Saúde
Vacinação contra covid-19 segue nesta quarta (22)
Confira os pontos de imunização e o público habilitado em Salvador
![Confira a estratégia de vacinação desta terça (4)](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2023/03/18-11-2022-Segundo-Dia-De-Vacinacao-Dos-Imunossuprimidos-Fotos-Otavio-Santos-SECOM-PMS-3.jpg)
A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) segue com a vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira (22).
VACINA BIVALENTE
A aplicação da bivalente para os idosos a partir de 60 anos, imunocomprometidos, quilombolas, pessoas assistidas em instituições de longa permanência com 12 anos ou mais e os respectivos trabalhadores destes Centros de Acolhimento, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, além de pessoas com deficiência permanente.
A ampliação dos grupos prioritários ocorre de forma escalonada, conforme cronograma do Ministério da Saúde, podendo ser antecipada de acordo com a disponibilidade dos imunizantes e da situação epidemiológica. A vacinação dos quilombolas será feita nas Ilhas, conforme planejamento local, e das pessoas institucionalizadas (abrigados e trabalhadores da saúde) será feita nas instituições da qual eles fazem parte.
As pessoas imunocomprometidas que não iniciaram ou não completaram o esquema primário com as três doses indicadas, estão aptas a receber a bivalente desde que respeitando o intervalo mínimo de 2 meses a partir da última dose recebida de qualquer um dos imunizantes (Coronavac, Oxford, Pfizer ou Janssen). Ainda dentro deste público, quem já foi vacinado com três doses poderá receber a bivalente, neste caso, respeitando o intervalo de 4 meses a partir da 3ª dose.
Documentação: Para ter acesso a bivalente, é necessário residir em Salvador e possuir o cartão SUS habilitado para a capital baiana. A consulta pode ser feita no site saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/reimpressao-de-cartao-sus/.
A validação do nome pode ser conferida através do nome na lista da SMS pelo site saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/vacina-reforco-bivalente/ ou, caso a circunstância tenha se estabelecido de forma recente, a pessoa deve se dirigir ao posto de saúde:
Gestantes: Segundo o informe técnico para a gestante não haverá exigência quanto à comprovação da situação gestacional, sendo suficiente que a mulher afirme seu estado de gravidez.
Puérperas: Deverão apresentar documento que comprove o puerpério (certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto)
Trabalhador da saúde: Deverá ser apresentado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde, seja através de crachá, contracheque ou a carteira do conselho ou declaração emitida pelo serviço de saúde de atuação do profissional.
PCD: O indivíduo ou responsável deverá informar ao profissional do ponto de vacinação qual o tipo da deficiência possui.
DEMAIS PÚBLICOS
A estratégia de vacinação contempla ainda as crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias com ou sem comorbidades. O reforço da Pfizer Pediátrica para menores de 5 a 11 anos com/sem comorbidades também estará disponível para quem tiver nome na lista da SMS. A imunização do público infantil será realizada mediante apresentação do documento de identificação da criança e dos pais e/ou responsáveis, carteira de vacinação, cartão SUS e confirmação do nome na lista no site da SMS.
Além disso, a estratégia segue com a aplicação da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª dose para pessoas com 18 anos ou mais, em esquema “LIBEROU GERAL”, para quem não é residente de Salvador ou não tenha iniciado o esquema primário na capital. O único requisito é ter o cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.
O interessado deve apresentar OBRIGATORIAMENTE originais e cópias do cartão de vacina ou carteira nacional de vacinação digital (CONECTSUS atualizado), documento de identificação com foto e comprovante de residência do município do Estado da Bahia.
Os demais grupos que não estão incluídos na estratégia ‘Liberou Geral’ devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde.
A imunização também segue para os indivíduos com 18 anos ou mais vacinados com a Janssen no esquema primário. Nota Técnica nº 177/2022-CGPNI/DEIDT/SVS/MS estabelece que todos os indivíduos que receberam como esquema primário a vacina Janssen (Dose Única), entre 18 e 39 anos, estão orientados a receber um segundo reforço; e todos os indivíduos de 40 anos ou mais, estão orientados a receber um terceiro reforço, igualando o quantitativo total de vacinas referentes aos demais esquemas vacinais contra COVID-19.
Confira os pontos de vacinação:
1ª DOSE DE CRIANÇAS DE 03 E 04 ANOS – CORONAVAC PEDIÁTRICA – COM O NOME NO SITE – 8H ÀS 16H
Incluindo as crianças imunossupressas
Postos fixos: USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca) , USF Nova Sussuarana, USF Curralinho, UBS Sergio Arouca (Paripe), USF Bom Jesus dos Passos, USF Paramana e USF Ilha de Maré.
