Cultura
‘Verão Axé 40’ movimenta cultura e arte em Salvador
Iniciativa envolve, ainda, ações de segurança, saúde, direitos humanos, esporte e trabalho, no Pelourinho e na orla
Com o intuito de promover uma programação cultural diversificada para milhares de turistas que devem passar pela capital baiana neste verão, o Governo do Estado lançou, nesta sexta-feira (10), em Salvador, o projeto ‘Verão Axé 40’. O anúncio foi realizado pelo governador Jerônimo Rodrigues, no Centro de Operações e Inteligência da Segurança Pública (COI), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença de secretários estaduais e o trade turístico.
A iniciativa vai envolver ações assistenciais, de segurança, saúde, esporte, trabalho e direitos humanos, além de eventos que fortalecem a cultura, a arte e o turismo. “Iniciamos a programação do verão já no dia 1º de janeiro, com Daniela Mercury no projeto Pôr do Som. Vamos garantir mais atividades nesse período de férias com qualidade e popularizar a arte, a música. E nada melhor do que no verão, que tem a nossa cara. A Bahia já está cheia de turistas, então essa programação é para todos eles. Vamos ocupar a cidade como um todo, com uma programação muito rica, homenageando os 40 anos do Axé”, ressaltou Jerônimo Rodrigues.
Participaram do lançamento do ‘Verão Axé 40’, artistas como Sarajane, Tonho Matéria, Gerônimo Santana, Ana Mametto, Nelson Rufino, Matilde Charles, Márcia Short e Magary Lord. “O que o governador está promovendo é altamente democrático. Ele está fazendo com que esse movimento musical seja mais unido. Esse apoio vai estimular as mídias locais para que eles entendam o que nós somos. Se hoje a Bahia tem um peso, foi porque o Axé Music fez a sua parte”, comemorou o cantor e compositor Gerônimo Santana.
Ações previstas
Dentre as ações, que acontecerão ao longo do mês de janeiro, o ‘Amô pelo Pelô’, realizada pelo segundo ano consecutivo pela Secretaria do Turismo (Secult-Ba), vai integrar o projeto de verão e movimentar o coração do Centro Histórico de Salvador com uma programação plural e democrática, através de outras ações estruturantes.
Dentre as atividades estão: ‘Pelô Novos Sons’, que valoriza talentos emergentes e artistas de médio porte do cenário musical baiano; os ‘Aulões de Dança’ com ritmos variados, o ‘Baile Quintas Dancehall’, fortalecendo a cultura afro-caribenha; o ‘Pelô em Cena’, com peças de curta duração; ‘Samba e Desfiles Percussivos’ nas ruas e vielas Pelô; o ‘Especial Axé 40’, com shows de artistas consagrados do Axé Music e uma programação destinada ao público infantil, incluindo performances circenses, teatro, recreação, pintura facial, contação de histórias, entre outros.
Sued Nunes, Ronei Jorge, Gilmelândia e Ily são algumas das atrações já confirmadas que se apresentarão no Pelourinho. Além do Pelourinho, duas apresentações artísticas por dia vão acontecer em diferentes pontos da Orla de Salvador: Barra, Jardim dos Namorados, Boa Viagem e Itapuã.
“A Bahia acolhe. Somos o destino turístico mais procurado do Brasil e queremos que as pessoas não só nos visitem, mas se encantem com as nossas belezas naturais e com a acolhida da nossa gente, e tenham, por meio da cultura, uma chance de se apaixonar, de conhecer mais a Bahia, a nossa história de luta, de resistência, que com certeza, é o que fideliza as pessoas e fazem elas valorizarem tanto o nosso estado”, disse o titular da Secretaria de Cultura (Secult-Ba) Bruno Monteiro.
Fortalecimento do turismo
A Setur-BA vai realizar, durante o mês de janeiro, oficinas de qualificação para o turismo para jovens e adultos das Unidades Habitacionais da Vila Nova Esperança/ Rocinha/Pelourinho, obras recém-inauguradas pelo Governo do Estado. O objetivo é ampliar as oportunidades de emprego, trabalho e renda para a comunidade local durante o verão, em bares, restaurantes e a rede hoteleira da região do Centro Histórico.
