Turismo
Embratur lança plano de promoção internacional do Brasil
As ações de promoção devem destacar a diversidade, a identidade e a cultura, visando alavancar a entrada de turistas estrangeiros no país

O Plano de Marketing Turístico Internacional do Brasil, com as novas diretrizes para a promoção de todos os estados brasileiros no exterior, no período 2025-2027, foi apresentado pelo Ministério do Turismo e Embratur na abertura do Visit Brasil Summit. Realizado nesta segunda (19) e terça-feira (20), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, em parceria com o Sebrae, o evento teve a participação da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), estado líder do Nordeste na atração de estrangeiros.
“Em todas as próximas feiras internacionais que o Brasil participar, vamos seguir as diretrizes deste plano. Ele vai nos colocar em outro patamar de comunicação e de apresentação dos atrativos turísticos do país”, projetou o ministro Celso Sabino. As ações de promoção do Brasil devem destacar a diversidade, a identidade e a cultura, visando alavancar a entrada de turistas estrangeiros no país.
“Arrecadamos, só com turistas estrangeiros que entraram no Brasil em 2024, a receita recorde de US$ 7,3 bilhões, de forma limpa e gerando emprego e renda. Então, o turismo é decisivo para se pensar o futuro. Para isto, precisamos adotar um plano de marketing internacional que coloque o país organizado como um produto, um lugar de alegria, mais democrático, mais inclusivo, mais participativo”, explicou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Presente no evento, a chefe de Gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, destacou a relevância de questões relacionadas ao turismo brasileiro na pauta do encontro, a exemplo do plano de marketing. “Aguardávamos muito por esta ferramenta de planejamento e execução, que vai abranger todos os estados brasileiros. A Bahia, particularmente, já vem fazendo um grande trabalho de promoção das suas 13 zonas turísticas, que valoriza seu povo e os patrimônios natural, cultural e histórico”, pontuou.
Construído de forma colaborativa, incluindo consulta pública, o novo plano, ou Plano Brasis, é uma atualização do Aquarela, lançado em 2005 e vigente até 2020. Entre metas previstas estão a manutenção e diversificação da promoção brasileira em países da América do Sul, considerados mercados consolidados, e a intensificação da presença em países como Alemanha, Espanha, Portugal, França, Reino Unido e Estados Unidos.
A escritora Conceição Evaristo foi responsável pela palestra magna “O Futuro do Turismo é Ancestral”. Em dois dias de programação, o Visit Brasil Summit contou com painéis e palestras com temas como inovação, criatividade, inclusão, empreendedorismo e diversidade, dentre outros.
Turismo
Novo voo da Gol liga Salvador à zona turística Vale do São Francisco
A nova rota vai beneficiar o agronegócio e facilitar o acesso de visitantes à região

A partir de 29 de setembro, a Gol Linhas Aéreas passará a oferecer o voo entre Salvador e Petrolina, em Pernambuco, que faz divisa com Juazeiro, no norte da Bahia. Serão três frequências semanais (segundas, quintas e sábados), usando a aeronave Boeing 737, com capacidade para 186 passageiros. A nova rota vai beneficiar o agronegócio e facilitar o acesso de visitantes à zona turística Vale do São Francisco, composta pelos municípios baianos de Juazeiro, Casa Nova, Sobradinho e Curaçá. A abertura da linha integra as ações do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), para ampliar a malha aérea regional do estado, em parceria com empresas de aviação.
“Essa iniciativa da Gol é mais um avanço na malha aérea regional da Bahia, no esforço conjunto do Governo do Estado e a companhia, que tem sido uma grande parceira do turismo baiano. Ela abre a ligação entre Salvador e a zona turística Vale do São Francisco, qualificando os destinos da região, onde existe uma diversidade de atrativos naturais, históricos e culturais, além do enoturismo”, ressalta o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Em Salvador, a Gol lidera a oferta de voos para diversos destinos nacionais e internacionais, e Petrolina passa a ser a 20ª cidade atendida de forma direta, partindo do aeroporto da capital baiana. “Buscamos continuamente oportunidades para expandir a nossa malha. A nova rota atende a uma demanda de conectar dois importantes polos econômicos nordestinos (Petrolina e Juazeiro) a Salvador”, afirma o diretor executivo de Planejamento da Gol, Rafael Araújo.
Turismo
Premiações em beleza natural e hotelaria fortalecem turismo baiano
A Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, foi escolhida a melhor praia de enclave do mundo, em 2025

