Educação
SEC publica edital para processo seletivo do Mais Estudo
O programa visa a participação dos estudantes como monitores em atividades de auxílio e reforço de aprendizagem
![estadual de ensino para o Mais Estudo. O programa visa a participação deles como monitores em atividades de auxílio e reforço](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/02/AnyConv.com__SEC-publica-edital-para-processo-seletivo-de-candidatos-ao-Mais-Estudo.webp)
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE), desta sexta-feira (14), o edital referente aos critérios e procedimentos para o processo seletivo de estudantes do Ensino Fundamental (8º e 9º ano), do Ensino Médio e da Educação Profissional da rede estadual de ensino para o Mais Estudo. O programa visa a participação deles como monitores em atividades de auxílio e reforço de aprendizagem, prioritariamente nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, além de Biologia e Iniciação Científica. O investimento que assegura o repasse de valores para as bolsas-auxílio é realizado pelo Fundo de Combate à Pobreza (Funcep) e por meio de recursos próprios da SEC.
Serão ofertadas 52 mil vagas, distribuídas nas unidades escolares dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE). Conforme o edital, a prioridade da monitoria é para os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, tendo em vista a importância destes como base de aprendizagem para os demais componentes do currículo escolar. O cronograma relacionado à seleção para o Mais Estudo será divulgado posteriormente, com uma antecedência de 30 dias do prazo da inscrição do programa de Estado, assim denominado após instituída a Lei nº 14.306/ 2021.
Critérios
Os estudantes candidatos à monitoria do Mais Estudo terão que seguir critérios como, por exemplo, estarem matriculados no ano de 2025 na rede estadual de ensino; possuírem Cadastro de Pessoal Física (CPF); e terem obtido aproveitamento no componente curricular para o qual pleiteiam a monitoria com média igual ou superior a 8,0 no ano anterior. Para participar do programa, as unidades escolares devem acessar o Sistema de Gestão do Mais Estudo no Portal da Educação (www.educacaobahia.com.br), seguindo as instruções.
O investimento que assegura o repasse de valores para as bolsas-auxílio aos estudantes monitores, é realizado pelo Fundo de Combate à Pobreza (FUNCEP) e por recursos próprios da Secretaria da Educação. Ao ofertar monitoria aos estudantes da rede estadual, estimulando a sua participação em ações de auxílio à aprendizagem e promovendo a transversalidade entre os componentes e as áreas do conhecimento, a SEC visa a promoção do acesso; a permanência dos estudantes; o combate à evasão escolar; e a potencialização do desempenho e do protagonismo estudantil. O Mais Estudo foi definido como programa após instituída a Lei nº 14.306/2021, se consolidando como uma ação estratégica em busca da melhoria do processo de aprendizagem, a partir cooperação entre docentes, gestores, estudantes e comunidade escolar.
Educação
Novos profissionais são convocados para a rede estadual de ensino
Os candidatos foram aprovados em três processos seletivos simplificados para o provimento de cargos temporários
![cargos temporários, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), na rede estadual de ensino. A medida tem como objetivo](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/02/AnyConv.com__bancodeimagens-fotoamandachung172.jpg.webp)
O Governo do Estado da Bahia publicou, no Diário Oficial deste sábado (15), a convocação de candidatos aprovados em três processos seletivos simplificados para o provimento de cargos temporários, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), na rede estadual de ensino. A medida tem como objetivo reforçar o quadro de profissionais da Educação e assegurar a qualidade do ensino público no Estado. Foram convocados 36 candidatos para a atuação como mediador, 314 para o cargo de professor do Ensino Profissional e 382 para a função de professor da Educação Básica.
A convocação foi feita com base no resultado final do Processo Seletivo Simplificado, referente ao Edital SEC/SUDEPE nº 18/2022 e ao Edital SEC/SUDEPE nº 19/2022.
