Cultura
Festival do Queijo Artesanal da Bahia encerra com chave de ouro
Último dia do evento movimentou o Mercado do Rio Vermelho com recorde de público e vendas

O primeiro Festival do Queijo Artesanal da Bahia, realizado no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador, chegou ao fim neste sábado (21/09) superando todas as expectativas. Cerca de 12 mil visitantes passaram pelo evento, que bateu recorde de vendas e de público. Foram comercializadas 4,5 toneladas queijos, além de manteiga, iogurte, entre outros produtos lácteos. O festival, que teve a participação de produtores de diversas regiões do estado, confirmou o potencial dos queijos artesanais baianos e se firmou como um marco para a gastronomia da capital baiana.
Os queijos, principais estrelas do evento, esgotaram antes do encerramento, evidenciando a enorme procura e o sucesso das vendas. “Esta edição foi além de tudo o que imaginávamos”, disse Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública do Governo do Estado. “Tivemos um festival com diversidade de produtos e público. Cada queijo artesanal carrega uma história e foi isso que entregamos para Salvador. É um reconhecimento que nos enche de orgulho, e o mais importante: esgotamos todo o estoque de queijos. Isso mostra que a agricultura familiar está cada vez mais forte e consolidada”.
O festival não movimentou apenas a gastronomia. O público presente também pôde aprender mais sobre a qualidade dos queijos artesanais nas palestras e harmonizações promovidas durante o evento. Com uma programação extensa, o encerramento, neste sábado, foi ao som do grupo Fragmentos de Samba, trazendo uma dose extra de animação e celebrando o sucesso do evento, que já projeta sua próxima edição.
“O evento foi extraordinário”, comentou João Campos, proprietário da Queijaria Licurizal e presidente da Associação Queijo Baiano. “As vendas superaram nossas expectativas e estamos deixando o festival realizados. Vendemos o equivalente a um trimestre inteiro de produção. Já saímos ansiosos para a próxima edição, que será ainda maior”.
Jônatas Nogueira, da Cooperativa Regional da Agricultura Familiar Agroecológica do Entorno do Descobrimento (Cafaed), também comemorou o sucesso do festival. “Trouxemos cerca de 400 peças de queijo e vendemos tudo! A procura foi tão grande que mal deu tempo de repor o estoque. O público foi muito receptivo e já estamos pensando na próxima edição.”
Os visitantes também aprovaram o festival. A professora Cristina Nickel, ressaltou que o evento foi maravilhoso. “Muita coisa gostosa! Agora, eu queria ter todo mês. Delícias!” Ela é também consumidora dos produtos da agricultura familiar e cliente do Empório da Agricultura Familiar, também instalado no Mercado do Rio Vermelho.
Quem também deseja outro festival é o comerciante Antônio Carlos. “Eu vi a entrevista na televisão e vim conhecer o Festival do Queijo Artesanal da Bahia! Está muito bom, queria que tivesse toda semana! Eu nem ia comprar nada, mas acabei garantindo queijo lá pra casa”.
Lojistas do Mercado celebram sucesso
Considerado o maior evento da história do Mercado do Rio Vermelho, o festival levou um movimento intenso de visitantes e turistas ao local e beneficiou produtores de queijo e lojistas, que sentiram o impacto positivo. “Estou aqui há 10 anos e nunca vi o mercado tão movimentado”, afirmou Roque Vanderson, gerente do restaurante Catiguria. “Nosso faturamento aumentou muito, e os clientes estavam empolgados com o festival.”
Carlos Anunciação, da Companhia da Cachaça, destacou a organização e divulgação do festival. “Ontem (sexta-feira), eu ia fechar a loja às 18h, mas começaram a chegar clientes e só fechei às 20h30! Foi um evento muito bem-organizado e divulgado, uma experiência maravilhosa para a gente lojista, porque inclusive teve clientes que não conheciam o Mercado do Rio Vermelho e passaram a conhecer por causa do Festival! Parabéns a todos”.
O Festival do Queijo Artesanal da Bahia foi promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), com o apoio das Secretarias Estaduais de Desenvolvimento Econômico (SDE), Turismo (Setur), e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).
Agricultura
Comunidade de Juazeiro comercializa mais de 100 mil ovos por mês
Esse avanço foi impulsionado pela implantação da Unidade Classificadora de Ovos

A comunidade tradicional de fundo de pasto Cacimba do Silva, localizada no município de Juazeiro, tem se destacado na produção e comercialização de ovos caipiras, alcançando a marca de mais de 100 mil ovos vendidos por mês. Esse avanço foi impulsionado pela implantação da Unidade Classificadora de Ovos, fruto de um investimento do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
A unidade, entregue pelo Governo do Estado neste mês de julho, beneficia diretamente 113 famílias agricultoras da região. O empreendimento tem fortalecido a avicultura local, agregando valor à produção e promovendo geração de renda.
