos e o levantamento da oferta e avaliação da qualidade dos meios de hospedagem, com incentivo à regularização no Cadastur (registro nacional de serviços). As atividades foram concluídas com um seminário na Câmara Municipal de Mucugê, que reuniu gestores públicos e empresários das cidades envolvidas. Eles discutiram temas como desenvolvimento sustentável e qualificação dos serviços oferecidos aos visitantes.
“Para nós, foi muito importante ter a equipe da Setur-BA em nossa região. Debater sobre desenvolvimento sustentável foi pertinente e estratégico, pois ele conecta a gestão do turismo a três dimensões fundamentais: econômica, social e ambiental”, ressaltou a secretária de Turismo de Mucugê, Fabiana Profeta.
“O turismo transforma lugares em oportunidades. Nós, gestores, promovemos possibilidades para as pessoas. Agradeço ao Governo do Estado pelo seminário”, completou a secretária de Turismo, Esporte e Lazer de Ituaçu, Brena Rocha.
“Aqui no Circuito do Diamante, finalizamos o Avança Turismo na Chapada Diamantina. Anteriormente, fizemos os outros três circuitos: Chapada Norte, Circuito do Ouro e Chapada Velha. A próxima etapa do projeto será na Costa do Descobrimento”, explicou o diretor de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos da Setur-BA, Divaldo Borges.
Entre os atrativos de Mucugê, estão roteiros ecológicos, o Cemitério Bizantino e o Museu Vivo do Garimpo, além do enoturismo, que oferece a experiência imersiva na vinícola Uvva, do parreiral à produção de vinhos de qualidade, com vista para a Serra do Sincorá.
-
Serviçoshá 3 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta quinta-feira (11)
-
Turismohá 3 dias
Encontro nacional de Enfermagem reúne 10 mil participantes em Salvador
-
Infraestruturahá 3 dias
Obra do VLT do Subúrbio garante participação popular e geração de oportunidades
-
Serviçoshá 2 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta sexta-feira (12)