2ª DOSE DE CRIANÇAS DE 03 E 04 ANOS – CORONAVAC PEDIÁTRICA – COM O NOME NO SITE – 8H ÀS 16H
Incluindo as crianças imunossupressas
Postos fixos: USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca) , USF Curralinho, USF Nova Sussuarana, USF Mussurunga I, UBS Cosme de Farias, UBS Sergio Arouca (Paripe), USF Bom Jesus dos Passos, USF Paramana e USF Ilha de Maré.
1ª e 2ª DOSE DE CRIANÇAS DE 05 A 11 ANOS COM OU SEM COMORBIDADES – PFIZER PEDIÁTRICA – COM O NOME NO SITE – 8H ÀS 16H
USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca) , USF Nova Sussuarana, USF Curralinho, UBS Sergio Arouca (Paripe), USF Bom Jesus dos Passos, USF Paramana e USF Ilha de Maré.
1ª E 2ª DOSE DA PFIZER BABY (6 MESES A 4 ANOS COM OU SEM COMORBIDADES)
Postos fixos: USF Garcia, UBS Manoel Vitorino (Brotas), UBS Virgílio de Carvalho (Bonfim), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Curralinho, USF Nova Sussuarana, USF Cajazeiras IV, UBS José Mariane, UBS Sergio Arouca (Paripe), USF Bom Jesus dos Passos, USF Paramana e USF Ilha de Maré.
REFORÇO DA PFIZER PEDIÁTRICA PARA CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS COM/SEM COMORBIDADES – NOME NA LISTA
USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca) , USF Nova Sussuarana, USF Curralinho, USF João Roma Filho, UBS José Mariane, USF Cajazeiras V, USF Capelinha, UBS Sérgio Arouca, USF Bom Jesus dos Passos, USF Paramana e USF Ilha de Maré.
DOCUMENTOS:
CRIANÇA ACOMPANHADA PELO PAI OU MÃE: Necessário estar com nome no site da SMS e no ato da vacinação apresentar originais e cópias do documento de identificação com foto do pai ou da mãe que estiver presente, original e cópia do documento de identificação da criança, e originais da caderneta de vacina e cartão SUS de Salvador da criança.
CRIANÇA DESACOMPANHADA DO PAI OU DA MÃE: Necessário estar com o nome no site e no ato da vacinação estar acompanhada por outra pessoa maior de 18 anos. Além disso, deverá ser apresentado o Formulário de Vacinação preenchido e assinado pelo genitor da criança (pai ou mãe), cópia do documento de identificação com foto do responsável pela assinatura no documento, mais original e cópia do documento de identificação da criança, além dos originais da caderneta de vacina e do cartão SUS de Salvador da criança. O Formulário de Vacina está disponível para impressão no link: http://www.saude.salvador.ba.gov.br/wp-content/uploads/2022/01/formulario-vacinacao-criancasV6.pdf.
OBSERVAÇÃO: Os casos excepcionais relacionados à falta de apresentação da documentação completa serão tratados individualmente no próprio ato/local da vacinação, como vem ocorrendo desde o início da estratégia.
VACINAÇÃO ADULTO – 1ª, 2ª, 3ª e 4ª DOSES – 8H ÀS 16H (Exceto 2ª dose Coronavac)
A estratégia de 2ª dose nessas unidades será exclusiva para os indivíduos que receberam a 1ª dose dos imunizantes Pfizer e Oxford
DRIVERS: 5º Centro de Saúde (Barris) e Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos) – 8H ÀS 16H
POSTOS FIXOS (8h ÀS 16H): 5º Centro de Saúde (Barris), USF Menino Joel, USF Alto das Pombas, USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), UBS Santa Cruz (das 8h às 14h30), USF Federação, USF Imbuí, USF Curralinho, USF Mário Andréa (Sete Portas), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Vale do Matatu, USF Resgate, USF Calabetão, USF Sussuarana I, USF Nova Sussuarana, USF Cajazeiras X, USF Boca da Mata, USF Yolanda Pires, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras XI, USF Jardim das Mangabeiras, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Terreiro de Jesus, UBS Ministro Alkimin (Massaranduba), USF Joanes Leste, USF Joanes Centro Oeste, USF Alto do Coqueirinho, USF KM 17, UBS Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Parque São Cristóvão, USF Coração de Maria, USF Aristides Maltez, USF Ceasa I e II, USF Jardim Campo Verde, USF Itapuã, USF Jardim das Margaridas, UBS Orlando Imbassahy (Bairro da Paz), USF Vila Verde, USF São Cristóvão, USF Mussurunga I, UBS São Cristóvão, USF Nova Esperança, USF IAPI, USF San Martin I, USF San Martim III, UBS Cecy Andrade (Castelo Branco), USF São Marcos I, USF Nova Brasília, USF Dom Avelar, UBS Vale dos Lagos, USF Pirajá, USF Boa Vista do São Caetano, USF Alto do Peru, USF Recanto da Lagoa II, USF San Martim II, USF Antonio Lazzarotto (Plataforma), USF Alto do Cabrito, UBS Péricles Laranjeiras (Fazenda Grande do Retiro), USF Vista Alegre, USF Alto de Coutos II, USF Plataforma, USF Tubarão, USF Alto do Cruzeiro, USF Nova Constituinte, USF Congo, USF Fazenda Coutos III, UBS Periperi, USF Bom Jesus dos Passos, USF Paramana e USF Ilha de Maré.