“Hoje, nós não vendemos apenas ovos, vendemos uma marca: a Caipira do Silva. Só conseguimos alcançar esse patamar graças ao apoio recebido. Estamos com o entreposto funcionando e as vendas crescendo a cada dia”, destacou Márcio Irivan Passos, presidente da Cooperativa dos Empreendedores Rurais de Cacimba do Silva e Região (Coopercar).
Diariamente, cerca de 3.600 ovos passam pela unidade classificadora, o equivalente a 300 dúzias por dia. A comercialização é realizada tanto na comunidade quanto em localidades vizinhas, além da sede dos municípios de Juazeiro e Curaçá. A cooperativa conta com o Selo de Inspeção Municipal (SIM), o que tem ampliado o alcance e a confiança no produto.
“Esse entreposto melhorou muito nossa rotina e ainda vai melhorar mais. Estamos conquistando novos mercados e fortalecendo a cooperativa com organização e qualidade”, completou Márcio.
Além da infraestrutura, a CAR também investe no fortalecimento da base produtiva e no assessoramento técnico continuado, garantindo suporte às famílias em manejo, alimentação e sanidade das aves.
“O acompanhamento técnico tem sido essencial para melhorar a produtividade e a qualidade dos ovos. O entreposto agrega valor ao produto e contribui diretamente para o aumento da renda das famílias”, explicou José Carlos Neri, técnico em desenvolvimento social da CAR.
A experiência da comunidade de Cacimba do Silva é um exemplo de como investimentos estruturantes, aliados à assistência técnica, promovem o desenvolvimento rural sustentável e valorizam a agricultura familiar baiana.
Agricultura
Agricultura familiar baiana recebe mais de 14 mil máquinas e equipamentos
Ação representa avanço na mecanização rural e inaugura nova fase com uso de telemetria em tratores

Com uma das maiores entregas já realizadas em um único evento, o Governo do Estado da Bahia, em parceria com o Governo Federal, distribuiu mais de 14 mil máquinas e equipamentos agrícolas a agricultores e agricultoras familiares de todas as regiões do estado, durante o lançamento do Plano Safra Bahia 2025/2026, nesta quarta-feira (23), em Salvador. Ação representa avanço na mecanização rural e inaugura nova fase com uso de telemetria em tratores.
A ação é coordenada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com recursos do Governo do Estado e de emendas parlamentares, estaduais e federais.
Um dos destaques da iniciativa é a introdução de tratores equipados com telemetria, tecnologia que permite o monitoramento remoto do desempenho e da operação dos equipamentos, com envio de alertas de manutenção e diagnósticos à distância por até cinco anos. A tecnologia permitirá gestão mais eficiente dos recursos, evitando desperdícios e ampliando a vida útil dos equipamentos. A Bahia é o primeiro estado do Nordeste a adotar esse nível de controle e inovação na mecanização rural.
“Não se trata apenas de entregar máquinas. Estamos viabilizando o acesso à mecanização para quem antes não tinha oportunidade. E agora, com a telemetria, temos uma ferramenta estratégica que nos permite acompanhar a operação, o consumo de combustível, a manutenção e a localização dos equipamentos. É um salto em tecnologia e eficiência que fortalece a agricultura familiar da Bahia”, afirma Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR.
Foram entregues 127 tratores com implementos agrícolas (com telemetria), 13 tanques-pipa, 35 máquinas forrageiras, 8 retroescavadeiras, 4 motoniveladoras, 22 veículos utilitários, 8.774 caixas d’água de 1.000 litros, 4.681 caixas d’água de 500 litros e 1.040 barracas de feira.
Benefícios concretos para quem vive no campo
O investimento tem impacto direto na vida de milhares de famílias agricultoras. Em Retirolândia, Aline Cunha, da Associação Comunitária de Desenvolvimento de Jiboia, celebrou a conquista. “Nossa comunidade sofre com a estiagem, mas tem força na agricultura familiar. Esse equipamento chega como esperança para plantar feijão, milho e tantas outras culturas”.
Tássia Natali Nascimento, da Associação Agrícola de Lagoa 33 e Adjacências, em Ourolândia, reforçou: É um benefício imenso para o nosso povo do Sertão. Esse equipamento vai ajudar muito a nossa comunidade.”