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) comemora mais uma premiação para o destino Bahia: a melhor praia de enclave (pequena área urbana) do mundo, em 2025. O título foi conquistado pela praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, na zona turística Baía de Todos-os-Santos, em avaliação feita pelo Centro Internacional de Formação e Certificação de Praias (CIF Playas). O levantamento envolveu 200 destinos litorâneos do planeta.
A escolha, feita por especialistas internacionais em oceanografia, geografia costeira e engenharia ambiental, levou em conta critérios como beleza natural, infraestrutura turística, segurança e gestão sustentável. A praia baiana, de águas cristalinas, com Mata Atlântica em seu entorno preservada, possui a certificação internacional Bandeira Azul, por sustentabilidade. A Ilha dos Frades é administrada pela Fundação Baía Viva.
O turismo baiano também é destaque nacional com Porto Seguro, na Costa do Descobrimento, que ficou na primeira posição no ranking de desempenho hoteleiro, no primeiro trimestre deste ano, registrando coeficiente de performance de 32,7%. A avaliação foi feita pela plataforma Omnibees, entre os 10 destinos brasileiros com os melhores resultados. Salvador ficou em nono lugar, com 16,6%. A pesquisa analisou quatro critérios: crescimento nas reservas, número de diárias ocupadas, diária média e volume bruto de vendas.
“ A premiação é resultado do turismo que o município vem desenvolvendo, como a capacitação de sete mil agentes de viagens, em 2023, e a expectativa de capacitar até 15 mil, em 2025. Não temos somente sol e praia, temos segmentos como ecoturismo, a rota das aldeias indígenas, náutica e observação de aves, entre outros. Todas essas experiências, aliadas a um trade turístico muito participativo e às parcerias com a Setur-BA, contribuem para atrair o turista de ticket médio maior”, explica o secretário de Turismo de Porto Seguro, Guto Jones.
Para o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar, “as premiações para a Bahia qualificam ainda mais o destino e reforçam a sua posição de líder nacional na movimentação de visitantes e no crescimento da receita no setor, uma vitória dos baianos, com o esforço do Governo do Estado para garantir o incremento das atividades turísticas”.
Turismo
Bahia lidera crescimento da receita no turismo nacional
O desempenho baiano ficou à frente do Rio de Janeiro (16,8%) e Ceará (13,9%), sendo que a média no país foi ainda menor (6,6%)

A Bahia, que já era líder nacional em movimentação turística, agora, aparece na liderança do crescimento do faturamento no setor, entre os estados. Segundo dados do Ministério do Turismo (MTur) e da Fecomércio São Paulo, a Bahia registrou em março de 2025, um aumento de 20,4% na receita com atividades turísticas, o maior do país. O desempenho baiano ficou à frente do Rio de Janeiro (16,8%) e Ceará (13,9%), sendo que a média no país foi ainda menor (6,6%).
De acordo com a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), o resultado expressivo na receita tem sintonia com o aumento na movimentação de visitantes no estado, analisando o primeiro quadrimestre de 2025. De janeiro a abril deste ano, houve um crescimento de 9,4% no fluxo turístico baiano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Levando em conta apenas o mês de março de 2025, o estado registrou um aumento no setor de 14,4%, mais que o dobro da média brasileira, que ficou em 5,8%. Já no recorte de fevereiro e março deste ano, o desempenho baiano alcançou o maior crescimento entre os estados, com índice de 11,5%, enquanto no país houve retração (-0,2%). Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Setur-BA.
Para o titular da pasta estadual de turismo, Maurício Bacelar, o crescimento contínuo da Bahia no setor é resultado de uma conjunção de fatores, com estimativa de seguir em expansão. “Quando a gente junta o esforço da Setur-BA, que envolve promoção, qualificação, infraestrutura e ampliação da malha aérea, com o trabalho do governo federal, dos municípios e do trade turístico, fechamos a equação que tem dado esses resultados expressivos para a Bahia, sob o comando do Governo do Estado. Comemoramos, mas não podemos reduzir o ritmo das ações. Com informações preliminares que temos sobre o São João, a expectativa é que iremos continuar em rota de crescimento”, pontuou o secretário.
-
Políticahá 3 dias
Governo do Estado autoriza obras de infraestrutura hídrica em Feira de Santana
-
Segurançahá 3 dias
Mais de 50 aves silvestres são resgatadas em ações da Coppa
-
São João 2025há 3 dias
Festejos juninos movimentam oito zonas turísticas da Bahia
-
Serviçoshá 2 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (18)