Turismo
Bahia celebra sucesso do Carnaval e lança convite para o São João 2026
Após bater recordes no Carnaval, governo promove ação “Até breve” para agradecer turistas e estimular retorno no período junino
Após o sucesso do Carnaval da Bahia, que registrou recorde na atração de turistas (3,8 milhões) e na receita gerada (R$ 8,1 bilhões), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA), já se prepara para a próxima grande festa popular: o São João baiano, o maior do Brasil. Em Salvador, os visitantes que embarcavam de volta para casa, na nova rodoviária e no aeroporto, foram homenageados com a ação promocional “Até breve”, realizada na quarta-feira (18) e na quinta-feira (19). A equipe da Setur-BA agradeceu a escolha da folia baiana e convidou os turistas a retornarem em junho, quando os festejos juninos tomam conta de todo o estado.
Um trio de forró pé de serra e dançarinos animaram os visitantes que partiam. “Venho ao Carnaval da Bahia há 20 anos. Já ouvi falar muito do São João e estou doida para conhecer também”, disse a paulista Laise Franco, no aeroporto.
A francesa Nadege Deliat, que aguardava o voo para Paris, demonstrou encantamento pelos atrativos baianos. “Fiquei cinco dias em Salvador e amei a experiência. Além do Carnaval, visitei a Praia do Forte e adorei conhecer um pouco mais da região. Soube da festa junina. Quem sabe, um dia, eu possa voltar para conhecer”, relatou.
Na rodoviária, o carioca Mauro Gonçalves entrou no clima junino. “Com essa animação toda que vocês estão promovendo, vou voltar para curtir o forró baiano, na festa que traduz a força do povo nordestino”, afirmou.
“O São João da Bahia é uma tradição comemorada nos 417 municípios do estado. No ano passado, mais de 1,8 milhão de visitantes circularam pelas 13 zonas turísticas baianas durante o período junino, injetando R$ 2,3 bilhões na economia. Nossa expectativa é superar essas marcas em 2026, com um trabalho forte de promoção nacional e internacional”, destacou Patrícia Seabra, coordenadora do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), mantido pela Setur-BA.
Turismo
Paixão de Cristo reúne cerca de 8 mil pessoas e consolida Esplanada como polo do turismo religioso
Maior espetáculo a céu aberto do litoral norte e agreste da Bahia teve elenco recorde, novo local e atraiu visitantes de Salvador e de outros estados
Cerca de oito mil pessoas, entre moradores e visitantes, acompanharam a encenação da Paixão de Cristo na noite da Sexta-feira Santa (3), no município de Esplanada, localizado na zona turística Costa dos Coqueiros. Considerado o maior espetáculo a céu aberto do litoral norte e do agreste da Bahia, o drama que retrata a vida, morte e ressurreição de Jesus ganhou novas proporções este ano e foi apresentado, pela primeira vez, no bairro do Timbó, com elenco recorde de 105 atores.
O evento contou com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), como parte das ações voltadas ao fortalecimento das atividades turísticas associadas à religiosidade.
“A edição deste ano vai ficar na história como a maior que a cidade já realizou. Agradecemos muito o apoio do Governo do Estado, que garante a continuidade dessa tradição de Esplanada, hoje consolidada como atração do turismo religioso na região”, comemorou o prefeito Nandinho da Serraria.
De acordo com o diretor do espetáculo e secretário municipal de Cultura, João Matos, a mudança de local foi fundamental para a ampliação da encenação. “Saímos do centro do município e viemos para o Timbó, porque o novo espaço comporta o crescimento que fizemos, tanto no palco quanto no cenário, além do acréscimo de quatro novas cenas. Tudo isso para acompanhar a evolução da encenação, que acontece desde 1997 e atrai um número cada vez maior de visitantes”, afirmou.
A projeção da Paixão de Cristo de Esplanada atraiu excursões organizadas por agências de viagens de Salvador. Além de assistir ao espetáculo teatral, os visitantes aproveitaram o feriado da Páscoa para conhecer outros atrativos do município, como a estátua do Cristo Redentor, o Convento de Nossa Senhora do Rosário e a paradisíaca praia de Baixio.
“Já havia passado por Esplanada outras vezes, mas agora resolvi conhecer melhor. Eu e minha esposa gostamos de visitar cidades do interior da Bahia e ficamos surpresos com a beleza e a organização do município. Também tínhamos curiosidade de assistir a esse grande espetáculo da Semana Santa”, relatou o soteropolitano Antônio Carlos Silva, de 65 anos.
Já a sergipana Dalva Helena Facion se declara admiradora da encenação. “Estou aqui pela sexta vez, porque amo esse maravilhoso teatro ao ar livre, que cresce a cada ano e sempre apresenta um espetáculo fantástico”, destacou.
Turismo
Salvador passa a contar com segundo hub da Gol e amplia conectividade aérea
Novo centro de conexões é anunciado na semana do aniversário da capital baiana e reforça o turismo e o desenvolvimento econômico do estado
Um dos principais destinos turísticos do Nordeste e do Brasil, Salvador ganha, na semana em que celebra 477 anos de fundação, um novo impulso na conectividade aérea. A partir de abril, a capital baiana passa a contar com um segundo centro de conexões (hub) da Gol Linhas Aéreas. O anúncio oficial ocorreu na tarde desta terça-feira (31), durante solenidade no Palacete Tirachapéu, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do vice-governador Geraldo Júnior e do secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar.