Os convocados devem, entre os dias 17 e 26 de fevereiro de 2025, encaminhar os documentos digitalizados para o e-mail ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br para que seja feita a análise preliminar pela Coordenação de Provimento e Movimentação. Após essa etapa, os aprovados designados para a atuação no Núcleo Territorial de Educação (NTE) 26, em Salvador, deverão comparecer à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, localizada na Avenida Luiz Viana Filho, nº 550, 5ª Avenida, Centro Administrativo da Bahia (CAB), 1º andar, sala 117, munidos dos documentos originais e suas respectivas cópias. Os candidatos aprovados para lotação no interior do Estado devem se apresentar à sede do Núcleo Territorial de Educação (NTE) correspondente, também portando a documentação original e as cópias exigidas. O não cumprimento das exigências dentro do prazo estabelecido resultará na perda do direito ao ingresso na função temporária, independentemente do motivo.
A documentação exigida inclui diploma de conclusão do curso de nível superior correspondente à função temporária para a qual o candidato foi aprovado, títulos obtidos no exterior revalidados no Brasil, carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento ou casamento, documentos de dependentes, conta corrente do Banco do Brasil, título de eleitor com comprovantes de votação dos dois últimos pleitos ou certidão de quitação eleitoral, ato de exoneração ou requerimento de exoneração para quem ocupa cargo público inacumulável, declaração de bens e comprovante de inscrição no PIS/PASEP, entre outros. A lista completa pode ser consultada nos editais disponíveis no site da Secretaria da Educação.
Educação
Estudantes do EJA da rede estadual participam de aula inaugural do novo ano letivo
O evento aconteceu no Colégio Estadual Rômulo Almeida, no Imbuí e trouxe como tema “Educação sustentável, inovadora e focada no aprendizado”
![Mais de cem mil estudantes que estão matriculados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas da rede estadual](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/02/AnyConv.com__WhatsApp-Image-2025-02-12-at-21.06.33.webp)
Mais de cem mil estudantes que estão matriculados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas da rede estadual de ensino da Bahia iniciaram, nesta quarta-feira (12), as atividades do ano letivo de 2025. Em Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues participou da aula inaugural no Colégio Estadual Rômulo Almeida, no bairro do Imbuí. O evento trouxe como tema “Educação sustentável, inovadora e focada no aprendizado”.
O EJA é uma modalidade de ensino voltada para jovens e adultos (a partir de 15 anos) que não tiveram a oportunidade de concluir a educação básica na idade regular, assegurando-lhes a permanência e a continuidade dos estudos. De acordo com o chefe do executivo, a formação busca garantir o direito à educação para pessoas com experiências diferenciadas de vida e de trabalho.
“Fizemos questão de celebrar hoje a abertura do ano letivo da educação para jovens e adultos, que tem um significado muito importante. Às vezes, a própria estrutura da educação, não oferece a oportunidade do ensino na idade certa ou o jovem não consegue acompanhar as aulas por diversos motivos, seja trabalho ou questões pessoais. Então, nós como Estado, temos essa obrigação, de fazer uma busca ativa, atrair e garantir o ensino para todos eles”, sinalizou o governador. Jerônimo pontuou ainda que os alunos do turno da noite também têm acesso à alimentação escolar.
Há 36 anos, Cristiane da Silva concluiu o ensino médio e agora, volta para a sala de aula para participar do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) em Segurança do Trabalho. A estudante, que aos 55 anos já é avó, foi recebida pelo governador durante o jantar de boas-vindas.
“Estou impactada, porque eu não esperava chegar aqui e ter uma receptividade tão boa como essa, e ainda nessa estrutura tão maravilhosa. Não imaginava que o ensino público estava tão bom assim, com tecnologia, refeição”, contou Cristiane que disse ainda estar animada para concluir o curso e retornar ao mercado de trabalho com outros conhecimentos.
Alcance do EJA na Bahia
Com alcance nos 27 Territórios de Identidade e em 412 municípios, mais de cem mil estudantes foram matriculados em 2025, o que representa um aumento de cerca de 15% em relação a 2023. A busca ativa da SEC por estudantes, acompanhamento e formação foi o agente norteador para esse marco.
“Fizemos um chamamento daqueles que não estudaram na idade adequada, por questões sociais diversas, por falta de oportunidade. Também faz parte dessa mobilização, investimentos na infraestrutura física, na formação de professores, na alimentação dos estudantes. Após o trabalho, eles contam com um jantar especial aqui na escola. Depois, ainda podem fazer um curso técnico profissional”, afirmou a secretária da Educação Rowenna Brito.
