SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Turismo

Bahia divulga turismo de observação de aves, em São Paulo 

O potencial do estado para esse segmento foi apresentado no Avistar Brasil 2025

Publicado

em

Na Bahia, a atividade atrai visitantes do mundo todo e pode ser feita em 12 das 13 zonas turísticas, onde centenas de espécies
Foto: Setur-BA

Na Bahia, a atividade atrai visitantes do mundo todo e pode ser feita em 12 das 13 zonas turísticas, onde centenas de espécies estão catalogadas, sendo oito nativas. O potencial do estado para esse segmento foi apresentado no Avistar Brasil 2025, que uniu feira e congresso técnico, em três dias de programação, no Jardim Botânico de São Paulo, com encerramento no domingo (18). 

O Avistar Brasil é considerado o mais importante encontro de observação da natureza da América Latina, reunindo 10 mil visitantes. No evento, a Setur-BA contou com estande próprio, onde divulgou um roteiro especializado, recebeu parceiros que promovem a prática em território baiano e incentivou a participação nas rodadas de negócios com empresas de turismo internacionais, a fim de atrair mais turistas interessados no segmento. 

“O turismo de experiência está em alta. Turistas visitam territórios naturais baianos para apreciar e registrar imagens dos pássaros em seu habitat. Além disso, aproveitam para conhecer a história, a cultura, a gastronomia e o povo da Bahia, tornando a viagem completa. Neste evento, além do nosso roteiro de birdwatching, divulgamos os atrativos e a infraestrutura turística do estado”, destacou a gerente de Mercado Nacional da Setur-BA, Tatiana Harfush. 

O guia de observação de aves, Luiz Trinchão, que atua no município de São Desidério, nos Caminhos do Oeste, elogiou o roteiro. “Ele reúne informações sobre esta prática em cada zona turística e o visitante pode escolher uma região para ir em cada época do ano, o que é maravilhoso”, elogiou o baiano, que já catalogou 378 espécies. 

O roteiro também foi tema de palestra da turismóloga e assessora técnica da Setur-BA, Aidê Argolo, em parceria com a observadora Ester Ramirez, proprietária do Lajedo dos Beija-flores. O empreendimento, localizado no município de Boa Nova, nos Caminhos do Sudoeste, é sede do encontro Ave Nova, que tem a terceira edição marcada para o período de 20 a 23 de novembro. 

ANÚNCIO

Também marcaram presença no evento parceiros da secretaria, como a Fundação Biodiversitas, que mantém a Estação Ecológica de Canudos, nos Caminhos do Sertão, e se dedica à preservação da arara-azul-de-lear, ave endêmica da caatinga baiana; a Reserva Florestal Toca do Tatu, localizada em Ibicoara, na Chapada Diamantina; a Aruá Observação de Vida Silvestre, da Praia do Forte (Costa dos Coqueiros); e representantes das aldeias indígenas Gurita e Pé do Monte, de Prado e Porto Seguro, nas costas das Baleias e do Descobrimento, respectivamente. 

“A Bahia, na verdade, são Bahias, pois o estado tem muita diversidade a oferecer aos visitantes e, agora, também divulga a observação de aves, que nós amamos, como mais um potencial, mais uma experiência para o turista. Já estive nos Caminhos do Sertão, onde fiquei maravilhado com as araras-azuis-de-lear, e também fui à Chapada Diamantina e às costas do Cacau, Dendê e Descobrimento”, comemorou Thomas Kunze, que participou do evento e é proprietário do Sítio Piraquara, em São Paulo, voltado para o birdwhatching. 

Turismo

Eventos pré-juninos movimentam quatro zonas turísticas da Bahia

Com apoio da Setur-BA, festas reuniram música, cultura e negócios no Oeste, Sertão, Costa do Cacau e Chapada Diamantina

Publicado

em

Quatro zonas turísticas da Bahia sediaram, no último fim de semana, eventos já em clima junino, com o apoio da Secretaria de Turismo do
Foto: Divulgação

Quatro zonas turísticas da Bahia sediaram, no último fim de semana, eventos já em clima junino, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), com o objetivo de aquecer as economias regionais e atrair visitantes. 

Nos Caminhos do Oeste, a Micarama movimentou o município de Buritirama. A micareta atraiu milhares de pessoas, entre moradores e visitantes de cidades vizinhas, como Barra, Barreiras, Ibotirama e Oliveira dos Brejinhos, além de foliões vindos de Brasília. Subiram ao palco artistas como Xanddy Harmonia, Léo Santana, Bell Marques, Niris Costta & Dany do Acordeon e Limão com Mel, em uma mistura de música baiana e forró. 

