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Cidade

Tarifa do ônibus sobe para R$4,90 a partir de sábado (4)

Um dos problemas que levaram ao aumento do custo do sistema foi a escalada do preço do diesel

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Os soteropolitanos passarão a contar com mais um aplicativo para auxiliar na mobilidade urbana: o Moovit, um planejador de viagens presente em 112 países do mundo, que oferece aos usuários da capital baiana informações sobre o transporte público em tempo real, com o objetivo de oferecer ainda mais facilidade para quem utiliza o sistema de transporte em Salvador.
Foto: Semob

A tarifa do transporte público coletivo por ônibus de Salvador será reajustada a partir deste sábado (4). A passagem passará a custar R$4,90 na capital baiana, reajuste menor do que a inflação dos últimos 12 meses. Diante deste cenário, a Prefeitura da capital baiana investiu quase R$400 milhões nos últimos dois anos para garantir a prestação do serviço para a população.

Um dos problemas que levaram ao aumento do custo do sistema foi a escalada do preço do diesel, principal insumo do transporte coletivo. Em decorrência da política nacional de combustíveis, que faz a paridade do preço interno ao externo e, mais recentemente, da invasão da Ucrânia, que fez o petróleo disparar no mercado internacional, o preço do óleo diesel vendido na Bahia subiu 121,69% em dois anos.

O preço-médio do diesel vendido no Brasil saltou de R$3,37 em abril de 2020 para R$7,66 no mesmo mês deste ano. Como efeito disso, o peso do combustível sobre o custo total do transporte público em Salvador também saltou no período. Antes, o diesel correspondia a 18,56% do custo total para as empresas; agora, chega a 28,53%. Isso representa um aumento de 54% na despesa do sistema com o combustível.

Outro fator foi a perda de passageiros do transporte coletivo de Salvador. Se comparado com o período pré-pandemia, em 2019, o sistema perdeu mais de um quarto dos seus usuários. São 5,57 milhões de pessoas a menos por ano, uma redução de 27,84% do público. Para o sistema, isso significou uma queda de arrecadação da ordem de R$24,5 milhões a cada mês.

Ainda há o ponto da data-base do reajuste dos salários dos rodoviários, que é em maio. A aplicação da inflação acumulada no período, de 12,13% segundo o IPCA, acarretará um aumento de custos com pessoal de R$4,1 milhões por mês.

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Demais fatores

Ainda na questão financeira, o prefeito Bruno Reis ressaltou o desequilíbrio na integração com o metrô, que fica com 61% do valor da tarifa, enquanto os ônibus recebem 39%. Ele explicou que 95% dos usuários do metrô chegam ao sistema a partir dos ônibus. Segundo ele, a divisão é injusta. “O metrô tem isenção de todos os impostos municipais e estaduais, não tem cobrador, não tem motorista, não tem pneu, não tem combustível. Portanto, a operação é muito mais barata, e fica com 61% da tarifa. Isso contribuiu muito para o desequilíbrio do sistema”, salientou.

Bruno Reis disse também que o diesel da Bahia é o mais caro do Brasil. O estado registrou o maior aumento do país no preço do combustível em maio no comparativo com o mês de abril, segundo o último levantamento do Índice de Preços Ticket Log (IPTL). Ele pontuou que, pelo contrato de concessão, a tarifa deveria ser de R$5,30. Contudo, o prefeito ressaltou que a prefeitura vai assumir a diferença de R$0,40 para que a tarifa fique em R$4,90.

O prefeito salientou a necessidade de subsídio federal no transporte público, como ocorre em todos os lugares do mundo, e pontuou que a situação crítica do sistema é uma realidade em todo o país. Ele ainda ressaltou todos os esforços feitos pela prefeitura para que não houvesse reajuste e para evitar que o sistema entrasse em colapso.

“Nós, prefeitos, não temos condições de assumir essa conta. O que é que está correndo ao longo dos anos? Os municípios ganharam mais atribuições, mais responsabilidades e a arrecadação, que antes ficava 60% com os municípios e estados e 40% com a União, teve a lógica invertida. Hoje os municípios e estados ficam com 40% e a União com 60%. Efetivamente, não dá para assumir a conta do transporte público, tendo tantos outros compromissos na cidade, em todas as áreas”, declarou.

Ações da Prefeitura

Com um custo global maior e menos passageiros, a Prefeitura de Salvador buscou realizar, nos últimos dois anos, uma série de ações para garantir o funcionamento do sistema de transporte coletivo diante do cenário de dificuldades. A gestão municipal realizou a isenção do ISS (Imposto Sobre Serviços) e do TRCF (Taxa de Regulação, Controle e Fiscalização), a fim de desonerar o sistema. Com a medida, o município abriu mão de uma receita de mais de R$90 milhões.

