SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Política

Bahia Alfabetizada integra ação entre Estado e municípios para fortalecer educação

A iniciativa deve oferecer mais suporte à gestão municipal, com o objetivo de garantir a alfabetização das crianças na idade adequada

Publicado

em

O Governo da Bahia sancionou, na manhã desta quinta-feira (7), a Lei nº 25.668/2025, que estabelece o Programa Bahia Alfabetizada.
Foto: Thuane Maria /GOVBA

O Governo da Bahia sancionou, na manhã desta quinta-feira (7), a Lei nº 25.668/2025, que estabelece o Programa Bahia Alfabetizada. O ato é mais uma ação para fortalecer o regime de colaboração entre o Estado e os 417 municípios baianos em uma união de esforços na busca pela alfabetização das crianças na idade adequada e de reforço no combate ao analfabetismo.

Entre as ações do programa, a Secretaria Estadual de Educação elaborou um plano de 10 semanas voltado para aplicação das secretarias municipais de educação e apresentou ações para melhoria das aprendizagens com ênfase no 1º e 2º ano do ensino fundamental e de recomposição do 3º  ao 5º ano. A destinação de recursos, a concessão de material didático, a formação e o fortalecimento de iniciativas de colaboração entre Estado e municípios também fazem parte da estratégia.

A assinatura da lei ocorreu durante o evento, “Bahia Alfabetizada: um pacto colaborativo pela alfabetização na Bahia”, reunião interinstitucional com a participação do governador Jerônimo Rodrigues, da secretária de Educação (SEC), Rowenna Brito, da secretária Nacional de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickartdt, de representantes dos principais atores no cenário da Educação, do desenvolvimento social e dos órgãos de controle. O ato foi realizado no Centro de Operações e Inteligência, no Centro Administrativo da Bahia.

“Uma agenda bastante positiva e emergencial, pois temos em torno de dois meses e meio para a próxima avaliação. Portanto, a alfabetização é a base de toda a educação e um compromisso com o futuro da nossa Bahia. E com essa lei, fortalecemos a cooperação entre Estado e municípios para garantir que nenhuma criança fique para trás”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues durante a solenidade.

Na ocasião, foram apresentados pela secretária de Educação do Estado, Rowenna Brito, o panorama sobre a alfabetização nos municípios baianos e as iniciativas estaduais já adotadas para o reforço das aprendizagens nas escolas municipais, bem como as novas ações pensadas para a melhoria dos índices apresentados na última avaliação realizada pelo Ministério da Educação.

ANÚNCIO

O objetivo é oferecer ainda mais suporte à gestão dos municípios, para garantir a alfabetização na idade certa. Segundo a secretária, um calendário de atividades foi estabelecido, visando ações prioritárias nas cidades com índices mais sensíveis. No entanto, há iniciativas previstas para todo o estado. “Estou saindo daqui hoje muito feliz com o compromisso de cada um aqui com a garantia do direito da aprendizagem dos nossos estudantes. É disso que nós estamos falando, do investimento no presente, mas da construção de futuro dessa Bahia que a gente acredita e da permanência e da construção desse projeto, da continuidade que a gente defende e que constrói, de Bahia e de Brasil. E que em cada município a gente tenha ali um prefeito e uma prefeita que se responsabilize por essa pauta assim como o governador Jerônimo tem se responsabilizado pela pauta da educação. Essa pauta não pode ser uma pauta só do Governo do Estado, essa pauta da educação tem que ser uma pauta da sociedade baiana e brasileira”, ressaltou a secretária.

“A Bahia é um estado muito importante para o Brasil, por muitos motivos. primeiro porque vocês são hoje, com certeza, um estado que simboliza muito a construção da democracia brasileira. Então nós não tratamos aqui só de resultado, a gente tratou da verdade, do futuro desse país. Será um compromisso conjunto não só pela Bahia, mas pelo Brasil,” pontuou a representante do MEC, Kátia Schweickartdt.

Principais ações

Entre as principais ações estão a oferta de capacitação para professores da rede municipal, por meio das universidades estaduais, e a disponibilização de material didático para os anos da alfabetização voltado para o reforço da aprendizagem, além da criação do Comitê de Monitoramento e Avaliação do Programa Bahia Alfabetizada, que visa o engajamento dos setores da sociedade civil no acompanhamento da execução das ações voltadas para a melhoria da alfabetização.

A reunião também reforçou a atuação articulada entre os diversos agentes institucionais envolvidos, entre eles: UNDIME, UPB, Ministério da Educação (MEC), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Conselho Estadual de Educação (CEE), Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FECBAHIA), Fórum dos Reitores, TCE, TCM, Ministério Público, Defensoria Pública, Comissão de Educação da Alba, Fórum Estadual de Educação da Bahia (FEEBA) e APLB.

