SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Saúde

Bahia atinge 100% de adesão dos municípios no Dia D da vacinação contra a gripe

Em Salvador, a ação contou com um drive-thru de vacinação montado no estacionamento do Centro de Convenções

Publicado

em

Neste sábado (10), Dia D da vacinação contra a gripe, todos os 417 municípios baianos aderiram à mobilização nacional, numa demonstração
Foto: Divulgação / Saúde GovBA

Neste sábado (10), Dia D da vacinação contra a gripe, todos os 417 municípios baianos aderiram à mobilização nacional, numa demonstração de unidade e compromisso com a saúde pública. Em Salvador, a ação contou com um drive-thru de vacinação montado no estacionamento do Centro de Convenções, fruto de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura.

A mobilização teve início na sexta-feira (9), quando 899 doses foram aplicadas apenas no drive, segundo a coordenadora de imunização da capital, Doiane Lemos. “Hoje, esperamos superar esse número. A adesão da população tem sido expressiva e mostra que as pessoas compreendem a importância de se proteger”, afirmou.

Presente na ação, a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, reforçou o apelo pela vacinação como forma de cuidado coletivo. “Vacinar é mais do que um ato de proteção individual: é um gesto de amor com quem a gente ama e também com quem a gente não conhece. É assim que fortalecemos o SUS e salvamos vidas”, declarou.

O governador em exercício, Geraldo Júnior, também acompanhou a mobilização e destacou o esforço conjunto para alcançar os baianos em todos os territórios. “Estamos nas ruas, nos postos e nos shoppings, garantindo que todos tenham acesso à vacina. Essa é uma demonstração clara de que saúde é prioridade para o nosso governo”, disse.

A ação ocorre na véspera do Dia das Mães e busca sensibilizar as famílias a cuidarem umas das outras. A campanha tem como público-alvo mais de 3,6 milhões de baianos, sendo as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos os públicos prioritários.

ANÚNCIO
Anúncios

Também fazem parte dos grupos elegíveis as puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.

Até o momento, mais de 880 mil doses já foram aplicadas em toda a Bahia, que ocupa a quinta colocação no ranking nacional de cobertura.

A Bahia registrou uma redução de 37,11% nos casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAGs) em relação ao mesmo período do ano passado. A vacinação segue como principal estratégia para evitar o agravamento dessas doenças, especialmente com a chegada do período mais frio.

Saúde

Vacinação contra gripe acontece no Piedade neste sábado (14) 

Para se vacinar, é obrigatório apresentar um documento de identificação com foto, cartão do SUS e caderneta de vacinação

Publicado

em

em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza neste sábado (14), das 9h às 18h, uma campanha de vacinação
Foto: Divulgação

O Shopping Piedade, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza neste sábado (14), das 9h às 18h, uma campanha de vacinação gratuita contra a Influenza (gripe) para todos os públicos. 

A ação acontece na unidade localizada na entrada da Junqueira Ayres, no piso L3 do Shopping Piedade. 

A vacinação é destinada a toda a população a partir dos 12 anos de idade, com o objetivo de reforçar a proteção contra o vírus da gripe, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. 

Para se vacinar, é obrigatório apresentar um documento de identificação com foto, cartão do SUS e caderneta de vacinação (se disponível). 

Mais informações em www.saude.salvador.ba.gov.br 

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Saúde

Hospital Roberto Santos realiza coleta de sangue no Dia do Doador

O atendimento será realizado neste sábado (14), das 8 às 17 horas, no Cabula

Publicado

em

Neste sábado (14), o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em parceria com a Hemoba, promove campanha de coleta de sangue para
Foto: Rafael Martins/GOVBA

Neste sábado (14), o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), em parceria com a Hemoba, promove campanha de coleta de sangue para repor o estoque que está baixo e se preparar para não faltar sangue durante o feriado.  

O atendimento será realizado das 8 às 17 horas e os interessados em doar poderão se dirigir ao Hospital Roberto Santos, rua Direta do Saboeiro, Cabula. A unidade de coleta da Hemoba fica localizada no subsolo do hospital.  

A coordenadora do Banco de Sangue,  Tatiara Veloso, pontua que a ação acontece em comemoração ao Dia do Doador de Sangue e visa regularizar o estoque da unidade que está muito inferior ao quantitativo necessário para atender as demandas do hospital. 

Ela ainda lembra que com a proximidade de um feriadão, ações dessa natureza são imprescindíveis para repor o estoque e não comprometer o atendimento dos pacientes neste período.  

Atualmente, quatro tipos sanguíneos possuem apenas uma bolsa no estoque: O negativo, B negativo, O positivo e AB negativo.  

ANÚNCIO
Anúncios
Quem pode doar? 
  • Pessoas em boas condições de saúde, com peso acima de 50 kg. 
  • Idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável legal). 
  • Pessoas com mais de 60 anos podem doar, desde que já tenham realizado doações anteriormente. 
  • Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.  
Continue Lendo

Saúde

Hospital Geral de Guanambi amplia capacidade de atendimento

A unidade foi reforçada nesta quinta-feira (12) com 30 novos leitos de enfermaria e um banco de leite

Publicado

em

municípios do sudoeste baiano, prestando atendimento de média e alta complexidade, o Hospital Geral de Guanambi foi
Foto: Leonardo Rattes / Saúde GovBA

Referência para a população de 37 municípios do sudoeste baiano, prestando atendimento de média e alta complexidade, o Hospital Geral de Guanambi foi reforçado nesta quinta-feira (12) com 30 novos leitos de enfermaria e um banco de leite. A entrega, um investimento de R$ 2,8 milhões, foi feita pela secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, acompanhada da presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputada Ivana Bastos. 

Os novos leitos qualificarão a assistência na unidade, ampliando a capacidade de atendimento e dando mais conforto aos pacientes. Com a entrega, a unidade passa a contar com 190 leitos, melhorando o fluxo na emergência, que registra cerca de 1.800 atendimentos por mês. 

Além dos leitos, o hospital conta agora com um Banco de Leite. O serviço garantirá que haja coleta de leite humano e todo o processamento necessário para disponibilizar aos bebês que estão internados na unidade e cujas mães estão impossibilitadas de amamentar. 

A secretária Roberta Santana destacou que o investimento vem em um momento de alta demanda na unidade. “Vamos continuar garantindo o atendimento a todos os pacientes que necessitam da assistência na unidade e agora de uma forma ainda mais qualificada”, afirmou. 

Para a presidente da Alba, Ivana Bastos, a entrega é muito importante para toda a região. “Uma entrega que, com certeza, fará com que haja uma melhor assistência para a população”, disse.  

ANÚNCIO
Anúncios
Continue Lendo

Mais Lidas