Já nos Caminhos do Sertão, João Dourado recebeu a tradicional Festa da Cebola, em comemoração aos 41 anos de emancipação política do município. Com o tema “Aqui, a felicidade é tradição”, a programação incluiu feira de negócios, seminário sobre agricultura familiar e apresentações culturais. Os shows reuniram Xand Avião, Tarcísio do Acordeon, Edson Gomes e Tayrone, com ritmos como forró, reggae e arrocha. 

Na Costa do Cacau, a Mica Folia animou Santa Luzia em celebração aos 41 anos da cidade. A programação contou com atrações como Lordão, Trio da Huanna, Larissa Gomes, Toque10, Edcity e Tonny Salles, reunindo axé music e repertório junino. 

Na Chapada Diamantina, a Micareta de Filadélfia arrastou uma multidão ao som de Timbalada, Kart Love e Thiago Aquino. Ainda na região, a 4ª Feira Literária de Capim Grosso levou grande público à Praça 9 de Maio, com atividades que integraram literatura, arte e música nordestina. 

ANÚNCIO

De acordo com o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho, o clima junino antecipado representa um atrativo importante para o turismo estadual. “Antes mesmo do São João, a Bahia já vive o clima junino, um dos grandes chamarizes para os turistas. Com essa prévia, que aquece a economia dos municípios, a expectativa é de que o mês de junho registre um recorde de visitantes no estado, em busca de forró, gastronomia típica e opções de lazer”, destacou. 

Continue Lendo

Turismo

Jornalistas portugueses conhecem atrativos turísticos da Bahia em press trip 

Viagem de imprensa organizada pela Setur-BA, em parceria com a TAP, destacou Salvador e a Chapada Diamantina como destinos estratégicos para o mercado europeu 

Publicado

em

Sete jornalistas de Portugal participaram, na Bahia, de uma press trip (viagem de imprensa) organizada pela Secretaria de Turismo
Foto: Tatiana Azeviche/Ascom Setur

Sete jornalistas de Portugal participaram, na Bahia, de uma press trip (viagem de imprensa) organizada pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em parceria com a companhia aérea portuguesa TAP Air Portugal. O grupo chegou a Salvador em voo direto de Lisboa, operação diária da empresa, e permaneceu no estado por oito dias, vivenciando experiências turísticas e produzindo reportagens na capital baiana e na Chapada Diamantina. 

“O mercado brasileiro é muito importante para a TAP, e a Bahia é especial pela cultura, pela natureza e por outras qualidades de grande interesse para os nossos clientes. Por isso, decidimos mostrar aos jornalistas os atrativos que o estado oferece”, explicou Filipe Moraes, da Comunicação da TAP. 

Em Salvador, os profissionais de imprensa participaram de passeios guiados por diversos pontos turísticos. O roteiro incluiu o Centro Histórico, com parada no Palacete Tirachapéu, na Rua Chile, seguida de caminhada pelas ruas do Pelourinho, degustação do tradicional cravinho — bebida alcoólica por infusão — e visita ao ateliê do Mestre Lua Rasta. O grupo também conheceu o Museu da Misericórdia e o Museu Gastronômico do Sesc/Senac. 

Os jornalistas ainda exploraram a noite boêmia do bairro do Rio Vermelho, com giro pelo circuito de bares e degustação de pratos da culinária baiana. Durante o dia, no mesmo bairro, visitaram a Casa de Iemanjá e o museu dedicado aos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai. 

“Estive em Salvador pela primeira vez há dez anos e senti que era uma cidade cheia de histórias e paisagens belíssimas. Agora, confirmei tudo isso. Existe um misto de cultura africana com a portuguesa, o que faz da cidade uma das mais ricas do Brasil em termos culturais”, afirmou Sara Veloso, da revista Mag. 

ANÚNCIO

“Vi muitas coisas parecidas com Portugal, mas Salvador tem o espírito brasileiro, o que se destaca pelo ambiente e pelas pessoas. Quando se fala do Brasil, pensamos logo em samba e praia, mas a Bahia é muito mais do que isso”, relatou Joana Soutosa, da revista Blue Travel. 

Durante a programação, o grupo entrevistou o secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar, tratando do atual cenário do setor. “Atualizei os jornalistas sobre a liderança da Bahia no turismo brasileiro e destaquei a parceria do Governo do Estado com a TAP na atração de turistas estrangeiros. A vinda deles é mais uma ação promocional dos destinos baianos”, ressaltou o titular da Setur-BA. 