Também levará os receptivos com baianas e apresentações culturais baianas para os principiais portões de entrada da capital, como o aeroporto, rodoviária e terminal marítimo.
Foco nas mulheres
Durante a alta estação, a Secretaria de Política para as Mulheres (SPM) vai marcar presença por meio da campanha “Oxe, Me Respeite!” promovendo abordagens educativas sobre assédio, violência doméstica e importunação sexual, através da distribuição de materiais informativos e orientação sobre a Lei Maria da Penha e canais de denúncia, como o Disque 180.
Equipes especializadas vão oferecer atendimento e escuta qualificada, com encaminhamento a estruturas da Rede de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, incluindo a Casa da Mulher Brasileira, que opera 24 horas e oferece suporte integrado e humanizado, como apoio psicossocial, triagem e alojamento de passagem. Também está incluída a campanha de sensibilização em Salvador “A valorização das vozes femininas na música baiana”, promovendo o empoderamento das mulheres baianas, durante os festejos no Pelourinho.
Saúde no verão
Ampliando o acesso aos serviços odontológicos, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) levará ao Centro Histórico de Salvador, entre os dias 21 e 24 de janeiro de 2025, o Odontomóvel, uma carreta equipada com 10 cadeiras odontológicas, capaz de atender até 180 pessoas por dia. O serviço, que oferece atendimento odontológico gratuito, estará disponível durante os quatro dias de ações. O investimento é de meio milhão de reais.
A pasta ainda vai realizar plantões da saúde, distribuição de materiais educativos, ações de incentivo à doação de sangue, vacinação contra a COVID-19 e testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais nos postos da Barra e Ondina.
“Nessa energia do calor, também vamos fazer campanhas de hidratação, de prevenção ao câncer de pele e contra a dengue, com foco na coletividade. Então, são muitas ações envolvidas nesse período. Brincar com alegria, mas sem deixar de cuidar da saúde”, alertou a secretária da saúde, Roberta Santana.
Direitos Humanos
Focado na proteção e defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), em parceria com o Projeto Axé, promoverá atividades semanais no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, utilizando o Axé Buzu para ações pedagógicas voltadas a esse público.
As atividades incluirão aulas públicas de capoeira, dança, artes visuais, música, teatro e outras modalidades da arte-educação, que é a metodologia aplicada pelo Projeto na assistência regular aos jovens. O Plantão Integrado do órgão também estará disponível no local.
Trabalho, renda e esporte
Ações de apoio a catadores de resíduos sólidos, qualificação profissional, esporte e lazer realizadas pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) são parte do ‘Verão Axé 40’. No total, serão beneficiados 2,7 mil catadores que trabalharão na Festa de Iemanjá e no Carnaval de Salvador; o projeto Cidade Carnavalesca, uma parceria entre a Setre e a Secult-Ba, vai qualificar 600 jovens, entre 18 e 29 anos, que já atuam ou têm interesse em desenvolver atividades em blocos e agremiações de matriz africana.
Para o esporte, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) vai atuar no Pelourinho, através do ‘Projeto Esporte por Toda a Parte II’. O programa vai fomentar a prática de esporte, com a inclusão de Pessoas com Deficiência (PCDs), de forma a difundir a cultura do esporte como via de promoção do convívio social pacífico em diversas modalidades: ginástica, vôlei, basquete, futsal e handebol; e a modalidade de luta de combate será jiu-jitsu. Trezentas pessoas vão participar do projeto.
Assistência e Desenvolvimento Social
Haverá também a implantação de mais uma unidade do Programa Corra pro Abraço, com o novo equipamento vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), no Pelourinho. Com investimento de R$ 3,4 milhões, serão realizadas ações de acolhimento e cuidado a pessoas em situação de rua, buscando oferecer suporte psicoemocional, serviços de saúde e apoio para reintegração social.
A Seades também participará do ‘Verão Axé 40’ com a campanha “Proteja Bahia”, voltada ao enfrentamento à violação de direitos de crianças e adolescentes, principalmente a abusos sexuais, violências e exploração do trabalho infantil. Na oportunidade, os mascotes “Lulu Alerta” e “Ursinho Atento” distribuirão materiais de sensibilização, engajando os diversos setores da sociedade em iniciativas de vigilância e proteção social.