ANÚNCIO

Política

Bobô rebate oposição e defende gestão de Jerônimo em Senhor do Bonfim

Deputado afirma que manifestação pontual não reflete opinião da população e destaca investimentos do governo estadual

Publicado

em

O deputado estadual Bobô (PCdoB) reagiu às declarações do parlamentar Luciano Ribeiro (União Brasil), que tentou associar uma pequena
Foto: Thuane Maria/GOVBA

O deputado estadual Bobô (PCdoB) reagiu às declarações do parlamentar Luciano Ribeiro (União Brasil), que tentou associar uma pequena manifestação de opositores durante os festejos juninos a uma suposta insatisfação da população de Senhor do Bonfim com o governador Jerônimo Rodrigues. Para Bobô, a opinião de Ribeiro não representa o sentimento dos bonfinenses.

Natural de Senhor do Bonfim e com forte ligação com a cidade, o deputado afirmou que a população sabe reconhecer os investimentos realizados pelo Governo da Bahia. Segundo ele, Jerônimo tem ampliado ações nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, mesmo diante de um cenário político em que o prefeito municipal não apoia o governador.

“Jerônimo tem feito muito por Bonfim na saúde, na educação e na infraestrutura. O povo bonfinense tem gratidão e recebeu com muita alegria o governador, que caiu no forró”, declarou Bobô, destacando a receptividade durante a programação junina.

O deputado também criticou a postura do pré-candidato oposicionista ao governo, ACM Neto, que, segundo ele, preferiu se aproximar de setores mais privilegiados da cidade durante os festejos, enquanto o governador esteve junto da população.

Para Bobô, uma manifestação pontual de adversários políticos não pode ser apresentada como retrato da cidade. O parlamentar defendeu que a avaliação sobre a gestão estadual deve considerar as entregas e a relação construída com os moradores de Senhor do Bonfim e da região.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Política

Governo da Bahia investe R$ 45,5 milhões e amplia ações em Riacho de Santana

Entregas e autorizações abrangem educação, infraestrutura, saúde, segurança alimentar e desenvolvimento rural

Publicado

em

saúde e segurança alimentar marcaram a agenda do Governo do Estado neste sábado (20), em Riacho de Santana, no sudoeste baiano.
Foto: Raí Vitor/GOVBA

Inaugurações e entregas nas áreas de educação, infraestrutura, agricultura, saúde e segurança alimentar marcaram a agenda do Governo do Estado neste sábado (20), em Riacho de Santana, no sudoeste baiano. Com investimentos superiores a R$ 45,5 milhões, o governador Jerônimo Rodrigues também autorizou novas obras, assinou ordens de serviço e entregou veículos, equipamentos e máquinas destinados ao fortalecimento dos serviços públicos e ao desenvolvimento da produção rural no município.

“Cada obra entregue aqui representa mais oportunidades para a população. Estamos investindo em educação, infraestrutura, abastecimento de água, saúde, segurança alimentar e desenvolvimento rural porque acreditamos que o crescimento dos municípios passa pela melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirmou o governador.

Com uma estrutura moderna e R$ 7 milhões em investimentos, o Colégio Estadual de Tempo Integral Sinésio Costa, que atende quase mil estudantes, passa a contar com salas de aula climatizadas, restaurante estudantil, teatro, quiosque de leitura, jardim, laboratório de informática e quadra coberta. A nova estrutura foi comemorada pela estudante Raiany Stefane de Jesus, 17 anos, do 3º ano do ensino médio. “Agora estudamos em um ambiente mais confortável. O auditório foi o espaço de que mais gostei porque podemos realizar apresentações, palestras e reuniões com os estudantes”, contou.

O assessor especial da Secretaria da Educação, Manoel Calazans, anunciou mais uma novidade: “Essa escola já é muito bem cuidada e bonita, mas, até 2028, vamos entregar uma nova Sinésio Costa, com 24 salas e toda a infraestrutura padrão das escolas de tempo integral do Estado. A elaboração do projeto já está em andamento”.

Ainda na área da educação, o governador autorizou a licitação para a construção de uma unidade Pró-Infância tipo “B”, no povoado de Laguna; cedeu um ônibus escolar para a Associação das Escolas das Comunidades e Famílias Agrícolas da Bahia (Aecofaba); e autorizou o repasse de recursos para Escolas Família Agrícola (EFA).

ANÚNCIO
Mobilidade urbana e infraestrutura

“Essa rua aqui não era muito transitada devido ao número de buracos. Ninguém conseguia fazer uma caminhada porque era terra pura. Com essa pavimentação, ficou bem melhor ir para o trabalho, fazer atividade física e as crianças ainda podem brincar em segurança”, relatou a técnica de enfermagem Maria Rita Santos Rodrigues, 46 anos, durante a entrega da pavimentação da travessia urbana da BR-430, no âmbito do Programa Bahia em Movimento, da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra).