Para conhecer a Chapada Diamantina, os profissionais portugueses utilizaram o voo Salvador–Lençóis, operado pela Azul Linhas Aéreas, que conta com duas frequências semanais. A programação incluiu visitas às cidades de Mucugê, Iraquara e Palmeiras, com experiências guiadas em atrativos como a Gruta da Lapa Doce, a Pratinha, o Morro do Pai Inácio e a vinícola Uvva. 

“Descobrimos muitas coisas neste território incrível que é a Chapada Diamantina. Além da natureza fora de série, conhecemos pinturas rupestres que não imaginávamos encontrar. Nosso agradecimento aos organizadores por esta press trip, que estamos transformando em reportagens sobre o turismo na Bahia”, afirmou a jornalista Alice Barcellos. 

ANÚNCIO
Continue Lendo

Turismo

Famtour fortalece Rota dos Cafés Especiais do Planalto da Conquista e impulsiona turismo regional 

Agentes e guias de Salvador conhecem experiências da cultura cafeeira em Barra do Choça, na zona turística Caminhos do Sudoeste 

Publicado

em

“A Rota dos Cafés Especiais do Planalto da Conquista fortalece ainda mais o turismo regional. Estou surpreso e encantado com as
Foto: Lais Rocha/Ascom SeturBA

“A Rota dos Cafés Especiais do Planalto da Conquista fortalece ainda mais o turismo regional. Estou surpreso e encantado com as experiências e a qualidade dos equipamentos.” O depoimento é do agente de viagens Eurivaldo Gomes e foi dado durante um famtour realizado em Barra do Choça, na zona turística Caminhos do Sudoeste, onde está localizado o roteiro da cultura cafeeira. 

Entre os dias 23 e 26 de abril, um grupo formado por 23 agentes e guias de turismo de Salvador participou de uma viagem de familiarização pela região. A ação foi promovida pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA), em parceria com a Prefeitura Municipal, como parte da estratégia de diversificação da oferta de produtos e experiências, com foco no fortalecimento da comercialização do destino. 

O grupo partiu de ônibus da capital baiana e percorreu 507 quilômetros até Barra do Choça, utilizando as rodovias BR-324, BR-116 e BA-265. Na chegada ao município, os participantes foram recebidos com almoço na Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança (Cotefave), espaço dedicado à transformação social, à fé e ao acolhimento, onde também houve degustação do tradicional “café do padre”. 

Durante o famtour, os profissionais visitaram as fazendas Estância da Barra, Ouro Verde, Reserva do Vale, Vidigal, Café das Meninas, Eufrásio e Colheita das Alegrias, que integram a Rota dos Cafés Especiais do Planalto da Conquista. O roteiro, com 54 quilômetros de extensão, reúne 22 propriedades localizadas em Barra do Choça e Vitória da Conquista, oferecendo experiências imersivas na história e na cultura do café, do plantio ao uso do produto na gastronomia. 

“Eu já conhecia o polo turístico de Vitória da Conquista, mas esta é a minha primeira vez em Barra do Choça, e me encanta descobrir que a região oferece tantos atrativos ao turista. O clima aqui é maravilhoso e proporciona experiências únicas, como o contato com a natureza, a vivência nas fazendas e a degustação de cafés especiais. Não precisamos sair do estado para viver experiências completas e de alta qualidade”, relatou a agente de viagens Maremilda Silva. 

ANÚNCIO

Além dos cafezais, o roteiro valoriza produtos artesanais e a vivência rural. Um dos destaques é a fábrica de mel Apis Jordans, fundada em 1995, cuja marca está presente em estados como Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Sergipe, Tocantins e Mato Grosso. Outros atrativos incluem a Fazendinha da Felicidade, que abriga espécies raras e permite contato direto com a vida no campo, e o Dina’s Ranch, espaço de descanso em meio à natureza, com estrutura para eventos. 

Para o diretor de Regulação da Setur-BA, Divaldo Borges, a região apresenta grande potencial turístico. “Barra do Choça possui belezas naturais e produtos diferenciados. Os empresários vêm investindo de forma significativa nesse roteiro, onde o café é o carro-chefe, mas outros atrativos começam a se destacar. Estar a apenas 30 quilômetros do Aeroporto de Vitória da Conquista é outro diferencial”, avaliou. 

O prefeito de Barra do Choça, Oberdan Rocha, reforçou a importância da parceria com o Governo do Estado. “Além de receber no município quem vende destinos, estamos investindo na capacitação da mão de obra, na qualificação dos equipamentos turísticos e em melhorias na hotelaria e na mobilidade, para acolher bem os visitantes”, destacou. 

Continue Lendo

Mais Lidas