Turismo
Turismo ecológico fortalece preservação ambiental na Bahia
A data comemorativa destaca práticas responsáveis, educação ambiental e iniciativas de conservação em unidades de preservação
Celebrado em 1º de março, o Dia do Turismo Ecológico convida à reflexão sobre uma prática que vai além da simples visita a paisagens naturais. O turismo ecológico se consolida como uma importante ferramenta de educação ambiental, geração de renda e, sobretudo, de conservação da natureza. Ao optar por conhecer áreas naturais de forma responsável, o visitante contribui diretamente para a proteção dos ecossistemas, fortalecendo iniciativas que conciliam preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
A conservação da biodiversidade, dos ecossistemas e o uso racional dos recursos naturais, aliados à valorização sociocultural das comunidades locais e à geração de renda de maneira sustentável, são pilares do turismo ecológico. Para a turismóloga e técnica do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Luciana Calil, a educação ambiental é o eixo central dessa prática, pois promove a interpretação do ambiente e a sensibilização dos visitantes.
“Quando realizado de forma responsável, o turismo ecológico estimula a manutenção das unidades de conservação, incentiva a fiscalização, fortalece projetos socioambientais e amplia a conscientização sobre a importância da biodiversidade. Além disso, a presença consciente de visitantes ajuda a dar visibilidade às áreas protegidas, reforçando seu valor ambiental e social”, destacou.
Na prática, o turismo ecológico envolve atitudes simples, mas fundamentais, como respeitar as normas das áreas protegidas, reduzir impactos ambientais, não descartar resíduos de forma irregular, valorizar guias e iniciativas locais e buscar conhecimento sobre o território visitado.
Trilhas de longo curso como ferramentas de conservação
A Bahia reúne importantes áreas destinadas à preservação ambiental e ao uso público sustentável. Esses espaços desempenham papel estratégico na proteção da biodiversidade, na conservação dos recursos hídricos e na promoção da educação ambiental. Ao visitá-los de forma consciente, o cidadão passa a integrar ativamente o processo de preservação.
Nesse contexto, o Inema fomenta políticas públicas voltadas à implantação de Trilhas de Longo Curso em unidades de conservação estaduais sob sua gestão. O Parque Estadual Ponta da Tulha, o Parque Estadual Serra do Conduru e as Áreas de Proteção Ambiental (APA) Costa de Itacaré/Serra Grande e APA Santo Antônio são exemplos de unidades envolvidas nessas ações, em articulação com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), comunidades locais e outros órgãos parceiros.
Luciana Calil também destacou os avanços para a implantação de Trilhas de Longo Curso na região da Chapada Diamantina, projeto que envolverá oito unidades de conservação. A iniciativa está sendo iniciada no território de Rio de Contas, com diálogo junto aos órgãos municipais e condutores locais.
Segundo a turismóloga, as trilhas de longo curso são ferramentas estratégicas para a conservação ambiental, pois funcionam como corredores ecológicos, promovendo a conectividade entre áreas protegidas. “Isso fortalece a conservação dos ecossistemas e do ambiente natural. Ao mesmo tempo, cria um potencial turístico significativo, conectando as pessoas à natureza, promovendo sensibilização ambiental, geração de emprego e renda e fortalecendo o turismo comunitário nas regiões envolvidas”, concluiu.
Turismo
Bahia lidera crescimento do turismo no país em fevereiro, aponta IBGE
Estado registra alta de 11,7% nas atividades turísticas, impulsionado pelo Carnaval e por investimentos estratégicos do governo
A Bahia foi o estado com o melhor desempenho no turismo em fevereiro de 2026, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No período, o volume das atividades turísticas no território baiano cresceu 11,7% em comparação com o mesmo mês de 2025, resultado muito superior à média nacional, que ficou em 0,8%.
No acumulado entre janeiro e fevereiro de 2026, a movimentação do turismo na Bahia aumentou 6,7%, enquanto o Brasil registrou crescimento de 3%.
Os dados confirmam o recorde divulgado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) durante o Carnaval deste ano, realizado em fevereiro, quando 3,8 milhões de visitantes brasileiros e estrangeiros participaram da festa nas 13 zonas turísticas baianas. O evento injetou R$ 8,1 bilhões na economia estadual.
