Saúde
Bahia intensifica mobilização contra gripe com Dia D de imunização
Cerca de três milhões de doses foram distribuídas aos municípios baianos para a ação neste sábado (10)
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) promove, neste sábado (10), o Dia D de mobilização nacional contra a influenza, com ações que visam ampliar a cobertura vacinal em todo o estado. Cerca de três milhões de doses foram distribuídas aos municípios baianos para a ação, que contará com postos de saúde funcionando em horário estendido e com pontos estratégicos de vacinação em shoppings centers e com drive-thru.
Secretária da Sesab, Roberta Santana destacou o esforço logístico para garantir que a vacina chegue aos públicos prioritários de toda Bahia. “A gente tem uma estratégia de diminuir os casos graves de gripe e a vacinação é importante nesse cenário. Os postos de saúde estarão abertos amanhã e, aqui, em Salvador, uma estratégia importante é o drive-thru, que vai facilitar o acesso das pessoas à vacinação”, detalhou a titular da saúde.
Professora de química na rede privada e estadual da Bahia, Jussara Barreto aproveitou o dia de folga para atualizar sua vacina no drive-thru instalado no Centro de Convenções, em Salvador. Para ela, que se vacina anualmente, um facilitador. “É muito bacana! Eu vi ontem a noite no jornal e facilita a vida de muita gente. É importante vacinar, sempre me vacinei e estímulo minha filha, meus alunos. Se vacinem, porque tem muita virose por aí”, incentivou.
A campanha tem como público apto cerca de 3,6 milhões de pessoas. Fazem parte do grupo prioritário nesta fase, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, cumprindo medida socioeducativa, e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou condições clínicas especiais, independentemente da idade.
Liderança baiana
Segundo a Sesab, mais de 672 mil doses foram aplicadas na Bahia até o momento, colocando o estado na quinta posição no ranking nacional de imunizações contra a gripe e mais de 80% dos municípios baianos aderiram à mobilização deste sábado (10). Diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, Márcia São Pedro chamou atenção para a prevalência da influenza desde fevereiro.
“De fevereiro até março, a gente começou a ver um maior número de casos do rinovírus e da influenza. Quando nós nos vacinamos, conseguimos bloquear a transmissão desse vírus. E o Estado decidiu, por uma ação preventiva, não só vacinar contra a influenza, mas também contra a Covid-19”, enfatizou.
Em Salvador, a vacinação acontece no formato drive-thru no Centro de Convenções, nesta sexta-feira (9) e sábado (10), a partir das 8h. A vacina contra a influenza pode ser administrada simultaneamente com outros imunizastes, como o da Covid-19. Para se vacinar, basta apresentar documento oficial com foto e carteira de vacinação. O público prioritário também precisa portar documento comprobatório.
Covid-19
Além da vacinação contra a gripe, o governo baiano também disponibiliza reforço da vacinação contra a Covid-19 nos postos e pontos temporários de vacinação. Maria São Pedro ainda sinalizou que, este ano, a Bahia apresentou 37% de redução nos casos de Covid-19 em relação ao mesmo período de 2024 e de 62% em relação aos óbitos.
“Mas não é uma posição confortável, porque os casos ainda acontecem. E aí cabe lembrar que 70% dos casos de síndromes respiratórias agudas, graves, no nosso Estado em 2025 foram em crianças e em idosos com mais de 60 anos”, acrescentou.
Podem se vacinar para Covid-19 crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, pessoas com 60 anos ou mais, vivendo em instituições de longa permanência, imunocomprometidas, pessoas indígenas, ribeirinhas, quilombolas, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, com comorbidades, privadas de liberdade, pessoas em situação de rua e adolescentes e jovens cumprindo medida socioeducativa.
Geral
Aulão do Outubro Rosa reforça prevenção e saúde por meio do esporte em Salvador
Promovida pela Sudesb, ação reuniu praticantes de artes marciais e atividades físicas para conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama e do autocuidado das mulheres
Um aulão especial em alusão ao Outubro Rosa reuniu, na manhã desta sexta-feira (16), alunas de modalidades como jiu-jitsu, judô e karatê no Centro de Boxe e Artes Marciais Waldemar Santana, no Largo de Roma, em Salvador. A atividade foi promovida pelo Núcleo Mais Mulheres no Esporte, da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
A ação contou com a participação de alunas do Núcleo de Esportes de Luta e Combate (NELC) e convidadas, reforçando a importância da prática esportiva como ferramenta de promoção da saúde e prevenção ao câncer de mama.
Segundo a coordenadora do Núcleo Mais Mulheres no Esporte, Juliana Camões, o esporte também desempenha um papel importante na conscientização sobre cuidados preventivos.
“O esporte traz uma linguagem muito acessível e a gente precisa tratar da questão da prevenção, que, com certeza, salva muitas vidas. Nos momentos em que as mulheres se reúnem para a prática de atividades físicas, elas compartilham ideias, informações e recebem orientações”, destacou.
