Saúde
Bahia intensifica mobilização contra gripe com Dia D de imunização
Cerca de três milhões de doses foram distribuídas aos municípios baianos para a ação neste sábado (10)
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) promove, neste sábado (10), o Dia D de mobilização nacional contra a influenza, com ações que visam ampliar a cobertura vacinal em todo o estado. Cerca de três milhões de doses foram distribuídas aos municípios baianos para a ação, que contará com postos de saúde funcionando em horário estendido e com pontos estratégicos de vacinação em shoppings centers e com drive-thru.
Secretária da Sesab, Roberta Santana destacou o esforço logístico para garantir que a vacina chegue aos públicos prioritários de toda Bahia. “A gente tem uma estratégia de diminuir os casos graves de gripe e a vacinação é importante nesse cenário. Os postos de saúde estarão abertos amanhã e, aqui, em Salvador, uma estratégia importante é o drive-thru, que vai facilitar o acesso das pessoas à vacinação”, detalhou a titular da saúde.
Professora de química na rede privada e estadual da Bahia, Jussara Barreto aproveitou o dia de folga para atualizar sua vacina no drive-thru instalado no Centro de Convenções, em Salvador. Para ela, que se vacina anualmente, um facilitador. “É muito bacana! Eu vi ontem a noite no jornal e facilita a vida de muita gente. É importante vacinar, sempre me vacinei e estímulo minha filha, meus alunos. Se vacinem, porque tem muita virose por aí”, incentivou.
A campanha tem como público apto cerca de 3,6 milhões de pessoas. Fazem parte do grupo prioritário nesta fase, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, cumprindo medida socioeducativa, e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou condições clínicas especiais, independentemente da idade.
Liderança baiana
Segundo a Sesab, mais de 672 mil doses foram aplicadas na Bahia até o momento, colocando o estado na quinta posição no ranking nacional de imunizações contra a gripe e mais de 80% dos municípios baianos aderiram à mobilização deste sábado (10). Diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, Márcia São Pedro chamou atenção para a prevalência da influenza desde fevereiro.
“De fevereiro até março, a gente começou a ver um maior número de casos do rinovírus e da influenza. Quando nós nos vacinamos, conseguimos bloquear a transmissão desse vírus. E o Estado decidiu, por uma ação preventiva, não só vacinar contra a influenza, mas também contra a Covid-19”, enfatizou.
Em Salvador, a vacinação acontece no formato drive-thru no Centro de Convenções, nesta sexta-feira (9) e sábado (10), a partir das 8h. A vacina contra a influenza pode ser administrada simultaneamente com outros imunizastes, como o da Covid-19. Para se vacinar, basta apresentar documento oficial com foto e carteira de vacinação. O público prioritário também precisa portar documento comprobatório.
Covid-19
Além da vacinação contra a gripe, o governo baiano também disponibiliza reforço da vacinação contra a Covid-19 nos postos e pontos temporários de vacinação. Maria São Pedro ainda sinalizou que, este ano, a Bahia apresentou 37% de redução nos casos de Covid-19 em relação ao mesmo período de 2024 e de 62% em relação aos óbitos.
“Mas não é uma posição confortável, porque os casos ainda acontecem. E aí cabe lembrar que 70% dos casos de síndromes respiratórias agudas, graves, no nosso Estado em 2025 foram em crianças e em idosos com mais de 60 anos”, acrescentou.
Podem se vacinar para Covid-19 crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, pessoas com 60 anos ou mais, vivendo em instituições de longa permanência, imunocomprometidas, pessoas indígenas, ribeirinhas, quilombolas, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, com comorbidades, privadas de liberdade, pessoas em situação de rua e adolescentes e jovens cumprindo medida socioeducativa.
Saúde
‘Saúde em Evidência’ leva cuidado, acolhimento e prevenção ao CAB
Ação ofereceu orientações de saúde, consultas e exames gratuitos para 540 servidores públicos
A ação é um dos frutos da parceria do Planserv, Hospital de Brotas e Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) para estimular os cuidados preventivos com a saúde do funcionalismo público da Bahia.