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Além disso, abriu mão da outorga onerosa, ou seja, dos valores que o município recebe nos contratos de concessão do transporte coletivo, um valor de quase R$17 milhões. Em abril de 2020, na fase mais aguda da pandemia da Covid-19, a gestão municipal ainda adquiriu passagens de forma antecipada ao custo de R$5 milhões para utilizar em programas sociais da Prefeitura, como o Mãe Salvador.

Ao todo, considerando também o custo da operação direta da empresa CSN, que encerrou as atividades em 2021, o valor investido nos dois últimos anos pela Prefeitura no transporte público foi de quase R$400 milhões. O fim da operação da CSN foi uma consequência direta do aumento nos custos, especialmente com o preço do diesel.

Esse conjunto de medidas garantiu o funcionamento do sistema e evitou que houvesse um colapso no transporte coletivo da capital. A Prefeitura garantiu ainda a renovação da frota, com a chegada de novos ônibus com ar condicionado. Somente em 2021, o município adquiriu 169 novos veículos climatizados para modernizar a frota. Estão confirmados mais 169 novos ônibus com ar condicionado para 2022, além dos novos veículos para o BRT, que entrará em operação ainda este ano.

Auxílios estadual e federal

Apesar do esforço municipal, o prefeito Bruno Reis salientou em março deste ano que, se não houvesse auxílio também dos governos estadual e federal, um reajuste seria inevitável. Pesa contra, sobretudo, a não desoneração do ICMS sobre o diesel do transporte público por parte do Governo do Estado. A medida já foi adotada por estados como Amapá, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará para socorrer seus sistemas.

Na Bahia, a arrecadação do ICMS sobre o óleo diesel no ano passado, por conta da escalada de preços, aumentou 38,67%, quatro vezes mais do que a inflação em 2021. O valor da arrecadação cresceu quase R$2 bilhões em 2021.

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Além disso, mesmo diante da reivindicação dos municípios, não houve a aprovação, por parte do Congresso Nacional, do Projeto de Lei que subsidia, por três anos, ao custo de R$5 bilhões, a gratuidade dos idosos que usam o transporte público coletivo. A medida é considerada fundamental para socorrer o sistema, que enfrenta dificuldades financeiras em todo o país. O projeto que trata do subsídio está em discussão na Câmara dos Deputados.

Em todo o país, diversas capitais enfrentam dificuldades no sistema de transporte coletivo, inclusive com greves de rodoviários já anunciadas recentemente em algumas destas cidades. O assunto, inclusive, é uma das principais pautas da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), que tem reivindicado o subsídio federal para os municípios.

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Limpurb leva conscientização ambiental à Praia da Paciência na sexta (14)

O bairro do Rio Vermelho receberá mais uma edição do projeto “A Onda é Preservar, Praia Boa é Praia Limpa”

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Praia da Paciência, no Rio Vermelho, receberá mais uma edição do projeto "A Onda é Preservar, Praia Boa é Praia Limpa". A iniciativa é promovida pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb)
Foto: Otávio Santos/Secom PMS

Na próxima sexta-feira (14), a partir das 9h, a Praia da Paciência, no Rio Vermelho, receberá mais uma edição do projeto “A Onda é Preservar, Praia Boa é Praia Limpa”. A iniciativa é promovida pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) em parceria com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis).

A ação terá como parceiros o Conselho Comunitário Social e de Segurança Rio Vermelho e Ondina, o Núcleo Integrado de Estudos em Zoologia (Niez) da Universidade Católica de Salvador (UCSal) e o Frescobol – Arena Paciência. O objetivo é conscientizar banhistas e permissionários sobre a importância da adoção de práticas sustentáveis para a preservação das praias.

Desde o início do verão, a Limpurb tem realizado um trabalho intensivo de sensibilização em 12 praias da capital baiana, dentre elas a do Farol da Barra, de Ondina, do Flamengo, da Boa Viagem e de Tubarão. Além das ações educativas, a Limpurb também tem investido na instalação e reposição de kits de praia ao longo da orla. Esses kits facilitam o descarte adequado de resíduos, contribuindo diretamente para a manutenção da limpeza das praias.

“Estamos desde o início do verão realizando esse trabalho de conscientização justamente para sensibilizar as pessoas a manterem as praias limpas. Além disso, também reforçamos a infraestrutura para garantir que os resíduos sejam descartados corretamente”, destaca o presidente da Limpurb, Carlos Augusto Gomes.

