SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Segurança

Ações policiais apreendem 51 fuzis em 2023 na Bahia

O trabalho de inteligência realizado em parceria pelas polícias Militar, Civil e Federal foi intensificado

Publicado

em

Com os dois fuzis localizados pela Polícia Militar no sábado (21), após perseguição a detentos na região de Mata Escura, as Forças
Foto: Ascom/SSP-BA

Com os dois fuzis localizados pela Polícia Militar no sábado (21), após perseguição a detentos na região de Mata Escura, as Forças de Segurança da Bahia alcançaram a marca de 51 fuzis apreendidos entre janeiro e outubro de 2023. O número é o maior da história. 

A ampliação do trabalho de inteligência, com as implantações de novos núcleos, e a integração das Polícias Militar, Civil e Federal, consolidada com a instalação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) têm relação direta com as apreensões. 

“Retirar armas das mãos do crime organizado, principalmente dos traficantes que promovem assassinatos de rivais, de usuários com dívidas e até de moradores que não compactuam com a atividade ilícita da venda de entorpecentes é prioridade”, enfatizou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner. 

Tancredo Neves, Calabar e Valéria 

As grandes apreensões de fuzis no ano de 2023 aconteceram durante ações nas regiões de Tancredo Neves, Calabar e Valéria. Em todos os casos, o trabalho de inteligência norteou as equipes na repressão qualificada. 

ANÚNCIO
Anúncios

Em junho, uma campana para impedir que um “bonde” (grupo com dezenas de integrantes de facção) atacasse traficantes rivais na região do Subúrbio Ferroviário, resultou na localização de 13 fuzis. O ataque foi frustrado e, durante perseguição que terminou no bairro de Tancredo Neves, as armas longas foram encontradas. 

No mês de setembro, um grupo de criminosos gravou um vídeo exibindo fuzis e indicando uma “invasão” na região do Calabar e Alto das Pombas. Dois dias após a divulgação, as forças de segurança fecharam o cerco contra o bando e apreenderam seis fuzis. 

Outro caso de repercussão com apreensões de fuzis aconteceu em Valéria, também no mês de setembro. Três armas do calibre 5,56 foram achadas com integrantes de duas facções, além de granadas. 

“São mais de quatro mil armas retiradas das mãos do crime organizado. A redução das mortes violentas em 2023 é resultado do trabalho incansável dos policiais”, completou Werner. 

ANÚNCIO
Anúncios

Segurança

Militares erradicam 11 mil pés de maconha em Jaguarari

Um suspeito foi encontrado na operação, sendo encaminhado à polícia judiciária para a tomada das medidas cabíveis

Publicado

em

Policiais Militares do 6º BPM apreenderam pés de maconha e detiveram um homem suspeito pelo cultivo da erva, na manhã de quarta-feira (23)
Foto: 6º BPM

Policiais Militares do 6º BPM apreenderam pés de maconha e detiveram um homem suspeito pelo cultivo da erva, na manhã de quarta-feira (23) no distrito de Flamengo, cidade de Jaguarari.

Os militares realizavam rondas na região, quando foram acionados através de denúncia de que existia uma plantação de maconha na região do Distrito de Flamengo. Ao chegarem ao local, a equipe constatou o fato. Foram encontrados 11 mil pés de maconha.

Um suspeito foi encontrado na operação, sendo encaminhado à polícia judiciária para a tomada das medidas cabíveis. Os pés de maconha foram incinerados, com prévia coleta de amostras que foram encaminhadas às autoridades competentes para tomada das medidas pertinentes.

Continue Lendo

Segurança

Ação da Polícia Militar gera renda e oportunidades para a comunidade do Bairro da Paz

A ação social gratuita contou com desfile de moda, apresentação musical e exposição de arte

Publicado

em

Casa da Música, na Lagoa do Abaeté, no bairro de Itapuã, em Salvador, para toda comunidade do Bairro da Paz
BCS Bairro da Paz e Comunidade promovem desfile de moda e exposição no Abaeté. Foto: Joá Souza/GOVBA

Uma programação de arte, música, moda e cultura esteve disponível nesta sexta-feira (25), na Casa da Música, na Lagoa do Abaeté, no bairro de Itapuã, em Salvador, para toda comunidade do Bairro da Paz e região. A ação social gratuita, desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Base Comunitária de Segurança (BCS) do Bairro da Paz, contou com desfile de moda, apresentação musical e exposição de arte, garantindo renda, inclusão e oportunidades para a população local.

De acordo com o major PM Albert Nogueira, comandante da 15ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), o objetivo é apresentar as iniciativas desenvolvidas pela Polícia Militar da Bahia (PMBA) na comunidade do Bairro da Paz, através da BCS. “Dentre todas as temáticas que trabalhamos, a arte é uma delas. Então, a nossa equipe, juntamente com professores da comunidade, resolveu fazer um evento para marcar o final do primeiro semestre do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) e trazer algo diferente. Hoje, a BCS do Bairro da Paz tem em torno de 12 projetos e 500 alunos participando”, explicou.

Um exemplo é o projeto Pró Recicla, que há seis anos, faz com que mulheres costureiras gerem a própria renda, transformando uniformes descartados da PM em roupas e artesanato. O desfile de moda fez parte da iniciativa na Casa da Música, com peças produzidas pela estilista Maria Gama, que envolveu meninas da comunidade. “Estamos iniciando agora esse projeto com essas fardas, dando aula de costura para crianças a partir de sete anos de idade. Algumas já estão conseguindo vender bolsas, bonecas, e isso prova que estão sendo aprovadas. No total, já temos dez alunas envolvidas, o que é muito satisfatório para nós”, disse.

