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Infraestrutura

Nova fase do Fala Bahia beneficiará 420 mil baianos

Fruto da parceria da Seinfra com a Sefaz, o programa vai chegar a 300 localidades no estado

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beneficiadas com ativação de sinal de celular em localidades baianas na 1ª fase do Programa Fala Bahia, do Governo do Estado. 
Fotos: Ulgo Oliveira/Seinfra

No distrito de Ceraíma, em Guanambi, a pescadora profissional Sizenande Ferreira dos Santos, 51 anos, precisava ir até a praça central para falar pelo celular com os familiares. “Não havia como telefonar, pois não pegava o sinal das operadoras onde moro. Antes, tinha que sair de casa para ligar e conversar com meu filho. Quando a torre de telefonia móvel foi colocada na vila, a cobertura melhorou e ainda pude ter acesso à internet” conta a pescadora profissional. Sizenande foi uma das 385 mil pessoas beneficiadas com ativação de sinal de celular em localidades baianas na 1ª fase do Programa Fala Bahia, do Governo do Estado. 

Mais 420 mil baianos também serão atendidos, em breve, com a cobertura de telefonia móvel na 2ª etapa do Fala Bahia. O projeto, fruto da parceria entre as Secretarias Estaduais de Infraestrutura (Seinfra) e da Fazenda (Sefaz), tem o objetivo de levar a cobertura de sinal de celular para distritos e povoados ainda não atendidos. O processo de chamamento público para atrair as operadoras de telefonia móvel interessadas na instalação de Estações Rádio Base (ERBs) em localidades já está em andamento e a próxima etapa, que é a de recebimento das propostas, ocorrerá entre os dias 14 e 16 de abril. 

Na Bahia, uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023, mostrou um crescimento no número de pessoas com 10 anos ou mais de idade que tinham celular para uso próprio ou que também passaram a acessar a internet. Segundo o IBGE, 10,9 milhões de pessoas possuíam celular para uso pessoal, o que significava 83,9% da população nessa faixa etária. Um aumento de 3,3% em comparação com 2022. Ainda de acordo com o IBGE, na Bahia, 11,2 milhões de pessoas utilizaram a internet, representando 86,1% da população local na faixa etária da pesquisa. Uma evolução de 2,9% em relação ao ano anterior. 

O propósito do Fala Bahia, que é a expansão da cobertura de telefonia móvel e de acesso à internet, é analisado pelo secretário de Infraestrutura Sérgio Brito. “Com a nova etapa, vamos chegar à marca de mais 300 localidades baianas atendidas. Foram 157 localidades na 1ª etapa e mais 151 nesta nova fase. Serão 805 mil moradores diretamente beneficiados. Além de ser um vetor de conexão de pessoas, se torna um aliado no desenvolvimento econômico baiano” observa o secretário acrescentando que todas as sedes municipais do estado possuem sinal de celular, conforme obrigação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 

No programa, a empresa vencedora terá um prazo de 24 meses para implantar as ERBs nas respectivas localidades a partir da assinatura da ordem de serviço. O crédito por cada Estação Rádio Base instalada será feito por meio de desconto no Imposto sobre Circulação de Mercadoras e Prestação de Serviços (ICMS) em seis meses e com o investimento de R$ 500 mil. “Esta iniciativa de grande êxito e importante alcance social tem sido enfatizada pela gestão do governador Jerônimo Rodrigues, num esforço financeiro empreendido pelo Estado da Bahia para ampliar o acesso dos baianos a todos os benefícios propiciados pela telefonia móvel”, afirma o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório. 

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Infraestrutura

Delegação chinesa discute implantação do Corredor Bioceânico Brasil-Peru

Ministério dos Transportes, Casa Civil, Governo da Bahia recepcionaram os chineses em visita ao Porto Sul e Fiol

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Uma delegação de engenheiros ferroviários do governo chinês esteve em Ilhéus (BA), nesta quarta-feira (16), para avaliar o potencial
Fotos: Daniel Thame/GOVBA

Uma delegação de engenheiros ferroviários do governo chinês esteve em Ilhéus (BA), nesta quarta-feira (16), para avaliar o potencial das obras da Malha I da Ferrovia de Integração Leste-Oeste (Fiol) e do Porto Sul, com vistas à criação do Corredor Bioceânico Brasil-Peru. A visita, coordenada pelo Governo Federal e com participação do Governo da Bahia, teve como foco analisar a possibilidade de conectar o Porto Sul, no Oceano Atlântico, ao porto peruano de Chancay, no Oceano Pacífico, localizado a cerca de 80 quilômetros de Lima.

“A proposta é estabelecer um corredor ferroviário estruturante para transporte de carga no Brasil – de Leste a Oeste, atravessando Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Acre. Toda a produção da região central do país seria escoada por essa infraestrutura ferroviária até o Porto de Chancay”, explicou o secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro.

A China deverá elaborar um novo estudo voltado à implantação do Corredor Bioceânico Brasil-Peru, que pretende criar uma rota estratégica para o comércio entre os dois oceanos, ampliando as conexões comerciais entre a China e os países da América do Sul.