PONTO FIXO VOLANTE: Home Center Ferreira Costa (8H às 16H) e Shopping Bela Vista (9H às 16H)
2ª DOSE DA CORONAVAC – 18 ANOS OU MAIS – NOME NA LISTA – 8H ÀS 16H
USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca) , USF Curralinho, USF Nova Sussuarana, USF Mussurunga I, UBS Cosme de Farias e UBS Sérgio Arouca (Paripe).
VACINAÇÃO BIVALENTE – IDOSOS COM 60 ANOS OU MAIS E OS IMUNOCOMPROMETIDOS, TRABALHADORES DA SAÚDE, GESTANTES, PUÉRPERAS, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PERMANENTE E OS IMUNOCOMPROMETIDOS DE 12 ANOS OU MAIS
DRIVERS: – 8H ÀS 16H –
5º Centro de Saúde (Barris), Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos) e Vila Militar (Dendezeiros)
POSTOS FIXOS (8h ÀS 16H): 5º Centro de Saúde (Barris); USF Clementino Fraga, USF Federação, USF Imbuí, USF Pituaçu, USF Mário Andréa (Sete Portas), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Vale do Matatu, USF Fernando Filgueiras, USF Resgate, USF Arraial do Retiro, USF Cajazeiras X, UBS Nelson Piauhy, USF Boca da Mata, USF Cajazeiras V, USF Yolanda Pires, USF Cajazeiras XI, USF Jardim das Mangabeiras, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Terreiro de Jesus, UBS Ministro Alkimin (Massaranduba), UBS Virgílio de Carvalho, UBS Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Itapuã, USF Jardim das Margaridas; UBS São Cristóvão, UBS Orlando Imbassahy, UBS Maria Conceição Imbassahy, USF San Martim III, UBS Cecy Andrade (Castelo Branco), USF São Marcos I, UBS Vale dos Lagos, USF Nova Brasília, USF Boa Vista do São Caetano, USF Antonio Lazzarotto (Plataforma), USF Pirajá, UBS Péricles Laranjeiras, USF Alto do Peru, USF Recanto da Lagoa II, USF Teotônio Vilela II, USF Itacaranha, USF Plataforma, USF Tubarão, UBS Periperi, USF Bom Jesus dos Passos, USF Paramana e USF Ilha de Maré.
PONTOS FIXO VOLANTE: Atacadão Atakarejo (Cajazeiras – 09H ÀS 16H), Atakadão Atakarejo (São Caetano – 9H ÀS 16H);Home Center Ferreira Costa (8h às 16h), Estação Mussurunga | Medmóvel – 8h às 16h, Shopping Bela Vista Shopping da Bahia e Shopping Barra (9h às 16h).