O EJA é ofertado nas unidades escolares estaduais e ainda nas unidades prisionais e comunidades de atendimento socioeducativo, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e a Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC).
Projeto de lei enviado à Alba
O governador Jerônimo Rodrigues enviou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) um projeto de lei que pretende instituir o Programa Bahia Alfabetizada. O objetivo da matéria é que o Estado ofereça “cooperação técnica, pedagógica e financeira aos municípios baianos, garantindo os recursos suficientes e necessários para a alfabetização de crianças, jovens, adultos e idosos”, concluiu o chefe do executivo.
Ainda de acordo com o governador, o programa visa assegurar o acesso, a permanência e a continuidade dos estudos na Educação Básica, contribuindo para a redução das desigualdades sociais provenientes da ausência da escolarização.
Educação
Bahia amplia Educação Integral da rede estadual
O avanço da política educacional amplia as oportunidades de aprendizagem e garante um ensino mais qualificado
![A Educação em Tempo Integral tem se consolidado como uma das principais estratégias da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC)](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/02/AnyConv.com__Bahia-amplia-Educacao-Integral-da-rede-estadua.webp)
A Educação em Tempo Integral tem se consolidado como uma das principais estratégias da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) para fortalecer o ensino público. Este ano, a rede estadual conta com mais de 135 mil estudantes matriculados nessa modalidade de ensino, o que representa um aumento de 42% em relação a 2024. Os números refletem o avanço da política educacional que visa ampliar as oportunidades de aprendizagem e garantir um ensino mais qualificado.
A superintendente de Política para a Educação Básica, Helaine Souza, destaca a importância dessa oferta na rede estadual. “A política da Educação Integral fala diretamente da vida das pessoas. Quando ampliamos a jornada escolar com o tempo integral, aumentamos as oportunidades de os estudantes aprenderem e se desenvolverem de forma plena. Este ano, as matrículas no Tempo Integral tiveram um acréscimo significativo. Este é um pacto com a sociedade que melhora o desenvolvimento da Bahia, a vida das pessoas e garante a esses estudantes todas as potencialidades que a educação e a escola pública têm”.
Para garantir a ampliação da Educação Integral, o Governo do Estado tem investido fortemente na infraestrutura escolar. Para o período de 2023 a 2025, o orçamento destinado à Educação é estimado em R$ 9,2 bilhões, possibilitando uma série de melhorias na rede estadual, incluindo a construção de 244 novas unidades escolares, sendo 76 já entregues; 58 em fase de conclusão; 90 em execução ou a iniciar e; 20 em fase de licitação. Além disso, 146 unidades escolares foram ampliadas e 155, modernizadas. São intervenções que contribuem para a melhoria das condições de ensino, proporcionando aos estudantes um ambiente mais adequado ao aprendizado e à permanência na escola.
Sobre a Educação Integral
A expansão desse modelo educacional está alinhada ao Programa Escola em Tempo Integral, lançado em 2023 pelo Governo Federal, que busca fomentar a ampliação das matrículas na Educação Básica com apoios técnico e financeiro, beneficiando principalmente os estudantes em maior situação de vulnerabilidade social. Na Bahia a Educação em Tempo Integral é regida pela Lei Estadual nº 14.359/2022 e regulamentada pelo Decreto Estadual nº 21.469/2022 e Portaria nº 1.475/2022. A implementação dessa política ocorre por meio do Programa de Educação Integral (ProEI), que faz parte dos dez compromissos para fortalecer a escola pública, dentro do Programa Todos pela Escola.
-
Carnaval 2025há 3 dias
Trios que desfilarão no Furdunço e Fuzuê passam por vistoria
-
Políticahá 3 dias
“É muito caro morar em Salvador e a culpa é de Bruno Reis e da Prefeitura”, rebate Éden
-
Esportehá 3 dias
Caravana do Lazer movimenta Boca do Rio com o Verão Costa a Costa
-
Políticahá 2 dias
Morre o médico e ex-vereador de Salvador Sandoval Guimarães