Demais ações
Outras secretarias também estarão envolvidas no projeto, como a Secretaria da Segurança Pública (SSP), com atuação da força policial e câmeras de reconhecimento facial em todos os pontos de ações do projeto. A Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), particpará através de atendimento preventivo, orientações e acolhimento de denúncias, distribuição de material educativo de combate ao racismo e à intolerância religiosa.
Já a Secretaria da Educação (SEC), fará mobilização para matrícula e busca ativa, sessão de cinema no Glauber Rocha e o programa Férias nas Escolas. A Secretaria de Infraestrutura Hídrica (SIHS)/ Embasa, entrará com a distribuição de água tratada. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e a Coordenação de Políticas para as Juventudes (Cojuve farão operações especiais no metrô e oficinas voltadas para a juventude, respectivamente.
Cultura
Salvador recebe o 2º Festival de Queijo Artesanal da Bahia
O evento vai reunir, de 30 de outubro a 1º de novembro, no Mercado do Rio Vermelho, produtores de todas as regiões do estado
Salvador se prepara para três dias de celebração da agricultura familiar, da gastronomia e da cultura local com a chegada do 2º Festival do Queijo Artesanal da Bahia, que acontece de 30 de outubro a 1º de novembro, no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador. O evento vai reunir produtores de todas as regiões do estado, queijos premiados, oficinas, degustações e muita interação entre campo e cidade.
Antes da abertura oficial do festival, marcada para quinta-feira (30), às 17h, o destaque será o 1º Concurso do Queijo Artesanal da Bahia, que já movimenta o setor com 465 inscritos, um recorde histórico para o sistema produtivo de leite no estado.
O concurso acontece nesta quarta-feira (29), das 8h às 16h, e contará com uma comissão técnica formada por professores especialistas renomados nacionalmente, avaliando produtos nas categorias queijo coalho, queijos maturados, requeijão, iogurte e doce de leite. Os vencedores serão anunciados na abertura do festival, quando o público poderá conhecer e degustar os queijos premiados.
Sobre o Festival
O festival contará com 40 expositores, além de espaço de vinhos, música ao vivo e uma programação técnica que celebra a cultura alimentar baiana, reforçando o vínculo entre o campo e a cidade. O festival busca aproximar consumidores dos produtores, criar novas oportunidades comerciais e destacar o queijo artesanal como um produto identitário, econômico e cultural do estado.
O evento é uma realização do Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Associação de Produtores de Queijo da Bahia e a Unicafes Bahia, e conta com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e de Turismo (Setur).
A segunda edição do Festival do Queijo Artesanal da Bahia se consolida como uma importante estratégia de fortalecimento da cadeia produtiva do leite e do queijo artesanal, contribuindo para a geração de renda, abertura de novos mercados e inserção da Bahia no mapa da excelência do queijo artesanal no Brasil e no mundo.
Serviço
Festival do Queijo Artesanal da Bahia
📍 Local: Mercado do Rio Vermelho, Salvador
📅 Data: 30/10 a 1º/11
🕓 Horários:
• Quinta-feira (30/10): 17h às 21h
• Sexta-feira (31/10) e sábado (1/11): 12h às 21h
🎟️ Entrada gratuita
Agronegócio
Fenagro 2025 promete edição histórica com integração entre campo e cidade
Maior feira agropecuária do Norte e Nordeste será realizada de 29 de novembro a 7 de dezembro, em Salvador
Com o tema “Campo e Cidade: juntos pelo futuro do agro”, a Fenagro 2025 será realizada entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro, no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, na Avenida Luís Viana Filho (Paralela). A expectativa é atrair mais de 150 mil visitantes e movimentar intensamente a economia e o turismo da capital baiana, consolidando-se como o maior evento do agronegócio do Norte e Nordeste.
Após a retomada em 2024, a feira chega ainda mais robusta e diversificada, com programação voltada para públicos de todas as idades, unindo campo e cidade em torno da valorização da agropecuária baiana e brasileira. “A Fenagro se consolida como um espaço completo: gera negócios, promove conhecimento, valoriza a cultura e fortalece o agro baiano como setor plural, moderno e essencial para o desenvolvimento do estado”, afirmou o secretário da Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo.