CONFIRA OS APRAZAMENTOS:
2ª DOSE DA PFIZER BABY (6 MESES A 4 ANOS COM OU SEM COMORBIDADES) – que tomaram a primeira dose até o dia 21/02/2023 – Nome na lista
2ª DOSE JANSSEN – para quem tomou a primeira dose/dose única da Janssen até a data de 21/01/2023 – Com nome no site
2ª DOSE OXFORD – aprazados até 18/04/2023 – Com nome no site
2ª DOSE PFIZER – 12 ANOS OU MAIS – aprazados até 18/04/2023 – Liberou Geral
2ª DOSE DE GESTANTES E PUÉRPERAS – aprazados até 18/04/2023 – Com nome no site
RFORÇO DA PFIZER PEDIÁTRICA PARA CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS COM OU SEM COMORBIDADES – que tomaram a segunda dose até o dia 22/10/2022 – Nome na lista
3ª DOSE 12 A 17 ANOS – que tomaram a segunda dose até o dia 22/11/2022 – Com nome no site
3ª DOSE 18 ANOS OU MAIS – que tomaram a segunda dose até o dia 23/11/2022 – Liberou Geral
3ª DOSE IMUNOSSUPRIMIDOS com 12 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 24/01/2023 – PFIZER Bivalente – com nome no Site
3ª DOSE GESTANTE E PUÉRPERA – que tomaram a 2ª dose até o dia 22/10/2022 – Com nome no site
3ª DOSE (2º REFORÇO) – pessoas entre 18 e 39 anos que fizeram esquema primário com JANSSEN até 22/11/2022 – Com nome no site
4ª DOSE (3º REFORÇO) – pessoas com 40 anos ou mais que fizeram o esquema primário com JANSSEN até 22/11/2022 – Com nome no site
4ª DOSE – PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS – que tomaram a 3ª dose até o dia 22/11/2022 – Liberou Geral
REFORÇO PFIZER BIVALENTE 60 ANOS OU MAIS, TRABALHADORES DA SAÚDE, GESTANTES, PUÉRPERAS, E PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PERMANENTE – que tomaram a 4ª dose até o dia 22/11/2022 – Com nome na lista.
Saúde
Hospital Ana Nery amplia atendimento com novos leitos de UTI
A unidade é um dos principais centros de referência em cardiologia, nefrologia e transplantes no Nordeste
![A partir desta quarta-feira (12), os pacientes atendidos no Hospital Ana Nery, um dos principais centros de referência em cardiologia,](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/02/AnyConv.com__Hospital-Ana-Nery-Foto-Leonardo-Rattes-Saude-GovBA-3.webp)
A partir desta quarta-feira (12), os pacientes atendidos no Hospital Ana Nery, um dos principais centros de referência em cardiologia, nefrologia e transplantes do Nordeste, contarão com 10 novos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) especializados em cuidados cardiovasculares. A ampliação da unidade, que deve chegar a 244 leitos, sendo que 60 UTIs, e também é referência em procedimentos de alta complexidade, como transplantes de rim e coração, foi inaugurada pelo governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado pela secretária de Saúde, Roberta Santana, e outras autoridades.
“Agora, com esses novos leitos que chegaram, eu fico até emocionada em ver como as coisas estão mudando. Antes, tinha que esperar muito tempo, não tinha a mesma estrutura, e muitas vezes as pessoas que precisavam de cuidados mais intensivos não conseguiam nem ter a chance de um tratamento melhor. Agora, com esses novos leitos, a gente sente um pouco mais de esperança, sabe? Parece que a saúde aqui no interior está sendo mais valorizada. Espero que cada vez mais pessoas possam ser atendidas com mais dignidade, como merecem”, pontuou a dona de casa, Aurenita Silva, moradora do município Monte Santo.
Localizado no bairro da Caixa D’Água, em Salvador, com investimento de mais de R$ 3 milhões entre obras e equipamentos, de acordo com a secretária de saúde, Roberta Santana, “são 60 leitos de UTI numa grande e importante unidade de referência para o país, para o Brasil, um reforço importante para a demanda da regulação. Importante também para a expansão na rede em Salvador, mas sobretudo para a região, porque é uma unidade que não só atende Salvador e a região metropolitana, mas todo o estado”, completa.
“Um reforço dos nossos esforços em investimentos na área de saúde aqui na Bahia. Temos muitos leitos de hospitais particulares que a gente agrega esses leitos ou serviços na rede, para que a gente possa dar vazão à demanda e atender melhor à demanda da população. Esta entrega é um marco da continuidade das ações que estamos realizando na Bahia neste ano. Em abril, retornaremos para entregar mais uma etapa dessa importante ampliação”, ressaltou o governador Jerônimo Rodrigues.
