Esporte
Bahia tem problemas no retorno para Salvador
A chuva e os ventos fortes que atingem a capital baiana nesta segunda-feira causaram cancelamentos de voos

Não bastasse a perda da invencibilidade no Brasileirão na noite de ontem (23), o elenco do Bahia ainda teve que enfrentar atraso no retorno da delegação para Salvador. O imprevisto acarretou na mudança da programação para a semana. A chuva e os ventos fortes que atingem a capital baiana nesta segunda-feira causaram cancelamentos de voos, entre eles o que traria os jogadores e comissão técnica do Tricolor.
Com o problema, o treino de terça foi cancelado. O retorno das atividades, de acordo com a programação do clube, acontecerá na quarta-feira, pela tarde. No sábado, às 19h, o time baiano enfrenta o Palmeiras no estádio de Pituaçu, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro.
Esporte
Seleção Brasileira vence o Ceará e conquista a Copa 2 de Julho
Brasil ganhou de 2×0 a equipe cearense no Estádio de Pituaçu neste domingo (13) e ficou com a taça da décima quinta edição da competição

Após dois anos de eliminações precoces, a Seleção Brasileira Sub-15 conquistou a edição de 2025 da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15. A equipe venceu o Ceará por 2×0 neste domingo (13), no Estádio de Pituaçu, e alcançou o tetracampeonato na 15ª edição da maior competição sub-15 do país.
A partida foi muito equilibrada, com mais chances para a Seleção Brasileira, que abriu o placar no meio do primeiro tempo com o gol de cobertura de José, que também confirmou o placar com o gol no final para garantir o triunfo. O Ceará seguiu seu ritmo de jogo com uma defesa forte, que não havia tomado gol ainda na competição, enquanto a Seleção Brasileira já chegava com 46 tentos marcados em sete jogos.
Único baiano na Seleção, David Fraga, comemorou o título conquistado em casa. “Muito importante numa partida muito disputada contra o Ceará. Muito feliz por ganhar aqui na minha terra, na Bahia. Graças a Deus, me concedeu essa vitória e esse título. A projeção agora é voltar lá pro Flamengo, focar no Carioca e o restante a gente vê pela frente”, conta o jogador do rubro-negro carioca.
A Seleção chegou ao primeiro lugar geral ganhando todas as partidas no torneio, que já havia sido campeã em mais três momentos (2009, 2010 e 2013), quando ainda era no formato sub-17. A partir de 2015, quando passou a ser sub-15, a Seleção disputou as edições de 2023 e 2024, chegando, respectivamente, nas quartas e nas oitavas.
Para este ano, o time se reforçou mais e focou na competição, de acordo com a equipe técnica, focada na preparação para campeonatos continentais em seguida. Esse foco da Seleção Brasileira e a presença de grandes times nacionais destaca a relevância nacional e internacional da Copa 2 de Julho, segundo Augusto Vasconcelos, titular da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que promove o torneio ao lado da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).
“Essa é a maior competição sub-15 do nosso país com a participação de mais de cinco mil atletas de várias regiões da Bahia e também do Brasil. A Bahia é o estado que mais investe em esporte no Brasil, desde infraestrutura esportiva, passando pela iniciação de crianças e adolescentes, a inclusão da pessoa com deficiência e o alto rendimento. Aqui, passaram atletas que certamente vão despontar no cenário nacional e internacional do futebol, assim como já passaram vários. Estamos muito felizes com o resultado.”
O secretário também conta que as expectativas são ainda maiores para a edição do ano que vem, com novidades. “Na próxima edição, a gente vai ampliar o número de participantes das seletivas. Vamos fazer uma também aqui, na capital, e em Feira de Santana. A expectativa é ampliar ainda mais a participação de clubes e consequentemente de atletas.”
Prêmios Individuais
O melhor jogador da competição foi o canhoto Jean Carlos, da Seleção Brasileira, que demonstrou muita capacidade técnica ao longo da competição, atraindo os olhares de todos. O técnico do Brasil Sub-15 também foi eleito o melhor do torneio. Ao receber o prêmio, Guilherme Dalla Déa convidou o ex-lateral esquerdo e atual técnico do Ceará Sub-15, Bruno Cortez, para compartilhar o momento.
“Quero agradecer primeiramente a Deus. Esse título foi ele e minha família também, que sempre esteve comigo. Comemorar, agora. Muito feliz com meu primeiro título pela Seleção. Fui ganhando confiança durante a competição e me tornei peça importante. A expectativa é seguir trabalhando focado, que possa vir mais convocações”, conta Jean Carlos, melhor jogador da competição.