De acordo com o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, o desempenho positivo é resultado da política estratégica adotada pelo Governo do Estado para o fortalecimento do setor. “É gratificante ver que o trabalho que desenvolvemos só faz fortalecer o turismo em nosso estado, com investimentos em infraestrutura, qualificação dos serviços e promoção dos destinos, além da captação de voos e de grandes eventos. Não me canso de repetir que os bons resultados devem ser comemorados, mas não justificam acomodação. O trabalho segue, cada vez mais intenso, em busca de novas conquistas”, afirmou.
Turismo
Rota dos Cafés Especiais fortalece turismo no Planalto da Conquista
Novo roteiro reúne 22 fazendas em Barra do Choça e Vitória da Conquista e aposta na experiência imersiva da cafeicultura como vetor de desenvolvimento regional
A zona turística Caminhos do Sudoeste ganhou um novo atrativo: a Rota dos Cafés Especiais do Planalto da Conquista. Com 54 quilômetros de extensão, o roteiro reúne 22 fazendas localizadas nos municípios de Barra do Choça e Vitória da Conquista, oferecendo ao visitante uma experiência imersiva na história e na cultura cafeeira, do plantio às opções gastronômicas.
A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) e a Prefeitura de Barra do Choça. O lançamento ocorreu na terça-feira (13), com visitas técnicas a algumas propriedades, realizadas por uma comitiva formada por autoridades, produtores e representantes do trade turístico. O projeto também contemplou a implantação de um posto do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) no município.
Durante a programação, a comitiva passou pelas fazendas Estância da Barra, Ouro Verde e Vidigal, além da sede da Cooperativa Mista dos Cafeicultores (Cooperbac), onde acompanhou de perto o processo de produção de cafés especiais.
“O Governo do Estado implantou uma moderna sinalização turística do novo roteiro, garantindo o acesso dos visitantes, e também qualificou os serviços do setor por meio do programa QualiTurismo Bahia, que oferece cursos de capacitação em diversas áreas. A vivência com a cultura cafeeira representa mais um avanço na diversificação da oferta turística do estado, estruturando novos produtos e experiências e contribuindo para a geração de emprego e renda”, destacou o secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar.
Para o prefeito de Barra do Choça, Oberdan Rocha, a cooperação institucional foi decisiva para o sucesso da iniciativa. “A parceria com o Estado permitiu transformar em realidade uma nova alternativa econômica para a região. Com a originalidade do nosso café, avançamos de forma pioneira na implantação da rota, posicionando os Caminhos do Sudoeste como referência nesse segmento turístico”, afirmou.
O potencial do novo produto turístico também foi ressaltado por Haroldo Simões, gerente de Produtos da CVC Corp, a maior operadora de viagens da América Latina, que integrou o grupo. “A Bahia é um destino extremamente rico, que vai muito além do sol e mar. A Rota dos Cafés é um produto diferenciado, com forte potencial para atrair um público de maior valor agregado, interessado em vivências exclusivas, em grupos menores ou viagens personalizadas. Trata-se de uma iniciativa com grande capacidade de impulsionar o turismo nessa região”, avaliou.
Entre os atrativos do roteiro está a Fazenda Vidigal, que já recebe anualmente visitantes do Brasil e do exterior. O espaço abriga uma galeria de arte a céu aberto, com obras inspiradas na cultura do café, ampliando a experiência do visitante. “A rota fortalece a promoção do território e valoriza não apenas o café, mas também outras expressões culturais. Trabalhamos desde o turismo pedagógico, com escolas, até experiências voltadas a apreciadores de cafés especiais, apresentando todo o processo, do genoma à xícara, além da história da região, que se desenvolveu a partir da cafeicultura”, explicou a artista plástica Valéria Vidigal.
Para o produtor Idimar Barreto, da Fazenda Ouro Verde, a criação da rota representa um ganho estratégico. “A palavra que nos faltava era visibilidade, não apenas no mercado, mas também no turismo. Agora podemos mostrar o que sempre fizemos, integrando a produção de cafés especiais a uma experiência turística qualificada”, concluiu.