O Hospital Ana Nery é um dos principais centros de referência em cardiologia, nefrologia e transplantes no Nordeste, realizando procedimentos de alta complexidade, como cateterismo, angioplastia, arteriografia e arritmologia, além de transplantes de rim e coração. A unidade atende pacientes de toda a Bahia e, com a nova ampliação, poderá absorver ainda mais casos que necessitam de atendimento intensivo. De acordo com o diretor-geral do Ana Nery, Luiz Carlos Passos, “a partir de hoje a gente aumenta muito a capacidade de receber pacientes para os procedimentos que eles precisam ser realizados. Felizmente, os procedimentos que nós realizamos têm um tempo de internação relativamente curto, dois dias para a hemodinâmica, cinco dias para a cirurgia cardíaca. Então, os procedimentos são fundamentais para aumentar a capacidade instalada que nós temos. Aliás, a gente está sempre atendendo e fazendo a regulação do Estado”, ressalta.
Além dos novos leitos, o Hospital Ana Nery está em fase final de requalificação da hemodinâmica, que deve ser concluída em abril de 2025, ampliando ainda mais a capacidade de diagnóstico e tratamento cardiovascular. Para isso, foram investidos mais de R$ 1,2 milhão em obras, o que reforça ainda mais o compromisso do hospital em oferecer uma infraestrutura moderna e eficiente para o cuidado da saúde da população.
Balanço na saúde
O Governo do Estado tem se destacado no setor da saúde com investimentos expressivos, totalizando R$ 22,9 bilhões, entre 2023 e 2025, destinados à construção de novas unidades de saúde, como os oito novos hospitais nos municípios de Jaguaquara, Itaberaba, Jacobina, Salvador e Teixeira de Freitas, além da inauguração de um Centro de Parto Normal (CPN) na Maternidade Albert Sabin, em Salvador.
A capital baiana também foi palco de importantes inaugurações, como o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, entregue em março de 2024, com um investimento de R$ 1,5 bilhão. Outra grande obra foi a ampliação e reforma do Hospital da Mulher, também entregue em 2024, com um investimento de R$ 53,8 milhões. Além disso, Salvador ganhou o Hospital Estadual Mont Serrat, o primeiro hospital público de cuidados paliativos no Brasil, inaugurado no início desse ano e um investimento de R$ 66 milhões.
No interior do estado, o investimento também é significativo. Em Teixeira de Freitas, foi inaugurado o Hospital Costa das Baleias em 10 de maio de 2024, com um aporte de R$ 193,3 milhões. Em Juazeiro, a ampliação e reforma do Hospital Regional foi concluída no ano passado, com R$ 70,7 milhões destinados à obra. A cidade de Valença teve no início desse ano a autorização da licitação para a construção do Hospital e Maternidade Costa do Dendê, um investimento estimado em R$ 181,2 milhões, sendo R$ 60 milhões provenientes do Governo Federal (Novo PAC) e R$ 121,2 milhões do Governo Estadual.
Em Camaçari, foi assinada em 2024 a ordem de serviço para a construção da Policlínica Regional de Saúde, com um investimento de R$ 24,4 milhões, sendo R$ 7,4 milhões do estado e R$ 17 milhões do PAC III federal. Além disso, o estado tem investido na melhoria da infraestrutura de ambulâncias, com um total de 514 ambulâncias, somando R$ 134 milhões, e atendendo 317 municípios com 467 entregas para 25 unidades de saúde e 08 entidades. Foram adquiridas também 44 vans TFD (Tratamento Fora de Domicílio), com investimento de R$ 11,8 milhões.
As policlínicas também têm sido prioridade, com um investimento aproximado de R$ 1,3 bilhão nas unidades já inauguradas. Atualmente, 26 policlínicas regionais de saúde estão em funcionamento, contemplando todas as 28 regiões de saúde e atendendo 11.3 milhões de habitantes em 411 municípios.
Saúde
Banho de ofurô leva conforto e cuidado humanizado para bebês
O ambiente acolhedor na Maternidade Frei Justo Venture, em Seabra, tem feito a diferença no desenvolvimento dos pequenos
![Uma dessas iniciativas é o banho de ofurô, que reproduz as condições de conforto do útero materno. Com água aquecida e um](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/02/AnyConv.com__Divulgacao-5.webp)
A unidade, vinculada à Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) e gerida pela Fundação Fabamed, investe em práticas alternativas para promover o bem-estar dos pequenos. Uma dessas iniciativas é o banho de ofurô, que reproduz as condições de conforto do útero materno. Com água aquecida e um ambiente controlado, o banho ajuda a acalmar os bebês, aliviando tensões e promovendo relaxamento.
Envolto em água morninha, o pequeno Ravi relaxa profundamente até pegar no sono. Prematuro, o bebê nasceu com apenas 30 semanas, mas o ambiente acolhedor e os cuidados humanizados da Maternidade Frei Justo Venture, em Seabra, têm feito a diferença em seu desenvolvimento.
