SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

Cultura

‘Verão Axé 40’ movimenta cultura e arte em Salvador

Iniciativa envolve, ainda, ações de segurança, saúde, direitos humanos, esporte e trabalho, no Pelourinho e na orla

Publicado

em

'Verão Axé 40'. O anúncio foi realizado pelo governador Jerônimo Rodrigues, no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI),
Fotos: Wuiga Rubini/GOVBA

Com o intuito de promover uma programação cultural diversificada para milhares de turistas que devem passar pela capital baiana neste verão, o Governo do Estado lançou, nesta sexta-feira (10), em Salvador, o projeto ‘Verão Axé 40’. O anúncio foi realizado pelo governador Jerônimo Rodrigues, no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença de secretários estaduais e o trade turístico.

A iniciativa vai envolver ações assistenciais, de segurança, saúde, esporte, trabalho e direitos humanos, além de eventos que fortalecem a cultura, a arte e o turismo. “Iniciamos a programação do verão já no dia 1º de janeiro, com Daniela Mercury no projeto Pôr do Som. Vamos garantir mais atividades nesse período de férias com qualidade e popularizar a arte, a música. E nada melhor do que no verão, que tem a nossa cara. A Bahia já está cheia de turistas, então essa programação é para todos eles. Vamos ocupar a cidade como um todo, com uma programação muito rica, homenageando os 40 anos do Axé”, ressaltou Jerônimo Rodrigues.

Participaram do lançamento do ‘Verão Axé 40’, artistas como Sarajane, Tonho Matéria, Gerônimo Santana, Ana Mametto, Nelson Rufino, Matilde Charles, Márcia Short e Magary Lord. “O que o governador está promovendo é altamente democrático. Ele está fazendo com que esse movimento musical seja mais unido. Esse apoio vai estimular as mídias locais para que eles entendam o que nós somos. Se hoje a Bahia tem um peso, foi porque o Axé Music fez a sua parte”, comemorou o cantor e compositor Gerônimo Santana.

Ações previstas

Dentre as ações, que acontecerão ao longo do mês de janeiro, o ‘Amô pelo Pelô’, realizada pelo segundo ano consecutivo pela Secretaria do Turismo (Secult-Ba), vai integrar o projeto de verão e movimentar o coração do Centro Histórico de Salvador com uma programação plural e democrática, através de outras ações estruturantes.

Dentre as atividades estão: ‘Pelô Novos Sons’, que valoriza talentos emergentes e artistas de médio porte do cenário musical baiano; os ‘Aulões de Dança’ com ritmos variados, o ‘Baile Quintas Dancehall’, fortalecendo a cultura afro-caribenha; o ‘Pelô em Cena’, com peças de curta duração; ‘Samba e Desfiles Percussivos’ nas ruas e vielas Pelô; o ‘Especial Axé 40’, com shows de artistas consagrados do Axé Music e uma programação destinada ao público infantil, incluindo performances circenses, teatro, recreação, pintura facial, contação de histórias, entre outros.

ANÚNCIO

Sued Nunes, Ronei Jorge, Gilmelândia e Ily são algumas das atrações já confirmadas que se apresentarão no Pelourinho. Além do Pelourinho, duas apresentações artísticas por dia vão acontecer em diferentes pontos da Orla de Salvador: Barra, Jardim dos Namorados, Boa Viagem e Itapuã.

“A Bahia acolhe. Somos o destino turístico mais procurado do Brasil e queremos que as pessoas não só nos visitem, mas se encantem com as nossas belezas naturais e com a acolhida da nossa gente, e tenham, por meio da cultura, uma chance de se apaixonar, de conhecer mais a Bahia, a nossa história de luta, de resistência, que com certeza, é o que fideliza as pessoas e fazem elas valorizarem tanto o nosso estado”, disse o titular da Secretaria de Cultura (Secult-Ba) Bruno Monteiro.

Fortalecimento do turismo

A Setur-BA vai realizar, durante o mês de janeiro, oficinas de qualificação para o turismo para jovens e adultos das Unidades Habitacionais da Vila Nova Esperança/ Rocinha/Pelourinho, obras recém-inauguradas pelo Governo do Estado. O objetivo é ampliar as oportunidades de emprego, trabalho e renda para a comunidade local durante o verão, em bares, restaurantes e a rede hoteleira da região do Centro Histórico.

Também levará os receptivos com baianas e apresentações culturais baianas para os principiais portões de entrada da capital, como o aeroporto, rodoviária e terminal marítimo.

