Sao João 2024
Turismo na Bahia aquece com antecipação das festas juninas
As festas antecipadas movimentam três zonas turísticas e tem impacto positivo na economia regional
![O clima do São João invadiu três zonas turísticas da Bahia, na última semana, em eventos realizados com o apoio da Secretaria de Turismo](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2024/06/Sao-Joao-antecipado-aquece-o-turismo-em-diferentes-regioes-da-Bahia-Foto-Divulgacao.webp)
O clima do São João invadiu três zonas turísticas da Bahia, na última semana, em eventos realizados com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), para movimentar a economia regional.
No distrito de Itaitu, em Jacobina, na Chapada Diamantina, o Encontro dos Sanfoneiros reuniu cerca de duas mil pessoas. No destino procurado para o ecoturismo, está localizada a cachoeira Véu de Noiva, com mais de 60 metros de altura e muito utilizada para a prática de rapel.
Em Camaçari, na Costa dos Coqueiros, o Forró Universitário animou o Clube Social, atraindo 10 mil camaçarienses e moradores de cidades vizinhas, que curtiram shows das bandas Flor de Maracujá e Tio Barnabé, entre outras atrações. A entrada foi com a doação de alimentos, que serão enviados para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Já em Salvador, na região da Baía de Todos-os-Santos, houve o Arraiá da Periferia, na Praça da Revolução, em Periperi, no Subúrbio Ferroviário, com muito forró e feira de comidas e bebidas típicas. Mais de 500 pessoas participaram da festa junina.
Turismo esportivo e de negócios – No mesmo período, a Setur-BA apoiou, também, competições esportivas e eventos de negócios, que movimentaram três zonas turísticas. Em Igatu (Chapada Diamantina), a Corrida de Montanha atraiu 300 atletas de diversas idades, que fizeram percursos por belas paisagens, como a Cachoeira da Rosinha e a Estrada Real.
Em Salvador (Baía de Todos-os-Santos), o 17º Campeonato Norte e Nordeste de Basquete Master teve a participação de 750 atletas, que disputaram as provas nas quadras da Associação Atlética da Bahia e do Colégio Salesiano. Ainda na capital, o Encontro Mundial de Fibras Naturais reuniu profissionais do Brasil, Alemanha, China, Filipinas, Holanda, Quênia e Reino Unido, na Federação das Indústrias da Bahia (Fieb); e, no Centro de Convenções, a 5ª Conferência Distrital do Rotary International registrou participantes da Bahia, Alagoas e Sergipe.
Fechando a relação, Paulo Afonso (Vale e Cânions do São Francisco) sediou a 3ª Feira de Artesanato e Empreendedorismo Feminino, com exposição de peças produzidas por mulheres da região e atrações musicais. Centenas de pessoas prestigiaram o evento.
Sao João 2024
Flávio José encanta e anima multidão no Parque
A apresentação do artista atraiu baianos e turistas ao palco principal na noite desta segunda (1º)
![artistas consagrados e muito esperados pelo público, incluiu a apresentação de Flávio José. O cantor, compositor e sanfoneiro](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2024/07/flavio.webp)
Os festejos de São Pedro foram abertos na noite desta segunda-feira (1º), no Parque de Exposições de Salvador, com shows gratuitos que animaram a multidão. A programação, que traz artistas consagrados e muito esperados pelo público, incluiu a apresentação de Flávio José. O cantor, compositor e sanfoneiro fez a folia junina tomar conta do palco principal da festa. Considerado o ‘Rei do Xote’, ele apresentou sucessos de repertório como ‘Natureza das Coisas’, ‘Espumas ao Vento’, ‘Caboclo Sonhador’ e ‘Caia Por Cima de Mim’.
Para o ‘Rei do Xote’, a entrada, sendo franca, dá muita oportunidade para pessoas que não teriam como pagar assistirem aos artistas. O cantor e intérprete de músicas tradicionais do forró pé-de-serra nordestino destacou, ainda, que o público teve acesso a 90% dos sucessos da sua carreira. “O apoio do Governo do Estado é fundamental e é de maior importância, principalmente quando protege a cultura e dá total apoio aos artistas da terra”, disse.
O show de Flávio José contou, também, com diversas músicas que são consagradas em sua voz e fazem parte do simbolismo do forró nordestino, como ‘Filho do Dono’, ‘Meu Cenário’ e ‘Tareco e Mariola’. Flávio José tem 72 anos e iniciou a carreira como cantor aos 5 anos de idade, tendo como principais influências Luiz Gonzaga e Dominguinhos.
A funcionária pública Nadjara Sena, 45, afirmou que o show de Flávio José é ótimo: “é a cara do São João. Gosto muito dele e de todas as músicas. É maravilhoso poder ver, de perto, artistas de peso e os melhores do Brasil. Estou aqui com a família e é tudo muito tranquilo, bem policiado e com boa estrutura”.