Além das atividades ligadas às artes marciais, o aulão incluiu alongamento, dança, musculação e técnicas de relaxamento, contemplando participantes de diferentes faixas etárias e níveis de condicionamento físico.
Para a autônoma Sandra Nunes, de 52 anos, o autocuidado não tem limite de idade.
“Para fazer atividade física e mudar hábitos, não existe idade”, afirmou.
A iniciativa também destacou os benefícios emocionais e psicológicos da prática esportiva. A participante Daniele Fernandes, de 31 anos, acompanhada do filho atípico, ressaltou a importância de manter a saúde em dia para enfrentar os desafios da rotina.
“É muito importante poder me cuidar, cuidar da minha saúde e estar bem física e psicologicamente para poder cuidar dele”, disse.
Vagas abertas
O Núcleo de Esportes de Luta e Combate (NELC) mantém vagas abertas para novos alunos. As aulas acontecem de segunda a quinta-feira, no Centro de Boxe e Artes Marciais Waldemar Santana.
As inscrições são presenciais e podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Documentos necessários
- RG e CPF;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de matrícula escolar;
- Duas fotos 3×4;
- Atestado médico atualizado.
No caso de menores de idade, também é necessária a apresentação da documentação do responsável legal.
Saúde
Hospital Costa das Baleias participa de ato nacional para fortalecimento da oncologia no SUS
Evento contará com a presença da secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, e do secretário do Ministério da Saúde, Mozart Sales; programação inclui entrega de ambulância e visita à carreta da Saúde da Mulher
O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) em Teixeira de Freitas, será um dos 20 serviços de oncologia do país participantes do Ato Nacional da Oncologia, que acontece nesta sexta-feira (16), às 10h.
A iniciativa será conduzida pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a partir do Hospital São Paulo, hospital universitário da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), na capital paulista. O evento contará ainda com a participação do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro.
Durante a solenidade, serão assinadas diversas portarias voltadas ao fortalecimento da assistência oncológica no país, com medidas que prometem avanços para a oncologia brasileira e para a ampliação do acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer no Sistema Único de Saúde (SUS).
Em Teixeira de Freitas, a agenda contará com a presença da secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, e do secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales.
Ambulância reforça assistência no hospital
Ainda durante a programação no Hospital Estadual Costa das Baleias, será entregue uma nova ambulância para a unidade.
O veículo é destinado ao transporte individualizado de pacientes com restrição de mobilidade, estáveis e sem risco de morte, sendo utilizado em remoções eletivas, transferências entre unidades de saúde, altas hospitalares, consultas especializadas e realização de exames.
Carreta da Saúde da Mulher amplia acesso a exames
Após a agenda no hospital, Roberta Santana e Mozart Sales visitarão a carreta da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, instalada no estacionamento da Policlínica Regional de Saúde de Teixeira de Freitas.
Estruturada com equipamentos modernos, insumos e equipe multiprofissional, a unidade móvel oferece mamografias, ultrassonografias e biópsias, contribuindo para o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e do colo do útero, além de fortalecer as ações voltadas à saúde integral da mulher.
Os gestores também estarão disponíveis para atendimento à imprensa tanto no Hospital Estadual Costa das Baleias quanto na unidade móvel de saúde.
Serviço
- O quê: Ato Nacional da Oncologia
- Quando: Sexta-feira (16), às 10h
- Onde: Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), Teixeira de Freitas (BA)
Saúde
Hospital da Mulher recebe estudantes dos EUA e apresenta modelo de atendimento do SUS
Visita integrou programação acadêmica internacional e destacou a qualidade, a humanização e a excelência da assistência prestada pela unidade baiana
O Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos, unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), recebeu nesta terça-feira (13) estudantes de universidades dos Estados Unidos participantes do programa internacional Semester at Sea. A visita teve como objetivo apresentar a estrutura e o funcionamento da unidade, referência no atendimento especializado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Os alunos, que chegaram ao Brasil a bordo do navio-universidade World Odyssey, conheceram setores voltados ao diagnóstico e tratamento de câncer, endometriose, serviços de bioimagem e o solário, espaço dedicado à humanização das pacientes.
A professora Lisa Fyffe, da Universidade Estadual do Colorado, destacou a importância da experiência para que os estudantes compreendessem, na prática, como o SUS garante acesso à saúde em um país de dimensões continentais. Já o estudante Ben Caputo ressaltou a qualidade da gestão dos recursos e o comprometimento dos profissionais com o atendimento às pacientes.
Para o diretor médico da unidade, Sandro Barral, a visita permitiu apresentar um exemplo de excelência na saúde pública brasileira e promover a troca de experiências entre diferentes realidades e modelos de assistência.
A iniciativa reforça o papel do Hospital da Mulher como referência em alta complexidade, humanização e qualidade no atendimento prestado à população pelo SUS.