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Primeira motofaixa de Salvador começa a operar na Av. Bonocô 

O espaço destinado à circulação de motociclistas foi implantado nos dois sentidos da avenida nesta segunda (10)

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A partir desta segunda-feira (10), a primeira motofaixa da capital baiana estará em operação. O espaço destinado à circulação de
Foto: Divulgação/ Transalvador 

A partir desta segunda-feira (10), a primeira motofaixa da capital baiana estará em operação. O espaço destinado à circulação de motociclistas foi implantado nos dois sentidos da Av. Mário Leal Ferreira (Av. Bonocô). Salvador é a terceira capital do país a ser autorizada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) a implementar a estratégia viária. 

A motofaixa foi desenhada entre as faixas 1 e 2, a partir do canteiro central, de cada sentido da Bonocô. O espaço foi demarcado com linhas tracejadas nas cores azul e branco. Com isso, os motociclistas poderão transitar com mais disciplina e segurança, sem alterar a dinâmica já existente na via. Apesar da inclusão da motofaixa, cada sentido da avenida continuará tendo quatro faixas para circulação de veículos. 

Por determinação da Senatran, para a instalação da motofaixa, a velocidade máxima na Bonocô passará a ser 60 km/h. Porém, nos primeiros trinta dias, a fiscalização será em fase de testes para os condutores se habituarem ao novo limite. Mesmo com espaço segregado, os motociclistas têm de respeitar a velocidade da via.  

“Essa iniciativa inovadora é resultado de muito trabalho, pesquisas e estudos técnicos da Transalvador. Vamos analisar o comportamento do tráfego e mandar relatórios periódicos para a Senatran. Após a consolidação dos dados, nosso intuito é expandir essa iniciativa para outras avenidas”, explica Decio Martins, superintendente de Trânsito de Salvador.  

A motofaixa se alia a outras iniciativas da Prefeitura de Salvador, por meio da Transalvador, para conscientizar os motociclistas e para coibir a ocorrência de sinistros com esses condutores. Nos últimos anos, a autarquia municipal tem intensificado ações educativas, com distribuição de materiais educativos e rodas de conversas. Também houve a intensificação da fiscalização, seja presencial ou por meio de videomonitoramento, que impede que condutores conduzam motos de maneira irregular. Houve, ainda, investimentos em redesenho viário, com implantação de estruturas que impeçam a conversão irregular (“roubadinhas”), por exemplo. 

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Sinistros 

Nos dois primeiros meses de 2025, a Transalvador registrou 464 sinistros envolvendo motos, que resultaram em 11 pessoas mortas. No mesmo período do ano passado, foram contabilizados 467 acidentes, com 18 vítimas fatais. Em todo o ano de 2024, esses números chegaram a 3.063 sinistros envolvendo motos, com 84 mortos. Se comparado com o total de mortes no trânsito em 2024 (142 mortes), 59% foram de sinistros envolvendo motos.  

Na série histórica apresentada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o ano de 2024 foi o que apresentou a maior da quantidade de motos emplacadas na capital baiana, com 16.851 unidades. No acumulado dos últimos cinco anos, a frota em Salvador passou de 160.661, em 2020, para 216.338 motos emplacadas até o momento. O que representa um aumento de quase 35% nesse tipo de meio de transporte, não sendo contabilizadas as motos de outros municípios que circulam pela cidade. 

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Tráfego será modificado em Paripe a partir deste sábado (8) 

As equipes da Semob estarão na região para orientar motoristas e usuários sobre as alterações

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A previsão é que as intervenções tenham duração de uma semana, e o trecho ficará completamente interditado para o tráfego neste período. 
Foto: Ascom/Semob 

Em razão de uma obra da Embasa que será realizada em Paripe, entre as ruas Almirante Tamandaré, Dr. Eduardo Dotto e Avenida São Luís, as linhas de ônibus que atendem a localidade terão os itinerários modificados a partir deste sábado (8). A previsão é que as intervenções tenham duração de uma semana, e o trecho ficará completamente interditado para o tráfego neste período. 

As linhas 1708 – Terminal Águas Claras x Lagoa da Paixão, 1603 – Base Naval x Hospital do Subúrbio, 1607 – Paripe x Barra, 1608 – Paripe x Ribeira, 1625 – Paripe x Aeroporto (via Cajazeiras) e 1671 – Paripe x Iguatemi serão diretamente afetadas pelas intervenções. As linhas que têm destino ou base operacional em Paripe ou Tubarão deverão acessar a Avenida São Luís, Rua 2 de Julho de Paripe, Rua da Independência, e Rua Iriguaçu – sentido Paripe -, ou Rua Dr. Eduardo Dotto – sentido Tubarão. 

As demais linhas deverão realizar o retorno na Rotatória de Paripe, enquanto as linhas que iniciam na frente do Centro de Abastecimento deverão iniciar as viagens na Rotatória. 

As equipes da Semob e prepostos da concessionária estarão na região para orientar motoristas e usuários sobre as alterações. Após a conclusão da obra, o itinerário regular das linhas será retomado normalmente. 

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