Durante três dias, de 26 a 28 de agosto, servidores do Governo do Estado tiveram acesso a uma estrutura completa que incluiu aferição de pressão arterial, consultas ginecológicas, análise corporal por bioimpedância, exames de ultrassonografia, além de sessões de massoterapia, auricoloterapia e orientações sobre a saúde. O ambiente, montado em um espaço acolhedor e equipado com tecnologia avançada, reforçou a proposta de aproximar a prevenção do cotidiano dos trabalhadores, evitando deslocamentos e facilitando o cuidado integral.
Mariana Barretto, coordenadora administrativa do Hospital de Brotas, destacou o impacto da iniciativa: “No total, foram 540 atendimentos. Esse evento ajuda bastante os profissionais do Planserv e os beneficiários, no cuidar da saúde sem precisar se deslocar do ambiente de trabalho. Além disso, a gente consegue, junto com o Hospital de Brotas, trazer oportunidade para a realização de consultas e exames, além de orientações para acesso à nossa rede de serviços.”
Um dos pontos altos do evento foi a carreta equipada com mamógrafo 100% digital, que garante diagnósticos rápidos e precisos. “Estamos falando de mulheres que saem daqui já encaminhadas para tratamento, se necessário. Esse é um diferencial que garante rapidez e segurança para as pacientes”, explicou a enfermeira Fabiana Leite, coordenadora do Programa Saúde em Evidência.
Acolher para prevenir
A coordenadora geral do Planserv, Socorro Brito, ressaltou a importância de unir acolhimento e alerta à prevenção: “Cada posto montado aqui foi pensado para acolher as pessoas e dar um alerta de que elas precisam se cuidar. Não se trata apenas de procurar ajuda diante de uma doença, mas de valorizar a saúde de forma integral. Essa missão nos faz avançar em serviços que garantem modernidade e acesso, com a parceria do Hospital de Brotas, exclusivo para nossos beneficiários.”
Prestigiando o evento, a presidente da ALBA, Ivana Bastos, também esteve presente e fez questão de enaltecer o programa, reforçando a parceria da Casa Legislativa: “Quando a gente vê a magnitude desse programa, com uma carreta equipada e tanta gente sendo atendida, é a prova de que estamos cuidando de gente, porque gostamos de gente. A prevenção precisa chegar até as pessoas, para que elas façam exames com equipamentos de ponta e tenham diagnósticos mais rápidos e precisos. A palavra é gratidão e reafirmo que a ALBA está de portas abertas para iniciativas como essa que salvam vidas e aproximam a saúde de quem mais precisa.” Encantada com os serviços, demonstrou vontade de encaixar na sua agenda um momento para usufruir das terapias oferecidas na ação.
Para a diretora de Promoção à Saúde da ALBA, Laura Letícia Mascarenhas, a ação reforça o reconhecimento aos servidores: “É muito importante ter um diagnóstico e poder cuidar, promovendo saúde para os trabalhadores, que se sentem acolhidos e valorizados.”
Entre os atendidos, a servidora Cláudia Lima, de 45 anos, assistente administrativa, ressaltou a praticidade do evento: “É muito importante porque eu não tenho muito tempo de sair para fazer exames e, aqui, próximo do meu trabalho, ficou muito mais fácil. Fiz os exames ginecológicos, participei da massagem e aproveitei todos os serviços. O atendimento foi maravilhoso, estão todos de parabéns.”
Com atendimentos médicos, exames, práticas integrativas e espaços de escuta, o Saúde em Evidência reafirmou o papel social do Planserv e do Hospital de Brotas, unidade exclusiva para beneficiários do plano. Mais do que um evento, foi um gesto de compromisso coletivo com a saúde, traduzindo em cada atendimento a essência de agregar, agradar e informar com humanidade e responsabilidade social.