Foco nas mulheres

Durante a alta estação, a Secretaria de Política para as Mulheres (SPM) vai marcar presença por meio da campanha “Oxe, Me Respeite!” promovendo abordagens educativas sobre assédio, violência doméstica e importunação sexual, através da distribuição de materiais informativos e orientação sobre a Lei Maria da Penha e canais de denúncia, como o Disque 180.

ANÚNCIO

Equipes especializadas vão oferecer atendimento e escuta qualificada, com encaminhamento a estruturas da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, incluindo a Casa da Mulher Brasileira, que opera 24 horas e oferece suporte integrado e humanizado, como apoio psicossocial, triagem e alojamento de passagem. Também está incluída a campanha de sensibilização em Salvador “A valorização das vozes femininas na música baiana”, promovendo o empoderamento das mulheres baianas, durante os festejos no Pelourinho.

Saúde no verão

Ampliando o acesso aos serviços odontológicos, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) levará ao Centro Histórico de Salvador, entre os dias 21 e 24 de janeiro de 2025, o Odontomóvel, uma carreta equipada com 10 cadeiras odontológicas, capaz de atender até 180 pessoas por dia. O serviço, que oferece atendimento odontológico gratuito, estará disponível durante os quatro dias de ações. O investimento é de meio milhão de reais.

A pasta ainda vai realizar plantões da saúde, distribuição de materiais educativos, ações de incentivo à doação de sangue, vacinação contra a COVID-19 e testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais nos postos da Barra e Ondina.

“Nessa energia do calor, também vamos fazer campanhas de hidratação, de prevenção ao câncer de pele e contra a dengue, com foco na coletividade. Então, são muitas ações envolvidas nesse período. Brincar com alegria, mas sem deixar de cuidar da saúde”, alertou a secretária da saúde, Roberta Santana.

Direitos Humanos

Focado na proteção e defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), em parceria com o Projeto Axé, promoverá atividades semanais no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, utilizando o Axé Buzu para ações pedagógicas voltadas a esse público.

ANÚNCIO

As atividades incluirão aulas públicas de capoeira, dança, artes visuais, música, teatro e outras modalidades da arte-educação, que é a metodologia aplicada pelo Projeto na assistência regular aos jovens. O Plantão Integrado do órgão também estará disponível no local.

Trabalho, renda e esporte

Ações de apoio a catadores de resíduos sólidos, qualificação profissional, esporte e lazer realizadas pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) são parte do ‘Verão Axé 40’. No total, serão beneficiados 2,7 mil catadores que trabalharão na Festa de Iemanjá e no Carnaval de Salvador; o projeto Cidade Carnavalesca, uma parceria entre a Setre e a Secult-Ba, vai qualificar 600 jovens, entre 18 e 29 anos, que já atuam ou têm interesse em desenvolver atividades em blocos e agremiações de matriz africana.

Para o esporte, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) vai atuar no Pelourinho, através do ‘Projeto Esporte por Toda a Parte II’. O programa vai fomentar a prática de esporte, com a inclusão de Pessoas com Deficiência (PCDs), de forma a difundir a cultura do esporte como via de promoção do convívio social pacífico em diversas modalidades: ginástica, vôlei, basquete, futsal e handebol; e a modalidade de luta de combate será jiu-jitsu. Trezentas pessoas vão participar do projeto.

Assistência e Desenvolvimento Social

Haverá também a implantação de mais uma unidade do Programa Corra pro Abraço, com o novo equipamento vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), no Pelourinho. Com investimento de R$ 3,4 milhões, serão realizadas ações de acolhimento e cuidado a pessoas em situação de rua, buscando oferecer suporte psicoemocional, serviços de saúde e apoio para reintegração social.

A Seades também participará do ‘Verão Axé 40’ com a campanha “Proteja Bahia”, voltada ao enfrentamento à violação de direitos de crianças e adolescentes, principalmente a abusos sexuais, violências e exploração do trabalho infantil. Na oportunidade, os mascotes “Lulu Alerta” e “Ursinho Atento” distribuirão materiais de sensibilização, engajando os diversos setores da sociedade em iniciativas de vigilância e proteção social.

ANÚNCIO
Demais ações

Outras secretarias também estarão envolvidas no projeto, como a Secretaria da Segurança Pública (SSP), com atuação da força policial e câmeras de reconhecimento facial em todos os pontos de ações do projeto. A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), particpará através de atendimento preventivo, orientações e acolhimento de denúncias, distribuição de material educativo de combate ao racismo e à intolerância religiosa.