Apesar de simples, de acordo com a coordenadora assistencial da unidade, Bianca Ariani, o banho de ofurô traz inúmeros benefícios aos recém-nascidos por meio do relaxamento. “Já é comprovado que esse relaxamento melhora, consideravelmente, a circulação periférica do bebê, provendo maior suprimento sanguíneo aos músculos e, consequentemente, reduzindo a produção de cortisol. O banho de ofurô, símbolo dessa abordagem afetuosa, reflete a busca constante por uma assistência que vai além dos protocolos clínicos”, explica.
Com 35 leitos distribuídos entre áreas obstétricas, de gestação de alto risco e unidades de cuidados intensivos neonatais — tanto convencionais quanto do tipo canguru —, a Frei Justo Venture se destaca pelo acolhimento e cuidado integral às mães e bebês. A estrutura oferece também serviços de urgência e emergência, além de exames como ultrassonografias obstétricas e com doppler, eletrocardiogramas e cardiotocografias, sendo referência para pacientes de Seabra e de cidades vizinhas, como Abaíra, Boninal, Iraquara, Lençóis e Mucugê.
Saúde
Sesab discute avanços no Pacto Bahia pela Saúde
O encontro reuniu representantes de diversas instituições para discutir o fortalecimento e regionalização da assistência médica no estado
![Os avanços do Pacto Bahia pela Saúde foram debatidos nesta segunda-feira (10), durante uma reunião no Centro de Operações](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Mayara-Fernandes-SJDH-3-900x600-1.webp)
Os avanços do Pacto Bahia pela Saúde foram debatidos nesta segunda-feira (10), durante uma reunião no Centro de Operações e Inteligência (COI), em Salvador. O encontro foi conduzido pela secretária da Saúde (Sesab), Roberta Santana, e reuniu representantes de diversas instituições para discutir estratégias de fortalecimento e regionalização da assistência médica no estado, garantindo um atendimento mais eficiente à população.
“Estamos fortalecendo um modelo de assistência descentralizado, ampliando o acesso à saúde com mais agilidade e qualidade. Na primeira reunião de desdobramento, definimos que o Comitê Técnico apresentará, ainda em março, os projetos e o plano de ação ao governador. Saio satisfeita, pois já temos iniciativas promissoras para melhorar os indicadores de saúde da Bahia.”, afirmou Roberta Santana. A reunião contou também com representantes do Ministério da Saúde, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Tribunal de Contas, Assembleia Legislativa, Procuradoria Geral do Estado e secretarias estaduais.
Infraestrutura
Foram debatidos a ampliação da infraestrutura hospitalar, a otimização da regulação de atendimentos e a distribuição dos investimentos. Um dos destaques foi o repasse de R$ 200 milhões do Governo Federal, previsto pela Portaria GM/MS nº 6.594, para reforçar as ações de Média e Alta Complexidade.
A Bahia está estruturada em nove macrorregiões e 28 regiões de saúde, com uma rede estadual que inclui 52 hospitais, 26 policlínicas regionais, 16 centros de reabilitação e 304 serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). O planejamento prevê a expansão dos serviços especializados.
Desafios
A promotora de Justiça Rocío Garcia, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde do Ministério Público, destacou: “O Ministério Público vê essa iniciativa como fundamental para a melhoria do atendimento à população. Nosso papel será garantir que os compromissos assumidos sejam cumpridos e que a gestão da saúde pública avance com transparência e eficiência.”
O desembargador Mário Albiani Alves Júnior, coordenador do Comitê Estadual do Fórum Nacional de Saúde do Conselho Nacional de Justiça (TJ-BA), destacou a importância do debate sobre o pacto para garantir melhorias no acesso da população aos serviços de saúde: “Discutir e aprimorar esse modelo é essencial para que o sistema funcione de forma mais eficiente, assegurando que os cidadãos tenham atendimento ágil e justo, sem a necessidade de recorrer à Justiça.”
Compromissos
Entre os compromissos estabelecidos pelo Pacto Bahia pela Saúde, estão ações prioritárias para o primeiro semestre de 2025, que incluem: aumentar a eficiência da regulação da rede de urgência e emergência, ampliar e qualificar a atenção primária à saúde, e reduzir a mortalidade materna, infantil e neonatal. Já para o segundo semestre de 2025, os compromissos incluem ampliar a rede de atenção a pessoas com deficiência e autismo, além de expandir a rede de assistência psicossocial.