“Agradeço a confiança da Gol ao reconhecer o potencial do nosso estado e a importância da aviação para o desenvolvimento econômico, que está diretamente ligado à integração com outras regiões. Na Bahia, enxergamos no turismo uma grande oportunidade de geração de emprego, renda e arrecadação”, afirmou o governador.
Entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, o número de pousos e decolagens no Aeroporto Internacional de Salvador Deputado Luís Eduardo Magalhães passou de 6.350 para 7.620, um crescimento de 20%.
Para a vice-presidente de Relações Institucionais e Governamentais da Gol, Renata Fonseca, o cenário é positivo. “Um estudo demonstrou que a Bahia é um estado que permite crescimento contínuo e apresenta demanda consistente. A procura está superando as expectativas, e esperamos que ela cresça ainda mais para que possamos ampliar a oferta de voos e a conectividade”, afirmou a executiva.
Salto na oferta de assentos
A implantação do segundo centro de conexões resultará em um aumento de 28% na oferta de assentos, na comparação entre abril de 2026 e abril de 2025. O desempenho reforça a presença da companhia na região: enquanto o setor aéreo como um todo registrou crescimento de 13% no período, a Gol praticamente dobrou esse índice.
O secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar, destacou os impactos econômicos da iniciativa. “A implantação do segundo centro de conexões amplia o fluxo turístico e fortalece a competitividade da Bahia frente a outros destinos. Isso se reflete diretamente na economia, com geração de emprego e renda para os baianos ao longo de todo o ano”, pontuou.
Conectividade noturna e regional
A nova operação se soma ao primeiro centro de conexões já existente no aeroporto, com partidas concentradas entre 14h30 e 15h10. O diferencial agora é a criação de uma nova janela operacional no período noturno, entre 22h40 e 23h55.
Ao todo, serão 44 novas decolagens semanais em Salvador, ampliando de forma estratégica a frequência de voos para nove destinos: São Paulo (Congonhas), Belo Horizonte (Confins), Vitória, Natal, Maceió, Recife, Fortaleza, Campina Grande (Paraíba) e Petrolina (Pernambuco).
Para Julio Ribas, CEO da VINCI Airports no Brasil, a medida eleva o papel logístico da capital baiana. “Além de ampliar a oferta de voos, o novo centro de conexões contribui para a atração de rotas internacionais, ao facilitar a integração de passageiros de diversas regiões e posicionar Salvador de forma ainda mais competitiva no turismo e nos negócios”, afirmou.
Turismo
Semana Santa impulsiona turismo internacional e traz mais de mil uruguaios à Bahia
Voos regulares e fretados a partir de Montevidéu reforçam Salvador e Porto Seguro como destinos estratégicos do mercado sul-americano
A Bahia deve receber mais de mil turistas uruguaios durante o feriado da Semana Santa, por meio de uma série de voos regulares e fretados partindo de Montevidéu com destino a Salvador e Porto Seguro (Costa do Descobrimento). A operação integra a estratégia do Governo do Estado para fortalecer o fluxo internacional e ampliar a presença do destino baiano no mercado sul-americano.
O primeiro desses voos fretados, operado pela Latam Airlines, pousou no aeroporto de Salvador na tarde de domingo (29), trazendo quase 100 passageiros, que foram recepcionados com ações típicas da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA).
A iniciativa é realizada em parceria com a operadora Abtour Viajes e contempla períodos de maior demanda turística. “A Bahia já é um dos destinos preferidos dos uruguaios para as férias, por sua infraestrutura hoteleira, o clima e o acolhimento do povo baiano. Por isso, apostamos fortemente no destino em grandes feriados, como a Semana Santa, reforçando a oferta de voos com o fretamento de aeronaves. Neste ano, registramos um aumento de 20% na procura, em comparação com o mesmo período de 2025”, explicou o gerente de Produto da Abtour, Daniel Bertran.
Os primeiros visitantes do Uruguai escolheram passeios em localidades das zonas turísticas Baía de Todos-os-Santos e Costa dos Coqueiros. “As praias baianas são incríveis, o povo é agradável e os hotéis têm qualidade. E, assim como no Caribe, o clima aqui é bom, com serviço excelente e comida deliciosa”, elogiou Sol Navarro, 47 anos, que já havia visitado a Bahia.
“Vim com um grupo de amigos, pela primeira vez, e pretendemos ficar na praia de Guarajuba durante os sete dias da nossa viagem”, completou Carlos de Paulo, 60 anos.
Atualmente, os uruguaios ocupam a terceira posição no ranking de estrangeiros que visitam a Bahia, atrás de portugueses e argentinos, que lideram a lista. De acordo com dados do Ministério do Turismo (MTur) e da Polícia Federal, entre 2023 e 2025 houve um crescimento de 670% na entrada de turistas do Uruguai por aeroportos baianos, saltando de 2,3 mil para 17,7 mil visitantes.
“Conquistamos os uruguaios com o esforço do Governo do Estado na forte promoção do destino Bahia naquele país e na captação de voos regulares da Sky Airlines entre Montevidéu e Salvador, além de parcerias para a oferta de voos fretados em períodos de maior demanda”, destacou a gerente de Mercado Internacional da Setur-BA, Tatiana Harfush.
-
Saúdehá 2 diasJuazeiro recebe novos investimentos para reforçar a rede pública de saúde
-
Infraestruturahá 2 diasNova estrada até santuário reforça turismo religioso e segurança viária em Dias D’Ávila
-
Culturahá 2 diasFunceb lança Programa de Qualificação em Artes e amplia acesso à formação cultural na Bahia
-
Turismohá 1 diaPaixão de Cristo reúne cerca de 8 mil pessoas e consolida Esplanada como polo do turismo religioso