Já o Ceará também conquistou as premiações de revelação com o zagueiro Vitor Gabriel e o melhor goleiro da competição – Carlos Eduardo. O goleiro foi o menos vazado da competição, que foram apenas os dois tomados nesta final e foi um dos destaques não só do torneio como da final ao evitar mais gols da Seleção Brasileira.
Completando os troféus, o Bahia foi premiado como melhor equipe baiana da Copa 2 de Julho, e Vitor Godoy, do Goiás, foi o artilheiro com dez gols marcados. A equipe goiana teve o segundo melhor ataque, com 38 gols marcados, atrás apenas da Seleção Brasileira, que marcou 46 gols ao todo. O Goiás também foi a equipe com a melhor defesa ao lado do Santos e do Vitória, com apenas um gol tomado.
Copa 2 de Julho
A maior competição sub-15 do país seguiu o formato que vem acontecendo nas últimas três edições, com a divisão por fase regional e nacional. Criada em 2007, a Copa 2 de Julho consolidou-se como uma das mais importantes no país, sempre contando com participações de grandes clubes brasileiros, da Seleção Brasileira, bem como de equipes estrangeiras.
O torneio é promovido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Sudesb, com o apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF). Com o intuito de revelar jogadores, em 2015, a Copa 2 de Julho passou a ser disputada na categoria sub-15, que permitiu maior visibilidade. Os resultados foram a vasta revelação de craques e a atenção de olheiros das principais equipes do país, gerando oportunidade de trabalho para os jovens baianos por meio do esporte.
“Mais um sucesso para o Estado. A Dois de Julho é uma grande vitrine para o nosso interior do Estado e, principalmente, para os nossos clubes baianos, profissionais também. Esse é o objetivo do Estado, promover o esporte em todos os cantos. Foram 16 clubes do interior, que venceram outros 240, 256 no total. É algo incrível, algo inimaginável para o futebol brasileiro uma Copa desse tamanho. É importante também da parte social. Você consegue promover e alimentar o sonho de todo aquele brasileiro de jogar futebol, e que pode mudar a sua relação com a vida’, finaliza Diogo Rios, chefe de gabinete da Sudesb.
Confira a lista de premiações individuais
- Atleta revelação: Vitor Gabriel, do Ceará
- Melhor goleiro: Carlos Eduardo, do Ceará
- Artilheiro: Vitor Godoi, com 10 gols, do Goiás
- Melhor jogador: Jean Carlos, Seleção Brasileira
- Melhor técnico: Guilherme Dalla Déa, da Seleção Brasileira
- Técnico vice-campeão: Bruno Cortez, do Ceará
Esporte
Jogos Escolares da Bahia reúnem mais de mil estudantes em todo estado

Mais de mil estudantes de 12 a 17 anos estão reunidos, desde a última quarta-feira (9), em Salvador para a Etapa Estadual dos Jogos Escolares da Bahia. Vindos de diversas cidades do interior do estado, os jovens atletas vivem dias intensos de competições, convivência, aprendizado e troca de experiências que prometem ficar marcadas para sempre em suas memórias.
Longe da rotina das salas de aula, eles estão concentrados em hotéis e competindo em quadras espalhadas pela capital baiana. A programação segue até amanhã, domingo (13), com disputas nas modalidades coletivas – futsal, basquete, vôlei e handebol – e nos jogos digitais. As modalidades individuais, como atletismo, natação, judô, xadrez e ginástica, serão disputadas entre os dias 24 e 27 de julho, também em Salvador.
Pela primeira vez participando de uma fase estadual, os irmãos gêmeos Luan e Rian Neves, 17 anos, estudantes da rede pública de Condeúba, falam, com entusiasmo, sobre a experiência. “Tem sido muito boa, desde a organização do evento até a programação com palestras educativas”, afirma Rian. Luan complementa: “É uma experiência inesquecível que espero levar para toda a minha vida”.
De Eunápolis, Otávio Manoel, do Colégio Estadual Cooduc, disputa a vaga na modalidade de handebol e está otimista: “Nosso foco é buscar a classificação e representar a Bahia na etapa nacional dos Jogos da Juventude, em Brasília, em setembro”.
Entre os veteranos, Daniel e Alan participam da etapa estadual pela terceira vez. “Mesmo já tendo vivenciado essa experiência, é sempre uma grande oportunidade. Aqui mostramos nosso talento”, disse Alan, que sonha repetir a participação na etapa nacional, como no ano passado.