“Essa ligação bioceânica é um grande sonho do Brasil. Quando essa ferrovia alcançar o Pacífico, o tempo de navegação entre a costa brasileira e a Ásia será reduzido em cerca de dez dias”, afirmou Marcus Cavalcanti, secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil, durante a visita.

“O Brasil exporta, anualmente, US$350 bilhões, e mais de um terço desse volume tem como destino a China. Desse total, 60% correspondem a minério de ferro e soja – cargas que dependem de transporte ferroviário. É uma alternativa mais eficiente, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental”, acrescentou Leonardo Ribeiro.

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Infraestrutura baiana no centro da integração logística

O presidente da Bahiainvest, órgão do Governo do Estado, Paulo Guimarães, ressalta que “o Porto Sul e a Ferrovia Oeste-Leste são fundamentais não apenas para as regiões Sul e Sudeste, mas para todo o estado. Eles vão possibilitar o escoamento de minérios e grãos e representar uma grande artéria para o desenvolvimento de novos projetos industriais e agroindustriais. Além disso, tornam-se o principal elo, e é esse o motivo da visita dos chineses, para a implantação de uma ferrovia bioceânica ligando o Oceano Pacífico, no Peru, ao Oceano Atlântico, em Ilhéus”.

Guimarães também destacou que “o Porto Sul atrairá novas indústrias e viabilizará a criação de um Polo de Logística, com impacto positivo em toda a economia regional, com uma característica própria da Bahia: a produção sustentável”.

A Malha I da Fiol, com 537 quilômetros entre Caetité (BA) e Ilhéus (BA), é peça essencial na logística de escoamento de cargas. A integração com o Porto Sul figura como uma das alternativas mais promissoras para o sucesso do corredor bioceânico. A concessionária Bahia Mineração S.A. (Bamin) é responsável pelas obras do trecho ferroviário e também pela construção do Porto Sul.

Projeto Fico-Fiol: nova rota ferroviária estratégica

O projeto Fico-Fiol compreende a concessão à iniciativa privada da Ferrovia Integração Centro-Oeste (Fico) e Fiol. Prioritário no Novo PAC, o empreendimento prevê 2,7 mil quilômetros de extensão entre Bahia, Goiás e Mato Grosso, com investimentos estimados em R$ 28,7 bilhões. As ferrovias envolvidas serão integradas à Ferrovia Norte-Sul e à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), fortalecendo a consolidação de um corredor logístico estratégico.

“O projeto, que já conta com parte de sua infraestrutura construída pelo governo brasileiro, visa transportar a produção de grãos e minérios da Bahia e do Matopiba até Lucas do Rio Verde (MT)”, detalhou Leonardo Ribeiro.

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O Corredor Bioceânico Brasil-Peru conectará a Fico-Fiol ao Porto de Chancay, cruzando os estados de Rondônia, Acre e o território peruano.

Delegação chinesa percorre obras e faz avaliações técnicas

A delegação chinesa iniciou a semana visitando as obras do entroncamento entre a Fico-Fiol e a Ferrovia Norte-Sul, concebido para promover a integração do transporte ferroviário de Norte a Sul do país. Técnicos e engenheiros estiveram em Mara Rosa (GO), ponto exato em que essas ferrovias se encontram.

Na terça-feira (15), a delegação foi recebida na Casa Civil, em Brasília (DF), e nesta quinta-feira (17) seguem para o Porto de Santos, dando continuidade à análise da infraestrutura logística brasileira e à articulação com o Corredor Bioceânico Brasil-Peru.

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Infraestrutura

CS Portos participa da Intermodal com entrega de terminais modernizados 

Em mais uma edição da feira, ao lado da Codeba, empresa apresenta as melhorias realizadas nos terminais ATU 12 e ATU 18 

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A CS Portos, controlada pela CS Infra, do Grupo Simpar, participa da 29ª edição da Intermodal South America, maior evento de
Foto: Divulgação

A CS Portos, controlada pela CS Infra, do Grupo Simpar, participa da 29ª edição da Intermodal South America, maior evento de soluções logísticas do Brasil, que ocorrerá entre os dias 22 e 24 de abril, em São Paulo (SP). Junto à Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), a empresa apresentará as melhorias realizadas nos terminais ATU 12 – em plena operação – e ATU 18 – em etapa final de obras, com previsão de operar com a capacidade total a partir deste mês –, ambos no Porto de Aratu, em Candeias (BA). 

Segundo a CS Portos, foram investidos mais de R$ 900 milhões nos três primeiros anos de operação dos terminais, iniciada em 2022. A finalização das obras ocorre bem antes do prazo estabelecido pela concessão, em junho de 2025. Portanto, a antecipação do cronograma contribui para a eficiência logística na distribuição de fertilizantes e demais graneis sólidos minerais, essenciais para o agronegócio e setores de mineração, que desempenham papeis chave na economia do Nordeste e de todo o Brasil. 

