SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS
Anúncios

Infraestrutura

VLT de Salvador promove geração de empregos e avanço na mobilidade

Moradores de comunidades mais impactadas pela transformação urbana são priorizados na contratação

Publicado

em

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador estão gerando uma transformação significativa não apenas na
Foto: Joá Souza/GOVBA

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Salvador estão gerando uma transformação significativa não apenas na mobilidade da cidade, mas também na economia local, com a criação de diversos postos de trabalho. O projeto, que promete melhorar o deslocamento na Região Metropolitana e no Subúrbio de Salvador, é uma importante fonte de empregos, especialmente para as comunidades mais afetadas pelas obras. A expectativa é que cerca de dois mil empregos, diretos e indiretos, sejam gerados durante o auge das obras.

Somente os consórcios responsáveis pela obra contrataram 942 pessoas diretamente, mas ao incluir as equipes das empresas responsáveis pela gestão do projeto, o número passa de mil. A maior parte dos trabalhadores são baianos (mais de 90%), e aproximadamente 60% deles são moradores das chamadas de Áreas Diretamente Afetadas (ADA). Essa priorização da mão de obra local é uma diretriz do Governo do Estado, visando beneficiar as comunidades mais impactadas pela transformação urbana.

A contratação de moradores locais tem integrado as comunidades ao progresso das obras. Daniel Souza, de Plataforma, está trabalhando na obra e sente orgulho em fazer parte: “Daqui a alguns anos, vou andar no VLT e dizer: eu ajudei a construir isso. É gratificante ver essa mudança e saber que vai melhorar a mobilidade de quem mora no Subúrbio”.

Valdinei dos Santos, de Cajazeiras, destaca o impacto da oportunidade: “Cresci andando no trem com meu pai. Agora, vou andar no VLT com meu filho, na obra que ajudei a construir. Eu estava desempregado há cinco anos, e esse trabalho veio como uma bênção para mim e para muita gente daqui”.

Contratações nos Trechos

As contratações variam conforme os diferentes trechos da obra. No Trecho 1, que vai da Calçada até a Ilha de São João, o Consórcio Expresso Mobilidade Salvador tem 667 trabalhadores, dos quais 70% são da área diretamente afetada e 96% são baianos. No segundo trecho, entre Paripe e Águas Claras, o Consórcio VLT Salvador conta com 223 trabalhadores, dos quais 36% vêm da ADA e 97% são baianos. Já no Trecho 3, que vai de Águas Claras a Piatã, o Consórcio Bahia Atlântico emprega 52 colaboradores, sendo mais de 90% com origem na Bahia.

ANÚNCIO
Anúncios

O projeto também contempla outras obras adjacentes, como a duplicação de 7,5 quilômetros da rodovia BA-528, a implantação de uma via no Parque de São Bartolomeu e a requalificação da antiga Fábrica São Braz, que se transformará em um centro cultural e comercial, beneficiando ainda mais a comunidade local.

Futuro e Legado do VLT para Salvador

De acordo com Ana Cláudia Nascimento, presidente da CTB, “após sete meses de trabalho, já foram contratados 940 colaboradores nos três trechos do VLT, com a expectativa de que esse número chegue a 2 mil durante o pico das obras”. Ainda segundo a gestora, as contratações são feitas pelos consórcios, com o auxílio do SineBahia, que facilita o cadastro e a seleção dos profissionais.

Com a conclusão das obras e a entrada em operação plena do VLT, novas oportunidades de trabalho serão geradas para a gestão e manutenção do sistema. Funções como operadores, técnicos de manutenção, agentes de atendimento e segurança estarão disponíveis, garantindo que os benefícios do VLT perdurem a longo prazo, impactando positivamente a qualidade de vida dos cidadãos de Salvador.