O evento reunirá pequenos, médios e grandes produtores, oferecendo oportunidades de investimento, leilões, exposições de animais, competições, atrações infantis, gastronomia e turismo rural. Mais de 600 expositores de 12 estados já estão confirmados, reforçando o caráter nacional da feira.
A Fenagro 2025 também marcará o início do calendário de feiras agropecuárias de 2026 na Bahia e celebrará os 130 anos da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), com homenagens a servidores e parceiros. No Pavilhão do Governo, mais de 40 órgãos estaduais e federais oferecerão serviços e capacitação.
A expectativa é de movimentar mais de R$ 120 milhões em negócios, incluindo vendas de máquinas, insumos e animais. Somente os leilões devem ultrapassar R$ 8 milhões, impulsionando o melhoramento genético e fortalecendo cadeias produtivas.
Além dos negócios, a Fenagro oferece experiências culturais e educativas, com apresentações musicais, culinária típica e produtos artesanais, aproximando o público urbano do universo rural e apresentando inovações para um agro sustentável.
Agricultura
Barra do Choça fortalece cadeia produtiva do leite
Requalificação da Unidade de Beneficiamento de Leite impulsiona agricultura familiar no município
A produção de leite do Sudoeste Baiano ganhou um novo fôlego com a requalificação da Unidade de Beneficiamento de Leite da Cooperativa Leite da Barra do Choça (CLBC), entregue nesta quinta-feira (23), pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Com a ação, a cooperativa, formada por pequenos produtores, avança no fortalecimento da cadeia produtiva do leite na região.
A iniciativa integra o programa Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR/SDR), e contempla a reforma completa da unidade, além da aquisição de novos equipamentos, como embaladora, centrífuga separadora, caldeira, câmara fria, pasteurizador e batedeira de manteiga. O investimento inclui ainda a instalação de placas solares, um veículo furgão, quatro tanques de resfriamento e um laboratório de análises completo, que assegurará mais qualidade e controle ao produto final.
Para o presidente da CLBC, Benevides Amorim, o caminho até a estruturação do laticínio foi longo, mas recompensador. “Morei em São Paulo por 30 anos e sonhava em voltar para Barra do Choça. Eu tinha essa terra e comecei a tirar leite do gado, mas não tinha onde vender. Então nos reunimos com outros produtores e criamos uma associação, que mais tarde se tornou uma cooperativa. Graças ao apoio do Governo da Bahia, conseguimos estruturar o laticínio e hoje estamos funcionando muito bem, com veterinário e diversos funcionários”, celebrou.
Com a reestruturação, a cooperativa passa a processar de 5 a 7 mil litros de leite por dia, ampliando a produção de leite, queijo muçarela, manteiga e bebidas lácteas. O investimento beneficia 21 cooperados e cooperadas da agricultura familiar, fortalecendo sua renda e possibilitando a expansão da produção, que abastece tanto o comércio regional quanto os Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
“Quando o Governo do Estado investe em estrutura, tecnologia e capacitação, investe em gente, dignidade e desenvolvimento. Barra do Choça é um polo importante da produção de leite, e agora os agricultores têm condições ideais para crescer com qualidade e sustentabilidade”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso.
Mais entregas para Barra do Choça
Além da requalificação da unidade de beneficiamento de leite, o município também recebeu outras entregas do Governo do Estado, por meio da SDR, como o galpão de armazenamento de café da Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac) e a instalação de um laboratório de análises químicas e organolépticas, fortalecendo a qualidade e a competitividade do café do Sudoeste baiano.
Também foram entregues equipamentos agrícolas que vão impulsionar o trabalho das associações e cooperativas locais, incluindo uma roçadeira hidráulica, uma grade aradora, 12 caixas de 10 mil litros e 100 caixas de 1 mil litros para uso em atividades de manejo e irrigação.
-
Geralhá 2 diasSanta Inês celebra 101 anos com pacote de obras e investimentos de R$ 11 milhões
-
Serviçoshá 1 diaVagas de emprego na Bahia para esta terça-feira (28)
-
Segurançahá 2 diasCarga irregular de carvão é apreendida pela PM em Salvador
-
Economiahá 1 diaBahia lidera produção de energia eólica no Brasil