Já a Secretaria da Educação (SEC), fará mobilização para matrícula e busca ativa, sessão de cinema no Glauber Rocha e o programa Férias nas Escolas. A Secretaria de Infraestrutura Hídrica (SIHS)/ Embasa, entrará com a distribuição de água tratada. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a Coordenação de Políticas para as Juventudes (Cojuve farão operações especiais no metrô e oficinas voltadas para a juventude, respectivamente.

Cultura

Camerata Opus Lúmen se apresenta na edição de agosto da Terça Musical no MGB

Concerto gratuito acontece no dia 4 de agosto e integra parceria entre o Museu Geológico da Bahia e a Orquestra Sinfônica da Bahia 

Publicado

em

A Camerata Opus Lúmen será a atração da edição de agosto da Terça Musical, realizada nesta terça-feira (4), às 15h, na sala de cinema do Museu Geológico da Bahia (MGB), no Corredor da Vitória, em Salvador. O concerto tem entrada gratuita e é resultado de uma parceria entre o museu, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), e a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba). 

Criada em 2001, a Camerata Opus Lúmen é um dos grupos de música de câmara ligados à Osba e reúne instrumentistas especializados em sopros e percussão, levando ao público repertórios variados e apresentações que aproximam a música de concerto de diferentes públicos. 

A formação atual do grupo é composta por Lucas Ferreira (clarinete), Gabriel Paes Marcaccini (oboé), Ilza Cruz (fagote), Paula Guimarães (trompa), Tereza Perfeito (flauta) e Humberto Monteiro (percussão). 

A iniciativa integra a programação cultural promovida pelo Museu Geológico da Bahia, que regularmente recebe apresentações artísticas abertas ao público, contribuindo para a democratização do acesso à cultura e à música instrumental. 

Serviço 

Terça Musical com a Camerata Opus Lúmen 

ANÚNCIO
  • Data: 4 de agosto de 2026
  • Horário: 15h
  • Local: Sala de cinema do Museu Geológico da Bahia
  • Endereço: Avenida Sete de Setembro, nº 2.195, Corredor da Vitória, Salvador (BA)
  • Entrada: Gratuita
Continue Lendo

Cultura

Festival de Lençóis chega à 27ª edição e incorpora Festival de Culturas Populares da Chapada

Evento gratuito acontece de 4 a 6 de setembro e amplia programação com música, tradições populares, debates ambientais e valorização dos saberes da Chapada Diamantina

Publicado

em

A cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, sediará entre os dias 4 e 6 de setembro de 2026 a 27ª edição do Festival de Lençóis,
Foto: Marketing/Festival de Lençóis

A cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, sediará entre os dias 4 e 6 de setembro de 2026 a 27ª edição do Festival de Lençóis, um dos mais tradicionais eventos culturais da Bahia. Neste ano, o festival passa por uma ampliação inédita ao incorporar o Festival de Culturas Populares da Chapada, fortalecendo o protagonismo das manifestações artísticas e tradicionais da região.

Após mais de duas décadas reunindo importantes nomes da música brasileira, o evento amplia seu alcance ao integrar, pela primeira vez, uma programação dedicada aos saberes populares, às tradições culturais e à valorização da memória regional. Entre as expressões destacadas está o Jarê Encantado, manifestação espiritual profundamente ligada à formação histórica e cultural da Chapada Diamantina.

Além das apresentações musicais, a programação contará com palestras e atividades voltadas a temas como meio ambiente, qualidade de vida e religiosidade de matriz afro-indígena.

Programação diversificada

Distribuída entre o Palco Principal, o Mercado Cultural e o Coreto, a programação de 2026 mantém o tema que se tornou marca registrada do evento: “Cante. Plante. Proteja.”

Entre as atrações musicais já confirmadas estão Rachel Reis, Larissa Luz, Banjo Novo, Michel Teló e Cidade Negra. O festival contará ainda com espaço dedicado aos artesãos da região, mesas temáticas e palestras, incluindo a participação do psicólogo Alexandre Coimbra, que abordará a importância de desacelerar o ritmo da vida e fortalecer a convivência com a natureza.

ANÚNCIO

Na área da cultura popular, estão confirmadas apresentações das Baianas de Lençóis, Marujada Quilombola do Remanso, Marujada Barcas em Rios, Reisado da Viola e Percuhitts, entre outros grupos que preservam e difundem tradições culturais da Chapada.