Infraestrutura

Governo do Estado entrega obra de contenção e requalifica área no Bonfim

A iniciativa faz parte do conjunto de intervenções para prevenção de riscos e deslizamentos em áreas vulneráveis da capital baiana

Publicado

em

Essencial para proteger vidas e garantir a segurança de regiões com relevo acidentado ou histórico de fortes chuvas, a obra de contenção
Foto: Thuane Maria/GOVBA

Essencial para proteger vidas e garantir a segurança de regiões com relevo acidentado ou histórico de fortes chuvas, a obra de contenção de encostas entregue neste domingo (19), pelo governador Jerônimo Rodrigues, na Rua Novo Mirante, no bairro Bonfim, em Salvador, representa uma mudança significativa na vida de mais de mil moradores do local. A iniciativa, que contou com investimento total de R$ 3,8 milhões, faz parte do conjunto de intervenções para prevenção de riscos e deslizamentos em áreas vulneráveis da capital.

Executada com recursos do Governo Federal, a intervenção incluiu uma ampla requalificação urbanística no entorno, com a implantação de um novo campo de futebol society, a requalificação de escadarias, a criação de espaços de lazer e convivência e a construção de um mirante, que valoriza a paisagem e fortalece o sentimento de pertencimento dos moradores da região.

“Aqui antes era uma área de palafita, que se juntava ao esgoto da parte de cima do mirante. Realizamos um serviço de saneamento e esgotamento sanitário com a Embasa, a contenção das encostas e uma área de lazer para a comunidade. É um domingo de celebração da mudança de vida das pessoas que moram nessa região”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues durante a entrega da obra.

O ato também marcou a conclusão da escadaria que vai ligar a Avenida Boa Sorte à Avenida Constelação, além da urbanização das áreas livres das Ruas Novo Mirante e Mirante do Bonfim, com novas praças e equipamentos urbanos voltados ao lazer e bem-estar da comunidade, somando R$ 1,4 milhões em investimentos. O local já tinha recebido outras intervenções de infraestrutura, a exemplo da pista de borda ligando o Porto da Lenha à Pedra Furada.

“Sentia muito medo quando chegava o inverno, porque moro bem próxima a essa encosta. O medo de deslizamento, de desabamento, a gente não dormia. Agora, a comunidade se sente segura, podemos dormir tranquilos. Sem contar a obra de urbanização que foi feita onde dá o direito às crianças de ter um lazer sem precisar sair de dentro da sua própria comunidade. Vivemos hoje um sonho”, comemorou Maria Rosemeire Santos, moradora da Rua Mirante há mais de 40 anos.

ANÚNCIO
Anúncios
Trabalho contínuo

De acordo com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), desde 2014, o Governo do Estado entregou 129 contenções de encostas em Salvador e 22 no interior da Bahia. Nos últimos dois anos, foram 31 na capital, somando R$ 55 milhões em investimentos e outras 17 intervenções em dez municípios — Cachoeira, Catu, Ibiraítinga, Itamari, Mutuípe, Teolândia, Ubaíra, Conceição do Almeida, Itabuna e Jaguaripe —, com R$ 53,5 milhões aplicados.

“Cada obra de contenção representa segurança e tranquilidade para centenas de famílias que vivem em áreas de risco. E aqui, o simbolismo é ainda maior, por estar em um local histórico, próximo à Colina Sagrada do Bonfim. Esse é um trabalho que une engenharia e compromisso social, com áreas de lazer e esportes, garantindo mais qualidade de vida”, destacou o presidente da Conder, José Trindade.

Continue Lendo

Infraestrutura

Com Rui Costa, Jerônimo visita obras de duplicação da Estrada do Derba 

A inspeção fez parte da mesma agenda que incluiu a visita aos Lotes 1 e 2 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no Subúrbio Ferroviário

Publicado

em

ministro da Casa Civil, Rui Costa, visitaram nesta sexta-feira (17) as obras de duplicação da Estrada do Derba, em Salvador.
Foto: Thuane Maria/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, visitaram nesta sexta-feira (17) as obras de duplicação da Estrada do Derba, em Salvador. A inspeção fez parte da mesma agenda que incluiu a visita aos Lotes 1 e 2 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no Subúrbio Ferroviário. As intervenções na via integram o conjunto de obras de mobilidade e infraestrutura que vêm sendo executadas pelo Governo do Estado na capital e na Região Metropolitana. 