Na comunidade de Pedra Bonita, em São Domingos, Lucineide Teixeira destacou que a chegada de uma forrageira e uma roçadeira vai além da infraestrutura. “Nossos agricultores produzem leite, inclusive de cabra. Esses equipamentos vêm para somar com o trator que já temos. Vai facilitar a vida no campo e melhorar a renda das famílias.”
Novo edital de ATER e protagonismo da agricultura familiar
O Plano Safra Bahia 2025/2026 inclui ainda um novo edital de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) voltado para agroindústrias familiares. Serão mais de R$ 100 milhões em investimentos, beneficiando 16 mil famílias envolvidas em 320 agroindústrias já estruturadas pela CAR.
A ação integra o maior Plano Safra da história do Brasil, lançado recentemente pelo Governo Federal, que destina R$ 89 bilhões à agricultura familiar. A Bahia será contemplada com R$ 4 bilhões, com linhas de crédito diferenciadas para mulheres, jovens e povos tradicionais.
Com quase 600 mil estabelecimentos da agricultura familiar e mais de 2 milhões de pessoas diretamente envolvidas, a Bahia lidera o cenário nacional e reforça sua vocação rural com foco em inovação, sustentabilidade e inclusão produtiva.
“Com a parceria Bahia-Brasil, teremos R$ 4 bilhões para fortalecer a produção de alimentos saudáveis, ampliar o crédito e garantir condições especiais para mulheres, jovens e assentados. É uma agenda de valorização do rural e da vida”, finaliza Jeandro Ribeiro.
Agricultura
SDR impulsiona agricultura familiar com entregas no Sertão do São Francisco
O Governo do Estado conduziu ações estruturantes para fortalecer a produção, ampliar a renda no campo e impulsionar o desenvolvimento regional

Com um pacote robusto de entregas e novos investimentos, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) reforça o compromisso com quem vive da agricultura familiar no Sertão do São Francisco. Em evento realizado em Juazeiro, na última sexta-feira (18), o Governo do Estado conduziu ações estruturantes para fortalecer a produção, ampliar a renda no campo e impulsionar o desenvolvimento regional.
A agenda, que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do secretário da SDR, Osni Cardoso, teve a entrega de nove tratores com implementos agrícolas destinados a oito municípios da região: Juazeiro, Canudos, Curaçá, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Remanso, Senhor do Bonfim e Sobradinho. Além disso, foram entregues 200 novas barracas para feiras livres, essenciais para dinamizar a comercialização de alimentos saudáveis e fortalecer os circuitos locais de abastecimento.
Para Macieira de Oliveira Silva, feirante, receber novas barracas representa um avanço importante para quem vive da agricultura familiar. “Essas barracas são de grande importância. Antes, a gente precisava dividir uma mesa com outros colegas para expor nossos produtos. Agora, cada um tem o seu espaço, com mais dignidade, para mostrar o que produz na sua comunidade. É um privilégio ser contemplada com esse apoio, que contribui muito no nosso dia a dia”, afirmou.
Entre os destaques, concretizou-se a entrega do novo entreposto de ovos da comunidade de Cacimba do Silva, em Juazeiro, que beneficiará diretamente 113 famílias agricultoras. Também foi inaugurada a nova Agroindústria de Frutas da comunidade de Itamotinga, reformada através do Projeto Pró-Semiárido, impactando positivamente 40 produtores e produtoras locais.
A ocasião também foi marcada pela autorização da construção do novo Mercado do Peixe, na sede de Juazeiro, que atenderá cerca de 200 feirantes, e do Mercado Municipal no distrito de Maniçoba, que vai beneficiar outras 100 famílias agricultoras.
“A cada entrega, reafirmamos nosso compromisso com a agricultura familiar como eixo estruturante do desenvolvimento no campo. Essas ações não apenas movimentam a economia rural, mas levam mais dignidade a quem garante alimento na mesa dos baianos e baianas diariamente”, afirmou o secretário Osni Cardoso.
As ações foram realizadas por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à SDR, e fazem parte de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da produção, da comercialização e da infraestrutura rural na Bahia.
-
Turismohá 3 dias
Jubileu do Senhor do Bonfim aquece turismo religioso em Salvador
-
Agriculturahá 2 dias
Comunidade de Juazeiro comercializa mais de 100 mil ovos por mês
-
Serviçoshá 2 dias
Vagas de emprego na Bahia para esta sexta-feira (25)
-
Serviçoshá 2 dias
Simm oferece 203 vagas para esta sexta-feira (25)