A intervenção contemplou três quilômetros de pavimentação, com investimento de R$ 2,5 milhões. Também foram entregues quatro quilômetros de pavimentação nas passagens urbanas dos povoados de Laguna e Santa Rita.

O secretário da Seinfra, Saulo Pontes, informou que o investimento total em infraestrutura no município já ultrapassa R$ 100 milhões. “Assinamos, ainda, ordens de serviço para a pavimentação dos acessos da BR-430 aos povoados de Santana e Santa Rita, obras que somam R$ 21,2 milhões. Há um ano, também entregamos a estrada de 36 quilômetros que liga Riacho de Santana a Matina”, destacou.

Segurança alimentar

Em parceria com o município, o Governo do Estado, por meio do Programa Bahia Sem Fome, entregou a Cozinha Comunitária de Riacho de Santana, com investimento superior a R$ 500 mil. A unidade passará a distribuir 400 refeições prontas por dia, cinco vezes por semana, para pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.

“Já investimos em 505 cozinhas comunitárias em todo o estado, atendendo 101 mil pessoas diariamente. São R$ 140 milhões para combater a fome e promover a segurança alimentar”, enfatizou o coordenador-geral do programa, Tiago Pereira.

ANÚNCIO
Desenvolvimento rural e saúde

Na área de desenvolvimento rural, foram inauguradas a requalificação da Unidade de Beneficiamento de Mandioca, na comunidade de Pau Branco, a 20 quilômetros da sede; e a Unidade de Beneficiamento de Mel, na comunidade do Espraiado. Também foi entregue um trator com implementos agrícolas para a Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Alecrim e Adjacências, além de 200 caixas d’água com capacidade para 500 litros.

Foi celebrado, ainda, convênio para a execução da primeira e da segunda etapas da cobertura da feira livre da sede, além da autorização para licitação de passagens molhadas nas comunidades de Serra I e Barreiro da Grama.

Em parceria com o Governo Federal, foi autorizada a publicação de licitação para a construção de abatedouros e frigoríficos de aves em Riacho de Santana e Tremedal, com investimento estimado em R$ 10 milhões.

Na área da saúde, foram entregues ambulâncias, veículos administrativos, equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de mobiliário e aparelhos destinados ao Hospital Municipal e à Maternidade Amália Coutinho.

Também foram inaugurados sistemas simplificados de abastecimento de água nas localidades do Assentamento Brejo de São José e de Grama, beneficiando cerca de 600 moradores e ampliando o acesso à água de qualidade nas comunidades rurais.

ANÚNCIO
Continue Lendo

Política

Matéria da revista Piauí expõe supostas relações entre Daniel Vorcaro e ACM Neto

Reportagem publicada em 18 de junho detalha encontros, repasses financeiros e bastidores envolvendo empresário investigado e figuras da política

Publicado

em

Publicado no site da revista Piauí em 18 de junho, o texto “No idioma de Rasputin — Tradutores para prostitutas russas e outras
Foto: Reprodução

Publicado no site da revista Piauí em 18 de junho, o texto “No idioma de Rasputin — Tradutores para prostitutas russas e outras extravagâncias das festas infinitas de Daniel Vorcaro, o homem acusado de enriquecer com o dinheiro finito dos aposentados” lançou novos holofotes sobre as relações entre o empresário Daniel Vorcaro e figuras conhecidas da política nacional.

A reportagem está disponível em: https://piaui.uol.com.br/web/daniel-vorcaro-festas-extravagancias-prostitutas-trancoso/

Entre os nomes mencionados está o do ex-prefeito de Salvador e vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto. Segundo a Piauí, empresas ligadas ao político teriam recebido mais de R$ 5 milhões em consultorias e repasses atribuídos a Vorcaro.

A matéria também afirma que ACM Neto esteve entre os frequentadores da propriedade do empresário em Trancoso, no sul da Bahia, descrita pela revista como cenário de festas luxuosas, com voos particulares, hospedagens exclusivas, produtos importados e a presença de prostitutas russas, para as quais teriam sido contratados tradutores.

De acordo com a publicação, ACM Neto tentou inicialmente evitar que seu nome fosse incluído na reportagem. Posteriormente, em manifestação enviada à revista, confirmou que esteve na propriedade de Vorcaro.

ANÚNCIO

O caso amplia o debate sobre as relações do empresário com integrantes da política e do empresariado, em meio às investigações que envolvem o Banco Master e seus negócios, conforme detalhado na reportagem da Piauí.

Continue Lendo

Mais Lidas