A duplicação vai ampliar a capacidade de tráfego e reduzir o tempo de deslocamento entre a Cidade Baixa, o Subúrbio e o entorno de Águas Claras. Jerônimo destacou que o projeto tem caráter estratégico e vai impulsionar o transporte urbano e de cargas, beneficiando não apenas Salvador, mas também o interior baiano. “Além do benefício do VLT, nós vamos entregar a Salvador e à Bahia um trecho muito importante, que é a Estrada do Derba. A expectativa é que até junho de 2026 a gente possa fazer a entrega completa”, afirmou. 

O escoamento da produção agrícola e industrial também será beneficiado com a duplicação. Jerônimo lembrou que a via é utilizada por caminhoneiros que transportam grãos e outras cargas do Oeste baiano até o Porto de Salvador.  “Eles me agradeceram pela estrada do Derba, porque trafegam até o Porto e sabem o quanto é fundamental ter uma via segura, sem buracos e sem engarrafamentos”, disse o governador. 

Avanço das obras 

Os trabalhos de terraplenagem avançam e devem ser concluídos até o fim deste ano, abrindo caminho para o início das etapas de pavimentação, meio-fio, iluminação e instalação da via permanente do VLT.  O diretor-presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, informou que a duplicação será entregue junto com a passagem inferior que ligará a região ao Hospital do Subúrbio. “Estamos trabalhando para finalizar essa etapa, garantindo a integração total com o VLT. São cerca de quatro quilômetros de intervenções e um investimento que já soma mais de R$ 1,2 bilhão”, destacou. 

Continue Lendo

Infraestrutura

Chegada dos trilhos do VLT para o Trecho Paripe-Águas Claras marca avanço das obras

O desembarque, iniciado nesta segunda (29), prevê a chegada de 27,5 mil metros de trilhos até novembro

Publicado

em

metros de trilhos que serão utilizados no Trecho 2 do sistema, que ligará Paripe a Águas Claras. O desembarque, iniciado nesta segunda-feira (
Foto: Matheus Landim/GOVBA

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador e Região Metropolitana avançaram mais uma etapa com o início do descarregamento dos primeiros três mil metros de trilhos que serão utilizados no Trecho 2 do sistema, que ligará Paripe a Águas Claras. O desembarque, iniciado nesta segunda-feira (29), prevê a chegada de 27,5 mil metros de trilhos até novembro, o que corresponde a 67% do total de material necessário para esse trecho.

Nesta primeira fase, estão programados três desembarques pelo Porto de Salvador, com descarga diária de duas carretas. Cada veículo transporta 42 barras de 12 metros, somando 504 metros de trilhos. No total, 55 carretas devem abastecer o canteiro de obras. Os primeiros trilhos recebidos serão instalados entre a rotatória do Hospital do Subúrbio e Águas Claras, no fim do Trecho 2.

Segundo o engenheiro civil responsável, Renato Ribeiro dos Santos, a chegada do material é decisiva para o cumprimento do cronograma. “A previsão é iniciar a instalação da via permanente com esses trilhos a partir de novembro. Os acessórios e placas de fixação já chegaram, o que garante as próximas etapas da obra.”

Quem trabalha na operação também celebra o ritmo acelerado. Perivaldo Amaral, 33 anos, ajudante responsável pelo desembarque dos trilhos, destaca o sentimento de participação: “O trabalho está excelente e a obra segue a todo vapor. É um orgulho fazer parte desse sonho”.

Evolução do VLT

Com um investimento de R$ 5,4 bilhões, o VLT de Salvador e RMS avança em ritmo acelerado. Com a extensão até o Comércio, o sistema terá 40 quilômetros de trilhos e 42 paradas.

ANÚNCIO
Anúncios

Em apenas 15 meses de início das obras, os serviços realizados nos Trechos 1, 2 e 3 já mostram avanços físicos significativos, superando os padrões médios de obras ferroviárias no Brasil. No Trecho 1, que liga a Calçada à Ilha de São João, a obra já apresenta 33,79% de avanço físico.

No Trecho 2, que liga Paripe a Águas Claras, a obra apresenta avanço físico de 19,99%. A drenagem e proteção de taludes acompanham o ritmo da terraplanagem, avançando também nas intervenções para a duplicação da BA-528 e a implantação do VLT. Já no Trecho 3, que liga Águas Claras ao bairro de Piatã, as obras civis registram 2,11% de avanço físico, com conclusão prevista para 2028.

Continue Lendo

Mais Lidas