Turismo
Famtour apresenta potencial turístico de Maraú a agentes e promotores da capital
Profissionais do trade participaram de quatro dias de imersão no município da Costa do Cacau, com foco em hotelaria, eventos, natureza e experiências culturais
Maraú, na zona turística da Costa do Cacau, reúne verdadeiros paraísos naturais, combinando ambientes rústicos com equipamentos de alto padrão, além de uma cultura comunitária que se destaca como diferencial do destino. Para vivenciar esses atrativos, 23 agentes de viagens, guias de turismo e promotores de eventos participaram de um famtour (viagem de familiarização) pelo município. A iniciativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) contou com a parceria da Prefeitura de Maraú e teve quatro dias de programação.
O grupo, que atua em Salvador, partiu da capital em ônibus e percorreu 350 quilômetros até o atracadouro de Camamu, onde seguiu em travessia marítima de cerca de 40 minutos até a vila de Barra Grande, em Maraú. No destino, os profissionais do turismo conheceram a estrutura de pousadas de charme, com espaços voltados à realização de eventos, além do complexo do Pontal Carapitangui, localizado às margens da prainha do rio que dá nome ao local.
Inaugurado em 2025, o Pontal Carapitangui reúne duas pousadas, dois bares, um restaurante e quadras de futebol e beach tênis, configurando-se como uma opção atrativa para quem busca lazer e a prática de esportes aquáticos, como stand up paddle e canoa havaiana. O grupo também acompanhou o pôr do sol na praia da Ponta do Mutá e aproveitou a noite na vila, marcada por manifestações culturais.
“Estou encantado em participar dessas visitas, com uma visão técnica sobre o destino. Já vendemos pacotes para Maraú, mas colhi informações importantes que vão nos ajudar a diversificar as atividades oferecidas aos clientes”, afirmou o coordenador de vendas da agência Anselmo Turismo, Tiago Chapinan.
Já a promotora de eventos e sommelier de vinhos Silvana Alves destacou o potencial do município para novos segmentos. “Vim com um olhar clínico para Maraú, que vem ganhando projeção nacional e internacional, para mapear oportunidades de criação de eventos enogastronômicos. Encontrei empreendimentos bem estruturados, com bons serviços e hospitalidade”, pontuou.
A programação incluiu ainda a Trilha das Bromélias, percurso de 10 quilômetros em caminhonetes do tipo jardineira — equipadas com bancos na carroceria — que corta áreas de Mata Atlântica e leva a praias paradisíacas e às lagoas Azul e do Cassange. O roteiro passou também por Taipu de Fora, um dos mais conhecidos atrativos da Península de Maraú, famoso pelas piscinas naturais formadas durante a maré baixa, ideais para mergulho e observação de peixes e corais em águas cristalinas. A praia está em processo de avaliação para a conquista do selo internacional de qualidade ambiental Bandeira Azul.
No trajeto, o grupo visitou o farol da região, com vista panorâmica, além de paradas nas ilhas do Goió e da Pedra Furada, onde houve degustação de mariscos e banho de mar.
“Essa iniciativa agrega valor ao destino, porque apostamos no turismo de Maraú com a união dos setores público e privado. Ficamos muito felizes com o nível dos profissionais que vieram nos visitar e com o grande interesse demonstrado pela comercialização do nosso destino”, ressaltou a empresária Úrsula Montes, proprietária das pousadas Céu & Mar de Taipu e Terra Mar Wey.
Segundo a assessora-técnica da Setur-BA, Estefânia Medeiros, a ação integra a estratégia de promoção do Governo do Estado. “Uma das frentes de trabalho é divulgar novos destinos e experiências junto ao trade turístico. A aproximação com os prestadores de serviços locais faz toda a diferença para impulsionar o destino no mercado e atrair mais visitantes”, concluiu.
-
Turismohá 3 diasFamtour apresenta potencial turístico de Maraú a agentes e promotores da capital
-
Serviçoshá 3 diasVagas de emprego na Bahia para esta quarta-feira (14)
-
Agriculturahá 3 diasGoverno da Bahia apresenta medidas para fortalecer cadeia produtiva do citrus
-
Agriculturahá 3 diasBahia mantém protagonismo na produção de café e projeta safra robusta em 2026