Carlos Henrique Silva, 42, também funcionário público, contou que as atrações são ‘top’. “É show de bola e venho sempre aqui, porque é sem violência. Acompanho já há muito tempo o trabalho de Flávio José e, além de divertir, esse São João no Parque é uma oportunidade para quem não pode pagar para curtir as festas juninas”, ressaltou.
A programação, que tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), segue até terça-feira, dia 2 de julho, feriado da Independência da Bahia.
Sao João 2024
Silvanno Salles contagia a terceira noite de festejos de São Pedro
O ‘cantor apaixonado’ embalou o público que veio curtir o melhor do arrocha e sofrência neste domingo (30)
![Terceira atração do palco principal da festa que celebra São Pedro no Parque de Exposições, desde a sexta-feira (28), Silvanno Salles](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2024/07/SilvanoSales.webp)
Terceira atração do palco principal da festa que celebra São Pedro no Parque de Exposições, desde a sexta-feira (28), Silvanno Salles cantou para um grande público que veio curtir um pouco do melhor do arrocha e sofrência neste domingo (30). Assim como o tema do São João da Bahia de 2024, o cantor se consagra, mundialmente, com esse estilo que tem a cara do povo baiano. Recentemente, ele teve uma de suas músicas divulgada no Instagram em uma postagem do ator norte-americano Will Smith, o que conferiu ao artista uma grande visibilidade.
Quando perguntado sobre como se sente em fazer parte de uma grade tão diversa, Silvanno respondeu: “para mim, é uma grande honra participar de um dos maiores e melhores eventos, que é o São João da Bahia. E, com esse apoio maravilhoso do Governo do Estado, é algo que me deixa realmente muito feliz. Preparei um show bem eclético, com muito arrocha, muita sofrência, mas o público vai poder curtir forró, piseiro, lambada… tenho certeza de que vão adorar”.
Já sobre o título de ‘maior do mundo’, o cantor apaixonado não só concordou, como foi além: “ah, com certeza! É o melhor São João do Planeta!”.
Os festejos de São Pedro no Parque de Exposições vão até a próxima terça-feira, feriado de 2 de julho, e recebe, ainda, grandes artistas, como Mary Fernandez, Jonas Esticado, Vitor Fernandes, Léo Santana e Pablo. A entrada é gratuita, mas você pode contribuir para o Programa Bahia Sem Fome, com 1 kg de alimento.
Sao João 2024
Irará realiza São Pedro especial em Catete e em Bento Simões
Após grande festa de São João a cidade está com toda animação para celebrar o outro Santo Junino
![O São João de Irará em 2024 superou todas a expectativas e foi um sucesso. Agora é hora de curtir o São Pedro no povoado](https://bahiapravoce.com.br/wp-content/uploads/2024/06/AnyConv.com__Sao-Joao-em-Irara-03.webp)
O São João de Irará em 2024 superou todas a expectativas e foi um sucesso. Agora é hora de curtir o São Pedro no povoado do Catete, dia 28, e no distrito de Bento Simões, dia 29, com a mesma animação.
Além da apresentação das quadrilhas no sábado, o São Pedro em Catete vai contar, a partir das 21h, com os shows das bandas Nenen do Acordeon, Paroara e Balanço Gosto. No domingo a festança é no distrito de Bento Simões, a partir das 20h e os shows são das bandas Kamarada Z, Canários do Reino, Pisa Macio, Menina Flor e Bete Dias.
Irará
Cidade do Portal do Sertão, Irará tem 28 mil habitantes e fortes características culturais que fazem com que as festividades de São João e São Pedro atraiam grande público ao município, potencializando a tradicional feira livre do sábado e gerando uma feira extra no domingo.
Os dias de festa de São João, de 22 a 24, foram marcados pela harmonia entre tradição e diversidade. A partir do trio de forrozeiros, no coreto da cidade, o São João de Irará teve forró, arrocha, concurso de quadrilhas juninas. Teve também o trio elétrico com a Timbalada e seu projeto Forrolada. Entre os destaques da programação estavam a banda Limão com Mel e a cantora Walkyria Santos, além da prata da casa, e revelação do arrocha em 2024, Netto Brito.
O São de Irará contou com apoio do Governo da Bahia, através da Sufotur – Superintendência de Fomento ao Turismo, com apoio financeiro de R$ 400 mil, através de convênio celebrado com o município.
Confira a programação do São Pedro
Catete – Dia 28 – sábado
- 19h – Quadrilhas
- 21h – Nenen do Acordeon
- 23h – Paroara do Acordeon
- 01h – Balanço Gostoso
Bento Simões – Dia 29 – domingo
- 20h – Kamarada Z
- 21h30 – Canários do Reino
- 23h30 – Pisa Macio
- 01h – Menina Flor
- 02h30 – Bete Dias