Saúde
Hospital Estadual Mont Serrat recebe nova etapa de urbanização
Unidade está se consolidando como referência nacional em cuidados paliativos, promovendo assistência humanizada para os pacientes
Com investimento de R$ 13,4 milhões, o Governo do Estado entregou, nesta terça-feira (26), a segunda etapa de urbanização do Hospital Estadual Mont Serrat – Cuidados Paliativos, localizado na Cidade Baixa, em Salvador. A nova fase incluiu a construção do estacionamento da unidade e marca mais um passo fundamental na estruturação do primeiro hospital público do Brasil dedicado exclusivamente aos cuidados paliativos. A entrega faz parte das ações comemorativas pelos 100 anos da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e reforça o compromisso do Governo com um modelo de saúde centrado na dignidade e no acolhimento dos pacientes em situação de doenças graves e sem possibilidade de cura.
Presente na cerimônia, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância da obra para o pleno funcionamento da unidade e para o conforto das famílias que buscam atendimento. “Esse hospital é um marco no cuidado e com certeza será nacionalmente. A entrega dessa nova etapa garante melhores condições de acesso, apoio às famílias e mais eficiência no funcionamento da unidade. São 460 profissionais, contemplando todas as áreas. Então, tanto esse estacionamento quanto a parte da urbanização garantirão mais conforto para esses profissionais e familiares dos que se hospedam aqui, pois não é um hospital, mas uma hospedagem”, afirmou o governador.
Atendimentos
Desde o início do funcionamento, em 1º de fevereiro de 2025, o Hospital Mont Serrat já realizou mais de mil internações, com taxa média de ocupação de 81% e um tempo médio de permanência de nove dias. A unidade conta ainda com uma equipe multiprofissional que já realizou mais de 87 mil atendimentos ambulatoriais em apenas sete meses, oferecendo 63 leitos clínicos e sete leitos pediátricos. A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, também participou da inauguração e ressaltou o pioneirismo e a qualidade do serviço ofertado pela unidade. “O Hospital Mont Serrat é um exemplo do cuidado integral. Desde a abertura desse hospital e desses mil atendimentos eu tenho certeza de que todos os que partiram levaram amor, acolhimento, compaixão e empatia. E os que retornaram para casa levaram a certeza de que aqui eles encontram acolhimento. Aqui, cada paciente tem seu plano de cuidado individualizado, suas diretivas antecipadas de vontade respeitadas e um ambiente de acolhimento para toda a família. A nova etapa de urbanização é mais um passo para garantir que esse atendimento continue com excelência”, destacou a secretária.
Além de Salvador, que concentra 77% dos pacientes, a unidade atende pessoas de outros municípios como Camaçari, Lauro de Freitas e Feira de Santana. A maioria das internações é decorrente de doenças clínicas graves, como pneumonias, AVCs e casos oncológicos. A estrutura acolhe pessoas encaminhadas principalmente por Unidades de Pronto Atendimento (56%) e hospitais gerais (44%). Com um investimento total de R$ 79,4 milhões entre obras, equipamentos e veículo de transporte, o Hospital Estadual Mont Serrat consolida-se como referência nacional em cuidados paliativos, promovendo uma assistência humanizada e centrada nas necessidades reais dos pacientes e suas famílias.
A diretora do hospital, Ingrid Rafaelly Correia pontuou a importância da segunda etapa na acessibilidade e o melhor acolhimento aos pacientes. “Agradecer ao Governo do Estado, no nome do excelentíssimo governador Jerônimo, pela oportunidade da gente poder desenvolver um excelente trabalho que a gente vem desenvolvendo aqui. Para a gente é muito grandioso, a gente fala muito, que esse hospital, esse ambiente, ele é muito alinhado ao nosso propósito, não só profissional, como propósito de vida. Acho que cada um aqui, cada colaborador que está aqui diariamente, eles se entregam verdadeiramente a cada atividade, por menor que seja.”