Quem mostrou tamanha habilidade foi a pequena Mayla Gabrielle Coutinho, de apenas 9 anos, que costurou a própria roupa para desfilar no evento – um conjunto azul com colete e saia. “Estou muito feliz aqui, mostrando o que aprendi para outras pessoas e utilizando várias camisas que iam para o lixo”.

A cabo PM, Fabiana Sena, destacou a utilização de peças de matriz africana durante o desfile, que neste 25 de julho, marca uma celebração importante: o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. “O maior objetivo desse projeto é gerar renda para essas mulheres que aprendem também um ofício, que é o de costurar. Hoje escolhemos homenagear a presença da mulher negra dentro da nossa instituição (Polícia Militar), com esse mix de peças reutilizadas e os tecidos africanos”, enfatizou.

ANÚNCIO
Anúncios

Na música, uma apresentação artística marcou a retomada do projeto “Primeiro Som da BCS Bairro da Paz”, que já alcançou 800 crianças e adolescentes através de aulas de música. As aulas são ministradas pelo percussionista soldado PM Daniel Moraes e cadeirante, que na ocasião, destacou a importância da ação social na comunidade. “É uma oportunidade de ajudarmos as crianças a saírem da ociosidade e, consequentemente, impedir que sejam recrutadas para o mundo do tráfico”, salientou.

Quem foi ao local também conferiu uma exposição de arte com telas produzidas com material reciclado, a partir do tecido do fardamento em desuso, e pintadas por alunos do Proerd. Essa atividade de arte é resultado da parceria da PMBA com a artista plástica Eneida Tosta, que realizou oficinas artísticas com o conteúdo aplicado durante o Proerd, responsável por atender duas mil crianças e adolescentes no Bairro da Paz.

BCS em ação

Inaugurada há 13 anos, a BCS Bairro da Paz faz parte da 15ª CIPM, comandada pelo major PM, Albert e o capitão PM, Queiróz. Outros projetos de inclusão são realizados nas áreas de esporte e educação, a exemplo de um cursinho preparatório para o Enem, ministrado por policiais militares.

Continue Lendo

Segurança

Bombeiros fortalecem atuação no manejo da fauna afetada por incêndios

A capacitação promoveu uma troca de conhecimentos entre especialistas do Inema e a corporação

Publicado

em

fogo exige mais que coragem: demanda preparo técnico especializado. Com esse objetivo, 40 bombeiros militares da Bahia
Foto: Ascom/Inema

Resgatar um animal silvestre em meio ao fogo exige mais que coragem: demanda preparo técnico especializado. Com esse objetivo, 40 bombeiros militares da Bahia que atuam no programa Bahia Sem Fogo concluíram, nesta quinta-feira (24), um curso intensivo de manejo de fauna realizado no Parque Zoobotânico, em Salvador. A capacitação promoveu uma troca de conhecimentos entre especialistas do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a corporação que atua diretamente no manejo da fauna afetada por incêndios. 

Durante a formação, os bombeiros receberam orientações sobre o resgate de animais silvestres em cenários críticos, aprofundando os conhecimentos já consolidados. Aprenderam a identificar sinais de estresse em aves, répteis e mamíferos, além de técnicas de contenção e primeiros socorros. A atividade combinou teoria e prática, com simulações de resgate, transporte e cuidados, reforçando protocolos seguros para a proteção dos animais e dos próprios profissionais. 

Coordenadora estadual do Bahia Sem Fogo, Daniela Fernandes explicou que a capacitação surgiu de uma demanda do comitê gestor do programa e deve ser levada a outras regiões. Segundo ela, o manejo da fauna exige preparo técnico não apenas durante incêndios, mas em diversas situações. “A Sema reconhece e apoia o trabalho do Corpo de Bombeiros na proteção da fauna. Os resultados são fruto da integração entre prevenção e resposta rápida”, afirmou. 

Desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o Bahia Sem Fogo é uma iniciativa permanente do Governo do Estado voltada à prevenção e ao combate aos incêndios florestais. O programa conta com a participação de diversos órgãos públicos, tendo o Corpo de Bombeiros como um de seus principais executores. 

Integração e multiplicação de saberes 

Representantes do Corpo de Bombeiros que acompanharam a capacitação destacaram que, cada vez mais, as ocorrências de incêndio envolvem animais feridos ou desorientados. A formação, portanto, amplia a capacidade de resposta da corporação e fortalece a atuação conjunta entre as instituições envolvidas no programa. 

ANÚNCIO
Anúncios

O Capitão Serrão ressaltou o caráter estratégico da atividade, que reuniu bombeiros da capital e do interior. “A maioria dos participantes atua diretamente na linha de frente contra os incêndios florestais. O conhecimento adquirido será colocado em prática e também replicado em futuras formações, para formar multiplicadores de boas práticas em todo o estado”, destacou. 

Para a médica veterinária Marta Calazans, do Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) Salvador, responsável pelo último dia da capacitação, encerrar o curso ao lado do Corpo de Bombeiros foi uma oportunidade valiosa de integrar saberes e fortalecer a proteção da fauna silvestre. 

“Cada profissional aqui trouxe sua especialidade, e o nosso papel no CETAS é apoiar com máxima dedicação quem está na linha de frente. O envolvimento dos bombeiros nas perguntas, nas trocas e na atenção aos detalhes mostra o quanto essa parceria é essencial para fortalecer a proteção da fauna em situações de incêndio florestal”, afirmou. 

Continue Lendo

Mais Lidas