Ainda de acordo com a empresa, as modificações ampliaram a capacidade de movimentação do ATU 12 em cerca de 3,5 vezes, para até 6 milhões de toneladas ao ano. Além disso, expandiram a capacidade de estocagem do terminal para 570 mil toneladas, entre armazéns e pátios, habilitando-o para receber navios de até 125.000 DWT (post-Panamax) e profundidade de 15 metros. Simultaneamente, os novos equipamentos, todos elétricos e de última geração – que incluem tecnologia brasileira e importada de países como Bélgica e China –, irão ampliar a capacidade de movimentação de carga de 3 mil toneladas por dia para até 20 mil toneladas por dia. 

Já o ATU 18 poderá movimentar 3,5 milhões de toneladas de grãos por ano, com capacidade inicial de estocar 120 mil toneladas, podendo chegar a 7,5 milhões de toneladas após as expansões previstas. 

Juntos ATU12 e ATU18 ampliarão a capacidade de operação, armazenamento e movimentação de carga onde a produtividade saltará de 300 toneladas por hora para 2.000 toneladas, tudo isso em um processo de excelência operacional e alta produtividade. 

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Para Marcos Tourinho, diretor-presidente da CS Portos, a participação na Intermodal representa a oportunidade de mostrar as melhorias que foram realizadas e de que maneira a modernização dos terminais pode contribuir para superar gargalos logísticos e impulsionar o escoamento de setores econômicos estratégicos. 

“Entregamos uma infraestrutura portuária altamente eficiente, equiparável aos melhores portos do mundo. Estamos honrados em apresentar, ao lado da Codeba, os investimentos que realizamos nos últimos três anos em um evento como a Intermodal, que é uma grande vitrine para os setores de transporte e movimentação de cargas, logística multimodal, armazenagem e comércio exterior. Além disso, participar da feira possibilita a troca de ideias e de experiências com outros profissionais e encontrar caminhos para novos negócios”, completa o executivo. 

A requalificação dos terminais ajudará a impulsionar ainda mais o Porto de Aratu, tornando-o como um dos principais portos para movimentação de granel sólido da Bahia  

As ações realizadas nos terminais seguem padrões de sustentabilidade contando com os mais avançados sistemas de automação, segurança e proteção ao meio ambiente. Inclui um importante sistema de tratamento de efluentes para os diversos tipos de produtos, bem como um projeto de geração solar a ser responsável pela produção de até 20% da energia consumida nos terminais. 

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Infraestrutura

Governo do Estado entrega nova ciclofaixa e requalifica trecho da BA-130

Obra amplia segurança para ciclistas, melhora mobilidade urbana e integra ações de infraestrutura em Jequié

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com uma nova rota para ciclistas pela BA-130, com a inauguração da pavimentação asfáltica e da nova ciclofaixa no trecho da rodovia,
Foto: Matheus Landim/GOVBA

A cidade de Jequié conta, a partir desta sexta-feira (11), com uma nova rota para ciclistas pela BA-130, com a inauguração da pavimentação asfáltica e da nova ciclofaixa no trecho da rodovia, entre o início do contorno de Jequié e a avenida César Borges. A obra foi entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues que, acompanhado de secretários de Estado, cumpre uma série de agendas institucionais, até sábado (12) no município do sudoeste baiano.

“Essa é uma via muito importante e consideramos a sustentabilidade, no aspecto do acesso ao transporte. A gente sabe que no anel de contorno passam caminhões pesados, então tivemos o cuidado de colocar uma ciclofaixa ampla e pensamos sempre em iluminação, pista de caminhada, ciclofaixa para ciclistas, para esportistas, para quem pratica caminhada por saúde”, detalhou o governador sobre o projeto para as rodovias.

Os ciclistas contam agora com uma faixa exclusiva que, além de garantir mais segurança no trânsito, reduz sinistros na rodovia, viabilizando um acesso expresso pela BA-130 para quem se desloca de bicicleta.

“A ciclofaixa tem três metros de largura, é próxima de uma zona urbana. Significa um acesso melhor não só para o ciclista, garantindo mais segurança na trafegabilidade, como para pedestres e veículos maiores”, comentou o diretor-superintendente de Infraestrutura de Transportes, Saulo Pontes. Foram mais de R$ 15 milhões destinados pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) à obra.

Pontes explicou que a BA-130 também se conecta a duas rodovias federais. “Nós estamos inaugurando, aqui, uma parte desse semianel de 4,6 quilômetros, com duas faixas de tráfego, com ciclofaixa e, em parceria com o Governo Federal, mais 8,4 quilômetros serão pavimentados. Serão 13 quilômetros de um semianel, tirando todo o tráfego pesado de Jequié e melhorando muito a qualidade de vida da população”, detalhou o diretor-superintendente de Infraestrutura de Transportes.

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As intervenções se somam a outras obras de mobilidade anunciadas para a cidade, nesta sexta-feira (11), que representam R$ 82,4 milhões aportados pelo governo baiano somente em infraestrutura. Os investimentos abrangem desde intervenções no entorno de instituições de ensino até projetos de infraestrutura aeroportuária para Jequié.

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