Saúde
Governo do Estado assina convênio para duplicar leitos de UTI nas Osid
Com investimento de R$ 14,4 milhões as Obras Sociais Irmã Dulce passará a contar 30 novos leitos no Hospital Santo Antônio
O governador Jerônimo Rodrigues assinou, nesta terça-feira (26), um convênio de R$ 14,4 milhões com as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) para a implantação de 30 novos leitos de UTI no Hospital Santo Antônio, em Salvador. A medida permitirá dobrar a capacidade de atendimento intensivo da unidade, que passará de 30 para 60 leitos, sendo 50 adultos e 10 pediátricos. Uma ambulância e um veículo Tratamento Fora do Domicílio (TFD) também foram entregues durante cerimônia de anúncio do investimento estadual.
“Cada investimento, cada centavo que a gente deposita na saúde, é pra gente melhorar o atendimento, a assistência, mas eu tenho um foco muito grande no tema da regulação. Por isso, os investimentos que a gente faz, aqui, no Irmã Dulce, no Hospital da Mulher, é para melhorar a regulação, melhorar o atendimento à população, mas também com uma atenção a nossa regulação, dando celeridade aos atendimentos”, destacou Jerônimo Rodrigues.
A medida atende a uma demanda crescente da unidade, localizada na cidade baixa. Segundo informações da Secretaria da Saúde (Sesab), o Hospital Santo Antônio recebe em média 90 solicitações mensais de vagas de UTI clínica e cerca de 100 para UTI cirúrgica. Em 2015, a instituição dispunha de apenas 20 leitos de UTI, ampliados para 30 no ano seguinte. Com a nova expansão, o hospital se aproxima do parâmetro recomendado de ter 10% de sua capacidade em cuidados intensivos.
A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, destacou que a ampliação não se restringe a números. “Esse é um hospital de grande referência para a Bahia, não só para a macrorregião de Salvador. A gente tem a oportunidade todos os dias de atender pessoas que vêm de diversos municípios do estado. Então, a gente não só amplia para Salvador e região, mas, sobretudo, impacta a rede assistencial da média e alta complexidade de toda a Bahia”, sublinhou.
A superintendente da Osid, Maria Rita Lopes Pontes, sobrinha da Santa Dulce dos Pobres, lembrou que a expansão fortalece a missão histórica da instituição. “Irmã Dulce começou sua obra em um galinheiro, cuidando de quem não tinha a quem recorrer em 1959. Hoje, com 728 leitos hospitalares, o Hospital Santo Antônio é referência em média e alta complexidade e essa mesma chama de solidariedade se renova com o apoio do governo. Esses novos leitos significam esperança para milhares de baianos que buscam atendimento”, disse.
A obra tem início previsto ainda neste semestre e deverá ser concluída em 2026. Quando finalizada, a Osid passará a responder por uma das maiores ofertas de leitos de UTI da rede filantrópica do estado.
Assistência
A Osid realiza cerca de 6,6 milhões de procedimentos anuais, incluindo 2,2 milhões de atendimentos ambulatoriais, 46 mil cirurgias e 63 mil internações. A instituição atua em 40 especialidades médicas, incluindo oncologia, geriatria, ortopedia, coloproctologia, ginecologia e urologia.
Obras em andamento
Após anúncio das obras da unidade, o chefe do executivo baiano vistoriou a construção do novo ambulatório do Hospital da Mulher, iniciada em março deste ano. A obra já está com 30% de execução e ocupará a área onde funcionava o antigo Colégio Estadual Abílio César Borges, nas proximidades do hospital, no Largo de Roma.
O governo estadual investe R$ 5,2 milhões no ambulatório, que terá 31 consultórios e cinco salas para pequenos procedimentos.
-
Economiahá 3 diasSDE inicia pesquisa do impacto do tarifaço em empresas na Bahia
-
Políticahá 2 diasBahia abre 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (27)
-
Educaçãohá 3 diasBahia Alfabetizada mobiliza 348 municípios pela aprendizagem na idade certa