Já Richard Mikael, 14 anos, do Colégio Rotary Clube, em Juazeiro, ressalta o desafio e a superação: “Já fui para o Brasileiro. Lá, os times tinham estrutura de clube, e nós viemos de uma escola humilde. Mesmo assim, é maravilhoso participar. O handebol é uma paixão para mim”.
De Tanhaçu, o estudante João Vítor, 12 anos, do Colégio CET, destaca a importância das novas amizades e o incentivo da família: “Minha mãe torce igual louca lá em casa. É muito bom estar aqui, conhecer pessoas novas e viver esse momento”.
Alice Gonçalves, 14, da Escola Municipal Antônio Carlos Souto (Emacs), de Laje, participa pela primeira. Para ela, a viagem representa mais do que competir. “É uma experiência incrível. Me sinto à vontade, como se fosse uma terapia. Fiz novas amizades, aprendendo muito. Vai ficar marcado pra sempre”.
Valor pedagógico
A professora Ingrid Batista, técnica da equipe de Juazeiro, ressalta o valor pedagógico do evento. “O esporte ensina a não desistir e a buscar grandes objetivos. Muitos alunos não teriam chance de viajar ou conhecer outras culturas, e aqui vivem um intercâmbio que transforma. Isso, para nós, é motivo de alegria e orgulho”.
A edição 2025 dos Jogos Escolares da Bahia conta com um investimento de R$ 16 milhões por parte do Governo do Estado. A realização é da Secretaria da Educação (SEC), em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e conta com o apoio dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e das federações esportivas.
Esporte
Seleção Brasileira e Ceará farão a final da Copa 2 de Julho
O confronto acontece neste domingo (13), às 10h30, no Estádio Pituaçu

A 15ª edição da Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 já tem seus finalistas definidos! O domingo, 13 de julho, será de muita emoção no Estádio de Pituaçu, em Salvador, quando a Seleção Brasileira Sub-15 e o Ceará disputarão o tão cobiçado título às 10h30.
A Seleção Brasileira, comandada pelo técnico Guilherme Dalla Déa, garantiu sua vaga na decisão após uma vitória convincente de 4 a 0 sobre o Bahia nesta sexta-feira (11), em Pituaçu. Jean Carlos, Pedro Henrique, Rodrigo e Yuri foram os autores dos gols que mantiveram a invencibilidade da Amarelinha na competição.
Na fase de grupos, o Brasil goleou em todas as quatro partidas, classificando-se em primeiro do Grupo A com 12 pontos. Nas oitavas de final, a equipe superou o Botafogo por 3 a 0, e nas quartas, virou um jogo eletrizante contra o Atlético-MG, vencendo por 3 a 2.
Ceará faz história com defesa imbatível e chega à final inédita – Do outro lado, o Ceará conquistou uma vaga inédita na final da Copa 2 de Julho, o torneio sub-15 mais importante do país. Nesta sexta-feira (11), o Mais Querido enfrentou o Goiás, atual campeão, no Estádio de Pituaçu, e garantiu a classificação após vencer por 5 a 3 nos pênaltis, depois de um empate em 0 a 0 no tempo regulamentar.
A equipe comandada por Bruno Cortez tem se destacado pela melhor defesa do campeonato, com a impressionante marca de nenhum gol sofrido em sete jogos disputados até agora! O Time do Povo bateu adversários como Camaçariense/BA, Iramaia/BA, Jacuipense/BA, Itapicuru/BA, Santos, Vitória e Goiás. Nos pênaltis decisivos contra o Goiás, Thales, Paulo Victor, Erick Douglas, Pedro Gomes e Luis Eduardo converteram suas cobranças, assegurando a vaga para o Vozão.
A Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 é realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), com o apoio da Federação Bahiana de Futebol (FBF). Confira as partidas desta sexta-feira, 11, e o próximo confronto, que acontecem no domingo, 13, abaixo:
Semifinal
📍Estádio de Pituaçu
- Goiás 0 x 0 Ceará – ( 3 x 5 para o Ceará)
- Seleção Brasileira 4 x 0 Bahia
Final
📍Estádio de Pituaçu
Seleção Brasileira x Ceará
-
Políticahá 1 dia
Aracatu tem reforço na segurança, educação, água e produção rural
-
Esportehá 3 dias
Seleção Brasileira e Ceará farão a final da Copa 2 de Julho
-
Esportehá 12 horas
Seleção Brasileira vence o Ceará e conquista a Copa 2 de Julho
-
Educaçãohá 3 dias
Governo do Estado inaugura nova escola de tempo integral em Antas