A programação completa, com datas, horários e locais das atividades, será divulgada em breve pela organização.

Valorização da identidade cultural

Para a diretora-geral da Pau Viola Cultura e Entretenimento e idealizadora do Festival de Lençóis, Paula Resende, a união dos dois eventos representa um novo momento para a iniciativa.

“Essa é a junção perfeita para o momento que o Festival de Lençóis vive. Depois de 26 edições consolidando a música brasileira na Chapada Diamantina, abrir espaço para a cultura popular é afirmar que o festival sempre foi, no fundo, sobre pertencimento. Estamos celebrando a força de um território inteiro”, afirmou.

A idealizadora do Festival de Culturas Populares de Lençóis, Lilibeth França, destacou o potencial da parceria para ampliar a visibilidade das tradições locais.

ANÚNCIO

“O Festival de Culturas Populares nasceu para valorizar os mestres, as tradições e as memórias que atravessam gerações em Lençóis. Somar essa trajetória à força que o Festival de Lençóis construiu ao longo de mais de duas décadas é multiplicar o alcance da nossa cultura popular e levar essas manifestações a um público ainda maior”, ressaltou.

Impacto regional

Realizado gratuitamente em praça pública, o Festival de Lençóis reforça seu compromisso com a democratização do acesso à cultura e com a preservação do patrimônio material e imaterial da Bahia. A cada edição, o evento contribui para o fortalecimento da economia local, gerando emprego e renda, além de consolidar a Chapada Diamantina como um dos principais destinos culturais e turísticos do país.

O evento é uma realização da Pau Viola Cultura e Entretenimento, com apoio da Prefeitura de Lençóis.

Serviço

Festival de Lençóis e Festival de Culturas Populares da Chapada

  • Data: 4 a 6 de setembro de 2026
  • Local: Lençóis, Chapada Diamantina (BA)
  • Entrada: Gratuita.
Continue Lendo

Cultura

“Jorge Pra Sempre Verão” encerra temporada na CAIXA Cultural Salvador neste fim de semana

Espetáculo inspirado na vida de Jorge Laffond celebra legado do artista para além da icônica personagem Vera Verão

Publicado

em

A curta temporada do espetáculo “Jorge Pra Sempre Verão” chega ao fim neste final de semana na CAIXA Cultural Salvador, com apresentações
Foto: Rogério Alves

A curta temporada do espetáculo “Jorge Pra Sempre Verão” chega ao fim neste final de semana na CAIXA Cultural Salvador, com apresentações nesta sexta-feira (31), sábado (1º) e domingo (2). Inspirada em episódios reais da vida de Jorge Laffond (1952-2003), a montagem revisita a trajetória pessoal e artística do ator, comediante, dançarino e drag queen que marcou a história da televisão brasileira com a personagem Vera Verão.

Após a sessão desta sexta-feira (31), o público poderá participar de um bate-papo com o elenco.

Com direção de Rodrigo França, o espetáculo é encenado por Alexandre Mitre/Leonardo Garcez, Aline Mohamad e Aretha Sadick.

Jorge Laffond alcançou projeção nacional em 1992, ao integrar o elenco do programa humorístico “A Praça é Nossa”, do SBT. Por meio da personagem Vera Verão, construiu uma figura que combinava humor, inteligência e enfrentamento ao preconceito, consolidando-se como um símbolo de resistência e representatividade.

Dono de uma presença cênica marcante, Laffond tornou-se um dos artistas mais populares da televisão brasileira, abrindo espaço para a representatividade negra e LGBTQIAPN+ em um período de forte conservadorismo social.

ANÚNCIO

A dramaturgia nasceu de uma carta escrita por Aline Mohamad ao primo, falecido precocemente aos 51 anos. O que começou como um exercício íntimo de afeto e elaboração do luto transformou-se em sua primeira obra teatral, desenvolvida em parceria com Diego do Subúrbio.

A peça destaca como Vera Verão se tornou mais do que um personagem humorístico. No palco, a figura ganha contornos de símbolo de luta contra diferentes formas de discriminação, reforçando a contribuição de Jorge Laffond para a cultura brasileira e para o debate sobre diversidade e inclusão.

Ao revisitar sua trajetória, o espetáculo propõe um olhar sensível sobre a vida, a arte e o legado de um dos grandes nomes da televisão nacional.

Continue Lendo

Mais Lidas